São Paulo, 24/02/2005 - Boletim nº 1573
tecnologia
Software 3-D reduz perdas na
distribuição de energia

Circuito de distribuição é visualizado no
computador para criar percurso que evite
sobrecargas de energia. Redução pode
chegar a 40%
leia...
Mostra fotográfica Estação USP
chega a Bauru
HC promove "Dia H"
de humanização hospitalar

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Programa diminui sobrecarga na distribuição de energia e reduz perdas

Júlio Bernardes

Um software capaz de minimizar os efeitos da sobrecarga dos sistemas de distribuição de eletricidade, reduzindo perdas de energia, foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP de São Carlos. O programa permite visualizar todo o circuito de distribuição no computador, elaborando um percurso que evite sobrecargas. A aplicação do sistema poderá reduzir as perdas em até 40%.

De acordo com o professor do ICMC, Alexandre Cláudio Botazzo Delbem, coordenador das pesquisas, as perdas de energia elétrica ocorrem geralmente pela sobrecarga dos circuitos de transmissão e distribuição. "A linha do circuito se 'aquece' e o calor gerado consome parte da energia distribuída", explica.

O software permite que toda a rede de distribuição de uma cidade seja visualizada na tela de um computador, em formato tridimensional e, por meio de um programa, o circuito é reconfigurado, evitando sobrecargas. "Com a aplicação deste processo, a redução da perda de energia elétrica pode chegar a 40%", aponta Delbem.

O pesquisador relata que o projeto tem como base um algoritmo evolutivo, um programa que busca a resolução de um problema de forma similar à evolução de espécies na natureza. "Entretanto, foi necessário criar uma nova metodologia para aplicá-lo em redes de tamanho real e sem simplificações", ressalta. "O algoritmo é a parte essencial do projeto, e também será desenvolvida uma interface imersiva para o modelo de rede em 3-D, utilizando óculos especiais."

Circuitos
Delbem aponta que o percurso da energia nos circuitos, na maioria dos casos, é alterado por chaves manuais instaladas nos postes. "Essa alteração depende da experiência de técnicos", diz "O software indica em segundos os pontos do circuito que devem ser alterados, qualquer que seja o tamanho da rede de distribuição."

O programa também pode ser usado em casos de interrupção de energia (apagões), observa o professor. "O circuito é reconfigurado, o que faz com que a energia seja redirecionada, agilizando os reparos e diminuindo os prejuízos", afirma Alexandre Delbem. "O software também é empregado no planejamento da expansão de linhas de distribuição de energia e prevê a operação automática da rede a partir de uma central."

Alexandre iniciou as pesquisas do programa em 1996, em dissertação de Mestrado orientada pelos professores Newton Bretas, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e André de Carvalho, do ICMC. Os estudos são financiados pela Fapesp, CNPq e Finep. "O convênio com a Finep prevê a transferência da tecnologia para uma empresa incubada no Parque Tecnológico de São Carlos", aponta o pesquisador.

Mais informações: acbd@icmc.usp.br, com Alexandre Cláudio Botazzo Delbem




Cursos e Palestras

IQSC realiza eventos abertos e gratuitos no dia 28
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, promoverá na próxima segunda-feira (28) duas palestras e uma Aula Magna, em razão da Semana de Recepção aos Calouros. Os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, ministrará a Aula Magna São Paulo: um modelo de desenvolvimento para o Brasil, às 10 horas.

A educadora Patrícia Silva Leme, agente do programa USP Recicla, ministrará, às 14 horas, a palestra Consumo responsável: realidade ou utopia?. Às 15h30, haverá uma palestra sobre a Aids, com a enfermeira Blaranis Helena Pauleto Ferrari, do Centro de Especialidades da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Todos os eventos serão realizados no Anfiteatro do IQSC, na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036


Esalq realiza semana de recepção aos calouros
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, promoveu uma série de atividades para a semana de recepção dos calouros, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Entre os destaques, está a peça Até onde o vento levar..., que trata de maneira irreverente de problemas como o lixo e o consumo. A peça é encenada por funcionários e alunos que participam da Comissão USP Recicla do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), e que terá duas apresentações no dia 28, às 10h15 e às 21h15.

No dia 3, acontece a palestra Muito louco é lembrar da balada, uma aula sobre o tema da dependência química, em uma linguagem descontraída e interativa. Organizada pelo Programa de prevenção e tratamento do uso de drogas na USP (PRODUSP), a palestra tem início às 14 horas, no Salão Nobre da Esalq.

