São Paulo, 20/01/2005 - Boletim nº1558
saúde pública
Política ambiental brasileira
avança com pesquisas da FSP

Resoluções práticas da área de
Saúde Ambiental tiveram grande
influência de base teórica construída
na Faculdade de Saúde Pública
leia...
IFSC realiza Escola Avançada
de Biotecnologia
Exposição no IEB reúne acervo
de Mário de Andrade

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Difusão de conhecimentos teóricos da FSP auxiliou formação de política nacional de Saúde Ambiental

Rafael Veríssimo

A pesquisadora Cíntia Philippi Salles, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, verificou, em sua tese de doutorado, a importância do programa de pós-graduação do Departamento de Saúde Ambiental (HSA) na construção de organismos como a Cetesb e a Sabesp. As pesquisas também auxiliaram na formulação de planos de alta relevância na política de ciência e tecnologia ambiental no Brasil, como a Lei de Crimes Ambientais e a Política Nacional de Meio Ambiente.

"A Cetesb e a Sabesp, por exemplo, foram concebidas e implantadas com o auxílio dos profissionais da FSP, considerando que muitos professores pertenciam ao corpo técnico dessas instituições", diz Cíntia. "Tais relações permitiam que o HSA estivesse sempre atualizado e atuando, mesmo que indiretamente, como referência no campo de saneamento básico e controle ambiental".

Outra ação de relevância foi a organização, na década de 70, do primeiro Curso de Especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho e de Medicina do Trabalho do Brasil. Co-produzindo apostilas sobre ambos os temas, o HSA disseminou o conhecimento da área por todo o território nacional, num momento em que o surto industrial que o país vivia relevava a saúde do trabalhador. "Onde quer que se ministrasse estes cursos no país, lá estava a mensagem da FSP", aponta a pesquisadora.

Já no início da década de 80, com a discussão acerca da gestão de bacias hidrográficas, em voga principalmente nos EUA e Inglaterra, o HSA iniciou sua atuação nesta frente com o projeto de macrozoneamento da Bacia do Paraíba do Sul. Considerado um marco na área de saneamento no Brasil, o projeto serviu de base para a elaboração, em 1981, da Política Nacional do Meio Ambiente. "Foi a primeira regra do jogo da Gestão Ambiental, quando passou-se a utilizar o conceito de meio ambiente como área de estudo, reflexão e intervenção", defende Cíntia Salles. O corpo técnico dos estados brasileiros era capacitado com o know-how técnico e científico gerado no HSA.

Pontuando-se as realizações, encontramos outras contribuições como mudanças de normas jurídicas do país; o planejamento e a implantação da primeira rede de monitoramento automático da qualidade do ar da Região Metropolitana de São Paulo; o primeiro laboratório de teste de veículos do Brasil e a busca de indicadores ambientais para a área de saneamento básico, entre outros.

Expansão do conhecimento
Para a elaboração da tese, foram levantados tanto o histórico institucional do HSA quanto a trajetória posterior de 132 dos 219 mestres e doutores formados na pós-graduação do departamento entre os anos de 1969 e 2002, visando traçar um perfil deste aluno que conclui seus estudos na instituição. Entre inúmeros dados obtidos, a pesquisa aponta que 78,5% destes pós-graduados têm como destino o setor público, enquanto 39,7% atuam em empresas privadas e 5,8%, em ONG's.

Cíntia Salles também mostra que 93,9% dos mestres e doutores transmitem de alguma forma suas experiências à sociedade, seja lecionando, seja em cursos, palestras ou conferências. "Isso demonstra que o conhecimento obtido pelos alunos é multiplicado, não fica restrito ao meio acadêmico", reflete. Além disso, 65,9% destes profissionais desenvolvem atividades voluntárias, o que certamente representa uma outra forma de atuação em prol da coletividade.

Mais informações: (0xx11) 3081-8762 ou cpsalles@usp.br




Cursos e Palestras

IFSC realiza Escola Avançada de Biotecnologia
A primeira Escola Avançada de Biotecnologia (EAB) será realizada entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro no Instituto de Física de São Carlos (IFSC). O curso é organizado pelo Grupo de Cristalografia de Proteínas e Biologia Estrutural do IFSC, em conjunto com a Associação Paulista de Professores de Física (APROFI) e com apoio da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).

O evento irá divulgar os avanços da ciência aos estudantes do ensino médio e fundamental. Os alunos foram escolhidos dentre os mais destacados em um processo de seleção para os participantes da I Olimpíada Internacional de Ciências, realizada em Jacarta, na Indonésia.

Na programação estão previstas aulas expositivas e experimentais sobre tópicos de Biologia Molecular e Biotecnologia, palestras sobre temas atuais e estágios monitorados nos laboratórios do Instituto. O IFSC fica na av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos, SP.

Mais informações: (0XX16) 3373-8089 ou pelo e-mail thiemann@if.sc.usp.br


ECA oferece curso de Marketing Político
Estão abertas até o dia 4 de fevereiro as inscrições para o curso de especialização Marketing Político e Propaganda Eleitoral, oferecido no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O curso é destinado a profissionais da área e tem como objetivo preparar os alunos para planejar e implantar campanhas, assessorar candidatos, avaliar dados de pesquisas e redigir discursos, entre outros.

As aulas são aos sábados, das 9 às 18 horas. O curso começa dia 12 de fevereiro e tem duração de 18 meses. A carga horária é de 400 horas, sendo 300 horas de aulas formais, 40 de seminários, 40 de aulas práticas e exercícios e 20 horas de outras atividades. Além de professores da ECA, o corpo docente conta com a participação de profissionais provenientes do mercado.

