São Paulo, 01/02/2005 - Boletim nº 1561
comportamento
Aids ajudou na consolidação
do movimento GLS

Estudo do Departamento de Antropologia
da FFLCH analisou a cena homossexual
da cidade de São Paulo depois do
aparecimento da doença
leia...
Técnica usa tomografia
para avaliar danos à retina
HC inaugura novas instalações
da Clínica Obstétrica

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pesquisa da Antropologia analisa influência da Aids na militância GLS

Yara Camargo

Estudo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP concluiu que o aparecimento da Aids fortaleceu a militância gay e diminuiu o preconceito contra homossexuais. Realizada pelo doutorando Ronaldo Trindade, do Departamento de Antropologia, a pesquisa analisou a cena homossexual na cidade de São Paulo após o surgimento da doença, em meados dos anos 80.

A década de 80, período de redemocratização do Brasil, foi marcada por grandes mudanças. "Setores oprimidos, como negros, gays, índios, mulheres, ganharam voz dentro da sociedade", conta Trindade. O primeiro movimento de militância homossexual brasileiro, por exemplo, acabara de surgir: o Somos (Grupo de Afirmação Homossexual), fundado em 1978.

Os primeiros casos de Aids (denominada inicialmente de "peste gay" pela imprensa e setores conservadores da sociedade) acabaram servindo como estímulo para a organização de grupos GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) e, bem ou mal, colocaram o movimento em evidência. "A homossexualidade era um grande tabu e a Aids fez com que ela fosse pelo menos discutida", comenta o pesquisador.

Exposição
A mídia teve um papel importante na disseminação do debate. "O Cazuza, por exemplo, foi um ícone. Mostrar a existência da doença fez com que as pessoas refletissem e se informassem sobre o assunto". A militância percebeu que o poder público e os meios de comunicação poderiam ser aliados na luta pelos direitos dos homossexuais. "Na minha opinião, a visibilidade é o melhor remédio contra o preconceito".

Para o pesquisador, isso pode ser percebido pelo aumento de manifestações públicas desde a década de 1980. A Parada Gay de São Paulo (que em poucos anos se tornou a maior do mundo), os "beijaços" e até o caso do adestrador de cães Edson Neris da Silva, morto em 2000 por um grupo de skin heads. "O fato ganhou tanta repercussão na mídia, que os índices de agressões contra homossexuais estão diminuindo visivelmente".

Exemplo da maior aceitação da homossexualidade também pode ser conferido na audiência da atual novela da TV Globo, Senhora do Destino. "A TV é um termômetro da sociedade. Hoje a audiência torce pelo casal de lésbicas Eleonora e Jenifer. Há pouco tempo, um outro casal de lésbicas 'foi explodido' num shopping (referência à novela Torre de Babel, também da Globo, exibida em 1998)". Trindade cita uma série de exemplos da mídia para corroborar sua tese da diminuição do preconceito, tais como o desaparecimento de personagens caricatos como o Capitão Gay, interpretado por Jô Soares e o fato de o programa Fica Comigo Gay, exibido em 2001 na MTV, ter alcançado a segunda maior audiência da emissora naquele ano.

Diversidade
Na pesquisa, Trindade também fala de outro fenômeno que ele observou em São Paulo: o fato de o crescimento das manifestações GLS ter estimulado novas formas de comportamento sexual. "A visibilidade não só fortaleceu o movimento gay, como também evidenciou diversas identidades sexuais". Ele classifica, por exemplo, um grupo como "modernos". São pessoas que não procuram definir sua sexualidade e transitam pelos mundos hetero e homossexual. "Eles são mais bem aceitos pela sociedade e fortalecem a causa gay, são o 'S' da sigla".

Mais informações: (0XX11) 7156-9790 e 3115-0668 ou pelo e-mail ronaldotrindade@yahoo.com.br



Técnica inédita no Brasil usa tomografia para avaliar danos à retina causados pela luz solar

Da Redação, Agência USP

Pela primeira vez no Brasil, um aparelho de tomografia de coerência óptica de terceira geração (OCT3) foi usado para avaliar e detectar lesões na retina causadas pela exposição intensa à luz solar. A pesquisa foi realizada pelo oftalmologista Rodrigo Jorge, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), em colaboração com o médico Rogério Alves Costa, do Hospital de Olhos de Araraquara. Os resultados do estudo foram publicados no final do ano passado na revista American Journal of Ophtalmology.

