São Paulo, 03/12/2004 - Boletim nº 1540
meio ambiente
Biossólido aumenta produção
de madeira em até 30%

Fertilização em florestas de eucaliptos
com o composto orgânico de lodo, obtido
em estações de tratamento de esgotos,
propiciou aumento da produção de madeira
leia...
Programa Educom.radio
será encerrado neste sábado
Seminário discute democracia
e desigualdade na América Latina

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Biossólido obtido do lodo de esgotos aumenta produtividade em florestas de eucaliptos

Antonio Carlos Quinto

A utilização de biossólidos, provenientes de estações de tratamento de esgotos, em plantações de eucalipto pode aumentar a produção de madeira em até 30%. Experimentos realizados na Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga, distante cerca de 170 quilômetros da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, mostraram que o uso deste composto orgânico de lodo de esgoto apresenta vantagens em relação à fertilização mineral, principalmente na preservação do meio ambiente em florestamentos de eucaliptos.

A pesquisa teve como principal objetivo verificar as doses e a forma ideais de se aplicar o produto nas plantações. "A idéia é substituir parcialmente os fertilizantes de origem mineral", conta o professor José Leonardo de Moraes Gonçalves, do Departamento de Ciências Florestais da Esalq.

O biossólido utilizado foi obtido junto à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Barueri, em São Paulo. "Lá o lodo é submetido a processamento físico e tratamentos de decomposição biológica e higienização", explica o professor. Alguns experimentos foram conduzidos com o biossólido contendo cerca de 60 % de massa úmida. "Atualmente já usamos o produto granulado seco produzido na própria ETE, o que facilita e barateia o transporte", conta.

Para o professor Fábio Poggiani, do Departamento de Ciências Florestais, os experimentos contribuem como uma solução para o problema do lodo de esgoto produzido nas ETEs. "Em breve, a metrópole de São Paulo deverá produzir quase mil toneladas diárias de biossólido", prevê.

Gonçalves orientou o estudo de mestrado de Gilberto Neves da Rocha, Mudanças na fertilidade do solo e crescimento de um povoamento de Eucalyptus grandis fertilizado com biossólido. Neste estudo constatou-se que houve melhoria da fertilidade do solo, resultando em aumento da produtividade. "Também não verificamos, neste caso, contaminação no solo por metais pesados", conta o orientador.

Poggiani concorda que os ecossistemas agroflorestais podem ser beneficiados com o biossólido que é rico em matéria orgânica e nutriente. Contudo, ele lembra que existem pesquisas em andamento que verificam os impactos do produto no solo, nas plantas e nos aqüíferos. "Temos de avaliar o potencial poluente, devido a eventual carga de nitrogênio e de metais pesados", recomenda. Estes estudos, segundo Poggiani, também são conduzidos por intermédio de teses, dissertações e trabalhos de iniciação.

Recomendações
Os experimentos foram feitos numa área de aproximadamente 4 hectares (40 mil metros quadrados), onde os pesquisadores aplicaram doses entre 10 e 40 toneladas de biossólido (baseado na massa seca) por hectare em cultura de Eucalyptus grandis. Para tanto, foram acrescentadas ao biossólido doses suplementares de potássio. Segundo Gonçalves, as aplicações devem ser feitas a cada sete anos, que corresponde ao ciclo de rotação em florestas de eucaliptos.

Ele também recomenda alguns cuidados na aplicação do biossólido, como usá-lo em áreas de relevo pouco acidentado, não sujeitas a erosão. "Deve se evitar o contato direto de pessoas que manuseiam o produto. Ele também não pode ser usado nas proximidades de cursos d'água", receita. Os experimentos na Estação de Itatinga vêm sendo realizados desde 1998.

Mesmo com as vantagens verificadas, Gonçalves lembra que a utilização de biossólido em culturas de eucalipto ainda depende de regulamentação da Cetesb. "Algumas empresas já obtiveram autorização para utilizar o produto em áreas experimentais de 600 a 700 hectares", lembra.

Mais informações: (0XX19) 3436-8644, com o professor José Leonardo de Moraes Gonçalves; e-mail: jlmgonca@esalq.usp.br




Educom.radio introduziu a prática da educomunicação em escolas municipais


Flávia Souza

Encerra-se neste sábado (4), em São Paulo, o programa Educom.radio - Educomunicação pelas Ondas do Rádio, desenvolvido durante três anos pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o programa está ligado a uma redução de 54% das ações violentas nas 455 escolas municipais de ensino fundamental.

