São Paulo, 24/11/2004 - Boletim nº1533
arqueologia
Turismo cultural pode alavancar
economia de cidade paulista

A cidade paulista de Iguape possui
grande patrimônio cultural, que poderia
ser explorado como turismo e garantir
desenvolvimento econômico
leia...
Os 35 anos da Pós-Graduação
da USP são tema de livro
Prevenção em Saúde Mental
é tema de curso na FSP

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Arqueologia pode ser fonte de renda para cidade do interior

Mariana Delfini

Uma das soluções para uma cidade que não pode desenvolver agricultura nem indústria por se localizar em uma reserva pode ser o turismo cultural. Marcelo Pini Prestes propõe em sua dissertação de mestrado, defendida no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, que a cidade de Iguape, no Vale do Ribeira, aproveite seu patrimônio cultural para se desenvolver economicamente. "A cidade possui um dos maiores patrimônios arqueológico e arquitetônico do Estado de São Paulo, é a nossa Ouro Preto", argumenta o arquiteto.

Situada em uma das regiões mais pobres do estado, a cidade abriga vários sítios em seu perímetro urbano, em torno dos quais predomina a deterioração. Marcelo explica que um dos objetivos é que o patrimônio tenha um reconhecimento internacional: "A Estação Ecológica de Juréia-Ita já é reconhecida. Mas no município de Iguape existem ainda vestígios da presença humana anterior à colonização, o primeiro porto fluvial do Brasil para escoamento de arroz e ouro, registros de coletores e pescadores de mariscos de três mil anos".

Em seu trabalho, Marcelo mostra os caminhos que têm de ser realizados para que os sítios possam ser preservados e contribuam para o desenvolvimento econômico da cidade. Um dos modelos que inspirou o projeto é a cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí, onde se localiza o Parque Nacional da Serra da Capivara. Por meio de um trabalho de vinte anos, a área se transformou em espaço de visita com atrativos turísticos e centro de referência internacional de pesquisa em arqueologia. O projeto contribuiu também para o desenvolvimento econômico: a população se dedica ao artesanato e à monitoria. "O grande problema que a região enfrenta é a falta de verbas públicas, que foram suspensas desde o início do governo Lula", comenta Marcelo.

Dificuldade
O período de aplicação do projeto é de médio e longo prazo. Uma das etapas é a de captação de recursos junto a órgãos que poderiam custear o projeto, como o Ministério da Cultura e empresas locais. Por ser difícil o financiamento, a idéia é que, com o tempo, os sítios arqueológicos desenvolvam potencial econômico suficiente para que a região se auto-sustente. Outro problema são as trocas de poder ao longo do tempo: "Muitas vezes uma gestão apóia a iniciativa, mas a outra não financia, então o projeto não anda". O objetivo é fazer com que as leis façam parte das Leis Orgânicas municipais para que o projeto tenha continuidade.

Além disso, a equipe do MAE, que atua no projeto de resgate sustentável da região, começa um trabalho de educação patrimonial, trocando conhecimento com a população e mostrando a ela a importância da preservação do patrimônio. "A população apresenta bastante resistência porque vê o passado como um empecilho para o desenvolvimento, não vê que pode esse passado gerar recursos".

Mais informações: (0XX16) 9123-4952 ou creator@netsite.com.br



Livro relata a pós-graduação na USP e a escalada da ciência no Brasil e no mundo

Tadeu Breda

O livro Construindo o Futuro - 35 Anos de Pós-Graduação na USP, que tem lançamento marcado para o dia 29 de novembro, às 15 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, não se limita a discutir o tema que o título sugere. Organizado pelo professor Shozo Motoyama, diretor do Centro Interunidade de História da Ciência da USP, a obra aborda não só a trajetória dos cursos de mestrado e doutorado dentro da Universidade, mas também suas origens centenárias, as influências européias, o diálogo das pesquisas com a sociedade e a participação dos órgãos de fomento nesse processo. O futuro da pós-graduação no contexto internacional dos dias de hoje também é analisado nos quatro capítulos do livro.

Oficialmente, a pós-graduação na USP teve início em 1969, ano da reforma universitária que, influenciada pelos norte-americanos, estruturou os cursos de mestrado e doutorado da forma como os conhecemos hoje. Até então, só havia o título de doutor. A primeira tese de doutoramento da USP foi defendida na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), em 1942, pelo professor Simão Matias, que fez pesquisas na área de Química. No mesmo ano, era formado outro doutor, desta vez ligado à História: Eurípedes Simões de Paula.