Os dois médicos iniciaram as análises com o OCT 3 em 2003, no Hospital de Olhos de Araraquara, para entender melhor as lesões da retina secundária causadas pela exposição solar. "Esta foi a primeira vez que a tomografia óptica de terceira geração foi usada no Brasil", explica Rodrigo Jorge. Graças aos exames, o artigo traz relatos inéditos de pacientes brasileiros que apresentaram alteração no fundo de olho sugestiva de lesão pela luz do Sol.

Rogério Costa, explica que a tomografia do tipo OCT3 é um exame não invasivo, sem injeção de contraste, similar a ultra-sonografia. "Entretanto, o OCT3 usa um laser e não o som como fonte, gerando assim imagens de altíssima resolução da retina", explica o médico. "Não se sabe até que ponto o dano retiniano secundário à exposição solar é
reversível e sua correlação com a perda da visão central, mas dependendo do grau de comprometimento da retina externa, a perda da visão é irreparável."

Exposição
As alterações na morfologia da retina podem ser detectadas após pequenos períodos de observação solar direta, relata Rogério Costa. "Olhar diretamente para o sol durante 60 segundos já causa alterações, geralmente transitórias e que não causam danos permanentes", relata. "Um período de observação solar mais prolongado ou repetido pode gerar danos irreparáveis à estrutura retiniana, como aconteceu com um dos pacientes que participaram do estudo."

Rodrigo Jorge ressalta que a população deve ter consciência dos perigos de lesão na retina causados pela luz solar, e recomenda o uso de óculos bem fechados, com filtro ultravioleta. "Se as lentes são escuras no centro e abertas do lado, a pupila fica dilatada, e expõe mais a retina à luz que entra pelas laterais, podendo machucar o fundo do olho", relata.

O professor da FMRP relata que a suscetibilidade à luz solar é maior para aqueles que têm hipermetropia, mas os riscos dos raios ultravioleta devem ser evitados por todos. "A luz do meio-dia é a mais intensa e perigosa, mas como ela incide perpendicularmente ao olhar, ela não incide diretamente sobre a retina", diz. "A luz do sol poente, embora mais fraca, tem um alcance mais perigoso, "porque incide paralelamente ao solo e pode vir diretamente para a retina."

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas da FMRP)

Mais informações: (0XX16) 602-2423, 8115-9676, com Rodrigo Jorge





Cursos e Palestras

Seminário sobre estatística no IME
O Instituto de Matemática e Estatísctica (IME) da USP promove nesta quarta-feira (2), a partir das 17 horas, o seminário Appropriate advanced statistics training for applied scientists and researchers in the workplace.

Nesta palestra, serão relatadas as opiniões de 1.000 jovens graduados (biologia, psicologia, administração, nutrição e estatística) com altas posições em seu presente emprego. Uma análise de correspondência identifica a natureza da atividade de estatística no local de trabalho para os graduados nessas áreas, enquanto uma análise fatorial resume diferenças, consistências e deficiências de treinamento nas referidas especialidades. Estas análises mostram caminhos para resolver as deficiências de treinamento que encontraram amplo respaldo entre cientistas aplicados e outros graduados.

A entrada é gratuita e não há a necessidade de se inscrever previamente.

O seminário será realizado na sala 247 do Bloco A. O IME, que fica na R, do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121



Ciclo de palestras sobre gestão empresarial
A Fundação Vanzolini prossegue, neste mês de fevereiro, com seu ciclo de palestras sobre gestão empresarial, sempre às quartas-feiras a partir das 20 horas. Os eventos são voltados a empresários, engenheiros, administradores e outros profissionais do mercado que tenham interesse em se reciclar e trocar experiências.Confira a programação:

No dia 2, A Prática do Coaching - Gerenciando Pessoas Empreendedoras, com Agnelson Correali, sócio-diretor da DCR Consultores Associados e consultor em Desenvolvimento Comportamental.

Dia 16, o professor Alberto Ramos, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP proferirá a palestra Seis Sigma.

No dia 23, Revelando e Aplicando o Alto Desempenho às Empresas. O conferencista será Giancarlo Pereira, pesquisador associado ao Núcleo de Análise Interdiciplinar de Políticas e Estratégia (Naippe) da USP e coordenador de programa para Projeto Estratégico da Indústria Automotiva.