O objetivo do Educom.radio era, por meio da implantação de rádios nas escolas, criar vínculos entre os alunos, professores e o ambiente escolar. "Por meio desse trabalho, em que professores, alunos e membros da comunidade aprendem juntos a planejar e operar uma rádio, os estudantes passaram a se sentir mais integrados à escola e incentivados a preservar seu espaço", explica Izabel Leão, que coordena o site de projetos do NCE.

O programa, também levado a escolas de Goiás, finaliza suas atividades com um saldo de 11 mil pessoas formadas como educomunicadores, capacitadas a "atuarem na relação entre comunicação e educação, em prol de uma educação dinâmica e baseada no diálogo", como descreve Izabel. De acordo com a definição disponível no site do programa, "o conceito de Educomunicação designa todos os esforços realizados pela sociedade no sentido de aproximar os campos da Cultura, Comunicação e Educação".

Pesquisa-ação
Os fundamentos do Educom.radio basearam-se nos resultados de uma pesquisa desenvolvida no NCE, entre 1997 e 1999, em que se constatou que a educomunicação se constituía como um novo campo de atividades sociais e culturais. O programa nasceu, então, como uma parceria entre o Núcleo e a Secretaria Municipal de Educação. Ao primeiro caberia a seleção e a formação dos cursistas - 13 professores, 10 alunos e dois membros da comunidade, por escola.

Terminada a formação, que durava um semestre, a prefeitura distribuía às escolas um laboratório de rádio. Assim, as práticas desenvolvidas no curso poderiam ser levadas adiante. Até o momento, foram entregues cerca de 270 equipamentos. Segundo Izabel, a prefeitura se comprometeu a distribuir equipamentos a todas às escolas de sua rede de ensino fundamental.

Para comemorar os resultados do Educom.radio, serão realizadas, no sábado, atividades especiais nos pólos de formação (grupos de escolas divididos segundo sub-prefeituras), como apresentações e festas de encerramento.

O NCE tem interesse em dar continuidade às atividades do programa, por meio de acompanhamento técnico periódico ou novos cursos de formação. De acordo com Izabel, um novo projeto foi encaminhado à Prefeitura. Será preciso aguardar o início da próxima gestão municipal para obter uma resposta.

Com informações da equipe de comunicação do NCE

Mais informações: (0XX11) 3091-4784, com Izabel Leão ou José Manoel Rodrigues; e-mail: educomradio_equipe@yahoo.com.br; site: http://www.educomradio.com.br




Cursos e Palestras

Seminário discute relatório sobre democracia
O Seminário Internacional Democracia e Desigualdade acontece na USP nos dias 6 e 7, a partir das 9 horas. Organizado pelo Núcleo de Estudos da Violência e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o seminário tem como objetivo debater o relatório A Democracia na América Latina: rumo a uma democracia de cidadãs e cidadãos, cuja versão em português será lançada no evento.

O relatório foi preparado a partir de pesquisas feitas pelo PRODDAL (Projeto sobre o Desenvolvimento da Democracia na América Latina). O seminário vai tratar de temas como democracia e desigualdade, a agenda de reforma política na América Latina e participação e opinião pública.

Para participar, é necessário realizar a inscrição enviando um e-mail para nev@usp.br com o título "inscrição seminário". O seminário será realizado na Sala de Reuniões do Conselho Universitário da Reitoria (Rua da Reitoria, 109, andar térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: www.pnud.org.br/home/


A cobertura jornalística dos grandes eventos por meio da internet
No dia 8 de dezembro, às 10 horas, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe o professor Ramón Salaverria, da Universidade de Navarra, na Espanha. Ele discute a construção de práticas jornalísticas nos meios digitais a partir das coberturas online dos atentados praticados por grupos extremistas em 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque, e 11 de março de 2004, em Madri.

Além de apresentar suas idéias sobre a constituição do jornalismo digital como mídia, em Do 11 de Setembro ao 11 de Março: lições para a imprensa digital, Salaverria defende a idéia de que grandes eventos são assunto fértil para as páginas noticiosas da rede.

