São Paulo, 07/12/2004 - Boletim nº1542
meio ambiente
Poluição pode comprometer
atividade turística em parque

Esgoto doméstico no rio Betari contamina
água do parque Petar e provoca impacto
que pode destruir atividade turística nessa
área de preservação
leia...
Campanha incentiva aprendizado
de outros idiomas
Curso gratuito de astronomia
para professores da rede pública

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Visita em área preservada provoca impactos que podem comprometer a atividade turística

Mariana Delfini

A grande preocupação em torno do ecoturismo é a conservação das trilhas, da mata, dos lugares a serem visitados. O cuidado também com as regiões próximas às áreas de preservação é o que propõe Leandro Giatti em seu doutorado defendido na Faculdade de Saúde Pública da USP.

Em seu trabalho, Leandro foi avaliar a poluição por esgoto doméstico do Bairro da Serra na cidade de Iporanga, na região do Petar, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. Esse bairro se localiza perto do Núcleo Santana, o núcleo de maior visitação do parque, e é onde se hospedam os turistas. "O ecoturismo é uma atividade mais adequada à conservação, quando comparada às atividades de extração de chumbo e palmito que aconteciam na região e foram coibidas à medida que se optou pela preservação. Mas, por outro lado, existem impactos ambientais associados ao ecoturismo que não podem ser deixados de lado", argumenta Leandro.

O parque tem atraído cada vez mais visitantes em razão de se localizar perto de pólos emissores de turistas, como São Paulo, além das melhorias da rede viária e de o ecoturismo representar um mercado em crescimento como opção de lazer. Leandro tentou estudar a relação do aumento do esgoto com a presença em grande quantidade de turistas durante feriados prolongados.

Metodologia
Para avaliar poluição aquática, Leandro coletou 16 amostras de seis pontos diferentes do rio Betari, que corta o Bairro da Serra e o Petar, e constatou poluição por esgoto doméstico, sobretudo em dois córregos que cortam o bairro. Não conseguiu chegar a nenhuma conclusão no que diz respeito ao acréscimo de população durante os feriados, porém; Leandro explica que a associação é complexa principalmente por causa do elevado índice pluviométrico da região, que dilui e torna inconstantes as concentrações de esgoto na água. Com perspectivas de crescimento do turismo, essa situação representa um risco à própria atividade, além de expor as crianças do bairro à contaminação.

Leandro encontrou aquilo que chama de "externalização do problema" na pesquisa da destinação dos resíduos sólidos: existe um sistema de coleta local do lixo, mas o destino final não é o mais adequado. Em maio de 2002, o lixo era levado para um lixão; um ano depois, a prefeitura tinha construído um aterro sanitário que ainda não era ideal, por não ter sido feito nas condições adequadas, como impermeabilização do solo. "É uma área de turismo ecológico, onde aparentemente o problema está solucionado. Mas é preciso pensar na destinação final desses resíduos".

Pesquisas também mostraram água e animais do parque contaminados por agrotóxico. O rio Betari passa por uma plantação de tomate antes de entrar no parque, e carrega em suas águas o agrotóxico. "Não tem como fazer gestão da unidade de conservação sem cuidar da bacia hidrográfica que está no entorno", conclui Leandro.

Mais informações: lgiatti@usp.br



Campanha conscientizará alunos da USP para a necessidade de aprenderem outros idiomas

Valéria Dias


Em um mundo globalizado, dominar línguas estrangeiras torna-se uma tarefa essencial, seja para aqueles que estão na universidade ou no mercado de trabalho. É pensando nessa questão que a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da USP planejou uma série de iniciativas. A principal delas é a campanha "Aprenda duas línguas estrangeiras durante sua graduação", que tem o objetivo de conscientizar os alunos da USP sobre a necessidade de eles dominarem outros idiomas, além do português.

"Em universidades do exterior, os estudantes devem saber, além do inglês, pelo menos uma língua estrangeira", conta a professora Magda Carneiro Sampaio, presidente da CCInt. Ela informa que, recentemente esteve na Universidade de Colônia, na Alemanha, e um dos professores de lá contou que há um crescimento do número de universitários alemães interessados em aprender o português. "Esses estudantes estão pensando no mercado de trabalho, pois existem muitas empresas alemãs no Brasil e para esses alunos é necessário aprender o idioma, para que tenham um diferencial que amplie as oportunidades de emprego."