Guerra e Ditadura
No decorrer do século 20, o mundo começou a ter consciência de que a ciência era sinônimo de desenvolvimento e poder, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. "A vitória dos Aliados estava intrinsecamente ligada ao desenvolvimento tecnológico dos Estados Unidos, que possibilitou a fabricação de armamentos mais modernos e a produção da bomba atômica", diz Motoyama.

A ditadura militar no Brasil, apesar de ter sido autoritária e cerceado as liberdades civis dos cidadãos, foi muito importante para o desenvolvimento da ciência. Segundo Motoyama, "os militares tinham um plano de crescimento tecnológico que abarcavam a distribuição de universidades pelo país e a qualificação de docentes". Daí vinha a exigência de se formar muitos mestres e doutores. "Na época, a USP era responsável pela titulação de mais de 50% dos pós-graduandos no Brasil", revela.

Perspectivas
Hoje a USP conta com 21.294 alunos matriculados em 219 programas de pós-graduação, sendo 271 cursos de mestrado e 255 de doutorado. Até agora, mais de 60 mil alunos foram titulados na USP. Para Motoyama, o Brasil deve se inserir o mais rápido possível no universo da ciência para se destacar num mundo em globalização, onde a pesquisa tecnológica ganha cada vez mais importância. "Daqui para frente, o desenvolvimento está reservado aos países que conseguirem inovar", prevê.

Por isso, a pós-graduação deve ganhar uma importância ainda maior no cenário nacional. Mas, segundo Motoyama, de nada adianta existirem bons cursos de mestrado e doutorado no Brasil se o ensino fundamental e médio do país é de qualidade duvidosa. "Isso compromete seriamente o desenvolvimento científico do país e, com o passar do tempo, pode desestruturar o sistema de pós-graduação. A pesquisa é apenas a ponta do sistema educacional. E a ponta não pode ir bem se a base vai mal."

Mais informações: (0XX11) 3091-3776 ou
chcienca@usp.br




Cursos e Palestras

Prevenção em Saúde Mental é tema de curso na FSP
O Laboratório de Saúde Mental Coletiva do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP oferecerá, nos dias 2, 9 e 16 de dezembro, o curso Prevenção em Saúde Mental através do Trabalho Multidisciplinar.

Serão tratados temas como estruturação do aparelho psíquico, personalidade, self, sonhos, desenvolvimento psíquico, gestação e psiquismo fetal, equipamento psíquico do recém-nascido, infância e adolescência, maturidade e velhice, psicanálise preventiva e institucional, psicopatologia infanto-juvenil, avaliação psiquiátrica e psicodinâmica, prevenção, resiliência e procedimentos terapêuticos e psicossomática

O curso será ministrado pela Dra. Amélia Vasconcelos, fundadora e ex-presidente nacional da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI), fundadora, ex-presidente e atualmente membro do conselho consultivo da Federação Latino-Americana de Psiquiatria da Infância, Adolescência, FamÍlia e Profissões Afins (FLAPIA), fundadora e ex-presidente do Centro de Estudos Luiz Vizzoni do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e diretora do Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência (IPPIA).

As inscrições custam R$ 10,00 e podem ser feitas no Serviço de Alunos da FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Pinheiros, São Paulo) pessoalmente, pelo telefone (0XX11) 3066-1587 / 3081-9001 (fax) ou pelo e-mail svalunos@fsp.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3082-0180 / 3081-0978, com Maria Antonia, ou (0XX11) 5587-3540, com Rubens Maciel


FIA promove seminário sobre gerenciamento de propriedades rurais
A Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à Faculdade de Economia e Administração e Contalidade (FEA) da USP, promoverá, nesta sexta (26), o seminário Gestão Inovadora em Propriedade Rural. O palestrante será o pecuarista Mário Porto.

O evento é uma iniciativa do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial, em parceria com a Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócios e a Sociedade Rural Brasileira.

Formado em engenharia Civil e Elétrica pela PUC de Minas Gerais e especialista em Sistemas Elétricos, Mário Porto apresentará ao público as características de uma fazenda de sucesso, princípios do gerenciamento competente e também as diretrizes para a qualidade.

