São Paulo, 01/11/2004 - Boletim nº 1518
saúde
Creatina reduz nível de atrofia
em músculos imobilizados

A substância reduziu em aproximadamente
43% o nível de atrofia muscular em cobaias.
Descoberta pode auxiliar atletas
na recuperação de cirurgias
leia...
A presença francesa
na USP em debate
Estação Ciência sedia desafio
internacional de estudantes

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Creatina diminui perda de massa muscular durante imobilização


Flávia Souza

A creatina, suplemento alimentar que promove ganho de massa muscular quando associado à atividade física, diminui o grau de atrofia em músculos submetidos à imobilização. Um estudo realizado no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP mostra que ratos submetidos à imobilização, e que receberam suplementação prévia da substância, tiveram a perda de massa muscular reduzida em aproximadamente 43%.

O professor de Educação Física e doutorando do ICB, Marcelo Saldanha Aoki, autor do estudo, explica que a creatina é produzida naturalmente pelo organismo e obtida por meio da alimentação. "Quando utilizada como suplemento, provoca o aumento de massa muscular", descreve.

Saldanha dividiu as cobaias em três grupos. O chamado "grupo controle" foi submetido à imobilização durante sete dias e não recebeu doses de creatina. "Verificou-se que, neste grupo, houve uma perda de massa muscular correspondente a 35%", conta.

Um segundo grupo ingeriu creatina apenas durante o período de imobilização e não obteve melhoras no nível de atrofia. A redução da perda de massa muscular - de 35% para 20% - aconteceu somente no terceiro grupo, que recebeu creatina sete dias antes da imobilização e também durante o período de restrição dos movimentos

De acordo com o pesquisador, a suplementação só foi eficiente quando realizada previamente à imobilização. "O transporte da creatina depende da contração muscular e da ação da insulina. O músculo imobilizado reduz dramaticamente sua atividade contrátil e, além disso, apresenta resistência à ação da insulina", explica. Segundo ele, uma aplicação prática desse estudo seria a ingestão prévia de creatina, acompanhada de treinamento, por parte de atletas que serão submetidos a cirurgias e, portanto, a grandes períodos de imobilização.

Consumo regular
O pesquisador informa que um estudo realizado durante os Jogos Olímpicos de 1996 mostrou que cerca de 80% dos atletas ingeriam creatina regularmente. De acordo com um levantamento que data de 1999, aproximadamente 2,7 mil toneladas da substância, por ano, são consumidas no mundo.

Vale ressaltar que a creatina não faz parte dos popularmente conhecidos anabolizantes, hormônios sintéticos capazes de provocar alterações graves no organismo. Segundo Saldanha, apesar de haver preocupação com relação a efeitos colaterais da creatina, não há nada comprovado. Há suspeitas de que a substância sobrecarregue os rins e o fígado devido ao aumento da quantidade de nitrogênio no organismo.

"Um estudo realizado no ano passado (publicado no periódico Nephrol Dial Transplant, volume 18, número 2), no entanto, não verificou a ocorrência desses efeitos. Os pesquisadores lesionaram os rins de ratos que, em seguida, receberam doses de creatina, e não houve influência sobre a função renal", aponta o pesquisador.

O estudo de Saldanha foi publicado neste ano no periódico Internacional Clinical Nutrition, volume 23, número 5.

Mais informações: (0XX11) 9605-3500, com Marcelo Saldanha Aoki; e-mail: msaoki@usp.br




Cursos e Palestras

MariAntonia promove debates sobre a presença francesa na USP
Em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, o Centro Universitário MariAntonia promove, durante todo o mês de novembro, o ciclo de debates Presenças Francesas nos 70 Anos da USP. O evento será aberto no dia 5, com a presença do reitor da USP, Adolpho José Melfi, e de Daniel Nahon, presidente do Comitê Francês de Cooperação Universitária com o Brasil. Eles vão discutir A França na USP: ontem, hoje e amanhã.

O ciclo segue no dia 12 com Encontros literários e estudos franceses, que traz a professora e crítica literária Leyla Perrone-Moisés e o etnólogo Pierre Rivas. No dia 24, o tema Escolas Filosóficas será debatido por Marilena Chauí, professora de filosofia da USP, e Michel Paty, da Universidade Paris 7.

Presenças Francesas nos 70 Anos da USP se encerra no dia 26, com Geógrafos franceses e brasileiros no coração do Brasil, tema a ser debatido pelo professor Wanderley Messias da Costa, prefeito da Cidade Universitária, e o geógrafo francês Hervé Thery, que lançará, na ocasião, o livro o Atlas do Brasil (Edusp), realizado a partir dos dados do Censo de 2001.

