São Paulo, 15/12/2004 - Boletim nº1548
agricultura
Agricultura brasileira reduz
emissão de CO2 na atmosfera

O método de plantio direto reduziu a
emissão do gás em 0,5 toneladas por
hectare ao ano. Levantamento foi
realizado por pesquisador da Esalq
leia...
IEE oferece novo curso
de pós-graduação
Professora da FMUSP lança
livro sobre sexualidade no Brasil

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Plantio direto reduziu emissão de CO2 na agricultura brasileira

Antonio Carlos Quinto

O sistema de plantio direto na agricultura brasileira, método que dispensa o preparo da terra, reduz a emissão de CO2 no ambiente em 0,5 toneladas por hectare ao ano. O índice foi obtido por intermédio de um levantamento realizado no setor agrícola que mostra resultados dos últimos 20 anos. A pesquisa foi coordenada pelo professor Carlos Clemente Cerri, do Laboratorio de Biogeoquímica Ambiental do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), da USP de Piracicaba, e apresentada recentemente ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Segundo o professor, estes resultados foram divulgados em Buenos Aires, na décima reunião de países signatários da Convenção do Clima de 1992, que acontece até sexta-feira (17). A primeira destas reuniões aconteceu em Berlim, onde foi aprovado o documento denominado Mandato de Berlim, que deu origem ao Protocolo de Quioto, adotado em 1997. O Protocolo de Quioto estabelece que os países industrializados reduzam a emissão de gases causadores do efeito estufa em 5,2% com relação aos índices de 1990.

"Ao adotar o plantio direto em substituição ao preparo do solo com aração e gradagem, que libera CO2 na atmosfera, o Brasil deu um grande passo para a sustentabilidade", garante o professor. "As formas tradicionais da agricultura com aração e gradagem favorecem a ação de microorganismos que acabam liberando o estoque de carbono (C) do solo", explica Cerri. "O plantio direto, além de evitar este processo, acaba por retirar quantidades do gás carbônico da atmosfera."

O professor conta que os números do levantamento foram obtidos com base num censo emitido pelo Ministério em 2002, com dados referentes ao período de 1975 a 1995. "Podemos considerar os resultados atuais, pois acreditamos que pouco mudou até o presente. Além disso, não temos conhecimento de dados mais recentes", informa Cerri.

Metodologia
Segundo o professor, agricultura brasileira o sistema de plantio direto já é aplicado em cerca de 22 milhões de hectares. Ele conta que a modalidade foi adotada inicialmente na década de 70, registrando um aumento exponencial nos últimos oito anos. "Principalmente em cultura de grãos, como milho e soja, os agricultores estão adotando o plantio direto", afirma.

Para a realização do levantamento, o pesquisador usou uma metodologia com base em geoprocessamento, cruzando informações referentes aos solos. "O método consistiu no registro dos cálculos de estoques de carbono nos solos brasileiros, sem intervenção humana. Mais tarde, registramos as áreas de cada uso agrícola: pastagens, cultivos, etc", conta Cerri. "Para chegarmos aos índices, calculamos o quanto cada área reduziu seu estoque de C no solo."

Mas não é somente os processos de tratamento do solo que provocam a emissão de CO2. "Há outras práticas na agricultura, como a queima da cana-de-açucar, por exemplo", lembra. Além dos grãos, Cerri informa que algumas culturas perenes, como café, e citros em geral, também já adotam o sistema de plantio direto.

Para a realização dos levantamentos, Cerri contou com a colaboração de pesquisadores visitantes do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), de Montpellier, França, e alunos de pós-graduação da Esalq.

Mais informações: (0XX19) 3429-4727, com o professor Carlos Cerri; e-mail: cerri@cena.usp.br




Cursos e Palestras

Pós-graduação em Gestão Ambiental e Negócios do Setor Energético
O Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP inaugura um novo curso de pós-graduação. A especialização em Gestão Ambiental e Negócios do Setor Energético tem início em fevereiro de 2005, com o apoio da Faculdade de Direito (FD) da USP e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA).

O objetivo deste curso lato sensu é capacitar profissionais a partir de uma visão integrada das áreas de Energia e Meio Ambiente, para que possam analisar, avaliar, controlar, planejar e implementar projetos de geração de energia com base nos modernos conceitos de gestão ambiental, área de crescente importância estratégica.

O curso será coordenado pelo professor José Goldemberg, ex-reitor da Universidade de São Paulo e secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e Guido Soares, vice-diretor da FD.

Mais informações: http://www.iee.usp.br/latosensu




Publicações

O Descobrimento Sexual do Brasil
A professora Carmita Abdo, psiquiatra, livre-docente da Faculdade de Medicina (FM) da USP e fundadora e coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex), lançou o livro Descobrimento Sexual do Brasil (Ed. Summus, 144 pág, R$31,00).

Tratando de temas como orientação sexual, fidelidade e compromisso, hábitos sexuais, desejo, orgasmo e doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, Carmita compartilha o conhecimento adquirido em anos de estudo e revela dados obtidos em um levantamento por amostragem feito com mais de sete mil brasileiros de todas as regiões do país.

O livro é ilustrado por gráficos didáticos e contém o questionário original utilizado na pesquisa. Como explica o subtítulo, "Pra curiosos e estudiosos", o livro não é dirigido apenas a profissionais da área, mas também para aqueles que desejam saber mais sobre a sexualidade humana.

