São Paulo, 27/01/2005 - Boletim nº1560
educação
Livros didáticos utilizados
no Brasil serão catalogados

O Projeto Livres, coordenado pela FE,
está desenvolvendo um banco de dados
sobre todos os livros didáticos utilizados
no País desde o século 19
leia...
Escola de Enfermagem promove
curso de atualização
EESC lança projeto de prevenção
de impacto ambiental

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Banco de dados pretende catalogar todos os livros didáticos utilizados no Brasil

Flávia de Souza

Um grupo multidisciplinar está organizando, na Faculdade de Educação (FE) da USP, uma base de dados de livros didáticos utilizados no Brasil. Os registros incluirão obras que datam de 1810 aos dias atuais. O Projeto Livres (livros escolares), como é conhecido, pretende catalogar informações a respeito dos livros didáticos utilizados em todas as disciplinas, da pré-escola ao ensino médio.

Segundo a professora Circe Bittencourt, historiadora que coordena o grupo de trabalho, a construção da base de dados auxiliará os pesquisadores de livros didáticos. O arquivo terá informações básicas, como título, autor e ano de lançamento, além de dados a respeito de sua localização (em qualquer biblioteca do país), estado (se contém anotações do estudante, por exemplo) e órgão autorizador de circulação. A intenção é disponibilizar o banco na internet ainda no início de 2005.

Circe explica que a equipe, além de pesquisadores da USP, conta com especialistas da PUC e da Unicamp, num total de 40 pessoas. "Outra preocupação é estabelecer contato com pesquisadores de outros estados. Quanto mais pessoas atentas à localização de livros, melhores os resultados", acrescenta. Uma das principais características do projeto é a junção de diversas áreas do conhecimento. "Temos especialistas em cada uma das disciplinas, além de estudantes de Biblioteconomia e documentação", afirma a professora.

O banco de dados também terá imagens das capas dos livros e das ilustrações internas. O projeto inclui, ainda, uma proposta de digitalizar obras raras. Segundo a coordenadora, a idéia é contribuir para a conservação dos livros.

Educação e memória
O grupo também conduz a organização da Biblioteca do Livro Didático, na FE. Intitulado Educação e memória: organização de acervo de livros didáticos, o projeto teve início em 1993. Atualmente, a biblioteca possui dez mil títulos. "A meta é atingir 25 mil obras", informa Circe. O acervo também traz documentos como programações curriculares e catálogos de livros.

"Queremos transformar a biblioteca numa referência para os pesquisadores de livro didático", afirma. O objetivo final do grupo é produzir um livro que sintetize a história do livro didático no Brasil.

Por fim, Circe aponta as tendências da pesquisa brasileira em livros didáticos. "Até há pouco tempo, predominavam as abordagens ideológicas, de denúncia. Hoje, surgem novas abordagens, como análise de ilustrações e atividades propostas", conta a historiadora, cujo trabalho atual se volta ao estudo de editoras e autores.

Mais informações: (0XX11) 3091-2396, com Circe Bittencourt; e-mail: circe@usp.br




Cursos e Palestras

Enfermagem promove curso de atualização
Na segunda-feira (31), a Escola de Enfermagem (EE) da USP abre inscrições para o curso de atualização Família e Doença: uma perspectiva de trabalho em enfermagem. As inscrições serão aceitas até o dia 11 de fevereiro ou até o preenchimento das vagas (50).

O curso se destina a enfermeiros e docentes e será realizado entre os dias 22 e 25 de fevereiro, das 8 às 18 horas. Os interessados em participar devem se inscrever pessoalmente no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da EE. É preciso levar o RG e uma cópia do registro profissional (Coren). O curso custa R$ 230,00 e o pagamento deverá ser feito à vista no momento da inscrição. O atendimento será realizado das 8 às 16 horas.

A EE fica na Av Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7531 / 7577, site http://www.ee.usp.br/culturaeextensao/cursos/curso_atual_familia.htm, ou e-mail scex@usp.br


Ceuma realiza duas palestras com T. J. Clark
Nos dias 1 e 2 de fevereiro, o historiador de arte T. J. Clark ministrará duas palestras no Centro Universitário Maria Antônia (Ceuma) da USP.

A primeira palestra, A Modernidade e seus inimigos, se concentra na discussão do caráter mundial da oposição islâmica ao imperialismo americano e no renascimento de uma nova forma de ideal vanguardista. A segunda, Em defesa do Expressionismo Abstrato: "Subúrbio em Havana", de Willem de Kooning, trata-se da análise da obra de Willem Kooning.

