São Paulo, 13/12/2004 - Boletim nº 1546
saúde pública
Projeto Chumbo anuncia suas
metas para o ano que vem

O grupo, que acompanha crianças
contaminadas por chumbo em Bauru,
distribuirá material explicativo e
ampliará seu trabalho de pesquisa
leia...
ECA homenageia Oswald de
Andrade e o Teatro Oficina
Pesquisadores da USP ganham
prêmio internacional

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Cartilha vai orientar vítimas de contaminação por chumbo em Bauru

Flávia Souza

Moradores do Jardim Tangarás, na periferia de Bauru, atingidos em 2002 por contaminação de chumbo, receberão cartilhas educativas para evitar o abandono de avaliação ambulatorial e a repetição de comportamentos de risco, como o consumo de alimentos cultivados na região. A entrega do material integra um pacote de ações estratégicas traçadas para 2005 pelo Projeto Chumbo, como ficou conhecido o Grupo de Estudo e Pesquisa de Intoxicação por Chumbo em Crianças de Bauru, formado por unidades da USP e da Unesp e órgãos municipais.

A contaminação se deve a um vazamento de chumbo ocorrido há cerca de dois anos numa empresa de recuperação de baterias - Indústria Acumuladores Ajax. O chumbo pode ser encontrado, até hoje, no ar e no solo da região. Após um levantamento realizado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), iniciou-se um acompanhamento médico regular dos moradores e foram tomadas medidas como raspagem do solo, pavimentação e limpeza do ambiente.

Acompanhamento
Atualmente, 314 crianças da região atingida são acompanhadas gratuitamente por profissionais da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Psicologia da Unesp, além de um neuropediatra contratado exclusivamente para o projeto. Os adultos, por terem um organismo mais resistente, são menos vulneráveis a esse tipo de contaminação. Os espaços para atendimento são cedidos pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC – Centrinho), da USP de Bauru, e pela Prefeitura da cidade.

A neuropediatra Niura Padula (Unesp), coordenadora geral do projeto, explica que a cartilha será “uma maneira de esclarecer as famílias que sofreram com a contaminação”. O material trará um histórico do ocorrido e informações a respeito da ação do chumbo no organismo, suas possíveis seqüelas e a importância de se manter o acompanhamento médico.

Segundo o geneticista Esiquiel de Miranda, que dirige o atendimento no Centrinho, as crianças devem ser acompanhadas por um período de cinco a dez anos. O excesso de chumbo no sangue pode provocar anemia crônica, alterações no crescimento e problemas renais e neurológicos.

As medidas tomadas até o momento contribuíram para a redução do nível de chumbo nos organismos das crianças atendidas. Apenas uma garota, que morava numa casa em que se lavavam baterias, apresentou problemas neurológicos graves. Niura ressalta que, embora as demais crianças avaliadas não tenham seqüelas, o acompanhamento médico é imprescindível.

Ampliação
As parcerias entre profissionais de saúde – nas áreas de neuropediatria, psicologia e fonoaudiologia, entre outras – serão ampliadas no ano que vem. A equipe multidisciplinar do Projeto Chumbo irá arquivar e analisar dados de cada avaliação. Além disso, acompanhará um grupo-controle responsável pelo levantamento clínico de um universo de crianças que vivam em condições sanitárias e socioeconômicas semelhantes às do Jardim Tangarás. Assim, poderá ser feita uma comparação do quadro de saúde entre os dois grupos.

O Grupo de Estudo e Pesquisa de Intoxicação por Chumbo em Crianças de Bauru recebeu dois prêmios por seu trabalho. O primeiro foi o Prêmio Brasil Solidário Aché, concedido a profissionais de saúde que tenham se destacado em trabalhos de caráter humanístico. Entre mais de 500 concorrentes de todo o país, o projeto desenvolvido em Bauru obteve a terceira colocação. A segunda premiação veio do Ministério da Saúde, em reconhecimento a "experiências positivas na área epidemiológica".

Também participam do projeto a Secretaria Municipal de Saúde e a Divisão Regional de Saúde (DIR-10).

Mais informações: (0XX14) 3235-8156, na Assessoria de Comunicação do Centrinho; e-mail imprensa@centrinho.usp.br




Cursos e Palestras

IF realiza três eventos na próxima semana
O Insituto de Física (IF) da USP realiza três eventos na semana que vai de 13 a 17 de dezembro. Na programação há duas palestras internacionais.

Na segunda-feira (13), o seminário A New Coordinate System for ICRH Calculations in General Tokamak Geometry será ministrado pelo professor Ernesto Lerche, da École Royale Militaire de Bruxelas, na Bélgica. O evento acontece na sala 105, às 14 horas.

