São Paulo, 10/11/2004 - Boletim nº1524
história
Capoeira revela contradição
entre moderno e tradicional

A capoeira angola, difundida em Nova Iorque
por um antigo mestre brasileiro, reúne
tradições africanas às modernidades
de uma cidade globalizada
leia...
O futuro da educação, ciência
e tecnologia no Brasil
USP poderá ter
cátedras francesas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Análise de narrativas culturais da capoeira constata: sua origem não é brasileira

Rafael Veríssimo

As contradições entre o moderno e o tradicional, presentes na história de vida de um mestre de capoeira, são o tema central de estudo realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Em sua tese de doutorado, Maurício Barros de Castro, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral (NEHO), da FFLCH, propõe um diálogo entre a experiência do mestre baiano João Grande, um dos mais antigos da capoeira angola, com outras narrativas da tradição capoeirista.

João Oliveira dos Santos, nascido em Itaji, interior da Bahia, foi batizado e depois titulado mestre João Grande por mestre Pastinha, maior de todos os expoentes da capoeira angola no Brasil. Após ensinar sua arte durante muito tempo em Salvador, o discípulo de Pastinha passou por dificuldades e chegou a abandonar a prática da capoeira, sendo encontrado, em 1981, por um de seus discípulos - mestre Moraes - trabalhando num posto de gasolina.

Depois de receber ajuda, mestre João Grande voltou a se dedicar exclusivamente à capoeira e, em 1991, foi convidado a participar do Festival de Arte Negra de Atlanta, nos EUA, indo posteriormente para Nova Iorque, onde fixou residência e fundou sua academia, a Capoeira Angola Center.

Obtendo o reconhecimento com sua arte, mestre João Grande recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade de Upsala, em Nova Jersey, além de uma condecoração do governo norte-americano por seu trabalho no desenvolvimento da cultura tradicional e folclórica naquele país. Nomes consagrados como B.B. King e John Lee Hooker também já receberam a homenagem.

O fio condutor da pesquisa é a história contraditória de João Grande, pois foi numa cidade como Nova Iorque, que representa a modernidade globalizada, que o mestre conseguiu manter sua tradição ligada à ancestralidade cultural africana, enquanto no Brasil, onde o esporte mais se desenvolveu, o baiano de Itají não encontrou espaço para sua arte.

Corpo Africano
O trabalho também utiliza como matriz uma série de entrevistas com mestres capoeiristas do Rio de Janeiro e Salvador, de onde foi concluído que "as referências culturais nas quais a capoeira do tipo angola se baseia vêm direto de uma ancestralidade africana, e não da idéia de mestiçagem ou de 'arte marcial brasileira'", conforme afirma Barros.

Ele explica que o diálogo estabelecido pela capoeira angola é com um 'corpo africano'. "A matriz corporal vêm da observação dos movimentos dos animais da fauna daquele continente - principalmente da zebra". Dessa observação surgiu a dança do n'golo, um ritual de acasalamento da região de Angola e Congo, no qual os jovens disputavam as moças não só dançando, mas também golpeando um ao outro com cabeçadas e coices.

Em 1937, Getúlio Vargas descriminalizou a capoeira como parte de seu projeto político nacionalista e, em 1953, afirmou: "a capoeira é o único esporte genuinamente nacional". Esta formulação, questionada pelos mestres da modalidade angola, é sustentada por seguidores de outra vertente da capoeira, a regional.

Sendo hoje em dia a mais difundida no Brasil, a capoeira regional foi criada por mestre Bimba por volta de 1930, tendo a angola como base. Ela se diferencia principalmente por se tratar, desde sua criação, de uma arte marcial (Bimba sempre defendeu esta finalidade); enquanto a angola assume um aspecto mais lúdico, que não abandona a luta, mas não a tem como objetivo principal.

"Muitos argumentam que a capoeira é um esporte brasileiro até pelo fato de na África não existir a capoeira angola. Mas, ao analisarmos danças marciais ao longo do 'Atlântico Negro', observamos formas de expressão muito similares à capoeira, como a Ladja, na Martinica, e o Mani, em Cuba, o que denota um passado comum", afirma Castro. O pesquisador também se utiliza de relato de mestre João Grande, publicado numa revista especializada, em que ele afirma ter visto, em sua passagem pela África, movimentos e golpes de características similares aos da capoeira de maneira geral.

Mais informações: (0XX11) 3091-3701, ramal 238 ou email neho_usp@yahoo.com.br




Cursos e Palestras

USP discute o futuro da educação, ciência e tecnologia no Brasil
Nesta quinta-feira (11), o Centro de História da Ciência da USP promoverá a segunda edição da convenção O Futuro da Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Na ocasião, serão homenageados o professor da USP e membro da Academia Paulista de Letras Milton Vargas e o empresário e bibliófilo José Mindlin.