Timothy J. Clark nasceu em 1943, na cidade de Bristol. Ph. D. em História da Arte pela Universidade de Londres, lecionou tanto na Inglaterra, quanto nos Estados Unidos, nas Universidades de Leeds e Essex, Harvard e na Universidade da Califórnia, entre outras. O historiador virá ao Ceuma como convidado do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

As duas palestras serão realizadas às 19h30 e a distribuição de senhas começará às 18 horas. Haverá tradução simultânea e a entrada é gratuita.

O Ceuma fica na R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815 ou 3255-7182




Agenda Cultural

Sessões de filmes e contação de histórias no CDCC
Nesta semana, a Biblioteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos promoverá sessões gratuitas de vídeos e contação de histórias. Confira a programação:

Na quinta (27), às 15 horas será exibido Scooby-Doo (aventura, dublado, 87 min). A trama gira em torno de um mistério sobrenatural envolvendo o desaparecimento de um parente de Salsicha (Matthew Lillard). A gangue formada por Fred (Freddie Prinze Jr.), Daphne (Sarah Michelle Gellar) e Velma (Linda Cardelini) é chamada para investigar o caso junto com Scooby-Doo, o cão mais medroso da história dos desenhos animados. Em seguida, às 16h30, será contada a história A Festa no Céu.

Zeus e Roxane: quase feitos um para o outro (aventura, dublado, 98 min.) será exibido na sexta (28), às 15 horas. O filme conta a história do esperto cachorrinho Zeus que se apaixona por Roxane, um golfinho fêmea muito brincalhona. Quando a bióloga Mary Beth, vizinha de Zeus e seu dono, Terry, dá a oportunidade para os dois se conhecerem, muitas confusões podem acontecer. Na sequência, às 16h40, a história O Burro e o Sal encerra as atividades da sexta-feira.

Sábado (29), será exibido Lilo & Stitch (animação, dublado, 85 min.) às 9 horas. Stitch, um alienígena azul, foge de uma prisão galática e cai na Terra, sendo adotado por Lilo, uma garotinha havaiana que pensa que ele é um cachorrinho. Enquanto é perseguido pelo cientista que o criou e por um outro alien atrapalhado, Stitch cria inúmeras confusões para sua "dona". Após o vídeo, A História da Baratinha será contada, às 10h25.

O CDCC fica na Rua 9 de julho, 1227, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772; site: http://www.cdcc.sc.usp.br




Quadro de Avisos

EESC lança projeto de prevenção de impacto ambiental
Nesta sexta-feira (28) ocorre a cerimônia de lançamento do Projeto Mogi-Guaçu, do Núcleo de Ecossistemas Aquáticos (Neea) do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (Crhea) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Com financiamento recentemente aprovado pelo Programa Patrocínio Ambiental da Petrobras, o projeto visa nortear ações que se reflitam na prevenção e atenuação dos impactos ambientais na bacia hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu e na região do Alto Mogi, englobando 18 cidades. No total, devem ser investidos cerca de R$ 860 mil na execução do projeto.

Seus objetivos incluem um Programa de Educação Ambiental, um curso de capacitação em educação ambiental para professores do ensino fundamental e médio, e programas de ação sócio-ambiental, com ênfase no fornecimento de orientação e conscientização de agricultores sobre boas práticas de proteção e recuperação de nascentes, saneamento básico rural, perigos dos agrotóxicos, agricultura alternativa e recuperação de mata ciliar. Ambos programas devem ser desenvolvidos num prazo de dois anos.

Entre as atividades previstas estão a assinatura de uma carta de intenções e uma palestra de esclarecimento do projeto. Estarão presentes o diretor da EESC, Francisco Roco, o Diretor do Crhea, Frederico Fábio Mauad, o coordenador do Neea, Evaldo Espíndola e diversas outras autoridades, como representantes da Petrobrás, das prefeituras das cidades envolvidas e de organizações ambientais.

A cerimônia acontecerá a partir das 13h30, na Oficina Cultural Regional "Sérgio Buarque de Holanda, à R. São Paulo, 745, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9333, ramal 3913, no Crhea




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Métodos de solução de controvérsias em recursos hídricos. Celso Maran de Oliveira. Dia 11 de fevereiro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Entidades de abrigo de crianças e adolescentes do Município de Vitória-ES: Aproximação de uma realidade social. Mônica Gomes Pereira Tosta. Dia 31, às 9h30.

A situação do trabalho das cooperativas de catadores frente à valorização econômica da reciclagem. Christine Parmezani Munhoz. Dia 3 de fevereiro, às 10 horas.

Condições de vida dos catadores de caranguejos no Município do Vitória (ES). Rozangela Pereira Marins. Dia 3 de fevereiro, às 14 horas.

Doutorado

Estudo de prevalência da infecção genital por papilomavírus humano em auxiliares de serviços gerais na fase climatérica da Universidade Estadual de Maringá-PR. Linda Emilo Suzuki. Dia 31, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br