O seminário é gratuito e voltado aos estudantes, profissionais ou pesquisadores que tenham interesse em debater questões relacionadas ao agronegócio. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (0XX11) 3435-4171 ou pelo e-mail fabiok@fia.com.br.

O evento acontecerá das 11 às 13 horas na Sala da Congregação da FEA (Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3732-4476 (Assessoria de Imprensa); e-mail: juliaf@fia.com.br


Workshop na Esalq aborda microbiologia e biotecnologia
O Departamento de Solos e Nutrição de Plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, realizará, nos próximos dias 25 e 26, das 8h30 às 17h30, o Primeiro Workshop sobre Avanços em Microbiologia e Biotecnologia.

Destinado a alunos de graduação e demais interessados no assunto, o evento abordará tanto a história como as atuais aplicações da Microbiologia e Biotecnologia. Entre os temas das palestras destacam-se Do micro ao macro: uma história biotecnológica, Microbiologia na recuperação de ambientes contaminados, Micorrizas e Fixação Biológicas de Nitrogênio e Substâncias antimicrobianas na Indústria de Alimentos e Testes de Sensibilidade Microbiana.

A participação é gratuita. Os interessados devem entrar em contato com os responsáveis pelo telefone (0XX19) 3429-4125 ou pelo e-mail microagr@esalq.usp.br. O Departamento de Solos e Nutrição de Plantas fica na Av. Pádua Dias, 11, Centro, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4125


IP realiza conferência com Yara Borges Caznok
O Instituto de Psicologia (IP) da USP promoverá, na próxima sexta-feira (26), a conferência Ouvir com os olhos, com Yara Borges Caznok.

Yara é professora do Instituto de Artes da Unesp, doutora em Psicologia Social pelo IP, Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP e autora dos seguintes livros: Música. Entre o audível e o visível (Unesp, 2003), Desafio Musical (Ed. Vitale, 2004) e Orfeu, o músico poeta (Ed. Vitale, 2004).

O evento acontecerá às 15 horas na Sala de Leitura Lígia Assumpção Amaral, no IP (Av. Mello Moraes, 1721, Bloco C, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é aberta e gratuita. Não é preciso inscrever-se previamente.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178


Palestra aborda Engenharia de Recursos Hídricos
O Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP realizará, na sexta-feira (26) uma palestra sobre o projeto de integração do rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional.

O evento faz parte do ciclo Engenharia de Recursos Hídricos: experiências e desafios para o Século XXI, cujo objetivo é vincular mais estreitamente a comunidade universitária (alunos, docentes, pesquisadores e funcionários) com as atividades da Engenharia de Recursos Hídricos.

A palestra será proferida pelo engenheiro Rômulo de Macedo, assessor da Diretoria de Engenharia da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf-Brasília), no Auditório Jorge Caron da EESC (Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos), às 9 horas. A entrada é gratuita e não é necessário efetuar inscrição.

Mais informações: (0XX16) 3373-9571


Encontro no IPq discute reforma prisional
O Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clinicas (HC) da USP realiza, nesta sexta (26), o encontro aberto e gratuito para discussão do tema Prisão e Ideologia: Limites e Possibilidades para Reforma Prisional no Brasil, com o Dr. Pedro Ivo Gricoli Iokoi.

O evento acontecerá na Faculdade de Medicina (FM) da USP (sala 3303, 3º andar, Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo), às 12 horas. Não é necessário efetuar inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3069-7929, ou pelo e-mail: nufor@hcnet.usp.br




Agenda Cultural

Oficina do Coral da USP se apresenta na Cada da Dona Yayá
No dia 12 de dezembro, às 11 horas, a oficina do Coral da USP sediada na Casa de Dona Yayá se apresentará no mesmo local.

A apresentação faz parte do programa Música na Yayá, iniciado no ano passado. Os espetáculos são promovidos pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, atualmente sediado na Casa da Dona Yayá.

No repertório estão incluídas músicas de Dorival Caymi, Negro Espiritual e da Renascença Francesa. O regente da apresentação será Tiago Pinheiro.

