São Paulo, 01/12/2004 - Boletim nº1538
economia
Distribuição de renda melhora
com mulheres no mercado

Simulação estatística realizada na
FEA demonstrou que a entrada das
mulheres no mercado de trabalho reduziu
o crescimento do índice de desigualdade
leia...
Ciência e Sociedade:
mediações jornalísticas
Workshop na FEA debate
economia dos anos 90

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho diminuiu desigualdade

André Benevides

Uma simulação inédita no cenário econômico brasileiro mostra como o ingresso da mulher no mercado de trabalho, entre 1982 e 1997, ajudou a diminuir a desigualdade na distribuição de renda no País. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o economista Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave calculou que o índice de desigualdade de 1997, em relação a 1982, cresceu 0,35%. Em sua simulação, sem o aumento da participação da mulher no mercado, o índice cresceria 1,6%.

"Se as mulheres não tivessem entrado no mercado, esta desigualdade seria um pouco maior", afirma Scorzafave, que defendeu seu doutorado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

No entanto, os cálculos o fizeram chegar à conclusão de que, se a distribuição de renda de cada pessoa melhora, a desigualdade da renda per capita familiar aumenta. Fato aparentemente dissonante, Scorzafave diz que sua pesquisa não chegou a responder esta questão, mas que continua a estudar o tema.

Mulheres e maridos
A pesquisa de Scorzafave é baseada em três partes: uma primeira, com o perfil das mulheres que entraram no mercado de trabalho; uma segunda, apenas para as mulheres casadas, de acordo com a renda do marido; e a simulação estatística da ausência desta força de trabalho.

Na primeira parte, pôde-se constatar que as mulheres casadas foram as grandes responsáveis pelo crescimento da Taxa de Participação na Força de Trabalho (TPFT). Segundo o pesquisador, um dos fatores de maior relevo para a participação feminina é a quantidade de anos de estudo, cuja média sofreu um aumento no intervalo estudado. "O fato de elas poderem estudar mais anos tem contribuído bastante para seu comprometimento com o mercado", diz. Scorzafave aponta ainda uma relação direta entre educação e participação: "Quanto mais educada, mais chances ela tem de entrar no mercado".

Dentro das expectativas, foi constatado que mulheres com menos filhos tendem a ter um maior engajamento com o mercado de trabalho. " Em geral, acaba sobrando mais tempo para ela se dedicar à vida profissional", explica. O pesquisador ressalta também o registro de que, entre as mulheres, as casadas foram as grandes contribuintes no crescimento da TPFT feminina.

Com estas informações, Scorzafave traçou um perfil médio da mulher que entrou no mercado de trabalho entre 1982 e 1997: "São mulheres casadas, com uma educação intermediária, entre 35 e 39 anos e com dois filhos".

Creches
Em meio a tantos gráficos e análises estatísticas, o estudo de Scorzafave faz uma recomendação prática que poderia ter impacto direto na participação feminina no mercado: um esforço para proporcionar mais acesso da população carente a creches. "Essa política é muito importante para que essas mulheres possam trabalhar e sair da situação de pobreza. A dificuldade de acesso limita a mulher para exercer esse papel", conclui.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862




Cursos e Palestras

Seminário aborda ciência, sociedade e mediação jornalística
Será realizado, nos dias 8 e 9 de dezembro, na Estação Ciência, o II Seminário Ciência e Sociedade: Mediações Jornalísticas, promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 7.

O evento será aberto às 8 horas do dia 8, com o painel A saúde na cobertura da mídia, com mediação da professora Cremilda Medina, coordenadora de Comunicação Social da USP e professora da ECA. Participarão da exposição José Alberto de Souza Freitas (superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais/Centrinho), Paulo Andrade Lotufo (professor da Faculdade de Medicina e Superintendente do Hospital Universitário), Ruy Laurenti (professor da Faculdade de Saúde Pública e ouvidor-geral da USP), e Júlio Abramczyk (colunista do jornal Folha de S. Paulo).

A partir das 13 horas, haverá o painel Ciência, tecnologia e mediações sociais do jornalismo, coordenado pelo professor da ECA, José Luiz Proença. Participarão do painel Wilson Teixeira (professor do Instituto de Geociências e diretor da Estação Ciência), João Antonio Zuffo (coordenador do Laboratório de Sistemas Integrados da Escola Politécnica), Afonso Rodrigues de Aquino (professor do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/Ipen), e Martha Marques Ferreira Vieira (também professora do Ipen).

