São Paulo, 12/11/2004 - Boletim nº1526
saúde
Programas de apoio evitam
depressão pós-parto

Profissionais de saúde devem identificar
fatores de risco a fim de encaminhar as
gestantes para tratamento preventivo
como terapias e grupos de discussão
leia...
Ciclo de debates discute
a cultura árabe
Ribeirão ganha rede contra
violência doméstica e escolar

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Identificação de fatores de risco pode evitar depressão pós-parto

Valéria Dias

A prevenção continua sendo o melhor caminho para o tratamento de depressão pós-parto. "Para isso, é necessário criar programas preventivos na rede pública com o intuito de identificar os fatores de risco para a doença", aponta o psicólogo Manoel José Pereira Simão, autor de uma pesquisa de mestrado sobre o tema, apresentada ao Instituto de Psicologia da USP.

Para realizar o estudo, o psicólogo pesquisou 91 artigos científicos publicados entre 1980 e 2002 em revistas indexadas na base de dados PUB MED, partindo de uma análise histórica das informações geradas no período.

A depressão pós-parto atinge entre 12% e 30% das mulheres no mundo. Os sintomas são desânimo, apatia, tristeza profunda e sentimentos de culpa por estar doente. Em alguns casos, a mulher rejeita a criança por se sentir incapaz e por não se considerar uma boa mãe. Em casos graves da doença, existe a possibilidade de a mulher cometer suicídio.

Como conseqüência, a criança pode se tornar propensa a irritação e a ansiedade. "Os custos emocionais ligados à doença são muito altos. A depressão pós-parto faz com que a mãe interaja menos com a criança, passando menos tempo em contato com o bebê", explica o psicólogo. "Os filhos de mães que tiveram depressão pós-parto podem apresentar problemas de ajustamento social na adolescência, com maior propensão à depressão, apatia e abuso de substâncias psicoativas, devido à ansiedade."

Fatores de risco
Entre os fatores de risco relacionados à doença, Simão cita o fato de que há uma chance três vezes maior de a mulher desenvolver depressão pós-parto na segunda gravidez, caso ela não tenha recebido tratamento adequado na primeira. Problemas de saúde durante a gestação e falta de suporte social também influem no aparecimento da doença.

De acordo com o pesquisador, os profissionais de saúde envolvidos (médicos, enfermeiras, agentes de saúde) devem observar esses fatores, além de também levarem em consideração os eventos vitais: acontecimentos estressantes que ocorrem sem controle da pessoa. No caso da depressão pós-parto, estão associados brigas com o marido, a família e os amigos; dificuldades financeiras, insatisfação no emprego, separações, mortes de entes queridos, abortos anteriores e desapontamento com o gênero sexual do bebê.

Simão explica que algumas características pessoais também contribuem para a ocorrência da doença: ser solteira e muito jovem; gravidez indesejada; instabilidade emocional; ser imigrante; origem oriental ou negra em um país de cultura branca e ter mais de uma criança pequena em casa. "Estas características podem aparecer isoladas ou em conjunto e variam conforme as pesquisas e a cultura estudada", conta.

Programas de apoio
Todos esses fatores devem ser observados para identificar se há chance de a mulher desenvolver depressão pós-parto. "Os profissionais devem avaliar a qualidade da rede de relacionamentos interpessoais da gestante, se é uma gravidez desejada, qual o contexto de moradia e emprego em que ela está inserida e se apresenta as características pessoais que podem levar à doença", afirma.

Como solução para minimizar os prejuízos emocionais, relacionais e para a saúde pública causados pela depressão pós-parto, o psicólogo sugere a criação de programas de apoio como terapias, grupos de discussão e orientação médica para essas gestantes. Ou ainda programas alternativos de tratamento como acupuntura, massagem e relaxamento, apontados por pesquisadores como sendo minimizadores do sofrimento causado por este transtorno.

Mais informações: (0XX11) 3284-8929 ou e-mail manoelsimao@uol.com.br




Cursos e Palestras

Professores da USP participam de debates sobre a cultura árabe
Será realizado, de 16 a 18 de novembro, o Ciclo de Debates sobre a Cultura Árabe, com a participação de diversos professores da USP, dentre eles Aziz Ab'Saber. O evento inaugura as atividades do Instituto de Cultura Árabe (www.icarabe.org).