A abertura do evento será às 14 horas, com a participação dos professores Miguel Reale, Vahan Agopyan e Victor de Souza Lima, que farão a homenagem pelos noventa anos do professor Milton Vargas. Às 15h30, a palestra O futuro da Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil em uma perspectiva histórica reunirá na mesma mesa o diretor superintendente da Fundação Bunge, Ruy Altenfelder; o presidente da Fundação Faculdade de Medicina da USP, Flávio Fava de Moraes; o representante do Conselho Executivo do Grupo Votorantim, Luis Antônio Ermírio de Moraes; o vice-presidente do Itaú BBA, Antonio Carlos Barbosa de Oliveira; o professor emérito da USP, Aziz Nacib Ab'Saber; e o secretário-adjunto do MEC, Fernando Haddad.

Os debatedores do tema serão os pró-reitores da USP: Adilson Avansi de Abreu (Cultura e Extensão Universitária), Luiz Nunes de Oliveira (Pesquisa), Sonia Penin (Graduação) e Suely Vilela (Pós-Graduação).

A homenagem a José Mindlin acontecerá às 18h15, presidida pelo diretor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Francisco César Polcino Milies, e coordenada pelo diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Sedi Hirano. A apresentação será do professor da Faculdade de Direito e ex-ministro de Relações Exteriores, Celso Lafer. O encerramento será às 19 horas, com a apresentação do vice-reitor da USP, Hélio Nogueira da Cruz, e do diretor do Instituto de Física, Gil da Costa Marques, que será o relator do evento.

A convenção será realizada no prédio da Reitoria (R. da Reitoria, 109, Cidade Universitária), na sala do Conselho Universitário. Para comparecer, não é necessário fazer inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220 / 3091-3300, na Assessoria de Imprensa


Simpósio debate cultura sul-americana
O Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins realiza, nesta quinta-feira (11), em São Paulo, o Simpósio Internacional Fronteiras Culturais no Cone Sul. O evento é coordenado por Maria Helena Martins, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O simpósio acontecerá a partir das 14 horas no Instituto Goethe (R. Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo). O evento traz pesquisadores de várias nacionalidades para expor peculiaridades da região do Cone Sul e sua diversidade, vistas em seus aspectos literários, históricos, artísticos, políticos, lingüísticos, antropológicos, educacionais, sociais, agroindustriais, midiáticos.

Haverá as mesas-redondas A comarca campeana no Brasil e Cultura fronteiriça: interação Brasil - Uruguai - Argentina, além do recital de piano A música erudita dos Pampas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.celpcyro.org.br/capa.php.

Mais informações: (0XX11) 3224-4233


FM oferece curso sobre bioindicadores vegetais
Até o próximo dia 18 é possível se inscrever para o curso Bioindicadores vegetais, com ênfase em Tradescantia sp, utilizados pelo Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental para biomonitoramento no Estado de São Paulo, oferecido pela Faculdade de Medicina (FM) da USP.

O curso, aberto a todos os interessados, será ministrado pelo professor Paulo H. N. Saldiva e pela pesquisadora Débora-Jã de Araújo Lobo nos dias 19 e 20, das 18 às 21 horas. O objetivo é divulgar a técnica de biomonitoramento com o uso de Tradescantia sp.

As inscrições custam R$ 30,00 para estudantes e R$ 50,00 para profissionais e graduados. Os interessados devem comparecer à Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FM, na Av. Dr. Arnaldo, 445, 1º andar, sala 1000, São Paulo, das 9 às 12 horas e das 13 às 15h30. O curso será ministrado no mesmo local.

Mais informações: (0XX11) 3066-7454 / 3066-7185


FMRP sedia encontro sobre Medicina Esportiva
De 18 a 21 de novembro acontecerá em Ribeirão Preto o IX Encontro AAARL de Medicina Esportiva. Com tradição na área, o evento é organizado por alunos da Associação Atlética Acadêmica Rocha Lima (AAARL) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e do Esporte de Ribeirão Preto e das principais associações ligadas à área no país.

Diversas palestras abordarão temas específicos, como o exercício para cardiopatas ou para pessoas portadoras de enfisema pulmonar. O encontro terá três eixos principais de discussão - a Medicina do Esporte, a Traumatologia Esportiva e a Prevenção e Reabilitação pela Atividade Física.

O evento começa no dia 18 de novembro com cursos de Primeiros Socorros no Esporte e sobre a Fisiologia do Exercício, ministrados por professores da FMRP. Apesar de centrar-se na questão da saúde, o evento é aberto a outros profissionais e interessados.

