São Paulo, 09/11/2004 - Boletim nº1523
psicologia
Religiosidade não afasta
depressão e fobia dos jovens

Estudo do IP, que analisou traços
psicológicos de alunos de Teologia, revela
indícios de fobia social e insegurança no
relacionamento com os pais
leia...
USP debate formação
universitária
NEV promove seminário
sobre o golpe de 1964

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Traços de depressão e fobia social são encontrados entre estudantes evangélicos

Flávia Souza

O forte apego à religião não elimina muitos dos traços de depressão e fobia. Uma pesquisa apresentada ao Instituto de Psicologia (IP) da USP analisou os traços psicológicos de 192 estudantes de uma faculdade de Teologia adventista e verificou que há, entre os avaliados, indícios de fobia social e relacionamentos inseguros com os pais. Em estudos anteriores, o fato é associado a sintomas de depressão.

O psicólogo Florival Scheroki aplicou aos estudantes questionários que avaliavam estilos de apego à figura de Deus, relacionamento interpessoal e nível de segurança construída - confiança, comunicação e proximidade emocional - na relação com os pais. Os adventistas se caracterizam, basicamente, por serem cristãos do ramo protestante (surgidos em meados do século XIX nos EUA) e enfatizarem o cuidado com a saúde corporal e a educação.

Cerca de 70% dos estudantes apresentavam o que se pode chamar de um apego "seguro" à figura de Deus, considerando-o próximo e atencioso. Os demais mostraram uma posição ambivalente, de que Deus é ora próximo, ora distante. Não houve respostas que mostrassem uma posição "evitativa" (de distanciamento completo), típica de ateus. "Devemos considerar que o contexto - de freqüência a uma escola religiosa - pode influenciar as respostas", ressalta o pesquisador.

No que se refere a relacionamentos interpessoais - estilos de apego a pessoas significativas -, 31% se diziam ambivalentes (seguros em certos momentos e apreensivos em outros), 34% seguros, e 35% rejeitadores ou medrosos.

Mas o que chamou a atenção do pesquisador foi a medição do nível de segurança no relacionamento com os pais: 41% apresentaram um nível médio de segurança, 32% um nível alto e 27% um nível baixo. "Esse resultado merece destaque por ter uma grande correlação com índices depressivos", aponta Scheroki.

O questionário avaliou fatores como qualidade da comunicação com os pais, taxa de confiança e nível de afastamento emocional. Os estudantes deveriam aplicar uma escala de validade a afirmações como "Meus pais respeitam meus sentimentos" e "Meus pais me ajudam a me entender melhor".

Fobias
Também foram analisados os índices de agorafobia (insegurança ao se ver sozinho em certas situações) e fobia social (ansiedade diante de contatos sociais). O pesquisador constatou que, entre os avaliados, predominam os traços sociofóbicos. "De um lado, eles têm medo do contato humano. De outro, o fato de estarem sozinhos numa situação os assusta menos, provavelmente por considerarem ter uma espécie de 'companhia de Deus', que lhes dá segurança", afirma.

O psicólogo explica que não existe uma relação significativa entre o estilo de apego à figura de Deus e os índices de depressão e fobia. Contudo, a ligação desses índices com o nível de segurança no relacionamento com os pais enriquece a análise quando se considera que "Deus" tem as mesmas características das nossas figuras de "apego primário" - geralmente, o pai ou a mãe.

Esse "apego" adquire maior visibilidade em situações de estresse e ameaça, quando nos voltamos com maior freqüência para o que Scheroki chama de nossos "portos seguros" (pais, Deus, entre outros). Nesse sentido, Deus pode se tornar uma figura substituta da figura primária e criar um grau elevado de segurança individual.

Mais informações: e-mail scheroki@usp.br




Seminário aborda formação universitária em múltiplas universidades

André Benevides

Acontece nesta quarta-feira (10) o seminário A USP e a internacionalização da formação universitária, cuja intenção é realizar um intercâmbio da experiência do Sistema Europeu de Transferência de Crédito (ECTS, no inglês), que propicia aos alunos das instituições envolvidas a formação em múltiplas universidades. O evento terá como principal atração as conferências ministradas pelo professor português Pedro Lourtie, ex-presidente do Comitê de Educação do Conselho da União Européia.