E como parte do último dia da recepção aos calouros, estão previstas, entre outras, atividades socioambientais, que incluem o plantio de árvores no campus da faculdade.

As atividades da semana de recepção aos calouros, embora destinadas aos ingressantes na Esalq, são abertas ao público e gratuitas.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485




Agenda Cultural

FOB recebe exposição fotográfica Estação USP
A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP inaugurou nesta quarta-feira (23), às 13 horas, a exposição fotográfica Estação USP, promovida pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP.

A mostra, que pode ser vista no saguão de entrada da FOB, dispõe de 30 painéis fotográficos que contam a história da atuação de estudantes da USP junto à comunidade no interior e no litoral paulista. A exposição permanecerá na FOB até o dia 8 de março, quando seguirá para o campus da USP de Piracicaba.

Em Bauru, a exposição tem o apoio da Comissão Integrada para Eventos Socioculturais e da Seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP e está aberta a visitação pública, com entrada franca, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

A Estação USP é um programa de extensão universitária, realizado no mês de julho em cidades do interior e do litoral paulista. Em 2004 as atividades atingiram 15 mil pessoas e aconteceram simultaneamente nas cidades de Brotas, Mococa, São Carlos, São Pedro e São Sebastião.

As atividades são produzidas e desenvolvidas por estudantes da USP, sob a coordenação de professores de suas respectivas áreas, desenvolvendo trabalhos como peças teatrais, mostras e oficinas de cinema, shows de música, atividades físicas e de nutrição.

O programa conta com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, das prefeituras de Brotas, Mococa e São Pedro e tem apoio cultural de: Gelita, Volkswagen, Credicard, Nossa Caixa, Imprensa Oficial e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo.

A FOB localiza-se na Alameda doutor Octavio Pinheiro Brisola, 9 - 75, Vila Universitária, Bauru

Mais informações: (0XX11) 3091-4806, com Lupercio Tomaz, Ivanir Ferreira ou Thais Helena; e-mail: markccs@usp.br ou ivanir@usp.br; em Bauru: (0XX14) 3235-8394 / 3235-8316, no Centro Cultural do campus


IQSC realiza exposição sobre reciclagem
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP inaugura, dia 28, a exposição Latas de Lixo e Recicláveis.

A mostra fotgráfica fornece um panorama mundial sobre como a questão é tratada. A exposição ficará em cartaz até o dia 8 de março, na sala B do edifício Q1 do IQSC (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos). As visitas poderão ser realizadas das 8 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036




Quadro de Avisos

HC promove Dia da Humanização Hospitalar
Palestras educativas, apresentações musicais, teatro de fantoches, mágicos, animadores, sessões de cinema, oficinas relâmpagos, corte de cabelo e manicure gratuitos são algumas das atividades a serem promovidas no Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP nesta quinta-feira (24), das 8h30 às 16 horas.

Intitulado "Dia H", Dia da Humanização Hospitalar, o evento, simbolizado pela flor de Girassol, envolverá funcionários, médicos, enfermeiros, residentes, pacientes e visitantes. A intenção do Instituto Central é melhorar a qualidade do atendimento em saúde, mediante a promoção de entretenimento, cultura e informação educacional que sensibilizem os profissionais e, ao mesmo tempo, proporcione um ambiente de trabalho descontraído, acolhedor e humanizado.

As palestras, dirigidas aos funcionários, irão discutir o programa de humanização desenvolvido pelo instituto e os projetos Reouvir na 3ª idade e Quem escuta bem, aprende melhor, às 9 h30 e 14 horas, respectivamente.

O teatro de fantoche terá apresentação itinerante. O grupo musical Fotton e o Coral do Instituto Central farão apresentações aos pacientes, visitantes e familiares, a partir das 12h30, no Prédio dos Ambulatórios. Profissionais do salão Jacques Janine também participam do evento. Das 9 às 16 horas, cabeleireiros e manicures irão cortar os cabelos, fazer as unhas e orientar os funcionários sobre os segredos de uma boa maquiagem.

A partir das 15h30, pacientes internados contarão com sessões de vídeo, nos anfiteatros das enfermarias, e os funcionários poderão participar da "Sessão Pipoca", com a abordagem do tema Humanização: Um Olhar Cinematográfico.

Durante todo o dia haverá exposição de pôsteres com enfoque na Humanização e distribuição de sementes de girassol aos funcionários.

Mais informações: (0XX11) 3069-6551 / 9853-8543


FOB realiza triagem de crianças para tratamento de cárie
A Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da USP, realizará no dia 2 de março, das 14 às 17 horas, e no dia 7 de março, das 8 às 11 horas, triagem de pacientes de 3 a 10 anos de idade para tratamento de cárie.

Nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30, os pais ou responsáveis interessados devem comparecer à clínica de odontopediatria da FOB e retirar a ficha de inscrição do paciente. Para isso não é necessária a presença da criança.
O tratamento será gratuito. A FOB localiza-se na Alameda doutor Octavio Pinheiro Brisola, 9 - 75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8225, na clínica de odontopediatria da FOB; informações para a imprensa: (0XX14) 3235-8385 / 3235-8203 / 8117-9953, com Marianne Ramalho


FMRP inaugura novo prédio do Centro Saúde Escola
Nesta quinta-feira (24), às 14 horas, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP inaugura o prédio novo do Centro Saúde Escola (CSE).

Em 1993, reformas urgentes no que seria o antigo PS Central (hoje UBDS Central), obrigaram a distribuição do pronto-atendimento para outras unidades distritais da cidade. O CSE (inaugurado em 1979 pelo Departamento de Medicina Social da FMRP) passou então a receber urgência e emergência, sem que sua estrutura original tivesse sido pensada para isso. Desde então a demanda se multiplicou, hoje, são atendidas cerca de 400 pessoas por dia, em atenção primária e secundária. Além disso, o CSE, que funciona 24 horas, recebe os pacientes em horários e dias nos quais as unidades básicas do município estão fechadas.

O novo prédio inaugurado dobrou o espaço físico disponível para a população. São 1.575 metros quadrados de área construída, 17 consultórios, e espaços projetados especialmente para o acolhimento mais humano e digno para pacientes e familiares. O espaço destinado a pequenas cirurgias, referência local, foi triplicado. Também alunos e profissionais passarão a ter alojamentos mais condizentes com as necessidades de um posto com estas características. Foram quase R$2 milhões de investimento, compartilhados entre a FMRP e o Hospital das Clínicas da FMRP.

O antigo prédio também deve passar por reformas e os ambulatórios que funcionam no local deverão ser mantidos, com ampliação do espaço disponível para atendimento dos pacientes.

A cerimônia de inauguração contará com a presença da diretoria da FMRP e do Reitor da Universidade, Adolpho Melfi. O evento será aberto ao público, já que se trata da entrega de mais uma melhoria à população.

O novo prédio fica na Rua Teresina, 678, Sumarezinho, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3058 e 9796.8557


Universia firma parceria com o IG
Desde terça-feira (22), o conteúdo do portal Universia Brasil (www.universia.com.br) está disponível no canal Educação do noticiário Último Segundo, produzido pelo site IG.

Pela união, o Universia disponibiliza parte de seu conteúdo para ser publicado no IG. O Último Segundo divulga uma manchete sobre um tema Universia e o link do portal, para que o usuário leia a matéria completa no próprio Universia.

Acesse e confira: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/index.shtml

Mais informações: (0XX11) 3179-0748, pelo e-mail mnascimento@universia.net




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Caracterização dos meios de cultivo de viveiros de carcinicultura e da lagoa de disposição dos efluentes no Rio Grande do Norte: subsídios para proteção dos ecossistemas deste estudo. Paulo Eduardo Vieira Cunha. Dia 4 de março, às 14 horas.

Doutorado

Alocação de recursos e roteamento de tráfego em telecomunicações por meio de algoritmo genético: rede óptica WDM e rede de comunicação móvel celular. Marcos Antônio Cardoso de Lima. Dia 4 de março, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Desenvolvimento de um Jogo para o Ensino de Logística Empresarial. Luiz Fernando Vianna Sobral de Magalhães Oliveira. Dia 1º de março, às 14 horas.

Proposta de Melhoria do Sistema de Água Doce dos Navios de Assistência Hospitalar da Marinha do Brasil. Levi Esteves Lessa. Dia 2 de março, às 10 horas.

Desgaste e corrosão de bombas de combustível com misturas de álcool e gasohol. Fernando Fusco Rovai. Dia 4 de março, às 14h30.

Programas Permanentes de Uso Racional da Água em Campi Universitários: O Programa de Uso Racional da Água da Universidade de São Paulo. Gisele Sanches Silva. Dia 9 de março, às 14 horas.

Obtenção de Nanofibras Poliméricas pelo Processo de Deposição Eletrostática. Demetrius Saraiva Gomes. Dia 10 de março, às 14 horas.

Readequação do Uso de Áreas de Fundo de Vale Desocupadas por Intervenções em Assentamentos Informais: Estudo de Caso da Operação Cajuru. Fernanda Paes de Barros. Dia 10 de março, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br