A Casa da Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo. A entrada é aberta e gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562; e-mail: cpcpublic@usp.br




Publicações

Edusp lança livro sobre os brasileiros na Guerra Civil Espanhola
Será lançado, na próxima sexta-feira (26) o livro A Solidariedade Antifascista: Brasileiros na Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939) (Edusp, R$ 29,00, 236 págs.), de Thaís Battibugli. O livro é fruto do mestrado da autora, apresentado ao departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Thaís Battibugli pesquisou a trajetória da militância antifascista de um pequeno e significativo grupo de comunistas brasileiros que lutou na Guerra Civil Espanhola, recorrendo a documentação inédita, entrevistas e arquivos oficiais. A participação desse grupo no conflito europeu marcou toda uma geração de ativistas políticos, no Brasil e em outros países, fortemente influenciados pelo discurso de esquerda e pela atuação dos Partidos Comunistas.

O lançamento acontecerá às 19 horas na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (Av. das Nações Unidas, 4777, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4149, na Edusp; e-mail: divulga@edu.usp.br




Quadro de Avisos

12º Siicusp traz 783 trabalhos de iniciação científica à ESALQ
Nos dias 24 e 25, das 9 às 17 horas, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, sedia o 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp), na área de Agropecuária. O evento, que acontece no Anfiteatro do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, é subdividido nos temas: Ciência e Tecnologia Agroindustrial; Ciências Florestais; Economia e Sociologia Rural; Engenharia Rural; Produção Vegetal; e Zootecnia e Veterinária.

O Simpósio tem como objetivo divulgar as atividades de pesquisa e os desenvolvimentos realizados por estudantes em atividades de iniciação científica, estágios e programas especiais de treinamento, bem como a integração cultural e científica dos alunos e professores de diferentes instituições. O evento deste ano traz 783 trabalhos, que serão apresentados em forma de pôster e oralmente, contando com a participação de estudantes de graduação e recém-formados, bem como de seus respectivos orientadores. Esses alunos são oriundos de diferentes unidades da USP e outras instituições nacionais e internacionais, como Rutgers University e The Ohio State University.

Vale lembrar que os demais Simpósios Internacionais de Iniciação Científica da USP acontecem nas áreas de Biológicas, nos dias 23 e 24, no Campus de Ribeirão Preto; em Exatas e Engenharia, nos dias 25 e 26, no campus São Carlos. Humanas e Humanidades entre os dias 22 e 24, no campus São Paulo.

O evento é gratuito e aberto ao público. Não é preciso efetuar inscrição prévia.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477 / 4393 ou pelo site www.usp.br/siicusp




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Reconhecimento de imagens interferométricas aplicado a sistemas de posicionamento de alta precisão. Luciana Montanari. Dia 29, às 9 horas.

Operacionalidade de redes geodésicas de apoio ao cadastro rural. Genival Corrêa de Souza. Dia 29, às 9h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Treinamento a Distância para Mão-de-obra na Construção Civil. Amadeu Sá de Campos Filho. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Controle de injúrias pelo frio em pêssegos 'Dourado-2' submetidos ao tratamento térmico. Daniela Cristina Clemente Vitti. Dia 29, às 8 horas.

Doutorado

Fator de crescimento semelhante à insulina-I (IGF-I) em bezerros recém-nascidos aleitados com colostro de vacas tratadas com rbST. Adriana Regina Bagaldo. Dia 29, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 4282


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Sistema porta hepático do bagre africano Clarias gariepinus Burchell, 1822 (Clariidae, Siluriformes, Ostariophysii). Gerson Lopes Palhares. Dia 29, às 14 horas.

Doutorado

Isolamento e caracterização biológica e genotípica de Toxoplasma gondii (Nicolle e Manceaux, 1909) de gatos do Estado de São Paulo. Hilda Fátima de Jesus Pena. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Doutorado

Modelo de servidor Web com conexões persistentes e carga orientada a sessão. Álvaro Sant' Anna Filho. Dia 26, às 9 horas.

O problema da mochila compartimentada e aplicações. Fabiano do Prado Marques. Dia 29, às 9h30.

Pós-processamento de regras de associação. Edson Augusto Melanda. Dia 30, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9638



Correção

Da Redação, Agência USP

No boletim da Agência USP de Notícias nº1532, com data do dia 23/11/2004, informamos que o título correto da matéria de destaque é Ingestão de creatina não altera desempenho de nadadores.




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br