São Paulo, 19/10/2004 - Boletim nº1509
tecnologia
São Paulo cria rede de
computadores avançada

USP integra grupo de pesquisadores
que criarão equipamentos para fazer
conexões 200 milhões de vezes mais
rápidas que a internet convencional
leia...
Simpósio debate Escola,
Nutrição e Saúde
A história da Via Láctea
é tema de palestra no IAG

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Avanços em rede de laboratórios virtuais vão aperfeiçoar internet no Brasil

Júlio Bernardes

O projeto Kyatera, financiado pela Fapesp, irá criar weblabs (laboratórios virtuais) nas universidades paulistas por intermédio de uma nova rede, a Internet 3. O Kyatera, que deverá estar concluído em três anos, será composto por uma rede de computadores que permitirá a interligação entre pesquisadores a velocidades 200 milhões de vezes mais rápidas que as conexões hoje conhecidas.

O Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) da Escola Politécnica (Poli) da USP irá participar da criação de novas tecnologias para transmissão de dados em alta velocidade.

A professora da Poli Tereza Cristina Carvalho, diretora do LARC, relata que o Kyatera integra o programa de Tecnologia da Informação para o Desenvolvimento da Internet Avançada (TIDIA), coordenado pela Fapesp. "Iniciado em 2003, o TIDIA inclui projetos de aprendizado eletrônico e uma incubadora de conteúdo para redes de pesquisa", explica. "Até 2007, o Kyatera ("Kya" quer dizer "rede" em tupi-guarani) deverá criar sistemas para operar redes com velocidades da ordem de terabits por segundo, 200 milhões de vezes mais rápidas que a internet convencional."

Tereza Cristina explica que a base da Internet 3 é a utilização integral da fibra ótica na transmissão de dados. "Atualmente, as redes de computadores recebem sinais óticos e os convertem em sinais elétricos, amplificando-os e transformando-os de novo em sinais óticos após a transmissão", afirma. "A conversão faz com que a velocidade das redes não ultrapasse a casa dos gigabites por segundo, mas ela poderá ser aumentada se a propagação dos sinais ocorrer somente por meios óticos."

Inovação
O Kyatera será dividido em três frentes de pesquisa, nas áreas de óptica, redes e weblabs, envolvendo cerca de 400 pesquisadores da USP, Unicamp, Unesp, Ufscar, PUC, Mackenzie, ITA e Ipen. "Na área de redes, o LARC participará do desenvolvimento de algoritmos de roteamento que permitam direcionar os feixes óticos pela internet por meio da análise das freqüências de luz emitidas", relata Tereza Cristina. "Também serão criadas novas soluções de segurança em rede, pois em todo o mundo os sistemas atuais não são capazes de operar em altas velocidades."

Para o desenvolvimento das redes, a professora aponta que será necessário fazer um cabeamento complementar na USP com fibra ótica, que deve estar concluído no final do ano. "No início das pesquisas, as redes ainda usarão conversores óptico/eletrônicos convencionais, pois alguns sistemas óticos serão desenvolvidos no projeto", afirma Tereza.

De acordo com Tereza Cristina, o LARC coordenará o cluster de São Paulo, núcleo composto por 14 dos 27 grupos de pesquisadores que desenvolverão projetos para a rede avançada do projeto Kyatera, 12 deles envolvidos diretamente com a criação de weblabs. "Os laboratórios virtuais permitem a realização e acompanhamento de experiências à distância, como se o usuário estivesse em um laboratório de verdade", aponta a professora. "O Kyatera irá criar ferramentas de rede que permitam a interface entre o mundo real e o universo virtual."

Segundo Tereza, existe grande interesse de que as inovações criadas pelo projeto sejam transferidas para a indústria. "Também se espera que haja formação de mão-de-obra especializada para que o Brasil possa ser um dos líderes mundiais na tecnologia da internet avançada", conclui a professora.

Mais informações: (0XX11) 3091-5261, com Tereza Cristina Carvalho, ou e-mail carvalho@larc.usp.br




Cursos e Palestras

Simpósio debate Escola, Nutrição e Saúde na FE
Estão abertas as inscrições para o simpósio Escola, Nutrição e Saúde: desafios contemporâneos, que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro. É possível inscrever-se gratuitamente, até o dia 11 de novembro, pelo site http://www.fe.usp.br ou com Marilda Gifalli, nos telefones (0XX11) 3091-4442 / 3919 ou no e-mail mgifalli@usp.br.

A idéia do simpósio é debater o papel da educação na discussão e implementação de propostas para o combate a problemas de saúde e nutrição no Brasil, que tem por principais atingidos a população em idade escolar.