As inscrições podem ser feitas na sede da AAARL, no Centro Acadêmico Rocha Lima (Av. dos Bandeirantes, 3900, Campus Universitário, Ribeirão Preto), ou por correio, em caso de outras localidades. Sócios do AAARL pagam R$ 80,00, acadêmicos, R$ 100,00, e profissionais, R$ 120,00.

Programação completa, valores de inscrição e informações detalhadas no site www.encontroaaarl.hpg.com.br.

Mais informações: (0XX16) 602-3175; e-mail: ixenc@fmrp.usp.br; para a imprensa: (0XX16) 602-3058


IME promove cursos de verão
Estão abertas as inscrições para o XXXIV Programa - Cursos de Verão 2005, oferecido pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME).

Serão oferecidos cursos de difusão cultural e pós-graduação, voltados a estudantes e profissionais interessados em complementar sua formação ou em fazer pós-graduação (mestrado e doutorado).

Alguns dos cursos oferecidos em difusão cultural são Resolução de problemas em matemática como exercício da criatividade, História da matemática e Construção de cursos à distância de geometria: para professores de matemática. Em pós-graduação, alguns dos cursos serão Análise e Topologia, Operadores Lineares e Inferência Estatística Comparada.

Para os cursos de pós, as inscrições serão aceitas até o dia 19 de novembro. A área de difusão cultural aceitará inscrições até o dia 3 de dezembro. Os interessados devem comparecer ao prédio B do IME (R. do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo). Os preços variam de R$20,00 a R$200,00. Professores da rede pública têm 50% de desconto.

O site http://www.ime.usp.br/verao traz informações detalhadas sobre preços, horários e programação.

Mais informações: (0XX11) 3091-9694


Especialização em administração industrial
Estão abertas, até o dia 17, as inscrições para o Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI), oferecido pela Fundação Vanzolini, em convênio com o Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.

Destinado a profissionais com nível superior e experiência mínima de dois anos em suas empresas, o treinamento tem carga horária total de 432 horas-aula. O curso será realizado a partir de 31 de janeiro, de segunda a quinta-feira, das 19h30 às 22h30, com opção aos sábados, das 9h30 às 16h30.

Os interessados serão selecionados por meio de análise curricular. Com ênfase em disciplinas voltadas à administração industrial, como Gestão de Operações, o CEAI visa possibilitar aos participantes uma ampla visão do processo de gestão das empresas, preparando-os para funções gerenciais.

O corpo docente é formado por professores vinculados à USP e especialistas em Administração Industrial e Gestão de Operações. O certificado é emitido pela Universidade.

O pagamento pode ser feito em 24 parcelas de R$ 414,00 (2 anos) ou 12 parcelas de R$ 783,00, com taxa de matrícula de R$ 709,00. O curso tem vagas limitadas e acontecerá na Av. Professor Almeida Prado, 531, 1º andar, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

O exame de seleção será aplicado no dia 19. Os interessados podem se inscrever pelo site www.vanzolini.org.br/cursos/ceai.

Mais informações: (0XX11) 3814-7366 (ramais 300/392/424/479); e-mail: cursos@vanzolini.org.br




Agenda Cultural

Exposição de quadros em Bauru
A artista plástica Miriam Delmont expõe suas telas até 30 de novembro, no Centro Cultural do campus da USP, em Bauru. A mostra consiste em 10 obras compostas em óleo sobre tela, com o tema Nossos colegas escultores.

A tela Minha Filha Esculpindo foi premiada no XII Salão Brasileiro de Belas Artes (Sabbart), em Ribeirão Preto.

As obras podem ser vistas das 8 às 17 horas. A entrada é gratuita. O Centro Cultural da USP fica Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8394




Publicações

O uso de HQs em sala de aula
Foi lançado recentemente o livro Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula (Ed. Contexto; R$ 25,00; 160 págs.), de Waldomiro Vergueiro, Ângela Rama, Túlio Vilela, Alexandre Barbosa e Paulo Ramos, pesquisadores da USP em diversas áreas (Comunicação, Ensino e Geografia).

A obra procura derrubar o preconceito contra as histórias em quadrinhos. Por meio de exemplos práticos e muitas sugestões de atividades, os educadores encontrarão nesse livro sugestões para trabalhar as HQs com seus alunos. Capítulos específicos dão orientações didáticas sobre o uso em várias disciplinas, como Português, História, Geografia e Artes.

O livro traz, também, em sua primeira parte, um guia básico sobre a linguagem dos quadrinhos, para que os professores se familiarizem ainda mais com o gênero e, assim, possam extrair o maior número possível de recursos do universo das HQs.