Segundo Hélio Nogueira da Cruz, vice-reitor da USP e presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), a iniciativa procura integrar, de forma inédita, a USP com diversas universidades européias. Ele cita como exemplo a Declaração de Bolonha de 1999, que agiu no sentido "de criar um espaço comum na Europa, que facilita o intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores nesta região. É uma espécie de 'Euro' para o sistema universitário".

Ele afirma que a USP já trabalha com o sistema de duplo diploma com algumas universidades francesas, principalmente por meio da Escola Politécnica (Poli) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Os alunos brasileiros cursam algumas matérias nestas universidades e recebem diplomas pelas duas instituições, o mesmo ocorrendo com alunos franceses. "Talvez pudéssemos fazer uma espécie de adesão, em que os créditos da USP fossem aceitos pelo ECTS. Uma uniformização dos procedimentos, o que poderia facilitar muito o intercâmbio de alunos", diz.

No seminário, acontecerão duas conferências com o professor Lourtie, sendo a primeira a respeito do Ensino superior na Europa hoje e, posteriormente, O sistema European Credit Transfer System (ECTS). Será realizada ainda, no dia 11, uma reunião do professor com o vice-reitor e alguns representantes das pró-reitorias e da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) que pretende aprofundar o tema em aspectos mais técnicos.

O acesso ao seminário USP e a internacionalização da formação universitária é restrito a docentes e pesquisadores convidados. O evento, que é organizado pela CPA, pela CCInt e pelas Pró-Reitorias da USP, começará a partir das 10 horas, no auditório do prédio da Engenharia Mecânica da Poli, à Av. Professor Mello Moraes, 2231, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2249




Cursos e Palestras

NEV promove seminário sobre o golpe de 1964
O Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP realizará, nesta quinta (11) e sexta (12), o seminário 1954 -1964 -2004: O golpe, memória e atualidade.

O seminário será aberto às 10 horas do dia 11, com a conferência Guerras contra o terror: do Brasil de ontem, aos Estados Unidos de hoje, ministrada por Martha Huggins, da Tulane University. Seguem, até as 18h45, as mesas-redondas Getúlio Vargas: O suicídio e a herança para o Brasil contemporâneo (às 11 horas), Cultura e Participação (às 14h30) e Direitos Humanos: Passado e Presente (às 16h45).

No dia seguinte acontecerão as mesas-redondas Contar e recontar: diferentes apropriações da memória (às 10 horas), O contexto internacional: os golpes se parecem (às 14 horas) e A Imprensa e o Regime Militar (às 16h30). A conferência de encerramento O Golpe de 1964 e a tradição conservadora Brasileira, a ser proferida por Luiz Felipe D'Alencastro, da Universidade de Paris, Sorbonne, está programada para às 19 horas.

O evento acontecerá no Anfiteatro da Faculdade de História (Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita e não é necessário efetuar inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-4951


ICB promove palestras gratuitas e abertas ao público
O Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP realiza, até o dia 9 de dezembro, palestras gratuitas e abertas ao público em geral. As palestras são realizadas sempre às quintas-feiras, das 12h30 às 14 horas.

No dia 11, a professora Lighia B. Horodynski-Matsushigue, do Instituto de Física (IF) da USP, falará sobre Reforma Universitária. No dia 18, haverá a palestra Ciclo Vigília-Sono de uma População Indígena Adulta, ministrada por Daniela Wey, doutoranda do laboratório do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos do ICB. Fechando o mês de novembro, no dia 25, a pesquisadora Gisele Giannocco, do laboratório de Fisiologia Endócrina, Regulação Hormonal e Expressão Gênica do Instituto ministrará a palestra Efeito dos Hormônios Tireoideanos na Expressão Gênica da Mioglobina em Músculos Cardíacos de Ratos.