Atualmente, a Universidade de São Paulo dispõe de programas que possibilitam ao estudante uspiano cursar algumas disciplinas em universidades estrangeiras. A reciprocidade é uma das características desses programas, pois permite que alunos das instituições conveniadas também venham para a USP cursar parte da graduação. O aumento do número de alunos estrangeiros, bem como o de instituições conveniadas são outras metas da Comissão.

Divulgação da campanha
O Departamento de Relações Públicas, Marketing e Publicidade da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP ficará responsável pela elaboração da estratégia de divulgação da campanha de incentivo ao aprendizado de línguas estrangeiras. "Nossa idéia é começar já no início do próximo ano. A primeira ação será concentrada no período que marca a chegada do aluno à USP: a Semana de Recepção dos Calouros", explica Lupércio Tomaz, diretor do Departamento.

Segundo Tomaz, o Manual do Calouro - publicação distribuída anualmente no ato da matrícula aos alunos ingressantes - terá uma página reservada para um anúncio da campanha. Outra ação a ser desenvolvida, conta o diretor, será a veiculação de anúncios no Jornal da USP, inserções na Rádio USP e a utilização dos outdoors dos campi.

"Vamos convidar o professor Heliodoro Teixeira Bastos, o Dorinho, para colaborar com a campanha e elaborar as peças publicitárias", diz o diretor. Dorinho é docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e, de acordo com Tomaz, já colaborou em outras campanhas realizadas pelo Departamento de Marketing da CCS.

A idéia é que as peças publicitárias possam ser usadas ao longo do ano, para intensificar a divulgação da campanha junto aos alunos. Além disso, a estrutura de mídias da Coordenadoria de Comunicação Social também contribuirá para divulgar o projeto da CCint por meio de matérias que abordarão o tema.

Mais informações: (0XX11) 3091-7435, e-mail magdascs@icb.usp.br com a professora Magda, ou (0XX11) 3091-4806, e-mail lupi@usp.br, com Lupércio Tomaz




Cursos e Palestras

IF oferece curso para professores do ensino fundamental
Até o dia 17 é possível se inscrever no curso Astronomia na Física do Ensino Fundamental, oferecido pelo Instituto de Física (IF) da USP que acontece de 17 a 21 de janeiro de 2005. O curso é gratuito e destinado a professores de Ciências do ensino fundamental da rede pública de São Paulo.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3091-6917 em horário comercial, com Ailton. O curso acontece das 13 às 18 horas, na sala Prof.Cristina Leite, do IF (Rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-6917


Esalq sedia congresso de agricultura familiar
Entre os dias 10 e 12 de dezembro, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, vai sediar o 3º Congresso dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo. O evento pretende debater as políticas de organização e estratégias de ação para os próximos três anos e a renovação de sua direção.

Organizado pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (FAF-CUT), o congresso tem vagas limitadas em 270 delegados de diversas regiões agrícolas do Estado. Dez alunos da Esalq vão colaborar como monitores, acompanhando as dinâmicas realizadas.

Os ministros do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário, além dos presidentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) foram convidados para integrar o congresso.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3417-8700 ou mtpereir@esalq.usp.br, com a profa. Marly Pereira


Seminários no IF
O Instituto de Física (IF) da USP divulgou os seminários que vai realizar na próxima semana. Na terça-feira (7) os alunos apresentam seus projetos de pesquisa no Auditório Adma Jafet, às 14 horas. A Dra. Patrícia Rossi, do Instituto Nacional de Física Nacional (INFN) de Milão, apresenta o Seminário Pentaquark search at Jlab na sala 335 da Ala II do edifício principal, às 17 horas.

Na quarta-feira (8) acontecem os seminários Propriedades termodinâmicas e cinéticas de líquidos super-esfriados e vidros, com o professor Walter Maigon Pontuschka, do IF, na sala 204 da Ala I do edifício principal, e Small transition metal clusters in a Ag host lattice: hyperfine interaction experiments understood by theory, às 16 horas na sala de Seminários do Edifício Alessandro Volta (Bloco C), com Dr. Stefaan Cottenier do Department of Physics and Astronomy da Katholieke Universiteit Leuven, da Bélgica. O Dr. Gustavo de Medeiros Azevedo do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron de Campinas fala sobre Implantação Iônica na Física Básica e na Ciência de Materiais na Sala de Seminários do LAFN, às 16 horas.