Mais informações: (0XX11) 5092-5345




Quadro de Avisos

Inscrição para bolsas de estudo na Europa
Até o dia 22 é possível se inscrever no Programa de Bolsas da União Européia para a América Latina (ALBAN), que financia bolsas de estudo na Europa para estudantes latino-americanos em fase de especialização ou pós-graduação.

As bolsas têm uma duração média de seis a 36 meses e são destinadas a estudos em instituições ou centros de ensino superior de 25 países do continente europeu. Os requisitos para concorrer às bolsas são: ter formação mínima equivalente para ser aceito em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) e de especialização; comprovação do apoio de uma instituição de ensino superior de seu país de origem para o projeto de formação; ter sido aceito para estudar em uma das instituições de ensino européias elegíveis de acordo com as regras das Bolsas Alßan; devem ter nascido a partir de 1º de setembro de 1959; comprovar vivência profissional com uma atuação mínima de sete anos na profissão.

Os candidatos selecionados pelo programa começarão a estudar em setembro de 2005, mês de início do ano letivo na Europa.

Mais informações: (0XX11) 3179 0748 ou www.universia.com.br/alban


Missa de Natal na FCF
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP organiza no dia 21 uma Missa de Natal na sala 2 do bloco 13 A. Será promovida uma Campanha de Natal com finalidade de doação de brinquedos às crianças da comunidade assistida pelo Padre Aécio, ministrante da missa, da Paróquia Jesus Cristo Ressucitado, em São Paulo.

A missa começa às 9 horas na FCF, que fica na av. Prof. Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677


Prêmio FCW de Ciência e Cultura
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Conrado Wessel (FCW) lançaram, no último dia 14, o Prêmio FCW de Ciência e Cultura 2004, com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos.

Criado em 2002, o Prêmio tem como objetivo homenagear e incentivar atividades relacionadas à arte, à ciência e à cultura no Brasil em seis categorias: Ciência Aplicada à Água, Ciência Aplicada ao Meio Ambiente, Ciência Aplicada ao Campo, Ciência Geral, Medicina e Literatura.

As indicações ao Prêmio FCW são feitas por 102 instituições de ensino e pesquisa do país. O prazo limite para escolha de nomes e trabalhos científicos é março de 2005. Os vencedores são apontados no final do mês de maio. Para cada categoria, há uma premiação de R$ 100 mil.

A Comissão Julgadora é formado por representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Associação Brasileira de Ciências (ABC), Associação Brasileira de Letras (ABL), Ministérios da Agricultura, da Cultura, da Educação, do Meio Ambiente e da Saúde, Marinha do Brasil, Secretaria de Pesca e Aqüicultura e Fapesp.

Mais informações: (0XX11) 3838-4151 / 4176 ou imprensa@fapesp.br



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Análise do processo de atendimento a itens não conformes no campo. Carlos César Salvador. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Uma Experiência de Aplicação do Processo de Extreme Programming em Pequenos Projetos. Antonio Sérgio Ferreira Bonato. Dia 17 de janeiro, às 9h30.

Doutorado

Procedimento Metodológico par Simulação de Linhas de Fabricação. Luiz Henrique Moraes. Dia 20, às 14 horas.

Um Terminal de Acesso Digital Reconfigurável'vel Bidirecional Adaptável aos Padrões Multimídia Emergentes. Marco Antonio Simon Dal Poz. Dia 20, às 9 horas.

Uma Contribuição para a Análise de Viabilidade de Projetos Envolvendo Inovação Tecnológica - MADM. Jabra Haber. Dia 20, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Influência da temperatura e umidade no desenvolvimento de imaturos de Centris (Heterocentris) analis (Fabricius 1804). Ricardo Marques Couto. Dia 22, às 8h30.

Doutorado

Biologia da vespa solitária Brachymenes dyscherus (Saussure, 1852) com referência à construção de ninhos (Hymenoptera, Vespidae, Eumeninae). Sérgio Fabrício Siccardi Bom Joanni. Dia 20, às 8h30.

Estudo da interação entre sistemas luminescentes e µ e ß-ciclodextrina em solução aquosa. Anderson Orzari Ribeiro. Dia 20, às 13h45.

Mais informações: (0XX16) 602-3675


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Os donos do centro: discurso e estratégias de intervenção no centro de São Paulo. Vania Feichas Vieira. Dia 20, às 10 horas.

Relações entre o perfil comunicativo, desempenho sócio-cognitivo e adaptação sócio-comunicativa em crianças com trantornos do espectro autístico. Priscilla Faria Gomes de Souza. Dia 21, às 10h30.

Doutorado

Geografia da ausência: o espaço na Literatura Palestina (da Terra Natal ao Brasil). Paulo Daniel Elias Farah. Dia 21, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Doutorado

Ação da crioterapia com nitrogênio líquido associada ao enxerto ósseo autógeno em lesões ósseas mandibulares. Patrícia Radaic. Dia 17, às 9h30.

Transtorno afetivo bipolar em idosos: características clínicas e sociodemográficas. Stevin Parreira Zung. Dia 17, às 14 horas.

Informação e gestão em saúde: diretrizes clínicas e monitoramento de programa de atenção ao câncer de mama. Denise Schout, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Química de São Carlos

Doutorado

Oxidantes e antioxidantes em alimentos e bebidas: fotooxidação do leite e atividade antioxidante de extratos alcoolicos de madeiras brasileiras. Daniel Rodrigues Cardoso. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9909


Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia

Doutorado

Avaliação do processo de licenciamento ambiental das usinas termoelétricas a gás natural no Estado de São Paulo - a partir de três estudos de caso. José Fernando Leme Romero. Dia 17, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2632


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br