Os interessados em participar das palestras devem fazer inscrições pelo telefone (0XX11) 3541-3789 ou pelo e-mail palestra@vanzolini.org.br. As palestras dos dias 2 e 16 são gratuitas. No dia 23 será cobrado o valor de R$ 150,00.

A Fundação Vanzolini é uma entidade sem fiins lucrativos, gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, e é localizada à Av. Paulista, 967, 5º andar, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3541-3789




Publicações

Fitossanidade em citros é o tema da revista Visão Agrícola
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de PIracicaba acaba de editar o segundo número da revista Visão Agrícola, abrangendo temas relacionados a Citricultura, considerando que esse é um dos setores mais importantes para o agronegócio brasileiro com alta representatividade em nossas exportações. Os artigos reunidos nesta edição, escritos por especialistas da área, oferecem um painel atualizado sobre os conhecimentos fitossanitários da citricultura.

Luiz Gustavo Nússio, docente do Departamento de Zootecnia da Esalq, é o editor responsável da Visão Agrícola. O Conselho Editorial é composto pelos professores Ederaldo José Chiavegato, Edgar Gomes Ferreira de Beauclair, José Djair Vendramim, José Baldin Pinheiro e Marta Helena Fillet Spoto. Os coordenadores técnicos desta segunda edição são os professores Celso Omoto e Lílian Amorim, além de Nelson Gimenes Fernandes, da Fundecitrus.

A revista tem periodicidade semestral. Os próximos números previstos serão "A cadeia produtiva da carne bovina", 1º semestre 2005, e "A sustentabilidade da produção florestal", 2º semestre 2005.

Esta segunda edição possui 136 páginas e tiragem de sete mil exemplares. O número avulso custa R$15,00 e a assinatura anual, com dois volumes, R$25,00.

Mais informações: (0XX19) 3429.4249, ou pelo site www.esalq.usp.br/visaoagricola




Quadro de Avisos

Vaga para técnico em informática na FMRP
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Técnico em Informática para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O cargo será preenchido sob o regime da CLT, e terá salário inicial de R$ 1.245,28.

Os candidatos precisam ter Ensino Médio Completo, conhecimento básico de inglês, conhecimentos em informática e ser maiores de 18 anos. Os interessados devem comparecer até o dia 23, das 9 às 11 e das 14 às 17 horas, na seção de pessoal da FMRP, no prédio da administração, à Av. Bandeirantes, 3.900, Campus da USP. Outros detalhes sobre o concurso podem ser vistos na página http://picard.fmrp.usp.br/sp/tec_informatica.htm.

Mais informações: http://www.fmrp.usp.br



Inscrições abertas para curso pré-vestibular gratuito
O Curso Pré-vestibular do Núcleo de Consciência Negra (NCN) na USP é gratuito e ministrado por alunos da própria Universidade. As inscrições para o cursinho estarão abertas até o dia 24.

Quem estiver interessado em fazer o curso deve se dirigir ao NCN de segunda à sexta, das 18 às 21 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas. É preciso levar uma cópia do RG e uma foto 3x4. É cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$40,00. Os inscritos terão que fazer uma prova de seleção no dia 27. As aulas têm início no dia 9 de março e a matrícula custa R$50,00.

O NCN fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, bloco 3, Cidade Universitária (próximo à ECA), São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4291, pelo site www.ncnegra.rg3.net, ou pelo e-mail ncn87@yahoogrupos.com.br



Esalq recebe Prêmio Top de Agronegócio 2005
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba foi agraciada com o Prêmio Top de Agronegócio 2005, concedido a 53 instituições pelo Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade, de Campinas. Este prêmio é concedido para empresas privadas, públicas, universidades e institutos de pesquisa, que obtém destaque no campo do agronegócio. A cerimônia de entrega do Prêmio foi no dia 28 de janeiro.

Para conceder o prêmio, o Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade realiza previamente pesquisa com profissionais e empresários ligados ao agronegócio, jornalistas especializados, agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários e outros profissionais da área de ciências agrárias, visando selecionar empresas, organizações e entidades que se destacam no ramo do agronegócio.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 ou pelo e-mail acom@esalq.usp.br


Novas instalações na Clínica Obstétrica do HC
Começam a funcionar nesta terça-feira (01) as novas instalações da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). A clínica, que atende a pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi totalmente reformada e conta agora com dez salas destinadas ao pré-natal, oito boxes para exames de ultra-sonografia, uma sala de colposcopia, duas salas de atendimento multiprofissional e dependências para o treinamento e orientação a gestantes.