A professora Maria Cristina Cortez Wissenbach do Departamento de História da FFLCH participa do colóquio Repensando o Mundo da Escravidão e do Pós-Abolição no Brasil: A Idéia de Liberdade entre Africanos e Afro-Descendentes nas Últimas Décadas do Século XIX na quinta-feira (9), às 16 horas, no Auditório Abrahão de Moraes. Na sexta, o professor do IF Evandro Freire da Silva fala, às 12h30, de Modelos com infinitos estados absorventes analiticamente solúveis na sala 204 da Ala I do Edifício Principal.

Os eventos são abertos e gratuitos. O Instituto de Física fica na Rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907, (0XX11) 3091-6701, bifusp@if.usp.br ou www.if.usp.br


Projeto Acqua oferece esporte para o verão
O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) realiza, no mês de janeiro, a quinta temporada do Projeto Acqua, com natação, hidroginástica, deep runing, caminhada n'água, saltos ornamentais e mergulhos.

As inscrições são abertas para a comunidade interna e externa à USP. Para participar das aulas, que acontecem pela manhã e à tarde, os interessados devem dirigir-se à sala 7 do Velódromo, das 8 às 16h30, apresentando atestado dermatológico feito no Cepeusp e atestado médico autorizando a prática de esportes. As vagas são limitadas.

As aulas de natação, deep running, hidroginástica, caminhada n'água e saltos ornamentais ocorrem entre 4 e 28 de janeiro, às terças e sextas. A taxa de participação é de R$25 para a comunidade USP e de R$50 para a comunidade externa.

Já o curso de mergulho será ministrado em dois módulos: Mergulho Livre, de 4 a 14 de janeiro, e Mergulho Autônomo, de 18 a 28. As inscrições custam R$60 e R$100 para a comunidade USP e R$70 e R$120 para a externa.

O Cepeusp fica na Praça 02, Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3361


EncoBio reúne diferentes faculdades da USP
O 4ºEncoBio, Encontro de Bioengenharia, acontece entre os dias 8 e 10 no campus de São Carlos. Oferecido pela Escola de Engenharia, pelo Instituto de Química de São Carlos e pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, o encontro pretende divulgar o Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia.

Entre os painéis expostos estarão os trabalhos Análise biomecânica do movimento de alcance de tetraplégicos, Utilização do ultra-som de baixa intensidade em úlcera de pele, avaliação por processamento de imagem e O salto duplo twist carpado por Daiane do Santos: uma análise biomecânica, entre outros. Aparelho vocal como instrumento de vocalização é uma das palestras que vão acontecer no encontro, com o Prof. Domingos Hiroshi Tsuji, médico assistente do Corpo Clínico do Hospital das Clínicas da FMUSP.

A taxa de inscrição é de R$15,00 e pode ser paga no dia do encontro, que acontece no Salão Vermelho do CETEPE, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9585 ou http://www.eesc.usp.br/bioeng/encobio4/




Agenda Cultural

FFLCH expõe vida e obra de Osman Lins
Documentos e objetos do Fundo Osman Lins, dentre os quais se destacam cadernetas de anotações e reflexões da década de 1950 e manuscritos estão expostos pela primeira vez pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

Os painéis são organizados em torno de temas com o objetivo de se dar uma visão da vida e da obra diversificada de Osman Lins, presença atuante na vida cultural e literária das décadas de 1960 e 1970. A exposição integra uma série de atividades em homenagem aos seus 80 anos que seriam completados a 05 de julho de 2004.

A exposição acontece até 17 de dezembro na Biblioteca Central da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) no Prédio de Letras, que fica na Av. Prof Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4312, (0XX11) 3091-4588 ou http://www.osman.lins.nom.br


CDCC divulga filmes do mês de dezembro
O Cine Clube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) do campus da USP em São Carlos exibe os seguintes filmes no mês de dezembro, sempre com apresentações gratuitas aos sábados e domingos, às 20 horas:

No sábado, (4), o filme é Filhos do Paraíso (Bacheha-Ye aseman, Irã, 1997, Drama, 88 minutos), com direção de Majid Majidi e classificação livre. No filme, Ali é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde que perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela. .

A Fonte da Donzela (Jungfrukällan, Suécia, 1959, Drama, 85 minutos), direção de Ingmar Bergman e classificação 16 anos, será exibido no domingo (5). Garota de quinze anos é estuprada e morta por dois pastores de cabras, que mais tarde pedem abrigo na casa dos pais da moça. Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de ser indicado na categoria de Melhor Figurino Preto e Branco.

