São Paulo, 02/12/2004 - Boletim nº1539
toxicologia
Novo método indica presença
de cocaína pelo suor

O teste utiliza uma espécie de curativo
adesivo para a coleta da amostra.
Principal aplicação é no auxílio no
tratamento de pacientes ambulatoriais
leia...
Império Português é tema
de palestras na Pinacoteca

Museu da Educação e do
Brinquedo realiza exposição

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Método detecta cocaína pelo suor até dez dias após o consumo

André Benevides

Os toxicologistas têm mais um aliado na identificação dos usuários de cocaína. Trata-se de um novo método de detecção de cocaína e cocaetileno (a substância formada pelo consumo combinado de cocaína e álcool) que tem por matriz biológica o suor, e que se utiliza de uma espécie de curativo adesivo para coletar amostras.

A farmacêutica bioquímica, Maria José Damas Follador, que realizou o estudo em sua dissertação de mestrado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, explica que este método tem algumas vantagens em relação ao uso da urina, que é o tipo de amostra mais utilizado. "Enquanto pelo suor pudemos detectar o uso de cocaína até dez dias depois, pela urina, foi possível detectar somente após quatro dias".

Este diferencial propicia aplicações específicas para o método. "Uma das utilidades é auxiliar no tratamento de pacientes ambulatoriais, que frequentam as clínicas uma vez por semana". O adesivo permite que eles sejam monitorados em seu meio, abrindo novas possibilidades de estudo e acompanhamento. "Tudo o que ele transpirar neste período vai ser acumulado na almofada coletora do adesivo".

Segundo Maria José, o adesivo não pode ser fraudado. "Uma vez retirado da pele, não permite recolocação. Além disso, cada um tem um número de série, o que inviabiliza a troca", garante a pesquisadora

O adesivo deve permanecer fixado por no mínimo um dia, e no máximo sete, dependendo dos objetivos da coleta. Posteriormente, acontece o processo de extração e identificação das substâncias presentes. Por meio de uma cromatografia em fase gasosa, associada a uma espectrometria de massa, a presença da cocaína e do cocaetileno é ou não confirmada em aproximadamente uma hora.

Custos
Contudo, o custo do método ainda está elevado, principalmente por que o adesivo é fabricado nos Estados Unidos. "Pretendemos realizar estudos com adesivos nacionais que não foram projetados com esta finalidade, mas que são muito semelhantes aos importados", diz.

Maria José informa que a detecção do uso drogas por adesivo já é usada nos EUA, mas numa metodologia de análise diferente. "Lá, algumas empresas aplicam o método em programas de prevenção ao uso de drogas. A Justiça local também se vale dele para fiscalizar pessoas em liberdade condicional".

Em seu estudo, a pesquisadora realizou testes em dependentes químicos internados em uma clínica de desintoxicação, além de fazer análises com concentrações pré-definidas da droga. Segundo ela, o teste pode ser aplicado de imediato. "O impedimento é o custo", lamenta.

Mais informações: (0XX11) 3091-2194, no Laboratório de Toxicologia da FCF




Cursos e Palestras

Palestras sobre o Império Português na Pinacoteca
A Cátedra Jaime Cortesão, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFCLH) da USP vai realizar um ciclo de palestras no Auditório da Pinacoteca do Estado nos dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16, sempre às 15h30. O Instituto Camões do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal colabora na realização dos eventos em comemoração aos 450 anos de São Paulo.

As palestras, que tratam do conhecimento científico do Império Português na segunda metade do século XVIII, fazem parte do Projeto Temático Dimensões do Império Português: investigação sobre as estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial, da Cátedra Jaime Cortesão. Seus integrantes são docentes do Departamento de História da FFCLH, do Instituto de Economia e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e pesquisadores do Cebrap.

As inscrições são gratuitas. As vagas devem ser reservadas com até uma hora de antecedência pessoalmente na Pinacoteca (localizada na Praça da Luz, 2, Jardim da Luz, São Paulo) ou pelo telefone (0XX11) 3229-9844.

Mais informações: (0XX11) 3091-2101



IME promove seminários
Nesta sexta-feira (3) o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP realiza os seguintes seminários: Vídeo 3D em Tempo Real: Uma Revisão, com David da Silva Pires, às 10 horas, na sala 256 do bloco A do IME; e FGF2 e o controle do ciclo celular, com Hugo Armelin, do Instituto de Química (IQ) da USP, às 14 horas na sala 247 do bloco A do IME.

Os eventos são abertos e não é necessário fazer inscrição para participar.

O IME fica na Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091- 6121


Conferência sobre pesquisa em infecção
A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP promove a 2ª São Paulo Research Conference: Mechanisms of Infection and Vaccines entre os dias 2 e 4, com objetivo de fornecer uma visão atualizada da biologia celular e molecular da infecção.

Convidados nacionais e internacionais vão expor os conceitos básicos da infectologia, utilizando exemplos como SARS, doenças parasitárias, tuberculose, entre outrasO evento será realizado no Hotel Inter - Continental, que fica na alameda Santos, 1123, Cerqueira César, São Paulo. A inscrição e a programação completa do encontro estão disponiíveis no site www.eventus.com.br/bioconferences.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220




Agenda Cultural

Corais se apresentam no Centrinho
Nos próximos dias 2 e 3 o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP em Bauru vai apresentar corais da cidade. A iniciativa do Canta Centrinho é humanizar a permanência dos pacientes no hospital.

Na programação estão previstas apresentações dos corais do Centro do Professorado Paulista e do Coral Amor e Luz, entre outros. A organização é da enfermeira Kátia Rosana Gomes e do setor de eventos do Hospital. As apresentações são gratuitas e ocorrerão ao longo dos dois dias do Canta Centrinho.