Foram feitas obras de recuperação do piso e no sistema de energia elétrica, que agora é independente, fornecendo mais segurança e permitindo uma maior economia nos gastos. Além disso, a clínica sofreu uma reformulação em sua mobília e ganhou um avançado sistema de informatização, o que trará mais agilidade no atendimento aos pacientes.

A Clínica Obstétrica atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O agendamento de consultas é feita mediante encaminhamento médico ou por intermédio do telefone (0XX11) 3066-3000, das 7 às 12 horas. O endereço é Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-3000




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Estudo da água e sedimentos de pesque-pagues e piscicultura, situados na bacia hidrográfica do Mogi Guaçu, com ênfase na avaliação do nível de contaminação por metais. Orlando Paulino da Silva. Dia 3, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3733-9235 / 9250


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Efeitos da desnervação mientérica na população das células intersticiais de cajal no cólon de ratos. Patricia Modiano. Dia 2, às 9 horas.

Proteção contra a ototoxicidade da gentamicina com subdoses de gentamicina. Eloisa Nogueira Maudonnet. Dia 2, às 10 horas.

Doutorado

Participação de citocinas na imunomodulação da doença periodontal experimental induzida por Actinobacillus actinomycetemcomitans. Gustavo Pompermaier Garlet. Dia 1º, às 13 horas.

Comparação entre o horário matinal e o vespertino para aplicação de um programa de exercícios físicos para crianças asmáticas. Cristiane Soncino Silva. Dia 1º, às 14 horas.

Estudo das anomalias congênitas detectadas em uma série de necropsias consecutivas de crianças de 0 a 14 anos realizadas em um período de 10 anos no HCFMRP-USP. Adriana Piram. Dia 4, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3372


Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

Estratificação vertical de Anopheles cruzii, Anopheles Bellator e outros mosquitos (Diptera: Culicidae) no Município de Ilha Comprida, São Paulo. Helene Mariko Ueno. Dia 14, às 13h30.

Determinantes do estado nutricional de idosos do município de São Paulo: fatores socioeconômicos, redes de apoio social e estilo de vida. Teresa Etsuko da Costa Rosa. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Doutorado

Estudo de regiões de formação estelar massiva a partir de observações no infravermelho próximo e em linhas moleculares em ondas de rádio. Alexandre Roman Lopes. Dia 4, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5046


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Ultraestrutura das fibras nervosas e dos capilares subepiteliais da mucosa lingual de ratos Albinus (Wistar) com envelhecimento. Débora de Freitas Grisolia. Dia 1º, às 14 horas.

Aspectos estruturais e ultra-estruturais das glândulas submandibulares de ratos Wistar com envelhecimento. Tsunae Elizabeth D'avola. Dia 3, às 14 horas.

Avaliação do polimorfismo genético de citocinas e fatores de crescimento na suscetibilidade à rejeição crônica do enxerto renal. Rafael Ioschpe. Dia 4, às 14 horas.

Doutorado

Efeito do treinamento moderado sobre o metabolismo de macrófagos de ratos envelhecidos. Marcela Meneguello Coutinho. Dia 2, às 10 horas.

Estudos de dois compostos antimicrobianos originários da aranha Acanthoscurria gomesiana. Lourivaldo dos Santos Pereira. Dia 2, às 14 horas.

Modulação da plasticidade do músculo esquelético durante a imobilização. Marcelo Saldanha Aoki. Dia 2, às 14 horas.

Clonagem, expressão e caractgerização funcional da proteína hPIF (Human Proteolysis-Inducing Factor). Humberto Miguel Garay Malpartida. Dia 4, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


Instituto de Psicologia

Doutorado

Concepções e sentimentos de professoras do Ensino Fundamental em relação aos alunos com Síndrome de Down inseridos na escola regular. Marinês Lana Borges dos Santos. Dia 1º, às 14 horas.

Efeitos de diferentes histórias com reforçamento positivo sobre o desamparo aprendido em ratos. Raquel Scarpa Gebara Garcia de Lima. Dia 11, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br