As Luzes de um Verão (Mua He Chieu Thang Dung, Alemanha/França/Vietnã, 2000, Drama, 112 minutos), com direção de Tran Anh Hung, será exibido no sábado (11). Classificação 12 anos. Três irmãs e um irmão se reúnem na cafeteria da irmã mais velha para celebrar a memória de sua mãe, em pleno aniversário de sua morte. Lien (Tran Nu Yên-Khê) resolve investigar aspectos da personalidade de sua mãe que nunca haviam sido notados pelos irmãos, o que faz com que um tumulto tenha início na família.

No domingo (12), o filme a ser exibido é As Horas (The Hours, EUA, 2002, Drama, 114 minutos). A direção é de Stephen Daldry e a classificação é 14 anos. Ganhou o Oscar de Melhor Atriz (Nicole Kidman), além de ter sido indicado em outras 8 categorias. O filme conta a história de três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway", de Virginia Woolf, em três períodos diferentes: em 1923, com Virginia Woolf (Nicole Kidman), em 1949, com a dona de casa Laura Brown (Julianne Moore) e, nos dias atuais, com Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros.

No dia 18, será apresentado o filme O Homem Sem Passado (Mies Vailla Menneisyyttä, Finlândia/Alemanha/França, 2002, Drama, 97 minutos). A direção é de Aki Kaurismäki e a classificação é 12 anos. Viajante é espancado e cambaleia sozinho até o hospital. Após fugir do local, é encontrado por dois garotos cuja família o acolhe. Apesar da amnésia, vai levando sua vida com simplicidade e senso de humor. Quando tudo parece bem, o passado bate à sua porta e o convida a reviver uma vida da qual não se lembra, que não é mais sua e que não faz a menor falta.

Tiros em Columbine (Bowling for Columbine, EUA/Canadá/Alemanha, 2002, Documentário, 120 minutos), com direção de Michael Moore, é o filme apresentado no domingo (19). O documentário ganhou Oscar de Melhor Documentário, além de vários outros prêmios em festivais internacionais. Classificação de 16 anos. Questiona a origem da cultura bélica dos americanos e busca respostas visitando pequenas cidades dos Estados Unidos, onde a maior parte dos moradores guarda uma arma em casa. Entre essas cidades está Littleton, no Colorado, onde fica o colégio Columbine. Lá os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório. Michael Moore também faz uma visita ao ator Charlton Heston, presidente da Associação Americana do Rifle.

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Quadro de Avisos

Concurso para Campanha da Semana de Recepção aos Calouros
Os alunos do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP participam do concurso de seleção da campanha mais criativa para a Semana de Recepção aos Calouros de 2005, que será realizada entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. As Prós-Reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão Universitária organizam a Semana.

Mais informações: (0XX11) 3091-3290 ou prg@usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Comparação entre a Modelagem Numérica e Experimental da Deformação por Fluência em Vigas de Concreto Armado. Cássio Dias Couto Sampaio. Dia 10, às 15 horas.

Estudo Sobre o Método da Evaporação para Determinação da Função de Permeabilidade. André Meira de Vasconcellos Guimarães. Dia 13, às 13 horas.

Doutorado
Obtenção e Caracterização de Filtros Fabry-Perot para Aplicação em Aquisição de Imagens de Diferença de Polarização. Hugo Puertas de Araújo. Dia 8, às 9 horas.

Modelagem do Processo Cromatográfico de Alta Resolução e Metodologias para a Síntese de Processo de Purificação de Bioprodutos. Elsa Vásquez Alvarez. Dia 13, às 14 horas.

Visualização Volumétrica Aplicada em Aglomerados de Computadores Convencionais. Paulo Alexandre Bressan. Dia 7, às 14 horas.

Transformações de Fase e Mudanças da Textura Cristalográfica durante a Nitretação Gasosa em Alta Temperatura de Aços Inoxidáveis. Carlos Mario Garzon Ospina. Dia 8, às 13 horas.

Mecanismos de Consolidação de Confiança Distribuída para Rede AD HOC. Christiane Marie Schweitzer. Dia 10, às 16 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Guerreiro Ramos e o personalismo negro. Muryatan Santana Barbosa. Dia 10, às 14h30.

Doutorado

A mediação particular e genérica da consciência de classe: o Partido dos Trabalhadores entre a negação e o consentimento. Mauro Luis Iasi. Dia 10, às 14 horas.

Poder político, forças sociais e ordenação econômica. Paraíba (1980-1989). Solon Henriques de Sá e Benevides. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Determinação da biodisponibilidade relativa de fósforo para frangos de corte em milho, cevada e farelo de soja sem e com a adição de fitase microbiana à dieta. Mariano Etchichury. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br