Durantes os três dias, das 19 às 22h30, haverá palestras, debates e exibição de vídeos. No primeiro dia, serão discutidos os movimentos sociais, a resistência árabe e a imagem do árabe na mídia ocidental. No dia 17, haverá a palestra A mulher árabe no Oriente e no Ocidente: a questão da opressão e da resistência, e Aziz Ab' Saber participará da mesa-redonda Cenários Culturais do Mundo Árabe e sua influência no Ocidente. Os vídeos Povo Brasileiro - matriz árabes/Portugal e Edward Said (documentário) serão exibidos no dia 18.

O evento acontecerá no Teatro Arena, da PUC-SP (R. Monte Alegre, 1024 - entrada pela R. Bartira, Perdizes, São Paulo). A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-4192 (atendimento das 13 às 18 horas); e-mail: contato@icarabe.org


Proteção de ligas de alumínio é tema de seminário no IQSC
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, realiza nesta sexta-feira (12), o seminário Utilização de polianilinas substituídas como revestimento protetor contra corrosão de ligas de alumínio, a ser ministrado pelo professor Álvaro Fontana.

Fontana trabalha com a hipótese de que os filmes de polianilinas substituídas atuam como inibidores ou protetores contra o processo de corrosão, conduzindo o valor do potencial do alumínio revestido para um valor onde a velocidade de corrosão é reduzida.

O seminário será realizado às 8 horas na sala B do IQSC (Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos). A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036; e-mail: sandra@iqsc.usp.br


IF promove seminário O Mundo dos Quanta
O Departamento de Física Matemática do Instituto de Física (IF) da USP realizará, no dia 17 de novembro, o seminário O Mundo dos Quanta, a ser ministrado pelo professor Luiz Davidovich (UFRJ). O evento faz parte do ciclo de colóquios Convite à Física, destinado aos alunos ingressantes na unidade.

A palestra abordará os conceitos básicos da Física Quântica, enfatizando as diferenças entre as propriedades clássicas e quânticas da informação. Será discutido ainda o fenômeno do emaranhamento quântico, bem como possíveis aplicações desses conceitos na Nanotecnologia, na transmissão de informação e em Computação Quântica.

O evento acontecerá às 18 horas no Auditório Abrahão de Moraes do IF, na Rua do Matão, Travessa R, nº 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: no site http://fma.if.usp.br/convite/


Seminário na FSP aborda a sustentabilidade urbana na Europa
O Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP), em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), realizará na quarta-feira (17), das 14 às 17 horas, o encontro acadêmico internacional Sustentabilidade Urbana: Situação e Tendências no Cenário Europeu.

Participarão do encontro os professores Aristides de Almeida Rocha (diretor da FSP), Ricardo Toledo Silva (diretor da FAU) e Rubens de Camargo Ferreira Adorno (presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP). O professor Jorge Gil Saraiva, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal, ministrará a palestra principal.

O evento acontecerá na Sala Fernando de Araújo Guimarães (FSP), na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo. A entrada é aberta e gratuita. Os interessados em comparecer ao evento devem se inscrever pelo telefone (0XX11) 3066-7787.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787, com Renata; e-mail: svalunos@fsp.usp.br


Reale Jr. abre seminário sobre a Lei de Execução Penal
O jurista, professor-titular da Faculdade de Direito da Universidade São Paulo (USP) e ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, fará a palestra inaugural do seminário internacional A Lei de Execução Penal, o que mudou em 20 anos?, dia 18 de novembro, às 19 horas, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro.

Com o tema Lei de Execução Penal, 20 anos depois, Miguel Reale Jr. e o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, iniciarão o ciclo de debates do evento. A organização é da Associação pela Reforma Prisional, com o apoio da Fundação Ford e da entidade Penal Reforma Internacional.

O seminário terá a participação do Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, da Secretaria Nacional de Justiça, Claudia Chagas, do Defensor Público Geral, Marcelo Bustamante, e do reitor da Universidade Candido Mendes (UCAM), Cândido Mendes. As inscrições para o evento são aceitas até esta sexta-feira (12). Os interessados devem entrar em contato com os responsáveis pelo telefone (0XX21) 2531-2033 ou (0XX21) 2232-0007.

