São Paulo, 29/10/2004 - Boletim nº1517
pecuária
Laboratório da Esalq controla
qualidade do leite de São Paulo

A Clínica do Leite, que atua junto a
podutores e indústrias, realiza 40 mil
análises por mês. Laboratório controla
qualidade do leite de todo o Estado
leia...
USP organiza encontro
sobre o satélite Corot
Alunos da ECA realizam
Semana de Ensaios Musicais

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Clínica dispõe de ferramentas informatizadas para controle de qualidade do leite


Antonio Carlos Quinto

A partir de 2005, o Ministério da Agricultura deverá adotar medida normativa que obrigará a todos os setores envolvidos na pecuária leiteira, produtores e indústria, submeter seus produtos a análises laboratoriais. Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, já existe um laboratório com tecnologia suficiente para analisar o produto e todos os seus componentes. A Clínica do Leite, que atualmente realiza cerca de 40 mil análises por mês, possui um banco de dados com informações sobre a qualidade do leite de todo o Estado de São Paulo e das regiões do Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais.

De acordo com o professor Paulo Fernando Machado, associado do Departamento de Zootecnia da Esalq e coordenador da Clínica do Leite, a medida do ministério vai incentivar a manutenção da qualidade. "O controle servirá para formarmos uma base sólida para uma pecuária leiteira de sucesso no país, como acontece hoje com a soja e com a suinocultura, por exemplo", diz. O professor informa que o Brasil chegou a exportar leite para alguns países do Oriente Médio e África. "Se quisermos exportar para mercados mais exigentes teremos de melhorar a qualidade", garante.

Há mais de seis anos, a Clínica do Leite realiza análises do produto nos seguintes aspectos: na Contagem de Células Somáticas (CCS), onde avalia a sanidade das glândulas mamárias dos animais e determina a qualidade do leite; concentração de gordura, proteína, lactose e sólidos totais, em que são identificados problemas nutricionais dos animais, o balanceamento da dieta e a qualidade nutricional do leite; e na determinação da concentração de nitrogênio uréico no leite (Uréia), onde são identificados problemas nutricionais dos animais.

Banco informatizado
A Clínica do Leite mantém um serviço de banco de dados informatizado com informações da qualidade do leite. Por meio de softwares e ferramentas especialmente desenvolvidas, são produzidas tabelas específicas com os resultados obtidos. As análises são feitas junto a produtores e indústrias de beneficiamento do produto. "Há mais de um ano atuamos junto às indústrias do Estado avaliando a qualidade do leite, principalmente quanto à higiene", conta Machado. Com relação ao leite "anormal", o professor informa que existem dados sobre a incidência de anormalidades e em quais regiões ocorrem com maior freqüência.

Machado destaca entre outras linhas de pesquisa do Laboratório, a redução do uso de antibióticos. "Para tanto, estamos desenvolvendo um kit para identificar o tipo de infecção e se realmente há a necessidade de se tratar o animal com antibióticos", antecipa. "De acordo com a literatura, 70% das doenças dos animais não precisam ser tratadas por meio de antibióticos", informa o professor.

Para abastecer o banco de dados com as análises, as indústrias fornecem amostras semanalmente. "Já os produtores enviam suas amostras, em média, uma vez por mês", conta Machado. Segundo ele, a coleta pode ser feita de um conjunto de vacas ou individualizado, o que permitirá identificar possíveis deficiências em cada um dos animais.

No Brasil, além da Clínica do Leite da Esalq, outros seis laboratórios estarão aptos a realizar análise do leite em todo o País: em Curitiba, na Universidade federal do Paraná; em Passo Fundo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; em Minas Gerias, na Embrapa de Juiz de Fora e na Universidade Federal de Minas Gerais; na Universidade federal de Goiás, em Goiânia; e em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco.

Mais informações: (0XX19) 3429-4278, com o professor Paulo Fernando Machado; e-mail: pfmachado@esalq.usp.br ; site: http://www.clinicadoleite.com.br



Cursos e Palestras

USP organiza encontro sobre satélite
O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove o 1º Corot Brazil Workshop, primeira reunião científica a ser realizada no país sobre o satélite Corot . O evento acontece de 30 de outubro a 2 de novembro, no Hotel Ocean Palace, em Natal (RN).