O professor Osvaldo Negrini Neto, do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, profere o seminário Aplicações da Espectriometria de Massas e de Isótopos Estáveis nas Ciências Forenses, na quarta-feira (15), às 16 horas, na Sala de Seminários do Laboratório de Física Nuclear.

Já o professor Jürgen Kurths, da Universidade de Potsdam, na Alemanha, apresenta o colóquio Synchronization: A Universal Concept in Nonlinear Sciences no Auditório Abrahão de Moraes, às 16 horas da quinta-feira (16).

Todos os eventos têm entrada franca. O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6900



Agenda Cultural

ECA homenageia Oswald de Andrade e o Teatro Oficina
Nesta terça (14), às 16 horas, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) presta homenagem ao dramaturgo Oswald de Andrade, por ter iniciado o texto moderno no país, e ao Teatro Oficina, de Zé Celso Martinez, por seus 46 anos de invenção teatral.

O evento encerra "Ilhas de Desordem", ciclo de debates sobre a cena contemporânea. Às 16 horas, o professor e critico teatral, Luis Fernando Ramos, faz a introdução de análise histórica sobre a importância do grupo para a história da encenação no Brasil. Em seguida, Antonio Jano Januzeli faz a mediação da mesa redonda sobre o processo de criação atual do grupo Oficina, na qual estarão presentes o diretor, atores, diretores musical, diretores de arte, cenotécnica, produção.

Um coquetel e uma placa oficial registrando as homenagens do departamento de Artes Cênicas da ECA e da Escola de Arte Dramática complementam a programação.

O evento acontece no Teatro Laboratório da ECA, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 215, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4375


Professor expõe seus trabalhos artísticos
O Instituto de Química de São Carlos da USP expõe trabalhos em óleo sobre tela de Marcos José Santana, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, e de sua filha, Clarissa Helena Santana, na mostra Pai e Filha - Arte em Família.

A mostra fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas até o dia 17; depois desta data, das 8 às 18 horas. O Instituto de Química de São Carlos da USP fica à Av. Trabalhador Sãocarlense, 400.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036




Quadro de Avisos

Pesquisadores da USP ganham prêmio internacional
Uma equipe formada por pesquisadores de várias unidades da USP ganhou o primeiro lugar no Critical Assessment of Microarray Data Analysis (Camda), concurso internacional promovido pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, que premia o grupo de cientistas que melhor consegue gerar e analisar dados de biologia molecular. O evento aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro.

A equipe da USP foi coordenada pelos professores Junior Barrera, do Instituto de Matemática e estatística (IME) e Hernando Del Portillo, do Instituto de Ciência Biomédicas (ICB). Para vencer o Camda, os brasileiros tiveram de analisar um conjunto de dados gênicos do ciclo de vida do protozoário Plasmodium, causador da malária.

Participaram da competição universidades norte-americanas e européias. Essa foi a primeira vez em cinco anos que uma instituição de fora dos Estados Unidos consegue o primeiro lugar no concurso.

Mais informações: (0XX11) 3091-6210


Alunos da FMUSP recebem Prêmio Saúde Brasil
Alunos da Faculdade de Medicina (FM) da USP ganharam o 4º Prêmio Saúde Brasil de Responsabilidade Social por seu trabalho em Serra Pelada. Patrocinado pela Novartis, o prêmio pretende despertar o espírito social e dar aos futuros médicos uma maior dimensão sobre os problemas que afligem a população brasileira.

A FM cuida do Programa Saúde, parte do Programa de Desenvolvimento Econômico e Social em Serra Pelada, que é financiado pela Companhia Vale do Rio Doce. O contrato entre a Vale e a FMUSP foi formalizado por meio da Fundação Faculdade de Medicina. Além do Projeto Saúde, o Programa também prevê projetos nas áreas de educação e agricultura. O Projeto colaborou com atendimentos médicos, no dimensionamento das necessidades de medicamentos, no aprimoramento da formação dos agentes comunitários de saúde e dos funcionários da Santa Casa, e na implantação de exames que auxiliam o diagnóstico de doenças.

A entrega do prêmio foi realizada no último dia 8 no Museu de Arte Moderna, em São Paulo. Como primeiro colocado, o projeto da FMUSP recebeu R$ 15 mil.

Mais informações: (0XX11) 3032-1092 ou cacilda.luna@serranoassociados.com.br


Parceria com Microsoft traz centro tecnológico para FMUSP
Na quinta-feira (16), a Faculdade de Medicina (FM) da USP inaugura, em parceria com a Microsoft, o primeiro centro brasileiro de tecnologia XML voltada para a área de saúde.

Importante passo no sentido da democratização da saúde no país, o centro XML pretende desenvolver soluções tecnológicas aplicáveis à telemedicina e à telesaúde, levando educação e assistência médica a regiões remotas, agilizando procedimentos e superando as dificuldades de deslocamento dos profissionais da saúde.