Mais informações: (0XX21) 2232-0007; e-mail: pgalvao@candidomendes.edu.br




Agenda Cultural

Peça A Poltrona Escura retorna ao TUSP
Escolhida pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como uma das seis melhores montagens de 2003, A Poltrona Escura inicia nova temporada no Teatro da USP (TUSP), nesta quinta-feira (12), às 21 horas.

A temporada segue até 19 de dezembro, com sessões às sextas e sábados, às 21 horas, e aos domingos, às 20 horas. Por sua atuação no monólogo inspirado na obra de Luigi Pirandello, o ator Cacá Carvalho ganhou o prêmio Shell 2003. A montagem é promovida pelo Istituto Italiano di Cultura São Paulo. Em cena, Cacá Carvalho interpreta três contos de Luigi Pirandello. Os pés na grama, O carrinho de mão e O sopro foram retirados dos livros de contos Berecche e la Guerra e Candelora.

Os ingressos custam R$ 20,00 (meia-entrada para estudantes e público com mais de 60 anos). A bilheteria é aberta duas horas antes do espetáculo. O TUSP fica no Centro Universitário Maria Antônia, na R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3259-8342 / 3255-5538, ramal 42


Teatro laboratório da ECA exibe Mão na Luva
Estará em cartaz, de 13 a 28 de novembro, no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a peça Mão na Luva, adaptação do texto original de Oduvaldo Vianna Filho. A peça é o trabalho de conclusão do curso de direção teatral pela ECA da diretora Taty Kanter. Participam do elenco Maíra Castilhos (formada em Artes Cênicas pela UFRGS) e Ernesto Valença (formado em Artes Cênicas pela ECA).

A peça é o relato da noite de separação de um casal depois de nove anos de casados. Por meio de flash-backs, os personagens revivem as infidelidades, os ressentimentos e as pressões sociais que os impediram de, juntos, realizar suas aspirações. Ele é um jornalista que pretendia militar politicamente num jornal independente mas trai seus ideais ao se submeter às regras dos interesses econômicos que regem os meios de comunicação. Sobe na vida, mas perde a estima dos amigos e da mulher, que ele julgava caber na sua mão "como uma luva". É ela quem toma a iniciativa de romper com a situação, denunciando o oportunismo do marido e dando início à reflexão por que ambos passam durante toda uma noite.

A montagem será exibida sempre aos sábados e domingos, às 21h15, na Sala Miroel Silveira do Teatro Laboratório (R. Professor Luciano Gualberto, Travessa J, No 215, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3091-4375




Publicações

Ricardo Abramovay lança Laços financeiros na luta contra a pobreza
Ricardo Abramovay, professor-titular do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, lançará na próxima quarta (17), às 19h30, no Café Filosófico da Livraria Cultura, o livro Laços financeiros na luta contra a pobreza (248 págs.; R$ 12,00), editado pela Fapesp/Annablume. A obra investiga a demanda de serviços financeiros dos pobres rurais a partir de diversos estudos de caso levados adiante por pesquisadores especialistas na área.

Essas idéias serão debatidas com o autor, no Café Filosófico, pelo economista Paulo Singer, professor titular do Departamento de Economia da FEA e secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, e pelo jornalista Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e criador da Cidade do Conhecimento, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Solidário da CUT, do Sebrae e da Ecosol - Economia Popular Solidária.

O lançamento e o debate acontecerão na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (Av. Nações Unidas, 4777, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 5182-1806


Obra discute divulgação científica
Foi lançando recentemente o livro Congresso Internacional de Divulgação Científica (R$ 22,00; 255 págs.), sétimo volume da Coleção Divulgação Científica, publicada pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O livro está à venda na sede do Núcleo José Reis (Av. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, São Paulo, SP), nas livrarias da editora Paulus e nas da Humanitas e Discurso Editorial, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FLCH/USP), na Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3091-4021




Quadro de Avisos

Ribeirão ganha rede contra a violência doméstica e escolar
Está em funcionamento em Ribeirão Preto uma rede de prevenção de violência doméstica e violência nas escolas. Trata-se de um conjunto de ações articuladas pelo Observatório de Violência e Práticas Exemplares, projeto da USP coordenado pelo professor Sérgio Kodato, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

As estratégias de intervenção estão sendo iniciadas em 10 escolas estaduais e municipais da cidade. Explicando como devem acontecer tais estratégias, professor Kodato argumenta que estão usando o "Princípio da Subsidiariedade". É um princípio que teve origem na Igreja Católica, cujas bases foram utilizadas para a constituição da União Européia. Ele prega que os problemas devem ser resolvidos na instância em que se originaram.