Integram o evento cientistas europeus e brasileiros que estão participando do projeto de pré-lançamento do satélite. Estima-se a presença de 70 pessoas. Depois de lançado na Guiana Francesa em junho de 2006, o Corot terá a missão de investigar planetas habitáveis fora do Sistema Solar e estudar o interior das estrelas. Mais de 50 cientistas brasileiros estão envolvidos nessa missão espacial.

O 1º Corot Brazil Workshop tem o apoio do CNPq, Capes, Fapesp, Fapemig, Faperj, Ministério da Ciência e Tecnologia e Agência Espacial Brasileira.

Mais informações: (0XX11) 3091-4762, com o professor Eduardo Janot Pacheco


Alunos da ECA realizam Semana de Ensaios Musicais
Idealizada pelos alunos de graduação do Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a I Semana de Ensaios Musicais acontece de 8 a 12 de novembro nos Auditórios Oliver Toni e Lupe Cotrim. As salas 6, 8 e 14 do Departamento também abrigam o evento.

A I Semana de Ensaios Musicais terá recitais, palestras e masterclasses de professores do corpo docente do CMU e de diversas outras instituições renomadas no Brasil, músicos das orquestras paulistas, grandes solistas e compositores. A programação completa pode ser acessada na página http://semanadeensaios.vilabol.uol.com.br/index.html. O evento abrange instrumentos de cordas e sopro, além de música de câmara, canto, violão, piano, composição, regência coral e educação musical.

O intuito da Semana é ampliar o leque de conhecimento e vivência musical dos alunos de música, assim como criar um espaço de integração do CMU com a USP, com departamentos de música de outras universidades e com o meio musical em geral.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas somente pelo e-mail semanadeensaios@yahoo.com.br, até a quarta-feira (3). Os interessados devem enviar mensagem com o assunto masterclass, contendo a masterclass de interesse, nome completo, telefone e e-mail para contato. O autor, título e tempo da peça a ser executada também devem constar na mensagem. Para participar das masterclasses como ouvinte não é preciso fazer inscrição.

A ECA fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4137


Palestra sobre expressão gênica no IME
No dia 5 de novembro, às 10 horas, o aluno de pós-graduação Edgar Szilagyi ministra o seminário Simulação de redes de regulação de expresão gênica, na sala Prof. Antônio Gilioli, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição.

O IME fica na Rua do Matão, 1010, Bloco A, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6256


Encontro fala sobre fadiga crônica
Síndrome da fadiga crônica é o tema do encontro que o Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP promove no dia 4 de novembro, às 9h30, no Anfiteatro do IPq, na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, 1º andar, Cerqueira César, em São Paulo.

A síndrome da fadiga crônica é uma doença caracterizada por cansaço prolongado e debilitante, que surge de forma inesperada ou evolui lenta e continuamente, com exaustão em alguém que não teria motivo aparente para sentir-se dessa forma.

O evento é aberto e gratuito, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3069-6273


II Safety Workshop na Poli
A Escola Politécnica (Poli) da USP realiza, dia 9 de novembro, o II Workshop em Segurança em Sistemas Eletro-Eletrônicos e Programáveis em Aplicações Críticas (II Safety Workshop). O objetivo do evento é reunir profissionais da indústria, de operadoras e do meio acadêmico que tenham atuação em atividades de projeto, aplicação e pesquisa de sistemas computacionais críticos.

No workshop, ocorrerão diversas apresentações de trabalhos e debates, no intuito de relatar experiências e desafios enfrentados pelos profissionais da área e assim integrar de forma efetiva a comunidade especializada em sistemas críticos de segurança, procurando identificar os principais desafios a serem vencidos.

As inscrições custam R$ 200,00 e só podem ser feitas no dia e local do evento, em cheque ou dinheiro.

O evento tem início às 9 horas e se estenderá até 18 horas, no Auditório do Prédio de Engenharia Elétrica, à Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, 158, Cidade Universitária, São Paulo. A programação completa pode ser encontrada no site do workshop.