O processo seletivo é composto da análise de curriculum vitae, do histórico escolar do curso de graduação e da carta de motivação do candidato. São oferecidas 40 vagas. O investimento total é de R$ 8.964,00 à vista ou em 18 parcelas mensais de R$ 498,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-5019, ramais 205 ou 209, http://www.eca.usp.br/sucesso ou pelo e-mail sucesso@eca.usp.br


Esalq oferece cursos para estudantes de pós-graduação
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) oferecerá, no fim deste mês, dois cursos de difusão cultural, gratuitos e destinados a estudantes de pós-graduação:

De 24 a 28 de janeiro será oferecido o curso Noções de Probabilidade, com carga horária de 25 horas. As aulas apresentarão conceitos básicos de probabilidade, variáveis aleatórias e estudar as principais distribuições probabilísticas. O curso será ministrado pelo professor Silvio Sandoval Zocchi, do Departamento de Ciências Exatas da Esalq.

De 31 de janeiro a 4 de fevereiro será realizado o curso de difusão Matrizes, também com carga horária de 25 horas. Durante as aulas, ministradas pelo professor César Gonçalves de Lima, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP de Pirassununga, serão revistos e atualizados os conceitos básicos de Matrizes.

São oferecidas dez vagas para cada um dos cursos. Os interessados devem se inscrever, das 8 às 11 horas ou das 14 às 16 horas, no Departamento de Ciências Exatas, área de Matemática e Estatística - Secretaria do andar térreo, na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba. É necessário apresentar carteirinha de estudante. As aulas acontecerão no próprio departamento.

Mais informações: (0XX19) 3429-4127, ramal 201, com Luciane; e-mail: lbrajao@esalq.usp.br; site: http://www.esalq.usp.br




Agenda Cultural

IEB expõe material colecionado por Mário de Andrade
O Insituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP expõe, até o dia 25 de janeiro, material inédito colecionado por Mário de Andrade, apresentando pela primeira vez o conjunto de peças que o escritor colheu entre 1919 e 1945, para estudar a cultura brasileira. O acervo do escritor, adquirido pela Universidade de São Paulo em 1968, foi tombado pelo IPHAN em 1995.

A coleção do escritor modernista compõe-se de pinturas, desenhos, esculturas e gravuras realizadas pelas duas primeiras gerações de arte moderna brasileira, entre os quais os participantes da Semana de Arte Moderna de 22 e outros modernistas representativos, além de trabalhos de integrantes da geração dos anos 30 e 40.

O IEB fica na Av. Professor Mello Moraes, travessa 8, 140, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (11) 3091-3199 / 3815-3106 / 3091-3247; e-mail: difusieb@edu.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Mestrado

Fatores de risco para óbito em idosos. Flavia de Oliveira Motta Maia. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Cenários de reuso de água pluvial e controle da drenagem visando a recuperação ambiental da micro-bacia do alto Tijuco Preto, São Carlos/SP. Alfredo Akira Ohnuma Junior. Dia 3 de fevereiro, às 9 horas.

Formação e gerência de redes de empresas: requisitos para adequação do planejamento e controle da produção - estudo de caso em obra de construção civil de grande porte. Juliano Borges de Freitas. Dia 21, às 9 horas.

Estudo das argamassas de rejuntamento. João Paulo Iughetti Feres. Dia 21, às 10 horas.

Extração de características de textura e Haralick em imagens de íris aplicada à identificação pessoal. Raphael Pereira Moreno. Dia 16 de fevereiro, às 9 horas.

Doutorado

Desenvolvimento de um equipamento para execução de estacas hélice segmentada. Gilmar Willian Barreto. Dia 3 de fevereiro, às 14 horas.

Avaliação das normas de um sistema de pontos para controle de colesterol e gordura no sangue. Priscilla Primi. Dia 14 de fevereiro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Lipoproteína da alta densidade (HDL) como transportadora da proteína amilóide sérica A (SAA) para sítios inflamatórios: lípides, apolipoproteínas e citocinas inflamatórias em exsudato pleura. Cristiani Burger. Dia 31, às 14 horas.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA-USP) - Apoio para determinar a qualidade das informações nutricionais em rótulos de alimentos. Ana Teresa Ratto. Dia 21 de fevereiro, às 14 horas.

Modelagem farmacocinética-farmacodinâmica do propofol em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca com anestesia venosa contínua alvo-controlada. Dia 2 de fevereiro, às 14 horas.

Amilóide sérica A: ação sobre leucócitos e possível participação na manutenção do estado inflamatório crônico no diabetes. Elaine Hatanaka. Dia 1º de fevereiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeiro

Mestrado

Cuidados domiciliares com enfermos terminais em famílias de baixa renda. Kênia Antonia Santana. Dia 3 de fevereiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675


Faculdade de Medicina

Doutorado

Imunoglobulina na patogenia da leishmaniose visceral em hamsteres. Regiane Mathias. Dia 21, às 9h30.

Efeitos da terapia estrogênica e do exercício físico sobre alguns parâmetros de risco cardiovascular em mulheres na pós-menopausa. Fabrício Collares Rosa. Dia 21, às 8h30.

Efeitos da prática de tai chi chuan no equilíbrio de idosas independentes. Angélica Mssako Yamaguchi. Dia 15 de fevereiro, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Mapeamento da Voltagem na Tomografia por Impedância Elétrica. Janaína Perez Marques de Azevedo. Dia 15 de fevereiro, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br