Kodato comenta que chegaram a este recurso, pois "se percebeu que um dos problemas graves no funcionamento institucional é a desresponsabilização e o encaminhamento das questões para os níveis hierárquicos superiores". Os professores, por exemplo, receberão suporte para que negociem em sala de aula as situações de conflito, com autoridade e ao mesmo tempo exigindo responsabilidades ao aluno, evitando o encaminhamento do indisciplinado para a coordenação ou diretoria.

Outro campo de atuação é o da violência doméstica. Desde o dia 8 de março, sob supervisão do Grupo de Estudos e Atenção à Violência Doméstica e Abuso Sexual do HCFMRP-USP (GEAVIDAS), a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) de Ribeirão Preto está dispensando atendimento psicossocial às pessoas que procuram a instituição. O trabalho é realizado por profissionais de psicologia e estagiários de serviço social e psicologia de faculdades de Ribeirão Preto.

O Observatório de Violência da USP existe desde meados do ano passado e, desde então, trabalha articuladamente com os observatórios Brasileiro, da UNESCO e o Europeu. Além da USP, a partir de agora integram o Observatório de Violências e Práticas Exemplares a UFSCar e a UNESP de Araraquara-SP. Todos esses especialistas integram uma rede virtual de pesquisas comparativas. Realizam, via internet, reuniões nas quais todos os dados, análises e interpretações são discutidas.

Mais informações: (0XX16) 602-3713, com o professor Sérgio Kodato; e-mail: skodato@ffclrp.usp.br


Pró-Sangue pede solidariedade da comunidade USP
O posto da Fundação Pró-Sangue que fica no Hospital Universitário (HU) da USP ultimamente vem atendendo a apenas 50% de sua capacidade. Segundo a diretora de Relações externas da fundação, "estimular o público jovem a começar a doar sangue e fidelizá-lo posteriormente é um dos objetivos da Pró-Sangue".

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, apresentar documento de identidade original, estar alimentado e em boas condições de saúde.

O Posto Universitário fica no HU, na Av. Lineu Prestes, 2565, Cidade Universitária, São Paulo. Funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Mais informações: 0800-55-0300 (Disque Pró-Sangue); (0XX11) 3258-0822, r. 215 (Divisão de Comunicação Corporativa); site: www.prosangue.sp.gov.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Obtenção da degenerescência quântica em sódio aprisionado. Kilvia Mayre Farias Magalhães. Dia 12, às 14 horas.

Acúmulo de mutações em linhagens assexuadas: uma abordagem via experimentos computacionais. Alexandre Colato. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

PERE: Um Processo de Engenharia de Requisitos Aplicado a Requisitos Não-funcionais de Desempenho. Denise Lazzeri Gastaldo. Dia 16, às 15 horas.

Controle Preditivo de Horizonte Infinito para Processos Integradores com Tempo Morto. Oswaldo Luiz Carrapiço. Dia 19, às 13 horas.

Um Método para Projeto Orientador a Objetivos Baseado em Estereótipos e Padrões de Projeto. Vinícius Miana Bezerra. Dia 19, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Mestrado

Caracterização de plantas transgênicas de tabaco (Nicotiana tabacum L.) que expressam o gene Lhcb*2 de ervilha quanto aos impactos no desenvolvimento dos clorosplastos e formação do fotossistema II. Raqueline Cunha Cordeiro. Dia 18, às 14 horas.

Automatização na visualização de atributos do meio físico utilizando imagens digitais. Flávio Rodrigues Cabrera. Dia 19, às 8 horas.

Aplicação de equações de modelos mistos em testes clonais de Eucalyptus spp. Carlos Henrique Garcia. Dia 19, às 14 horas.

Qualidade microbiológica do leite e do sorvete de massa de uma indústria de pequeno porte do município de Piracicaba - SP. Roberta Teresa Rizzo-Benato. Dia 19, às 14 horas.

Doutorado

A compostagem do lodo têxtil e seu efeito sobre indicadores biológicos. Ademir Sérgio Ferreira de Araújo. Dia 19, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 4282




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br