São Paulo, 17/11/2004 - Boletim nº1528
meio ambiente
EESC testa método para
remoção de microcistinas

Sistema retira microcistinas de amostras
de água do reservatório de Barra Bonita,
em São Paulo. A toxina é produzida por
algumas espécies de algas
leia...
IEA debate ensino
superior no Brasil
Seminário discute medicamentos
e segurança de pacientes

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Método que utiliza carvão ativado em pó remove microcistinas

Antônio Carlos Quinto

Um método para remoção de microcistinas - toxina letal para seres humanos e animais, produzida por algumas espécies de algas - foi testado com sucesso em laboratório na Engenharia da USP de São Carlos (EESC). O experimento, que utilizou o método ELISA (Enzyme-Linked ImmunoSorbent Assay) de análise, foi realizado no Departamento de Hidráulica e Saneamento, da Escola, na dissertação de mestrado apresentada pela engenheira Luciana Pallone Hespanholo Ferreira, sob orientação do professor Marco Antonio Penalva Reali.

Utilizando as mesmas etapas aplicadas em tratamentos convencionais de água - coagulação, sedimentação e filtração -, Luciana acrescentou a adsorção com carvão ativado em pó. "Somente o carvão conseguiu remover a microcistina", conta.

A engenheira analisou amostras do reservatório de Barra Bonita, no interior de São Paulo, abastecido pelo rio Tietê. "Aquelas águas possuem diversas espécies de algas, inclusive as que produzem a microcistina. Porém, vale lembrar que a toxina não ocorre em todos os períodos do ano", explica a pesquisadora. De acordo com a legislação, a concentração de microcistina permitida é de 1 micrograma por litro de água.

Em todas as etapas de tratamento, as amostras foram submetidas ao método ELISA para medir a quantidade de toxinas, quando verificou-se que apenas na adsorção elas foram totalmente removidas. "Mesmo sendo eficiente, trata-se de um método caro, devido ao uso do carvão ativado em pó", avalia Luciana. As algas, segundo a pesquisadora, foram removidas nas etapas de sedimentação, filtração e também na adsorção. A presença das algas foi analisada por contagem em microscópio eletrônico.

Escala piloto
"O reservatório de Barra Bonita possui uma área alagada de cerca de 324 mil quilômetros quadrados, com profundidade de média de 10 metros", informa Luciana. Para seu trabalho em escala piloto, a pesquisadora utilizou apenas 12 litros de água distribuídos em amostras. "A microcistina se encontra no interior das algas e por isso elas não podem ser rompidas durante as análises", explica.

As análises das amostras foram realizadas em duas etapas. Na primeira delas, a pesquisadora seguiu as formas tradicionais, adicionando o processo de adsorção num segundo momento. A dissertação de mestrado de Luciana foi apresentada na EESC em setembro deste ano. "Trata-se de um trabalho pioneiro no Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola", diz. A expectativa da pesquisadora é que seu trabalho venha a servir de base para muitas outras pesquisas que venham a ser desenvolvidas na unidade.

Mais informações: pelo e-mail l.hespanholo@uol.com.br




Cursos e Palestras

IEA promove três seminários até o fim do mês
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizará os seguintes seminários nesta segunda quinzena de novembro:

No dia 23, às 10 horas, Amplitude e Limites da Autonomia Universitária, seminário da Temática Semestral Os Desafios do Ensino Superior no Brasil. A diretora-científica do Núcleo de Pesquisas sobre o Ensino Superior (Nupes) da USP, Eunice Durham, será a conferencista. Nina Ranieri, da Faculdade de Direito (FD) e secretária geral da USP, e Nelson Maculan Filho, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participarão de um debate mediado por João Steiner, diretor do IEA.

No dia 29, às 10 horas, o reitor da Unicamp e ex-presidente da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, ministrará o seminário Pesquisa e Universidade, também da temática Os Desafios do Ensino Superior no Brasil. Em seguida, Luiz Nunes de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa da USP, e Marilena Chauí (a confirmar), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e do Conselho Nacional de Educação, participarão de um debate mediado por Gerhard Malnic, coordenador da Temática Semestral.

O diplomata Rubem Barbosa, ex-embaixador do Brasil no Estados Unidos, realizará, no dia 30, às 10 horas, a conferência As Relações Brasil-EUA. Será debatida a evolução da agenda entre os dois países a partir da reeleição do presidente George Bush. Os interessados em assistir a esse seminário devem confirmar presença pelo e-mail iea@usp.br.

