São Paulo, 28/02/2005 - Boletim nº 1575
saúde
Vida afetiva dos portadores
do HIV é pouco abordada

Avanços no tratamento estimulam
relacionamentos entre portadores do vírus
e pessoas soronegativas, aspecto
negligenciado pelos profissionais de saúde
leia...
SIBi da USP comemora
o Dia do Bibliotecário
Ceuma inaugura primeira
série de exposições de 2005

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Programas de saúde devem dar atenção à vida afetiva e sexual dos portadores do vírus HIV

Flávia Souza

O diagnóstico de que uma pessoa é portadora do vírus HIV não leva, necessariamente, à interrupção de sua vida afetiva e sexual. Esta constatação motivou a enfermeira Renata Karina Reis, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, a estudar a qualidade do relacionamento entre pessoas soropositivas e negativas, os conflitos envolvidos nessas relações e a questão dos métodos preventivos. Segundo a pesquisadora, é necessário que os programas de tratamento e prevenção levem em conta a existência e as características desses relacionamentos.

"O tratamento da Aids tem passado por rápidas transformações. Hoje, uma pessoa portadora do HIV ou que sofra de Aids tem uma vida mais longa. O estabelecimento e a manutenção de relacionamentos têm sido cada vez mais freqüentes", afirma Renata.

A enfermeira entrevistou onze pacientes - sete homens e quatro mulheres - portadores de HIV ou Aids que mantinham relacionamentos estáveis com parceiros soronegativos. Todos os entrevistados recebiam atendimento numa unidade de tratamento em Ribeirão Preto. Renata conta que o primeiro conflito surge quando o paciente se depara com a necessidade de relatar sua situação ao parceiro.

"Com o diagnóstico positivo, a vida sexual do paciente tende a sofrer modificações, geralmente rumo a uma piora. Alguns optam por manter apenas o aspecto afetivo. No entanto, em muitos casos a atividade sexual também se mantém", diz a pesquisadora, referindo-se a um segundo conflito: a vontade de se manter os hábitos anteriores contra o medo de contaminar o parceiro.

Renata ressalta que a manutenção de um relacionamento depende de aspectos diversos. Quando o vírus é adquirido numa relação extraconjugal, por exemplo, a tendência é a separação. "Contudo, em questões como essa não é possível generalizar, pois envolve aspectos individuais e próprios de cada casal", ressalva a pesquisadora. Renata também verificou que os relacionamentos iniciados após o diagnóstico apresentam um número menor de conflitos.

Prevenção
A enfermeira afirma que um dos aspectos centrais de seu trabalho foi a questão da prevenção. Segundo ela, é preciso estimular o uso correto e constante de preservativos. "Além disso, o profissional de saúde deve trabalhar os aspectos positivos desse uso. Muitas vezes, o paciente vê a necessidade da prevenção como algo ruim, desqualificador". Em alguns casos, a pessoa se pergunta por que o parceiro não adquiriu a doença e questiona a necessidade de se usar preservativos. "No entanto, ainda não é possível definir quem apresenta, de fato, uma certa resistência ao vírus", alerta Renata. "Por isso, é importante estimular a prevenção em todos os casos".

A enfermeira defende a criação de um programa de saúde voltado aos parceiros dos portadores de HIV/Aids e que dê atenção aos aspectos afetivos da vida desses pacientes. "É necessário olhar para essas pessoas de maneira diferente", diz. Ela recomenda que se estabeleça um trabalho multidisciplinar, que enfoque aspectos psicológicos e preventivos.

Mais informações: (0XX16) 9137-1154, com Renata Karina Reis; e-mail: renakari@bol.com.br




Cursos e Palestras

Fundação Vanzolini oferece palestras sobre treinamento em TI e aprimoramento pessoal
A Fundação Vanzolini, ligada à Escola Politécnica da USP, realizará no mês de março uma série de cursos e palestras nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Aprimoramento Pessoal.

Na área de TI haverá a palestra gratuita Gerenciamento de Projetos em Tecnologia da Informação, a ser realizada no dia 3 (quinta-feira), às 19h30. Voltada a executivos, gerentes, líderes, coordenadores, analistas e demais profissionais envolvidos com a coordenação de equipes e controle de projetos em TI, o objetivo da palestra é apresentar e discutir as questões relacioandas ao papel do gerente de projetos e a aplicação prática de modelos e técnicas para o gerenciamento e controle de projetos de Tecnologia da Informação.

Nos dias 3 e 4 será oferecido o curso Gestão integrada de Processos e da Tecnologia da Informação. As inscrições custam R$ 500,00 e o curso capacitará os participantes a desenvolverem a gestão por processos, otimizando os fluxos existentes e preparando-os para da utilização eficaz da tecnologia da informação.