Parcerias tecnológicas também poderão ser firmadas entre o centro XML e empresas e instituições interessadas no aprimoramento do sistema de saúde brasileiro através da produção de softwares e hardwares. Além disso, o centro inaugurado pela FMUSP pretende ser uma área interdisciplinar, integrando instituições públicas e privadas nas áreas de educação, assistência médica, tecnologia e telecomunicações.

A cerimônia de inauguração acontece às 10 horas, na Sala da Congregação da FMUSP (Av. Doutor Arnaldo, 455, Pinheiros, São Paulo). Emílio Ueda, presidente da Microsoft do Brasil, o professor Guido Cerri, diretor da FMUSP, e o professor György Böhm, responsável pela disciplina de Telemedicina da Faculdade estarão presentes para prestar maiores esclarecimentos sobre o centro XML.

Mais informações: (0xx11) 3062-8784, telemedicina@telemedicina.fm.usp.br ou ctxml@microsoft.com


USP sedia prova ciclística
No dia 11 (sábado), o campus do Butantã da USP vai sediar o 3º Grande Prêmio Cidade de São Paulo, prova ciclística promovido pela Federação Paulista de Ciclismo e pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação, acontece às 12 horas, com a participação de cerca de 500 ciclistas.

O circuito compreende principalmente a Av. Prof. Melo Moraes entre o velódromo e a Portaria 2. Por conta disso, os acessos à avenida estarão interditados das 11h30 às 18 horas. Somente será possível entrar no campus pela Portaria 1 e 3.

Mais informações: (0XX11) 3091-5027, com Marino



Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Mestrado

Erros de medicação em unidades de terapia intensiva e semi-intensiva: consequências nas condições clínicas do paciente e na carga de trabalho de enfermagem. Maria Cecília Toffoletto. Dia 15, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533



Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Utilização de geocélulas em reforço de solo mole. Leonardo Antonio de Meneses. Dia 17, às 8 horas.

Doutorado

Desenvolvimento de um aplicativo em CAD para auxiliar o processo de fabricação de caldeiraria em produtos para hidrelétricas. Victor Prado. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235



Escola Politécnica

Mestrado

Uma Metodologia de Análise e Otimização de Desempenho de Aplicações Paralelas. Nicolas Kassalias. Dia 17, às 13h30.

Estudo da Fissuração Associada à Retração em Argamassas para Repara em Estruturas de Concreto. Manuel Ramõn Grullón Peña. Dia 15, 9 horas.

Medições das Propriedades Dinâmicas de Materiais de Pastilhas de Freios Automotivas. Melissa Hoppenstedt Ruzzi. Dia 15, às 9 horas

Problemas de Segurança e Desempenho em Equipamentos Eletromédicos Associados aos Diferentes Padrões de Alimentação Elétrica. Alessandro Cavina Marroni. Dia 16, às 14 horas.

Estudo Tribológico de um Par Metálico com Movimento Deslizante Lubrificado. Paulo José da rocha Mordente. Dia 16, às 14 horas.

Tecnologia Adaptativa Aplicada à Otimização de Código em Compiladores. Júlio Cézar Luz. Dia 17, às 9 horas.

Mais Informações: (0XX11) 3091-5443




Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Estudo da adsorção de tensoativos aniônicos sulfonados em hidróxidos duplos lamelares. Márcio José dos Reis. Dia 17, às 14 horas.

Reflexões e vivências de estudantes de medicina do ciclo básico através do Sociodrama Educacional. Maria de Fátima Aveiro Colares. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675



Faculdade de Medicina Veterinária Zootecnia

Doutorado

Mecanismos endócrinos e moleculares pelos quais o estradiol estimula a síntese de prostaglandina F2a no endométrio de fêmeas bovinas. Claudia Maria Bertan Membrive. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667



Instituto de Física

Mestrado

Estudo das propriedades EPR, TL e de absorção ótica de um cristal natural de fenacita brasileiro. Luiz Tomaz Filho. Dia 16, às 14 horas.

Doutorado

Modificação de superfícies metálicas via implantação iônica para Tochas de Plasma e outras aplicações. Ivan Jankov. Dia 13, às 14 horas.

Dispersões coloidais em cristais líquidos liotrópicos. Viviane Moraes Alves. Dia 14, às 14 horas.

58Co: Estudo de um núcleo ímpar-ímpar na camada pf. Marcilei Aparecida Guazzelli da Silveira. Dia 14, às 14 horas.

Moléculas em aglomerados e em meio líquido. Eudes Eterno Fileti. Dia 15, às 14 horas.

Aspectos perturbativos do modelo CPN-1 não-comutativo: extensões minimal e
supersimétrica
. Edson Akira Asano. Dia 15, às 14 horas.

Teoria das matrizes aleatórias e o formalismo da entropia generalizada. Alberto Carlos Bertuola. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br