Os eventos acontecerão no Auditório Alberto Carvalho da Silva, no IEA (Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo). Os seminários são abertos ao público e não há taxa de inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 3091-4442


EERP realiza seminário sobre medicamentos e segurança
A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP realizará, no dia 9 de dezembro, o seminário Os medicamentos e a segurança dos pacientes: estratégias dos serviços de saúde, dirigido a profissionais da área da saúde.

O evento será aberto às 8 horas e encerrado às 17h30. Algumas das palestras apresentadas serão A segurança dos pacientes e o sistema de medicação nos hospitais brasileiros, Iatrogenia Medicamentosa e o Conhecimento Farmacoterápico do Médico e O gerenciamento de risco e o sistema de notificação de eventos adversos.

As incrições custam R$ 50,00. Os interessados devem imprimir e preencher a ficha de inscrição disponível no site http://www.eerp.usp.br/eventos/seminarios/medicamentos, e enviá-la, via correio, junto com o comprovante de depósito bancário (Agência Banespa - 0019 - Conta corrente: 13050083-8), para Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto - Avenida dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto, SP, cep 14040-902.

O seminário acontecerá no Hotel Shelton Inn (R. Coronel Luiz da Cunha, 404, Vila Tibério, Ribeirão Preto).

Mais informações: (0XX16) 602 3444 / 6023428


Seminário aborda a mediação jornalística
Será realizado, nos dia 8 e 9 de dezembro, o II Seminário Ciência e Sociedade: Mediações Jornalísticas, promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O evento será aberto às 8 horas do dia 8, com o painel A saúde na cobertura da mídia, coordenado pela professora Cremilda Medina, da ECA. Participarão da exposição José Alberto de Souza Freitas (superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - Centrinho), Paulo Andrade Lotufo (professor da Faculdade de Medicina e Superintendente do Hospital Universitário), Ruy Laurenti (professor da Faculdade de Saúde Pública e ouvidor-geral da USP), e Júlio Abramczyk (colunista do jornal Folha de S. Paulo).

A partir das 13 horas, haverá o painel Ciência, tecnologia e mediações sociais do jornalismo, coordenado pelo professor José Luiz Proença. Participarão do painel Wilson Teixeira (professor do Instituto de Geociências e diretor da Estação Ciência), João Antonio Zuffo (professor da Escola Politécnica e coordenador do Laboratório de Sistemas Integrados), Afonso Rodrigues de Aquino (professor do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Ipen), e Martha Marques Ferreira Vieira (também professora do Ipen).

No dia 9, a partir das 8 horas, Hélio Nogueira da Cruz (vice-reitor da USP), Sedi Hirano (diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), Nicolau Sevcenko (professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), e Waldenyr Caldas (diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP), participarão do painel O conhecimento gerado pelas ciências humanas e sua veiculação pela mídia, também coordenado pela professora Cremilda.

As inscrições estarão abertas até o dia 3 de dezembro e poderão ser feitas pelo telefone (0XX11) 3673-7022, ramal 219, ou pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br. Além do nome completo, o interessado deverá fornecer o número do seu RG e e-mail. Não é cobrada taxa de inscrição.

O evento acontecerá no Auditório Prof. Dr. Ernst W. Hamburger (Estação Ciência), na R. Guaicurus, 1274, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, ramal 219


Centro Minerva promove Maratona de Empreendorismo
O Centro Minerva de Empreendorismo, ligado à Escola Politécnica da USP, realizará nos próximos dias 18, 19 e 20, a Maratona de Empreendorismo. O evento é dirigido aos alunos regulares da USP.

O treinamento ocorre de forma concentrada, iniciando em uma quinta-feira à noite e se encerrando na noite do sábado seguinte. Os participantes recebem o certificado de conclusão após concluirem um trabalho de campo relacionado à geração de capital social.

Serão abordados os temas Capital Social: sua importância e como desenvolvê-lo, Criatividade, Motivação, estabelecimento de metas, Planejamento, Eficiência e qualidade, Trabalho em equipe e Liderança.

As inscrições custam R$ 50,00 e devem ser feitas no Setor de Estágios e Empreendedorismo no Prédio do Biênio (Escola Politécnica), na Av. Professor Almeida Prado, 128, Trav. 2, Cidade Universitária, São Paulo. Tratar com Flávio.