Entre as palestras voltadas ao aprimoramento pessoal estão:
Técnicas de falar em público, no 2 de março
Negociação de alta performance, no dia 9
O fator inovação, dia 16
Estratégias de comunicações verbais
, no dia 23
Vivendo a vida com propósito, que será no dia 30 de março
Técnicas de falar em público e Estratégias de comunicações verbais têm entrada gratuita. As demais custam R$ 30,00. Informações sobre o programa e os palestrantes podem ser encontradas no site http://www.vanzolini.org.br/ (Ciclo de palestras - 4ª Absoluta na Paulista).

Os interessados devem se inscrever pelo telefone (0XX11) 3541-3789 ou pelo e-mail palestra@vanzolini.org.br. Todas as palestras acontecerão na unidade Paulista da Fundação (Av. Paulista, 967, 5º andar, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3814-7366, ramal 490 (Assessoria de imprensa)


SIBi comemora o Dia do Bibliotecário
O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, em comemoração ao Dia do Bibliotecário (10 de março), programou algumas atividades.

Neste dia, a partir das 14 horas, o professor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Alfredo Bosi, ministrará a palestra O livro na encruzilhada do saber. Em seguida, é a vez dos professores Christian Klausener, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), e Patrícia Sakai, do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), proferirem a palestra De frente com a dualidade.

É preciso confirmar presença, até dia 4 de março, pelos telefones (0XX11) 3091-4195 / 4194 / 4197 ou pelo e-mail eventos@sibi.usp.br. As palestras acontecerão no Anfiteatro Altino Augusto de Azevedo Antunes, no prédio da administração da Faculdade de Medicina Veterinária de Zootecnia, à Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária, São Paulo.

No dia 11, será realizada uma visita à Estação Ciência, com saída programada para as 9h30 do Departamento Técnico do Sibi, no 1º andar da Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, também na Cidade Universitária. Os interessados devem fazer reserva nos mesmos telefones citados acima ou pelo e-mail visitaec@sibi.usp.br.

Ambos os eventos são gratuitos, abertos ao público geral e com vagas limitadas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4195 / 4194 / 4197, com Tânia, ou site http://www.usp.br/sibi/


FFLCH realiza encontro de geógrafos
Entre os dias 20 e 25 de março, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o 10º Encontro de Geógrafos da América Latina, que é realizado a cada dois anos em diferentes países. O objetivo do evento é promover o debate e intercâmbio da produção geográfica contemporânea entre pesquisadores das diversas instituições latino-americanas.

Serão aceitas inscrições até o dia do evento, sendo cobrada uma taxa de U$S 150,00 para graduados, pós-graduandos, professores e outros profissionais e U$S 75,00 para alunos de graduação. O pagamento deverá ser realizado via depósito bancário. O depósito da taxa de inscrição deve ser realizado em reais conforme a cotação do dólar no dia da transação, no Banco do Brasil (agência: 3559-9 e conta corrente: 24849-5). A ficha de inscrição está disponível no site: http://www.geografia.fflch.usp.br/egal/index.htm.

Mais informações: (0XX11) 3091-4612, pelo e-mail egal@usp.br, ou pelo site http://www.geografia.fflch.usp.br/egal/index.htm


FMRP realiza seminário sobre estresse oxidativo e óxido nítrico
Na quarta-feira (2 de março), às 14 horas, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP realiza o seminário Ocitocina e peptídeo natriurético na regulação do volume e osmolaridade dos líquidos orgânicos: participação do óxido nítrico
.
A palestra será ministrada pelo professor José Antunes Rodrigues, do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), também da USP, e está inserida na programação dos Seminários em estresse oxidativo e óxido nítrico.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, dispensando a necessidade de inscrições prévias. Será conferido um certificado aos participantes do seminário, que acontece no salão nobre da FCFRP, no campus da USP de Ribeirão Preto, à Av. do Café, sem número.

Mais informações: (0XX16) 602-4213 ou site http://www.fcfrp.usp.br/Pesquisa-EstresseOxidativo.htm




Agenda Cultural

Ceuma abre a primeira série de exposições de 2005
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP abrirá, no dia 10 de março, às 20 horas, a primeira série de exposições de 2005.

O artista José Resende ocupará a sala principal com um trabalho realizado com camisas brancas e lençóis, dependurados em cabos de aço tensionados - como habitualmente se usa em varais. Três ventiladores colocados debaixo dessa massa branca de tecido mantém o material ligeiramente inflado e levemente movimentado. Para o artista, trata-se de uma ação simples, com elementos presentes no cotidiano das pessoas, que, no entanto, dialoga com as cenas finais do filme Cinzas e Diamantes do diretor polonês Andrzej Wajda.

Na exposição A pintura e seus limites, Eurico Lopes procura uma aproximação com formas como sombras projetadas, cantos de parede, portas entreabertas, janelas basculantes, fazendo uso de traços diagonais e ortogonais no quadro como um primeiro impulso para romper com o asceticismo da tela em branco. Propositalmente, deixa aparecer pequenos pontos, por onde se possa ver além da cor, pensando-os como contrapontos à regularidade da superfície.