Os debates acontecerão sempre às 18h30, com entrada gratuita. O MariAntonia localiza-se na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815 ou http://www.usp.br/mariantonia


Colóquio aborda ensino da Matemática em São Carlos
Como parte dos Colóquios de Matemática para Graduação, o Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP em São Carlos apresenta dois eventos no início de novembro:

No dia 8, às 19 horas, acontece o colóquio Mecânica dos Fluídos: estudos e aplicações, com o professor Leandro Franco de Souza, do próprio ICMC.

O ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas como uma prioridade na educação matemática, com a professora Lourdes de la Rosa Onuchic, da Unesp, ocorre no dia 10, às 16 horas.

Voltados para alunos de graduação e pesquisadores em Matemática, os eventos têm lugar no Auditório Prof. Luiz Antonio Fávaro, do ICMC, na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos. A entrada é franca e não há necessidade de fazer inscrição.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146 ou eventos@icmc.sc.usp.br




Agenda Cultural

Fotografias de São Paulo são expostas na FAU
De 5 a 25 de novembro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP realiza a VII Mostra Amantes da Fotografia. Com abertura marcada para às 19 horas, a exposição traz a cidade de São Paulo como tema, por ocasião dos seus 450 anos, completados em 2004.

Entre os alunos, funcionários e professores da FAU que integram a mostra estão Cristiano Mascaro, Antonio Gaudério, Juvenal Pereira, Marcelo Min, Iatã Cannabrava. O projeto é coordenado por Cândida Maria Vuolo.

A VII Mostra Amantes da Fotografia acontece no Salão Caramelo da FAU, na Rua do Lago 876, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca e aberta a todo público.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801/4919 ou eventfau@usp.br ou ainda http://www.fau.usp.br/amantesdafotografia


Exibição gratuita de filmes no CDCC
O Cine Clube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) do campus da USP em São Carlos exibe os seguintes filmes no mês de novembro, sempre com apresentações gratuitas aos sábados e domingos, às 20 horas:

No sábado, (6), o filme é A Encantadora De Baleias (Whale Rider, Nova Zelândia, 2002, Drama, 101 minutos), com direção de Niki Caro e classificação livre. O filme retrata a luta de uma garota da tribo Maori, da Nova Zelândia, para enfrentar os preconceitos do avô que acredita na chegada de um líder homem.

A Cor do Paraíso (Rang-e, Irã, 1999, Drama, 90 minutos), direção de Majid Majidi e classificação livre, será exibido no domingo (7). O filme mostra um momento da vida de um garoto cego na sua volta para casa durante as férias. As emoções de seu reencontro com as irmãs, a avó e o pai viúvo que se prepara para um novo casamento.

Sob A Névoa da Guerra (The Fog of War: Eleven Lessons from the Life of Robert S. McNamara, EUA, 2003, Documentário, 95 minutos), com direção de Errol Morris, será exibido no sábado (13). O filme ganhou o Oscar 2003 de melhor documentário. Classificação 12 anos. Narra a história militar recente dos Estados Unidos do ponto de vista de Robert S. McNamara, ex-secretário de Defesa nos governos Kennedy e Johnson. O filme examina a combinação de fatores políticos, sociais e psicológicos que envolvem os conflitos armados com uma rica seleção de imagens de arquivo e gravações confidenciais da Casa Branca.

No domingo (14), o filme a ser exibido é Sacco e Vanzetti (Itália, 1971, Drama, 119 minutos). A direção é de Giuliano Montaldo e a classificação é 14 anos. O filme conta a história de dois imigrantes italianos que trabalham em Boston, em 1920, e que são detidos pela polícia sob falsa acusação de assassinato. O julgamento deles deixou de ser algo baseado na justiça e sim na política, pois deviam ser condenados por seguirem uma ideologia que se opunha ao conservadorismo.

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772


Música na Yayá traz Quarteto Nobilis
O Quarteto Nobilis se apresenta na Casa de Dona Yayá no dia 7 de novembro, às 11 horas. O evento, que integra a série Música na Yayá, trará obras de Joseph Haydn e Dmitri Schostakovich executadas pelos violinos de José Quirino e Sílvia Velludo, a viola de Margareth Yahagi e o violoncelo de Maryelle Maciente.

Formado em 2002 por integrantes da Orquestra Sinfônica de Santos, o Quarteto Nobilis tem um repertório variado, que abrange músicas eruditas, com peças de Mozart, Bach, Dvorák, Beethoven e Haydn, até MPB, tangos, Beatles e jazz.

A apresentação é gratuita e aberta a todos. A Casa de Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562 ou cpcpublic@usp.br




Quadro de Avisos

Estação Ciência sedia desafio internacional de estudantes
Por meio do Projeto Mão na Massa, a Estação Ciência da USP realiza, nesta quinta (4), às 11h30, o Desafio Internacional 2004. Promovido pelo programa World Space Week em parceria com a Agência Espacial Européia, o evento reúne estudantes do ensino fundamental de oito países - Brasil, Chile, Canadá, Colômbia, França, Espanha, Marrocos e Sérvia - em torno de uma determinada competição.