A palestra, que acontece na Sala da Congregação da ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Prédio Principal, Cidade Universitária, São Paulo), também marca o estreitamento das ligações entre a ECA e a Universidade de Navarra.

Mais informações: pcbntempi@usp.br


Inscrições abertas para mestrado em Engenharia Automotiva
O curso de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, oferecido pela Escola Politécnica da USP aceita inscrições até o dia 15. No mestrado profissional, a ênfase dada é a estudos e técnicas voltadas diretamente ao desempenho de alto nível da qualificação profissional.

O curso tem duração de dois anos e é dirigido a engenheiros graduados. Tem por objetivo capacitar o profissional do setor automotivo a liderar processos de evolução e de transformação tecnológica e oferecer retorno imediato à empresa - o mestrando apresenta, na sua tese de conclusão, a solução de um problema da organização onde trabalha.

A taxa de inscrição é de R$190,00 e de R$95,00 para associados AEA (Associação de Engenharia Automotiva) ou SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade). No ato da inscrição é necessário apresentar ficha de inscrição preenchida, cópia de comprovante de formação de nível superior em Engenharia, histórico escolar de graduação completo, Curriculum Vitae atualizado, destacando as atividades relacionadas com o Setor Automotivo, cópia do recibo da anuidade atual da AEA ou SAE, no caso de desconto na taxa de inscrição, e cópia do certificado TOEFL ou IELTS.

A inscrição pode ser feita no prédio da Engenharia Mecânica da Poli, das 8 às 20 horas. A Poli fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3817-5488 e www.poli.usp.br/automotiva


Grupos PET da USP se reúnem na Esalq
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) sedia o 2º Epetusp, Encontro Paulista dos Programas Especiais de Treinamento (PET) da USP, que vai discutir a atuação desses grupos no sentido de desenvolver atividades extracurriculares para a complementação do ensino de graduação de suas unidades.

Outros assuntos em debate serão: promoção de uma maior troca de experiências entre os grupos PET da USP, abordagem dos avanços e as melhorias que ocorreram nos grupos, fomento da discussão sobre projetos pedagógicos na USP e desenvolvimento de uma cultura de avaliação contínua nos PETs por meio da vivência e reflexão.

Os PETs foram criados em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. A reunião na Esalq acontece nos dias 3, 4 e 5, a partir das 17 horas, e vai tratar do tema Avanços e Mudanças - Integrando, Fortalecendo e Encontrando Soluções.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: www.ciagri.usp.br/~epetusp




Agenda Cultural

Ceuma inaugura últimas exposições do ano
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) abre, no dia 9, às 20 horas, sua última série de exposições do ano, que inclui Sobre Fotografia, panorâmica do trabalho do fotógrafo João Musa, Listrados, com sete obras recentes do artista plástico Marcus Vinícius, a instalação Quarteirão, concebida por Ana Holck, Espaço Amplificado, instalação de Ivani Pedrosa e Tempo de dizer "um", escultura-instalação de Wagner Malta.

Ainda está em exposição a mostra Hispanos Videocriadores Ibero-Americanos, que apresenta 30 trabalhos de jovens videoartistas espanhóis e latino-americanos.

A exposição acontece até dia 30 de janeiro de 2005 e pode ser visitada de segunda a sexta, das 12 às 21 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815


Corais antecipam a chegada do Natal na Esalq
O IX Encontro de Corais Luzes e Vozes, que acontece na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) entre 6 e 10 de dezembro, pretende proporcionar entretenimento por meio do canto coral e promover uma grande interação entre os participantes.

O evento é organizado anualmente pela Seção de Atividades Culturais do Serviço de Extensão Universitária da Esalq. Neste ano, os cantores estarão sob a coordenação musical da maestrina Cíntia Pinotti, regente e diretora artística do Coral Luiz de Queiroz.

Fazem parte da programação 26 coros, que se apresentam sempre às 19h30, no Salão Nobre da Esalq, que fica na Av. Pádua Dias, 11, em Piracicaba. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392




Publicações

Neuroendocrinologia em livro de professores da FMRP
Neuroendocrinologia Básica e Aplicada (Editora Guanabara, 628 pp., R$ 285) foi lançado em novembro, durante o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabolismo.