Mais informações: (0XX11) 3091-4021 / 3091-4270, no Núcleo José Reis


Livro recupera a história da Esalq
Acontece nesta quinta-feira (11), o lançamento do livro Os Passos do Saber: A Escola Agrícola Prática Luiz de Queiroz (Edusp; R$70,00; 396 págs.), da historiadora Marly Therezinha Germano Perecin. A obra foi originada a partir de seu doutorado, apresentado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Por meio de uma vasta pesquisa histórica, a autora recupera transformações políticas e econômicas ocorridas na virada do século XIX e que provocaram mudanças em todo o sistema de produção econômico e também no equilíbrio político brasileiro. As inovações exigiram mudanças e uma das respostas da elite e do governo paulista foi a criação da Esalq. Analisando a criação da Escola, Marly Therezinha Germano Perecin revela ainda os debates que definiram os rumos pedagógicos da Esalq nos primeiros anos e ajudaram-na a transformar-se num centro de excelência.

O evento é promovido pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária / Seção de Atividades Culturais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP. O lançamento acontecerá no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz (Av. Pádua Dias, 11 / 151, Piracicaba).

Mais informações: na página http://www.usp.br/edusp/livros/livro658.htm




Quadro de Avisos

USP poderá ter cátedras francesas
O ministro da Cooperação, do Desenvolvimento e da Francofonia da França, Xavier Darcos, anunciou, na manhã desta terça-feira (9), a intenção de criar duas cátedras francesas na USP: Roger Bastide, consagrada à filosofia e às ciências sociais, e Pierre Monteig, para a geografia e os estudos brasilianistas. Esses setores seriam atribuídos a professores franceses e financiados conjuntamente pela França e pelo Brasil.

O anúncio foi feito durante a cerimônia em que o ministro recebeu a medalha de honra da USP. Tal distinção é dada pela Universidade às personalidades que se destacam por suas contribuições para a democracia, cultura, educação e desenvolvimento humano.

Xavier Darcos é formado em Filosofia e Letras, com doutorado em Estudos Latinos, Letras e Ciências Humanas. Foi ministro delegado para o Ensino Escolar junto ao Ministério da Juventude, da Educação Nacional e da Pesquisa de maio de 2002 a março de 2004, quando assumiu o cargo que ocupa hoje no governo do primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin.

A cerimônia de outorga da medalha aconteceu na sala do Conselho Universitário, na reitoria da USP, em São Paulo e teve a presença do embaixador da França no Brasil, Jean de Gliniasty; do secretário Estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles; e do reitor da USP, Adolpho José Melfi.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220 / 3091-3300


Incubadora oferece softwares livres a pesquisadores
A Incubadora de Conteúdos Digitais do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia), da Fapesp, está oferecendo aos pesquisadores ferramentas amigáveis (softwares livres) para a construção de sites e portais destinados a projetos de pesquisa, teses e livros acadêmicos. Um dos envolvidos na iniciativa é o professor Imre Simon, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

Os interessados devem enviar projetos para a análise da comissão técnica do programa. Para submeter um projeto é necessário criar, no site da incubadora (http://incubadora.fapesp.br), uma conta como usuário, logar e seguir as instruções para o registro de projetos. Serão solicitadas algumas informações sobre a Coordenação da cooperação, sobre o tipo de conteúdo a ser desenvolvido e os objetivos do projeto. A aprovação do projeto será comunicada por e-mail. Uma vez aceito o projeto, os recursos da incubadora poderão ser utilizados.

Inicialmente, o desenvolvimento de qualquer conteúdo digital de interesse acadêmico, tecnológico ou social será aceito na Incubadora, desde que o desenvolvimento apresente potencial de pesquisa científica ou de inovação tecnológica.

Mais informações: no site http://incubadora.fapesp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Modelos Didaticos para o Ensino de Resistência dos Materiais. Lauro França Filho. Dia 12, às 15 horas.

Oportunidades de Travessia e Oportunidades de Conflito para Pedestres em Interseções Semaforizadas. Veridiana Maria Armond Vasconcelos. Dia 16, às 14 horas.

Avaliação da Exeqúibilidade da Utilização das Bactérias Thiobacillus Ferrooxidans e Thiooxidans para Recuperação de Zinco Contido em Poeiras de Aciarias Elétricas. Reginaldo Braz dos Santos. Dia 17, às 9 horas.

Geração de Referencias para as Malhas de Controle de Um Laminador de Tiras a Frio. Henrique Cezar Ferreira. Dia 18, às 10 horas.

Doutorado

Sobre Metodologias de Modelagem Estrutural de Pistões: Plasticidade e Contato. Estela Mari Ricetti Bueno. Dia 19, às 14 horas.

Otimização Multiobjetivo de Sistemas de Tratamento de Efluentes. Rosana Kazuko Tomita. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado

Um estudo sobre a construção da identidade social dos profissionais de e-business. Luiz Arnaldo Stevanato. Dia 11, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br