São Paulo, 17/12/2004 - Boletim nº1550
odontologia
Nova técnica reduz erros
em diagnóstico odontológico

Pesquisadores desenvolvem técnica
mais precisa para detectar problemas
na polpa do dente. Em alguns casos,
a taxa de erro pode chegar a 85%
leia...
ECA oferece curso de música
para crianças e adolescentes
Simpósio aborda a presença
do HTLV no Brasil

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Testes odontológicos falham em diagnóstico de problema dentário

Rafael Veríssimo

Pesquisa realizada em parceria entre a Faculdade de Odontologia da USP e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) demonstrou, entre outros resultados, que os métodos atualmente utilizados para a análise da vitalidade da polpa dentária induzem o diagnóstico final a uma significativa porcentagem de erro.

Por sua opacidade e dureza, observar a parte interna de um dente não é simples. De maneira que muitos dentistas são levados a realizar testes que, mesmo captando relativamente bem os sintomas de algum problema, costumam falhar. O mais utilizado deles consiste em estimular térmica (quente ou frio) ou eletricamente o dente afetado para o paciente dizer se este dói ou não. São métodos baseados na interpretação do profissional e no grau de sensibilidade que o paciente possui, mas que podem induzir o dentista ao erro, podendo fazê-lo retirar uma polpa saudável ou detectar um problema tardiamente.

Segundo Gessé Nogueira, responsável pela Divisão de Desenvolvimento de Aplicações de Lasers do Centro de Lasers e Aplicações do Ipen, mesmo no caso de técnicas avançadas de diagnósticos sobre a vitalidade pulpar, como a Fluxometria Laser Doppler (FLD), os testes costumam errar entre 8% e 27% quando a polpa está necrosada e entre 10% e 32% quando a polpa está saudável.

Outros testes, como a descoloração da coroa (por luz direta e por transluminação) e a radiografia (radioluscência periapical e reabsorção externa da raiz), que são técnicas que não utilizam diretamente a sensibilidade do paciente, dificilmente erram no diagnóstico de um dente saudável. Mas no caso de um dente necrosado, a porcentagem de erro é alta. Pode chegar a 51% dos casos, com a transluminação; cerca de 65%, com a radioluscência periapical e perto de 85% com a reabsorção externa da raiz. "Estes tipos de teste são pouco confiáveis e, geralmente, respondem a estados tardios de necrose", afirma Nogueira.

Tratamento de números
O foco do trabalho de Nogueira, financiado pela Fapesp, está em melhorar a precisão do diagnóstico da vitalidade pulpar por meio de um tratamento de informação mais eficiente do que o feito atualmente.

A pesquisa tem como ponto de partida os registros de fluxo sangüíneo nos capilares da polpa para associá-los a possíveis anomalias. Após o registro, feito com a Fluxometria Laser Doppler, são produzidos algoritmos que classificam a anomalia de forma automática, através de uma máquina. O processo deixa de ter como base uma interpretação para se tornar algo objetivo e mais confiável. "Após elaborarmos algoritmos mais precisos, temos conseguido em torno de 97% de exatidão na análise de dentes permanentes e 100% na de dentes de leite, o que representa um avanço sensível", aponta o pesquisador.

Nogueira frisa que outra vantagem do método desenvolvido é que ele independe da experiência ou treinamento do profissional, já que ele poder ser implementado em programas de computador, o que resultaria em um instrumento automático de diagnóstico.

Em fase de estudos, a pesquisa já rendeu uma tese de doutorado e três de mestrado. "Estamos gerando conhecimento. No momento, não há contato com empresas para que máquinas que façam o diagnóstico em um laboratório sejam produzidas e comercializadas, até porque se trata ainda de um método relativamente caro. Mas o foco é melhorar a exatidão para que possamos demonstrar que o método é bom e confiável", completa Nogueira, dizendo que há a intenção de implementar os avanços obtidos ao menos na odontopediatria.

Mais informações: (0xx11) 3816-9309; e-mail gesse@usp.br




Cursos e Palestras

Aprendizado musical para crianças
O Laboratório de Educação Musical (LEM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe até o fim de fevereiro inscrições para os cursos de iniciação e formação musical para crianças a partir de sete anos e adolescentes. As aulas são ministradas com a utilização de técnicas atualizadas de ensino, em que os jovens aprendem música cantando, tocando instrumentos, ouvindo, pesquisando e até mesmo compondo.

Os cursos, vinculados ao Departamento de Música (CMU) da ECA, são voltados para uma profunda e sólida formação musical, abrangendo todos os instrumentos da orquestra, a teoria e a técnica musicais. A coordenação é do professor Pedro Paulo Salles. Além de um coral infanto-juvenil, o LEM formará, neste ano, uma orquestra infanto-juvenil em parceria com o apoio da Fundação Vitæ.

As aulas acontecem pela manhã e à tarde, uma vez por semana, com duração de duas horas. Os interessados podem se inscrever na sala 11-A do CMU, à Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, s/no, Conjunto Arquitetônico das Artes, Cidade Universitária, São Paulo. A matrícula custa R$ 15 e as mensalidades, R$ 75.