O evento, que começará a partir das 14 horas, é organizado pelo Grupo de Estudos sobre Nutrição e Pobreza do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e pela Faculdade de Educação (FE), ambas da USP.

As palestras acontecerão no auditório da Escola de Aplicação da FE, à Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4442 / 3919


A História da Via Láctea no IAG
Nesta sexta (22), acontece no Auditório Principal do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, uma palestra que pretende relacionar os principais componentes da Via Láctea, alguns aspectos históricos sobre sua estrutura e sua evolução .

A História da Via Láctea, ministrada por Walter Junqueira Maciel, faz parte do Ciclo de Palestras Especiais, que o IAG está promovendo mensalmente desde abril para comemorar os 70 Anos da USP.

O Auditório Principal do IAG fica na Rua do Matão, 1226, Bloco G, na Cidade Universitária, São Paulo. A palestra acontece às 15 horas, com entrada gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-2805 ou maciel@astro.iag.usp.br


3ª Semana de Engenharia Civil em São Carlos
Até quinta-feira (21), a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP promove a 3ª Semana de Engenharia Civil. O evento contará com a realização de cursos de pequena duração, além de diversas palestras. Veja a programação:

No dia 19, acontece a palestra Tecnologia de EPS na construção civil, proferida por Maurício Valério Silveira; Modernas tecnologias de contenção de taludes - Casos Reais, será o tema abordado por Renato Armando Silva Leme, no dia 20. Infra estrutura de transporte no estado de São Paulo, por Dario Rais Lopes, será o tema do dia 21.

As palestras serão realizadas a partir das 19h30 no auditório Jorge Caron, da EESC. No período da tarde ocorrerão os mini-cursos, cuja programação pode ser acessada a partir do site http://www.sc.usp.br/ .

Todos os eventos são gratuitos e não há necessidade de inscrição prévia. A organização pede apenas que os interessados cheguem ao local com antecedência de meia hora.

A EESC fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3361-9503 ou (0XX16) 9770-0767


Seminário sobre empreendedorismo na FEA-RP
Neste dia 20, a partir das 17h30, acontece na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP o 4º Empreender. O evento contará com diversas palestras de profissionais das mais variadas áreas. Entre os convidados, estão o cineasta Edgar de Castro, Rubens de Paula Vieira Andrade, fundador da Indústria Santa Maria e Matheus Calil, do Clube da Viola.

Os interessados precisam pagar uma taxa simbólica de R$ 10,00, que pode ser quitada de duas formas. Por depósito na conta 2000352-7 da agência do Banco Real - é necessário envio de fax para (0XX16) 3966-2330 / 2338 com comprovante de depósito, nome completo, endereço, telefone, e-mail, profissão e empresa. A outra opção é comparecer pessoalmente, das 14 horas às 18h30 no 2º andar do bloco B da FEARP, em frente ao mural do Núcleo de Empreendedores. Estudantes de graduação têm desconto de 50%, mas precisam comprovar a matrícula.

O evento é organizado pelo Núcleo de Empreendedores de Ribeirão Preto com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Todas as palestras serão realizadas no auditório da FEARP, à Av. dos Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 9149-7516, com Marcelo Maçonetto ou site http://www.fearp.usp.br/nucleo


Fórum discute cursinhos populares em Ribeirão Preto
Neste sábado (23) e domingo (24), acontece o I Fórum dos Cursinhos Populares de Ribeirão Preto e Região. As atividades estão programadas para acontecer no Espaço Cultural do campus e no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP). Temas como o sistemas de cotas, a representação social dos cursinhos populares, a qualidade do ensino na Universidade, a "peneira" do vestibular, ativismo e terceiro setor serão discutidos em palestras e debates.

O I Fórum dos Cursinhos Populares contará também com oficinas para a discussão de temas como a criação de um "simuladão" regional unificado, a redistribuição de professores voluntários, a relação entre alunos/professores, a pedagogia, o processo de seleção dos alunos e a necessidade de uma avaliação permanente dos projetos desenvolvidos pelos cursinhos populares.

As inscrições podem ser feitas por R$ 5 nos cursinhos populares da região ou mesmo no dia do evento (se houver vagas remanescentes das 300 disponíveis). Entre os debatedores estarão o professor José Marcelino de Rezende Pinto, da FFCLRP, e Frei Davi, presidente da Educafro - projeto de proteção à cultura negra com atuação em várias cidades do Estado.