O evento acontecerá no mesmo local, na quinta das 18h30 às 22h30, na sexta das 13h30 às 20h30, e no sábado das 8h30 às 19h30.

Há, também, a opção de realizar o curso nos dias 16, 17 e 18 de dezembro.

Mais informações: no site http://www.poli.usp.br/cme


FFLCH promove debate sobre Henrik Ibsen
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizará, nesta sexta-feira (19) a mesa-redonda O teatro de Ibsen no Brasil. O debate abordará, no contexto nacional, a obra do dramaturgo e poeta norueguês Henrik Ibsen (1928 - 1906), autor de obras como A Comédia do Amor e Os Pilares da Comunidade.

Participarão do debate os professores Karl Erik Schollhammer (PUC-SP), Iná Camargo Costa (USP) e a mestranda Jane Pessoa. O evento é coordenado pelo professor Francis Henrik Aubert (USP).

O evento acontecerá das 15 às 18 horas na sala 266 do prédio da Faculdade de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo). Não é necessário efetuar inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-4296



Agenda Cultural

Exposição na Estação Ciência retrata início do Mundo
A Estação Ciência inaugurou, no último dia 16, a exposição Sol, Lua e outros Mitos Indígenas. Com textos de Betty Mindlin, ilustrações de Adão Pinheiro e design gráfico de Miguel Paladino, a exposição mostra a origem do Universo segundo os mitos de algumas culturas indígenas.

A exposição é coordenada pelo professor Wilson Teixeira, com assessoria do professor Ernst Hamburger. A exposição é parte do acervo permanente da Estação Ciência.

A Estação Ciência funciona de terça a sexta, das 8 às 18h, sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 horas. O endereço é R. Guaicurus, 1274/1394, Lapa, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, 3673-7022, ramal 227, com Rosane Storto (informações para a imprensa); ou (0XX11) 3675-8828 / 3673-7022, na Estação Ciência




Publicações

Livro traz artigos sobre divulgação científica
O Núcleo José Reis de Divulgação Científica (NJR) lançou o livro Divulgação Científica: Reflexões (R$ 20,00; 148 págs.), sexto volume da coleção Divulgação Científica. A obra traz uma série de artigos que indagam sobre o ato de divulgar ciência e tecnologia em uma sociedade exposta a constantes mudanças.

Na primeira parte do livro, Reflexões, há uma série de artigos que apontam para problemas específicos que afetam a divulgação da ciência. Alguns dos textos são Divulgação Científica na Sociedade Performática, de Glória Kreinz, Modernidade, Pós-Modernidade e Supercivilização Cibernética, de Ciro Marcondes Filho, e Trabalho Extra-escolar e Tempo Livre, de Maria Julieta S. Ormastroni.

Na segunda parte do livro, Depoimentos/Homenagem, Osmir Nunes reflete sobre Ação Cultural & Divulgação Científica. O artigo introduz uma série de declarações publicadas no jornal Folha de S.Paulo, edição de 17 de maio de 2002, um dia após o falecimento de José Reis. Traz os depoimentos de Adolpho José Melfi, reitor da USP, Ronaldo Sardenberg, José Leite Lopes, Warwick Kerr, Aziz Ab'Saber, Esper Cavalheiro, Ulisses Capozzoli, Rogério Cezar de Cerqueira Leite, Marcelo Gleiser e Glaci Zancan. No dia 19 de maio de 2002, na coluna Plantão, Julio Abramczyk escreveu o texto intitulado País perde o professor José Reis, presente no livro, que traz também depoimentos de Jorge Werthein e Célio da Cunha, da Unesco, e Manuel Calvo Hernando, presidente da Asociación Española de Periodismo Científico (AEPC).

O livro está à venda na sede do NJR (Av. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, São Paulo) e nas livrarias da Humanitas e Discurso Editorial (FFLCH-USP: R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo - Prédios da Filosofia e Administração). Pedidos de compra podem ser feitos por pelo e-mail nucleojosereis@eca.usp.br, por telefone (0XX11-3091-4021), fax (0XX11-3091-4329) ou pelo correio.

Mais informações: (0XX11) 3091-4021; site: http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/livros.htm




Quadro de Avisos

ICB premia trabalhos publicados de seus pós-graduandos
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Tecidual do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP instituiu o Prêmio Prof. José Carneiro - 2004 para os trabalhos publicados pelos seus pós-graduandos, no período de 2003/2004, em periódicos científicos considerados Qualis A (índice de impacto acima de 1,0).