Editado por José Antunes-Rodrigues em Ayrton Custódio, Lucila Leico Kagohara e Margaret de Castro, todos professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a obra traz informações sobre a evolução histórica do conhecimento em neuroendocrinologia e investigações própria dos autores - retrato do conhecimento gerado na área por pesquisadores de todo o país.

Devido ao seu caráter didático, o livro é útil tanto para alunos de graduação e residência como para pós-graduandos e professores.

Mais informações: (0XX21) 3970-9480 ou www.editoraguanabara.com.br




Quadro de Avisos

Alunos da Poli recebem Menção Honrosa em Congresso
Quatro trabalhos técnicos de alunos e professores do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica (Poli) da USP receberam Menção Honrosa no Congresso SAE Brasil, que conta com profissionais dos setores automotivo, aeroespacial, manufatura, veículos comerciais e fora-de-estrada. Nesse congresso, o segundo maior evento do gênero do mundo, são apresentados anualmente cerca de 200 trabalhos técnicos de autores nacionais e internacionais, além de conferências temáticas, painéis e fóruns.

O Congresso aconteceu no último mês de novembro, em São Paulo, e recebeu mais de 8 mil visitantes. Os trabalhos premiados discutem alternativas para problemas que atingem o desenvolvimento da indústria automotiva. Entre eles, Tecnologia da Informação como Viabilizadora de Redução de Custos e Tempo no Desenvolvimento de Produtos da Indústria Automotiva, que analisa a importância da Tecnologia da Informação no processo de desenvolvimento de produtos, e Uma Contribuição para a Avaliação das Novas Tecnologias e Arquiteturas para o Sistema Elétrico Automotivo, que apresenta os principais aspectos relacionados às novas tecnologias e arquiteturas elétricas aplicáveis aos veículos automotores.

A SAE é a Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, fundada no Brasil em 1991. Reúne engenheiros, técnicos e executivos com objetivo de disseminar técnicas e conhecimento relativos à tecnologia da mobilidade nas formas terrestre, marítima e aeroespacial.

Mais informações: (0XX11) 3817-5488 ou www.poli.usp.br/automotiva



Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

A noção de inconsciente na filosofia de Merleau-Ponty. Anderson Luiz Jacob de Almeida. Dia 6, às 10h30.

Doutorado
Os bastidores da relação família-escola. Daniela de Figueiredo Ribeiro. Dia 3, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

O perigo amarelo. Imagens do mito, realidade do preconceito (1920-1945). Marcia Yumi Takeuchi. Dia 8, às 14 horas.

Doutorado
Imagens Orbitais, Cartas e Coremas: uma proposta metodológica para o estudo da organização e dinâmica espacial - aplicação ao Municipal de Ubatuba, Litoral Norte, Estado de São Paulo, Brasil. Andrea de Castro Panizza. Dia 8, às 9 horas.

Raiók - a representação musical do pensamento de Chostakóvitch sobre o Formalismo e o Realismo Socialista. Euro de Barros Couto Junior. Dia 9, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Doutorado

Práticas não-convencionais em medicina no Município de São Paulo. Kazusei Akiyama. Dia 6, às 14 horas.

Alterações ósseas na leishmaniose cutânea difusa (LCD) no Estado do Maranhão: aspectos clínicos, de imagens e histopatológico. Af Ali Uthant Moreira Lima da Costa. Dia 3, às 14 horas.

Saúde e cidade: uma relação inscrita no espaço e no tempo; a fase sanatorial de São José dos Campos (SP) e sua influência sobre os serviços de saúde da década de 1980. Paula Vilhena Carnevale Vianna. Dia 6, às 18h30.

Caracterização da demanda do Serviço de Emergências Clínicas de um hospital terciário do município de São Paulo. Soraia Fátima Coelho Barakat. Dia 6, às 8h30.

Farmacocinética da vancomicina em recém-nascidos pré-termo. José Kleber Kobol Machado. Dia 6, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Desenvolvimento de habilidades e técnicas de manejo sanitário aplicadas a ordenhadores de leite de cabra através de projeto educativo participativo. Paula Tavolaro. Dia 9, às 14 horas.

Avaliação de alterações ocasionadas pela circulação extracorpórea em cães: estudo clínico,laboratorial e anátomo-histopatológico do coração e pulmões. Rodrigo Ramos de Freitas. Dia 9, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br