Nos dias 02 e 09 de dezembro, serão ministradas, respectivamente, as palestras Regulação do pH intracelular em células de túbulos proximais de ratos em cultura (IRPTC), com Luciene Carraro, doutoranda do laboratório de Biofísica Renal do ICB, e Avaliação do papel do núcleo pré-mamilar dorsal no comportamento de avaliação de risco e na mobilização dos sistemas neurais envolvidos nas respostas de defesa inata induzida pela exposição a um predador natural, com Alessandro Fazolo Cezario, doutorando do Laboratório de Neuroanatomia do Instituto.

As palestras acontecerão na sala 321 do 3º andar do prédio Biomédicas I (Av. Professor Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo). Não é necessário efetuar inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253, na Secretaria de Pós-Graduação de Fisiologia Humana do ICB


FM realiza curso de Neurologia para o clínico
O Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP realizará, no dia 03 de dezembro, das 8 às 18 horas, o Curso de Neurologia para o Clínico.

Serão abordados, entre outros temas, o método de diagnóstico em Neurologia, doenças demielinizantes, complicações neurológicas de doenças sistêmicas e doenças infecciosas do sistema nervoso central.

A taxa de inscrição é de R$ 200,00 para médicos e R$ 100,00 para residentes. Os interessados devem entrar em contato com os organizadores pelos telefones 3069-7878, 3069-7877 ou 3069-6106, e solicitar a ficha de inscrição e o número da conta para pagamento da taxa. As inscrições também poderão ser feitas no dia do evento, mas estarão sujeitas à disponibilidade de vagas.

O evento acontecerá no Anfiteatro Vermelho do Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600, Cerqueira César, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3069-7878 / 3069-7877 / 3069-6106, com Beth, Reiko ou Cecília


IF realiza o colóquio sobre história da computação
O Departamento de Física Matemática, do Instituto de Física (IF) da USP, promoverá nesta quarta-feira (10) o colóquio A história da computação contada por um físico, destinado aos alunos que ingressaram em 2004 na unidade.

A exposição será feita às 18 horas pelo professor Paulo Teotônio Sobrinho, no Auditório Norte do edifício principal do Instituto. Serão abordados alguns eventos da história da computação, mostrando como a Matemática e a Física contribuíram para o desenvolvimento desse campo.

Mais informações: no site http://fma.if.usp.br/convite/




Agenda Cultural

Cinusp exibe sucessos comerciais do cinema brasileiro
Está em cartaz, no Cinusp, a mostra Cinema Brasileiro/2004 - Grandes Bilheterias. A mostra faz uma uma retrospectiva da produção cinematográfica nacional mais recente, a partir dos filmes que mais arrecadaram em bilheteria no país.

Até o dia 10 de dezembro, será possível assistir a produções como Carandiru, Cazuza - O Tempo não Pára, Os Normais, Central do Brasil e O Auto da Compadecida. A programação completa pode ser encontrada no site http://www.usp.br/cinusp/.

A entrada é gratuita. O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia - Favos 4/37, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540


FE realiza ciclo de filmes e debates sobre a cultura de massa
No mês de novembro, a Faculdade de Educação (FE) da USP exibirá os filmes Depois da vida, de Hirokazu Kore-Eda, no dia 12; Abril despedaçado, de Walter Salles, no dia 19; e Senhor das Moscas, de Harry Hook, no dia 26. Os filmes são parte do ciclo A cultura de massa na escola - um desafio pedagógico.

Após as sessões, realizadas sempre das 17h30 às 19h30, haverá discussões em grupo. Os debates e exibições acontecem no Auditório da FE, na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia. Os participantes que assinarem a lista de presença receberão certificados.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574; e-mail apoioacad@fe.usp.br


Museu de Zoologia abre nova exposição
Na quarta-feira (10), será aberta a exposição Margaret Mee: do esboço à natureza, organizada pelo Museu de Zoologia da USP. Margaret Mee é uma das mais importantes ilustradoras botânicas do mundo. Nasceu na Inglaterra, em 1909. Começou os estudos de arte em 1947 e radicou-se no Brasil em 1952. O que deveria ter sido uma rápida passagem por São Paulo acabou por transformar-se em permanência definitiva, onde passou a conhecer a Mata Atlântica enquanto ali residia, imortalizando com sua arte as várias espécies da flora, com especial interesse pelas bromélias. Em 1956, fez a primeira de suas quinze viagens à Amazônia. Documentou dezenas de desenhos, muitas espécies conhecidas, e algumas ainda desconhecidas. Faleceu em 1988.