A primeira fase já encerrada, indicou os 6 trabalhos de maior impacto. A segunda fase será feita no próximo dia 30, terça-feira, a partir das 14 horas, no Anfiteatro Azul do Edifício Biomédicas IV do ICB (Av. Professor Lineu Prestes 1730, Cidade Universitária, São Paulo).

A segunda fase constará de argüição sobre os trabalhos selecionados e a indicação e premiação do 1º, 2º e 3º lugares. A banca examinadora dos trabalhos será composta pelos professores José Carneiro da Silva Filho, Zuleica Bruno Fortes e Jackson Cioni Bittencourt. A entrada é aberta a todos os interessador e não é necessário efetuar inscrição.

Serão apresentados os trabalhos Ontogenetic expression of TGFbeta 1, 2, and 3 and its receptors in the rat gastric mucosa (Dev Dyn. 2003 Jul;227(3):450-7), de Eunice Ribeiro de Andrade Sá; Rat myocellular and perimysial intramuscular triacylglycerol: a histological approach (Med Sci Sports Exerc. 2004 Jan;36(1):60-7), de Mônica Aparecida Belmonte; A caudorostral wave of RALDH2 conveys anteroposterior information to the cardiac field (Development. 2003 Nov;130(22):5363-74), de Tatiana Hochgreb; Protective role of glucose-6-phosphate dehydrogenase activity in the metabolic response of C6 rat glioma cells to polyunsaturated fatty acid exposure (Glia. 2003 Aug;43(2):149-66), de Karina Lawrence Ramos; Jararhagin, a snake venom meralloproteinase-disintegrin, stimulates epithelial cell migration in an in vitro restitution model (Toxicon - in press), de Érica Pereira da Costa; The evolutionary origin of the cardiac chambers (Developmental Biology - in press), de Marcos Sawada Simões-Costa.

Mais informações: (0XX11) 3091-7306; e-mail: celiss@usp.br


Cedau reinaugura parque infantil
O Centro Educacional do Deficiente Auditivo (Cedau) do Centrinho, da USP em Bauru, reinaugura seu parque infantil nesta quarta-feira (17), às 9 horas. A reinauguração coincide com o aniversário de 14 anos do Cedau. O espaço recreativo traz várias novidades doadas por colaboradores.

Uma casinha de bonecas foi presente de Carlos Marar, pai de Gabriel, 5 anos, que acaba de receber implante coclear. O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Lençóis Paulista, cujo diretor é Reinaldo Munhoz, colaborou com flores de madeira. O pessoal da Manutenção do Centrinho se fez presente com a pintura e repintura de acessórios e equipamentos. A Pró-Market (fábrica de móveis) entregou os móveis da casinha e a cerca de madeira.

A confraternização tem participação restrita aos 25 alunos do Centro, além de pais e convidados da direção do Centrinho e da Funcraf (fundação de apoio ao hospital).

Mais informações: no site http://www.centrinho.usp.br/




Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

A Guerra das Malvinas de 1982 na imprensa escrita brasileira. Fernando Aparecido de Oliveira Meyer. Dia 19, às 14 horas.

A família e as medidas socioeducativas: autores de ato infracional. Liana de Paula. Dia 19, às 15 horas.

A história como ideal: reflexões sobre a obra de José Francisco da Rocha Pombo. Fernanda Lucchesi. Dia 19, às 10 horas.

Doutorado

Um diálogo entre culturas: Jorge Amado no contexto da língua-cultura francesa. Rejane Jacqueline de Queiroz Fialho Taillefer. Dia 18, às 14 horas.

Trajetórias e memórias de portugueses: gênero, trabalho e cotidiano. São Paulo 1890-1930. Maria Aparecida Macedo Pascal. Dia 18, às 14 horas.

O erotismo na produção poética de Paula Tavares e Olga Savary. Claudia Pastore Parmagnani. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Doutorado

Estudo da associação receptores de Estrógeno/Her-2 e sua relação com fatores epidemiológicos de risco para câncer de mama, e preditivos de recidiva e prognóstico. Marianne Pinotti. Dia 19, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7280


Instituto de Psicologia

Mestrado

Os caminhos das propostas de moradia para ex-pacientes psiquiátricos: as políticas públicas em saúde mental, o morar e a cidade. Audrey Rossi Weyler. Dia 17, às 13h30.

Doutorado

Traços primitivos: histórias do outro lado da arte no século XX. Arley Andriolo. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br