Mais informações: (0XX11) 3091-4005, ramal 211 ou 204


Simpósio aborda a presença do vírus HTLV no Brasil
A Faculdade de Medicina (FM) da USP e o Centro de Estudos Walter Leser promovem, de 16 a 19 de janeiro, o 8º Simpósio Internacional sobre HTLV no Brasil.

Estarão reunidos especialistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros das áreas de virologia, imunologia, infectologia, neurologia, onco-hematologia, hemoterapia e epidemiologia, interessados na pesquisa e no manejo clínico dessas retroviroses ocasionadas pelo HTLV.

O simpósio vem proporcionar aos profissionais que atuam nessa área a esperada oportunidade de reciclar seus conhecimentos sobre o tema e, aos investigadores, livre espaço para divulgar suas experiências e propor novos trabalhos cooperativos.

O HTLV é um vírus que pode causar um tipo raro de leucemia (que ataca as células de defesa do sangue) e também uma doença neurológica que afeta a capacidade de andar. Estima-se que cerca de 2,5 milhões de pessoas estão infectadas com o HTLV no Brasil.

O evento acontece no Centro de Convenção Rebouças, na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 23, Cerqueira César, São Paulo. As inscrições podem ser feitas pela internet, na página http://www.perfectaeventos.com.br/eventos.php. Lá também podem ser encontradas informações sobre as formas de pagamento, a programação completa e outros detalhes do simpósio.

Mais informações: (0XX11) 3722-5850 adm@perfectaeventos.com.br


Curso sobre Ensino à distância
De 20 a 27 de janeiro, das 14 às 17 horas, o Centro de Computação Eletrônica (CCE) oferece o curso de Treinamento Introdutório para uso do Sistema CoL - Cursos on-Line, voltado para docentes da USP.

As inscrições devem ser feitas pelo email webcurso@usp.br. Caso um número mínimo de 10 professores não se inscreva até 18 de janeiro, o treinamento será adiado para outra data, a ser informada em www.usp.br/col.

O CCE fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 71, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6346 ou (0XX11) 3091- 6343


Simpósio discute Engenharia Ambiental
Nos dias 16 e 17 acontece o X Simpósio da Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental com o objetivo de caracterizar e avaliar a produção nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nos últimos 15 anos, contemplando as áreas de Humanas, Biológicas, Exatas e instrumentos de Gestão. Para a sexta-feira estão previstos apresentação de painéis, lançamento do livro do IX Simpósio (2003) e entrega dos certificados.

O simpósio acontece no Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) em Itirapina.

Mais informações: (0XX16) 3373-8253 ou http://planeta.terra.com.br/educacao/xsimposiocrhea




Quadro de Avisos

Museu da Educação e do Brinquedo realiza duas exposições
A Faculdade de Educação (FE) da USP promove a mostra do projeto Brinquedos e brincadeiras dos povos indígenas: alguns aspectos conceituais, realizado pelo Museu da Educação e do Brinquedo (MEB) com alunos da 1ª e 2ª séries da Escola de Aplicação.

Imagens de atividades e painéis confeccionados pelas próprias crianças estão expostos no espaço do Afresco da FE até o dia 21 de dezembro, juntamente com outra exposição do MEB, sobre os 20 anos do Labrimp nos 70 anos da USP. A entrada é gratuita.

A FE fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2352


IPT ajuda empresas de compósitos
O Instituto de Pesquisas Tecnológica (IPT) inaugurou na quinta-feira (16), com a Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO), o Centro Tecnológico de Compósitos (Cetecom), que vai oferecer apoio tecnológico, treinamento e capacitação de mão-de-obra às empresas.

Compósitos são plásticos reforçados com diversas aplicações industriais, como a fabricação de peças automobilísticas ou de caixas d`'agua. A ABMACO representa cerca de 2.500 pequenas e micro empresas do segmento existentes no país que trabalham basicamente com plástico reforçado com fibra de vidro, laminação manual e laminação a pistola. O processo é artesanal e não tem competitividade. É um mercado condenado ao desaparecimento, pois as empresas não têm condições de fazer frente a indústrias que trabalham com polietileno, material que torna as caixas d´água mais baratas.

O Cetecom, instalado nas dependências da ABMACO, Associação incubada no IPT, é resultado de um convênio de cooperação técnica com duração de dois anos, assinado pelo Instituto em abril deste ano com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Mais informações: (0XX11) 3767-4720, na Assessoria de Imprensa do IPT




Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado
Investigação biométrica em imagens digitais para detecção de faces humanas através da proporação divina .Junior Leal do Prado. Dia 23, às 9h30

Doutorado
Classificador automático de achados mamográficos em imagens digitais de mamas densas utilizando técnicas híbridas. Ana Claudia Patrocínio. Dia 22, às 14h30.

Estudo da aplicação de rebolo de CBN vitrificado na retificação de faces em operações cilíndricas de eixos paralelos. Eraldo Jannone da Silva. Dia 22, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Avaliação dos Investimentos em TI com Foco em Projeto WEB e Abordagem de Portfólio; Estudos de Caso. Cláudia Aparecida Mattos. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

Nataniel José Ngomane. A escrita de Mia Couto e Ungulani Ba Ka Khosa e a estética do realismo maravilhoso. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado
Algumas caracterizações sobre operadores compactos entre determinados espaços de Banach. Fernanda Cardoso Estevam. Dia 11 de janeiro, às 14h10.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br