O I Fórum dos Cursinhos Populares de Ribeirão Preto e Região tem o apoio do Núcleo de Educação Sócio-Ambiental "Prof. Leandro Eduardo de Souza" (NESA) e da Comissão de Cultura e Extensão da FFLCRP - localizada na Av. dos Bandeirantes, 3900, Bairro Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 9108-9395 ou katosdan@yahoo.com.br




Quadro de Avisos

USP premia unidades que melhor receberam calouros
A Reitoria da USP premia, nesta quinta-feira (21), às 10 horas, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) pelo seu desempenho na VI Semana de Recepção aos Calouros, de 2004. A Faculdade de Direito (FD) e o Instituto de Psicologia (IP) da USP receberão menção honrosa.

A Semana de Recepção aos Calouros na USP foi institucionalizada pelo então reitor Jacques Marcovitch, em 1998. Acompanhando essa determinação, em 1999 foi proibido o trote violento na Universidade e regulamentado o Prêmio Semana de Recepção aos Calouros, que chega a sua sexta edição.

Como troféu, a unidade vencedora recebe uma escultura da artista plástica Carmela Gross, a qual mantém por um ano. Após esse período, a obra é levada a outras unidades, conforme os resultados da premiação da Semana de Recepção aos Calouros. Além da escultura, o Centro Acadêmico ou entidade estudantil semelhante, responsável pela organização da Semana na unidade, ganha do Banespa um microcomputador e uma impressora.

A campanha contra o trote violento na USP foi elaborada por alunos do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), sob a coordenação do professor Dorinho Bastos. Em 2004, o mote da campanha - "Trote Violento. Não faça esse papelão" - foi divulgado em cartazes, panfletos e outdoors pelo campus. O serviço telefônico do "Disque-Trote" funcionou durante um mês.

A cerimônia que vai premiar o IQSC, a FD e o IP acontece às 10 horas, na sala do Conselho Universitário (CO) da USP. Logo após haverá a reunião mensal do Conselho de Graduação.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220


Unidades da USP em Ribeirão recebem homenagens
Uma sessão solene será realizada na Câmara Municipal de Ribeirão Preto para homenagear os 80 anos de fundação da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), ambas da USP. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) também receberá homenagens pelos 40 anos de existência.

O evento terá início às 19h15, com discursos dirigidos ao reitor da USP, Adolpho José Melfi, à prefeita do Campus de Ribeirão Preto e aos diretores das unidades homenageadas. O Coralusp apresentará Santo e Benedito - da missa breve em ritmos brasileiros, músicas de Chico Buarque e o Hino da cidade.

A solenidade será aberta ao público em geral.

Mais informações: (0XX16) 602-3976, com Rosângela


Longa-metragem de professor da ECA recebe prêmio
O diretor de cinema e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Roberto Moreira, teve seu longa Contra Todos premiado como melhor filme de ficção no Festival Rio 2004. Além disso, a atriz Silvia Lourenço, ganhou o prêmio de melhor atriz por sua interpretação da personagem Soninha no filme. A premiação foi anunciada no último dia 7.

Contra Todos, que tem a estréia comercial prevista para o dia 19 de novembro, já foi premiado e exibido em vários festivais nacionais e internacionais, como o Cine PE - Festival do Audiovisual (Recife) 2004 e o Festival Internacional de Cinema de Hong Kong. O longa também fará parte da Mostra BR de Cinema - Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa no dia 22.

Mais informações: http://www.contratodos.com.br




Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Estudo comparativo de alguns aspectos da biologia de populações de bivalves de água doce em duas bacias hidrográficas do Estado de São Paulo. Marina Peixoto Viana. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Moradores de rua - pobreza e trabalho: interrogações sobre a exceção e a experiência política brasileira. Joana da Silva Barros. Dia 25, às 15 horas.

Doutorado

Narrativas itinerantes. Aspectos franco-britânicos da ficção brasileira, em periódicos do século XIX. Maria Eulália Ramicelli. Dia 25 às 14 horas.

Um estudo descritivo-analítico da gramática expositiva (curso superior) de Eduardo Carlos Pereira. Márcia Antonia Guedes Molina. Dia, 25, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Avaliação do tratamento alopático e homeopático de mastite bovina em animais inoculados em Staphylococcus aureus. Leslie Ávila do Brasil Almeida. Dia 26, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Estudo da reatividade de anticorpos monoclonais anti-LDL oxidada (oxLDL) e sua influência na captação de oxLDL pelos macrófagos. Flávia Cristina Silva e Freitas. Dia 22, às 14 horas.

Doutorado

Ações e interações da neostigmina na junção neuromuscular do rato: Estudos miográficos e eletrofisiológicos. Ana Cristina Zanadréa Baso. Dia 26, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


Interunidades em Nutrição Humana Aplicada

Doutorado

Efeito do processamento e da estocagem sobre a formação de óxidos de colesterol em ovos. Sandra Emi Kitahara. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br