No dia 9, a partir das 8 horas, Hélio Nogueira da Cruz (vice-reitor da USP), Sedi Hirano (diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/FFLCH), Nicolau Sevcenko (professor da FFLCH), e Waldenyr Caldas (diretor da ECA), participarão do painel O conhecimento gerado pelas ciências humanas e sua veiculação pela mídia, também coordenado pela professora Cremilda.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3673-7022, ramal 219, ou pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br. Além do nome completo, o interessado deverá fornecer o número do seu RG e e-mail.

O evento acontecerá no Auditório Prof. Dr. Ernst W. Hamburger (Estação Ciência), na R. Guaicurus, 1274, Lapa, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, ramal 219


Workshop na FEA debate as lições dos anos 90
O Banco Mundial e o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promoverão na próxima sexta-feira (3), o workshop Lições dos anos 90: Economia Mundial e Perspectivas para o Brasil, com entrada gratuita.

O objetivo do evento é analisar os impactos sobre o crescimento econômico causados pelas principais políticas e reformas institucionais introduzidas nos anos 90.

Segundo o professor Márcio Nakane, da FEA, o workshop apresentará uma perspectiva ampla dos eventos e das experiências de vários países, a fim de permitir a reflexão sobre como se alterou a visão do crescimento econômico. A partir desse cenário, a reunião discutirá as perspectivas da economia brasileira.

O evento acontecerá das 8 às 13h30 na FEA (Av. Professor Luciano Gualberto,908, Cidade Universitária, São Paulo). Os interessados devem entrar em contato com o departamento responsável pelo telefone (0XX11) 3091-5802.

Mais informações: (0XX11) 5182-1806 (Assessoria de Comunicação) ou (0XX11) 3091-5802


Congresso internacional discute Terapia Ocupacional
A terapia ocupacional para pacientes em Reabilitação e outros assuntos relacionados à medicina física serão discutidos no 3rd. World Congress of the International Society of Physical and Rehabilitation Medicine, que acontece entre os dias 10 e 15 de abril de 2005 em São Paulo.

O evento é organizado pela Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina (FM) da USP, e pela Sociedade Internacional de Medicina Física e de Reabilitação. Serão abordados temas como Diagnóstico e Tratamento, Desordem Neuromuscular, Tecnologia e Reabilitação e Controle da Dor.

O preço da inscrição varia de 260 a 500 dólares (de acordo com a categoria), para reservas efetuadas até o dia 30 de dezembro. Os interessados podem se cadastrar no site http://www.adtevento.com.br/isprm/site/, que também traz detalhes da programação e outras informações.

O evento acontecerá no Hotel Gran Meliá WTC (Av. das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 5549-0111 r. 221 / 8184-9957 (Assessoria de Imprensa); e-mail: andrea.natali@uol.com.br


Moradores do Butantã discutem luta contra a Aids
Será realizado, nesta quarta-feira (1º), no Centro de Saúde-Escola (CSE) Prof. Samuel Barnsley Pessoa (Av. Dr. Vital Brasil, 1490, Butantã, São Paulo), um debate por ocasião do Dia Mundial da Luta contra a Aids.

O evento tem o apoio do programa Avizinhar (http://www.cecae.usp.br/avizinhar/), da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae), da USP.

Está programada, para as 9 horas, a palestra Orientações para o cuidado, voltada a funcionários da saúde e organizações sociais. Serão relatadas as experiências de trabalho da professora Cássia Baldini, da Escola de Educação (EE) da USP, de Marília Montenegro, integrante do Movimento de Apoio ao Paciente com Aids, e do professor José Ricardo Ayres, da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

No período da tarde (das 14 às 17 horas) haverá a palestra Orientações para a prevenção, aberta à população em geral. Serão discutidas, com grupos e especialistas da área, questões referentes à prevenção. Estarão presentes Maria José, do CSE-Butantã, Gabriela Junqueira Calazans, do CRT Aids, e representantes de grupos que atuam no Butantã: PASA, Projeto Jovem Inventivo, Projeto São Remo, SAE Butantã. A participação é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3726-7492 / 3726-8452 / 3726-3305 / 3727-1690




Agenda Cultural

CPC comemora aniversário da FFLCH com exposição
Até o dia 12 de dezembro é possível conferir a exposição Memória FFLCH, realizada pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, na Casa da Dona Yayá. A mostra comemora os 70 anos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Trata-se de uma exposição fotográfica itinerante cujo objetivo é apresentar, por meio de fotografias, fragmentos da história da unidade. A mostra é composta por painéis que trazem as imagens de professores, diretores e antigas instalações.