O Centrinho fica na Rua Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 ou imprensa@centrinho.usp.br




Publicações

Tradição religiosa e relações de Mário de Andrade com a Argentina
A Edusp lançou recentemente duas publicações: Fé e milagre: ex-votos pintados em madeira - séculos XVIII e XIX (128 pp., R$ 35), de Julita Escarano, é um aprofundamento do estudo da história social dos ex-votos encontrados em Minas Gerais e São Paulo até o final do século 19. Segundo a autora, ex-votos são pagamentos simbólicos de promessas alcançadas. A partir da análise das madeiras pintadas em louvor às graças atendidas, Julita tenta revelar o perfil social dos ofertantes, o ambiente em que viviam e os males que os afligiam. A obra é acompanhada de bela iconografia.

Mário de Andrade e a Argentina: um país e sua produção cultural como espaço de reflexão (232 pp., R$ 39), de Patrícia Artundo, revela aspectos importantes do diálogo que o modernista brasileiro teve com o universo cultural da Argentina entre 1920 e 1945. A autora, licenciada em Letras pela USP e docente da Universidade de Buenos Aires, analisou documentos nos dois países. Sua obra indica os efetivos pontos de contato entre os movimentos de vanguarda brasileiro e portenho, apontando perspectivas de análise para as reflexões de Mário.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149 ou divulga@usp.br



Humanitas lança 21 títulos em evento
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e a Associação Humanitas lançam nesta quinta-feira (2) às 18 horas, 21 livros, como parte da comemoração dos 70 anos da FFLCH.

Entre os títulos, estão Literaturas Estrangeiras e o Brasil: Diálogos, da organização de Laura P. Zuntini de Izarra, Freud: a presença da antigüidade clássica, de Ana Lúcia Lobo e A produção do real em gêneros do jornal impresso, de Sheila Vieira Camargo Grillo. O evento conta com a apresentação do Coral Boca Santa, de Marília.

O lançamento acontece na Casa de Cultura Japonesa, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2920 ou editorahumanitas@usp.br




Quadro de Avisos

Exposição no Museu da Educação e do Brinquedo
O Museu da Educação e do Brinquedo (MEB), da Faculdade de Educação da USP, convida a todos os funcionários, docentes, alunos e interessados em geral a visitarem seu espaço reformado, que no momento abriga a exposição O brinquedo e o brincar: possibilidades na conscientização de crianças e de educadores sobre seu papel no desenvolvimento humano e social.

O MEB fica na Av. da Universidade, 308, Bloco B, Sala 42, Cidade Universitária, São Paulo. O horário de visitação é das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, de segunda à sexta. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3351 ou site http://www.fe.usp.br/laboratorios/labrimp/meb.htm


Instituto de Física prepara recepção a calouros
Na matrícula de 2005, os calouros de todos os cursos da USP vão receber o livreto Convite à Física 2005 - Um Passeio através da Física, de 1905 a 2005. A edição traz um histórico dos trabalhos de Albert Einstein e foi elaborada pelo Insituto de Física (IF) da USP.

O livro também apresenta a programação dos colóquios Convite à Física, encontros organizados pelo Departamento de Física Matemática para apresentar temas da Física com linguagem acessível. A programação dos encontros para o próximo ano está organizada em torno dos trabalhos de Einstein de 1905 e suas conseqüências para a física. O projeto é coordenado pelo professor João Carlos Barata.

Mais informações: (0XX11) 3091-7002 ou jbarata@if.usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica
Mestrado
Estudo Comparativo de Revestimentos Asfáticos Usinados à Quente Otimizando Avaliação Funcional e Estrutural de Pistas-Teste. Humberto Rui Cardoso do Nascimento. Dia 8, às 9h30.

Doutorado
Avaliação de Resíduos da Fabricação de Telhas Cerâmicas para Seu Emprego em Camadas de Pavimento de Baixo Custo. João Fernando Dias. Dia 2, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
Padronização da reação de "Immuno-dot" para detecção de Pet em sobrenadante de cultura de "Escherichia coli" enteroagregativa. Andréa Bernardes Vilhena Costa. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado

Moradores de Rua - pobreza e trabalho: interrogação sobre a exceção e a experiência política brasileira. Joana da Silva Barros. Dia 3, às 15 horas.

Biodistância entre sambaquieiros fluviais e costeiros: uma abordagem não-métrica craniana entre três sítios fluviais do vale do Ribeira - SP (Moraes, Capelinha e Pavão XVI) e três costeiros do sul e sudeste do Brasil (Piaçaguera, Jabuticabeira II e Tenório). José Filippini. Dia 6, às 14 horas.

A defesa imperial na Filosofia Política de Marsílio de Pádua.
Érica Nishikawa. Dia 7, às 14 horas.

Elmer Rice e Nelson Rodrigues: uma visão expressionista. Regina Garkauskas Umaras. Dia 7, às 14h30.

Doutorado
Negros de classe média em São Paulo: estilo de vida e identidade negra. Reinaldo da Silva Soares. Dia 6, às 14 horas.

Reestruturação das telecomunicações no Brasil: uma (re)visão das estratégias de gestão da produção e das relações de trabalho na cadeia produtiva (um estudo de caso da telefonia fixa em São Paulo: 1990-2003). Sirlei Márcia de Oliveira. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626



Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
Efeitos do diazepam sobre o crescimento tumoral e imunidade de animais portadores do tumor ascítico de Ehrlich. Mônica Sakai. Dia 7, às 9 horas.

Avaliação dos efeitos do extrato etanólico, resíduo butanólico e resíduo aquoso de Pfaffia paniculata sobre o crescimento do tumor de Ehrlich em suas formas ascítica e sólida. Patrícia Matsuzaki. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br