Mais informações: http://www.pcs.usp.br/~gas/workshop/


François Laplantine faz palestra no IEA
No dia 4 de novembro o antropólogo francês François Laplantine, da Universidade de Lyon II, realiza a conferência Entre Vozes e Imagens, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

No evento, que tem apoio do Consulado Geral da França em São Paulo e da Editora Terceira Margem, o professor confrontará a oralidade, a textualidade e as imagens.

A conferência é gratuita, aberta ao público geral, dispensa inscrições e será realizada a partir das 14h30, na sala 15 do andar térreo, à Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações (0XX11) 3091-3919 / 4442



Agenda Cultural

MAE apresenta projeto educacional em sítio arqueológico
O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP apresenta um projeto educativo desenvolvido em parceria com a Escola Estadual "Gracinda Maria Ferreira", de Santos, no litoral paulista, junto ao sítio arqueológico do Engenho São Jorge dos Erasmos, localizado na mesma cidade.

O evento acontece no dia 4 de novembro, das 14h30 às 16 horas, na Sala de Atividades Educativas Paulo Freire, do MAE - Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá exibição dos vídeos Engenho dos Erasmos, feito pelos alunos, e Arqueologia dos Erasmos, além da apresentação de kits pedagógicos de objetos arqueológicos, jogos elaborados pelas crianças do projeto e comunicação da pesquisa documental sobre o Engenho realizada na Bélgica.

Os interessados em se inscrever na atividade, que é gratuita e aberta ao público geral, devem ligar no (0XX11) 3091-4905 e fornecer o nome e número de telefone para Cida Andrade.

Mais informações: (0XX11) 3091-4905




Publicações

FMUSP lança terceiro tomo de Pediatria Básica
O Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina (FM) da USP lança, na quarta-feira (3), o terceiro tomo do livro Pediatria Básica. Já em sua nona edição, a obra tem 424 figuras e foi composta por 141 colaboradores, coordenados pelos professores Eduardo Marcondes, Flávio Costa Vaz, José Lauro Ramos e Yassuhiko Okay, titulares da FM.

O lançamento de Pediatria Básica - Tomo III (776 pp., R$ 268), da Editora Sarvier, acontece às 9h30, no Anfiteatro Pedro de Alcântara do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 647, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-8507 ou claudiag@icr.hcnet.usp.br




Teses e Dissertações
Escola Politécnica

Mestrado

Preparação e Caracterização de Nanocompósitos Poli (Vinil Butiral)/Argila Esmectítica. Adriana Godoy Moreira. Dia 29, às 10 horas.

Caracterização das Propriedades Mecânicas e Metalúrgicas do Aço API 5 L X 80 e Determinação Experimental de Curvas para Avaliação da Tenacidade da Fratura. Maurício de Carvalho Silva. Dia 29, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Celebração do mito no "Gitagovinda" de Jayadeva - apresentação e tradução do poema sânscrito segundo sua relação com as narrativas épicas. João Carlos Barbosa Gonçalves. Dia 5 de novembro, às 14 horas.

Religião e migração revisitando uma velha questão. Luiza Maria de Assunção. Dia 5 de novembro, às 10 horas.

Fachada, sinuca e afasia - Alcântara Machado, João Antônio e Fernando Bonassi; São Paulo, ficção no século XX. Bruno Gonçalves Zeni. Dia 5 de novembro, às 15 horas.

A reprodução do espaço na Periferia da Metrópole e a Lógica da propriedade privada. Penha Elizabeth Arantes Ceribelli Pacca. Dia 5 de novembro, às 14 horas.

A manifestação de Cronos em 35mm. O tempo do cinema. Odair José Moreira da Silva. Dia 5 de novembro, às 14 horas.

Doutorado

Mulher negra professora universitária; trajetória, conflitos e identidade. Eliana de Oliveira. Dia 5 de novembro, às 9 horas.

Xinçu-Transamazônica: linha de Queda, Territorialidade e Conflitos. Reinaldo Corrêa Costa. Dia 5, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto Oceanográfico

Doutorado

Estrutura populacional, reprodução e trofodinâmica de Sardinella brasiliensis (Steindachner, 1879) (Teleostei: Clupeidae) no Atlântico Sudoeste 22 a 29ºS entre 1998 e 2003. Marcelo Rodrigues Ribeiro. Dia 3 de novembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br