A Casa da Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo. A exposição pode ser vista de domingo a sexta-feira das 10 às 16 horas. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562




Publicações

Livro lançado pela Edusp aborda a imagem na Antropologia
A Editora da USP (Edusp) lançou recentemente o livro Escrituras da Imagem (R$ 32,00; 224 págs.), organizado pela professora Sylvia Caiuby Novaes, da USP. Os artigos desta coletânea, resultado dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, procuram mostrar que também nas Ciências Sociais a imagem é um campo fértil para análise e uma forma de apresentação de dados de pesquisa.

Os artigos selecionados foram divididos em três partes. A primeira delas reúne artigos sobre a imagem, especialmente a linguagem do cinema, de acordo com a perspectiva das ciências sociais. Seguem-se quatro ensaios fotográficos, acrescidos de pequenos textos que procuram dialogar com as imagens, e por fim três artigos de pesquisadores externos ao Laboratório com comentários críticos sobre a produção visual apresentada.

Sylvia é doutora em antropologia social pela USP, onde leciona desde 1974. É autora de vários livros, entre eles, O Jogo de Espelhos (Edusp, 1993), além de vários artigos. Em 1991 fundou o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia Social na USP, e coordena o projeto temático Imagem em Foco nas Ciências Sociais, financiado pela Fapesp

Mais informações: (0XX11) 3091-4149; e-mail: divulga@edu.usp.br; site: www.usp.br/edusp




Quadro de Avisos

Ministério da Saúde pode destinar mais recursos ao Centrinho
O Ministério da Saúde planeja incrementar a destinação de recursos oficiais para o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP em Bauru, e outras 160 instituições hospitalares brasileiras que oferecem programas de ensino e pesquisa. A informação é do coordenador do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, médico Ademar Arthur Chioro Reis, que visitou o Centrinho e suas unidades externas de reabilitação auditiva na tarde de sexta-feira (26).

Ex-secretário municipal de Saúde de São Vicente, Chioro Reis também informou que o ministério já destinou R$ 27 milhões nos últimos dois anos para viabilizar a contratualização de 12 instituições já credenciadas no novo sistema. O Ministério de Educação e Cultura e a Secretaria Estadual de Saúde também participam das avaliações, assim como reitores no caso de hospitais universitários.

O superintendente do Centrinho, professor José Alberto de Souza Freitas (Tio Gastão), esteve com o senador Aloízio Mercadante e o ministro da Saúde, Humberto Costa, na quinta-feira (25), em Brasília. Foi entregue uma proposta de novo convênio do Ministério da Saúde com o Centrinho para garantir mais verbas ao hospital.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 (Assessoria de Comunicação do Centrinho); e-mail: imprensa@centrinho.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Mestrado

Percepção dos profissionais de saúde sobre a comunicação com os familiares de pacientes em UTIs e análise proxêmica dessas interações. Katia Massuda Alves Batista dos Santos. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Aplicação de métodos de análise bioclimático como ferramenta para intervenções em centros históricos: estudo de caso no bairro da ribeira em Natal/RN. Bianca Carla Dantas de Araújo. Dia 1º, às 9 horas.

Impacto do desenvolvimento urbano na cidade de São Carlos (SP) sobre o Rio Monjolinho e avaliação de sua condição desde as nescentes até a captação do Espraiado. Isabela Pelatti. Dia 3, às 14 horas.

Doutorado

Método de avaliação do modelo de processos de negócios do EKD. Silvia Inês DAllavalle de Pádua. Dia 3, às 9 horas.

Alguns aspectos do comportamento de gás metano dissolvido na água de reservatórios brasileiros. Marcelo Bento da Silva. Dia 7, às 8 horas.

Análise dinâmica de estruturas de concreto: estudo experimental e numérico das condições de contorno de estruturas pré-moldadas. Petrus Gorgônio Bulhões da Nóbrega. Dia 8, às 13 horas.

Extração de regras operacionais ótimas de sistemas de distribuição de água através de algoritmos genéticos multiobjetivo e aprendizado de máquina. Ivaltemir Barros Carrijo. Dia 10, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 3773-9235 / 9250


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Avaliação dos testes e algoritmos empregados na triagem de doadores de sangue para o vírus da hepatite C. Angela Maria Egydio de Carvalho Barreto. Dia 8, às 14 horas.

Influência da N-acetilcisteina no estresse oxidativo hepático e cerebral e na cinética de mercúrio em ratos expostos ao cloreto de metilmercúrio. Tania Cristina Higashi Sawada. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661


Instituto Oceanográfico

Mestrado

Dieta e partilha alimentar de seis espécies de peixes piscívoros da plataforma continental do sudeste do Brasil. Marinella Coutinho Jacinto Pucci. Dia 6, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6583




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br