Neste ano, a proposta é o Ovonauta, em que os alunos terão de lançar um ovo de uma altura de dois metros sem que ele se quebre ou trinque. Os alunos da 4ª série da Escola Estadual "Prof. Paulo Trajano da Silveira Santos", da Capital, vão representar o país no evento, que está em sua terceira edição.

O Projeto Mão na Massa é uma proposta de abordagem da ciência no ensino fundamental por meio de atividades experimentais simples. A metodologia procura favorecer a observação e o trabalho em grupo, além de auxiliar no desenvolvimento das linguagens oral e escrita. A proposta, vem sendo adaptada e implementada no Brasil desde 2001, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências por intermédio de alguns pólos nacionais, entre eles a Estação Ciência da USP.

A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1274/1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


FM sedia Congressos de Política Médica
A Faculdade de Medicina (FM) da USP sedia, no dia 5 de novembro, o V Congresso Paulista e o IV Congresso Brasileiro de Política Médica. Promovidos pela Associação Médica Brasileira e pela Associação Paulista de Medicina, o evento pretende dar destaque ao sistema de saúde suplementar, à proliferação indiscriminada de escolas médicas, aos problemas da rede pública de saúde, à implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) e, principalmente, à formação do médico e do especialisata sob a ótica do mercado de trabalho.

Os temas serão discutidos por professores universitários e profissionais de unidades médicas do país em conferências, debates e mesas-redondas, que acontecem durante o dia todo, a partir das 8 horas.

A programação completa do evento está disponível no site http://www.apm.org.br/main.asp. O V Congresso Paulista e o IV Congresso Brasileiro de Política Médica acontecem no Teatro da FMUSP, localizada na Av. Dr. Arnaldo, 455, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3873-6083 ou 3871-2331


USP de Ribeirão promove Encontro de Secretários
O 2º Encontro de Secretários do Campus de Ribeirão Preto acontece no dia 5 de novembro, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), de Ribeirão Preto. A idéia do encontro surgiu da comemoração do Dia da Secretária e tem como objetivo integrar os profissionais da área de secretaria, trazer informações sobre aspectos éticos, culturais e sociais da profissão e contribuir para o desenvolvimento da capacidade de liderar, motivar e criar um ambiente profissional receptivo a mudanças e propostas de trabalho.

As incrições podem ser feitas na página http://sites.ffclrp.usp.br/encontrodesecretariosusprp. Além de preencher a ficha de inscrição, os participantes devem levar uma lata de óleo de cozinha no momento do encontro. A doação será direcionada ao Grupo de Apoio aos Transplantados de Medula Óssea (Gatmo) de Ribeirão.

O evento se inicia às 14 horas e, além da palestra A Arte da (im)Possibilidade, com Guilhermo Santiago, oferece apresentações artísticas e coquetel.

A FFCLRP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Bairro Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: secretariosusprp@ffclrp.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Fenômenos climatológicos e hidrológicos e sua repercussão sobre a limnologia dos reservatórios de Barra Bonita - SP, Carlos Botelho (Lobo-Broa) - SP e Tucuruí - PA - Brasil. Nyamien Yahaut Sebastien. Dia 8, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Fatores Humanos no Processo de Desenvolvimento de Software: Um Estudo Visando Qualidade. Karen Sandhof. Dia 5, às 13 horas.

Doutorado

Concreto Estrutural: Análise e Dimensionamento de Elementos com Descontinuidades. Rafael Alves de Souza. Dia 5, às 14 horas.

Algoritmos para Inferência em Redes Credais. José Carlos Ferreira da Rocha. Dia 5, às 14 horas.

Proposta de Metodologia para Avaliação Geométrica de Áreas Desapropriadas em Zona Urbana com Uso do Sistema GPS e Ortofotos Digitais: Estudo de Caso. Jorge Luiz dos Santos. Dia 5, às 13h30.

Estudo do GC SOI nMOSFETe Aplicações em Amplificadores Operacionais de Transcondutância. Salvador Pinillos Gimenez. Dia 5, às 13h30.

Estimativa e Classificação da Compactação do solo pelo Tráfego de Máquinas Agrícolas através da Modelagem Nebulosa. Augusto Guilherme de Araújo. Dia 9, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Rastreamento molecular do gene do receptor ativado por proliferadores de peroxissoma gama (PPAR-gama) em pacientes com diabetes melito do tipo 2. Vladimir Tavares. Dia 5, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Instituto de Psicologia

Doutorado

A influência do hipertexto na compreeensão de narrativas de portadores de síndrome de Asperger. Márcia Gabriel da Silva Rego. Dia 9, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br