Sob a curadoria do professor Carlos Roberto Ferreira Brandão, a exposição apresenta o conjunto de obras de Margaret Mee, inédito para o público, com esboços que incluem traços sobre papel apenas sugerindo folhas e flores, trabalhos incompletos já com formas mais bem definidas e detalhes aquarelados, além de obras que podem ser consideradas prontas, pois trazem a assinatura da artista-ilustradora.

A exposição ficará em cartaz na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de Zoologia até o dia 27 de fevereiro de 2005. O ingresso custa R$2,00. Escolas públicas, crianças até 6 anos e adultos acima de 60 anos não pagam. Estudantes pagam meia-entrada. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10 às 17 horas. O Museu de Zoologia fica na Av. Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8140 / 8100




Publicações

FAU lança segundo número da revista Desígnio
Será lançado, nesta quinta-feira (11), o segundo número do periódico Desígnio, Revista de História da Arquitetura e do Urbanismo (Ed. Annablume, R$ 30,00, 150 págs.).

A revista é produzida pela Área de Concentração de Pós-Graduação em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. O número traz, como destaque, o dossiê A Orientação de Mestrados e Doutorados.

O lançamento acontecerá às 18 horas na Sala dos Espelhos (Rua Maranhão, 88, Vila Penteado, São Paulo). Às 16h30 haverá, no mesmo local, a conferência Métodos de Pesquisa para Levantamento de Sítios Históricos Urbanos: Centro de Recife e Cidade Maurícia, a ser proferida pelo arquiteto José Luiz da Mota Menezes, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), assessor da prefeitura de Olinda e membro da equipe do restauro do centro de Recife.

A participação é gratuita e aberta. Os interessados devem confirmar sua presença pelo e-mail rvposfau@edu.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688, ramal 30 (atendimento das 10 às 14h30)


Cepea lança 34º número de informativo on-line
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP disponibilizou em seu site o Informativo Cepea - Setor Florestal nº 34, referente a outubro de 2004.

A publicação pode ser acessada, em formato pdf, pelo link http://www.cepea.esalq.usp.br/pdf/inform34.pdf. O informativo apresenta informações sobre comportamento de preços, desempenho das empresas e do comércio exterior de produtos florestais, e política florestal.

Mais informações: no site http://cepea.esalq.usp.br/




Quadro de Avisos

Estudantes da Poli apresentam trabalho em Congresso Internacional
Alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP apresentarão, no XIII Congresso e Exposição Internacional da Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil, um projeto de consultoria sobre desgaste de pastilha de freio. A Empresa Júnior da Poli será apresentada no painel Empresas X Escola, no dia 16, a partir das 13 horas. Também participam do painel alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com uma consultoria de teleprompter executivo, e da Unicamp, com um sistema informativo para museus, exposições e cidades turísticas.

O Congresso acontecerá entre os dias 16 e 18, no Transamérica Expo Center (Rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 4990-1806 (Companhia de Imprensa); site : http://www.saebrasil.org.br/




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Autenticação de Usuários em Ambientes Corporativos Utilizando Padrão de Digitação Humano. Marcus Vinícius Scharra de Oliveira Paula. Dia 18, às 16 horas.

Doutorado

Desmembramento Territorial: O Processo de Criação de Municípios - Avaliação a partir de Indicadores Econômicos e Sociais. Edison Fávero. Dia 18, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina

Mestrado

Avaliação dinamométrica e eletromiográfica do efeito das bandagens funcionais na articulação do tornozelo. Márcia Barbanera. Dia 11, às 9 horas.

Doutorado

Avaliação in situ de destilarias através do bioensaio da Tradescantia. Rita de Cássia Bomfim Leitão Higa. Dia 11, às 14 horas.

Papel da atividade física regular realizada durante vários anos na função imune do idoso. Milton Hideaki Arai. Dia 12, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Psicologia

Doutorado

Tradição Kleiniana no Brasil: uma investigação histórica sobre a difusão do pensamento kleiniano. Jorge Luís Ferreira Abrão. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br