As Bordas da Pintura é a mostra que Ricardo Bezerra apresenta no Ceuma. As relações entre a pintura e o suporte constituem a parte central dos problemas da linguagem enfrentados pelo artista. Essa exposição, composta por sete pinturas, é o resultado poético da pesquisa em torno dessas relações.

Rodrigo Matheus mostra A Volta da Arquitetura, cuja material de base são as estratégias de venda das construtoras de imóveis. Imagens de prédios extraídas de seu contexto original, como folders e anúncios de revistas, são dobradas e fixadas sobre papel quadriculado, criando volumes que aproximam o resultado da linguagem das maquetes, questionando o jogo publicitário que se faz com o sonho contemporâneo da casa própria.

Visualidade Nascente é o título da exposição do Projeto Nascente, que apresenta o resultado de sua 14ª edição na área de Artes Visuais, com os trabalhos finalistas de um total de 51 inscritos. Criado em 1991 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o projeto visa propiciar aos alunos experiência criadora e inventiva, independentemente da formação profissional em curso, valorizar a criação como atuação exponencial para todos os alunos, entendendo-a como fundamental para garantir a multiplicidade formacional dos alunos da Universidade.

As mostras poderão ser vistas até o dia 17 de abril, de segunda a sexta das 12 às 21 horas, e sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita e as visitas devem ser agendadas pelo telefone (0XX11) 3257-2760. O Ceuma fica na R. Maria Antônia, 294, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3257-2760




Quadro de Avisos

Cancelada palestra do presidente da Transpetro na Poli
A palestra Construção Naval dos Navios Destinados ao Transporte de Petróleo e Derivados para a Petrobrás em Estaleiros Nacionais, que seria ministrada no dia 28 pelo presidente da Transpetro, José Sérgio de Oliveira Machado, foi cancelada pela organização.

Em nota, o chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica (Poli) da USP, professor Hélio Mitio Morishita, afirmou que o cancelamento se deveu a problemas particulares do palestrante, e que oportunamente será agendada uma nova data.

Mais informações: (0XX11) 3091-5295 (Assessoria de imprensa) ou e-mail nicodemo.sposato@poli.usp.br


Campeões da Olimpíada Brasileira de Física recebem medalhas na USP
Na próxima semana, os estudantes que apresentaram os melhores resultados na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2004, serão premiados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Para os alunos do estado de São Paulo, a entrega das medalhas acontecerá no dia 5 de março, na Cidade Universitária - USP. A disputa reuniu, em sua primeira fase, mais de 30 mil estudantes do ensino médio e contou com a participação de 24 estados da federação.

A competição, apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem a finalidade de estimular o interesse dos jovens pela área científica. Além disso, as provas aplicadas permitem selecionar os estudantes que irão representar o País na Olimpíada Internacional e na Ibero-americana.

Em virtude de 2005 ter sido escolhido pela Unesco como o "Ano Mundial da Física", a Comissão da OBF está preparando uma nova competição: os "Desafios da Física". A novidade é a participação dos alunos em equipes, o que irá estimular ações conjuntas.

Mais informações: (0XX11) 3266-8090, com Fábio Siqueira (assessor de imprensa); e-mail: fabio@parabolicacomunicacao.com; site: www.sbfisica.org.br


FMRP abre incrições de concurso para vaga de pediatra
Até o dia 4 de março, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de um médico pediatra. A vaga é para trabalhar no Centro Saúde Escola (CSE) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O trabalho tem a carga horária de 24 horas semanais e o salário é de R$2.533,62. Os interessados devem se inscrever pessoalmente na Seção de Pessoal da FMRP, das 9 às 11horas, e das 14 às 17 horas. Os documentos exigidos para a inscrição podem ser conferidos no edital da abertura da vaga (http://picard.fmrp.usp.br/sp/medico_cse1.htm). O endereço do local é Av. Bandeirantes, 3900, Anexo A, Ribeirão Preto.

Mais informações: http://picard.fmrp.usp.br/sp/medico_cse1.htm


Aluna da Esalq recebe Prêmio SBS
A formanda em engenharia florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, Camila Preza Yazbek, recebeu no dia 25 o Prêmio SBS. O prêmio é concedido anualmente pela Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS) ao aluno que obtém o melhor desempenho nas disciplinas voltadas à produção sustentável de florestas plantadas.

A entregua será feita pelo presidente da instituição, Amantino Ramos de Freitas, e deve acontecer como parte das atividades de colação de grau da Esalq.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477, ou site http://www.esalq.usp.br/




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Comportamento de aderência do público idoso às atividades aquáticas de natação e hidroginásticas em academias: um estudo exploratório. Simone Tolaine Massetto. Dia 14 de março, às 14 horas.

Comparação de parâmetros cinemáticos da marcha entre indivíduos jovens e idosos em tarefas de alteração do comprimento preferido do passo. Ester Francisca Mendes. Dia 15 de março, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Métodos heurísticos construtivos para o problema de programação de operações flow shop híbrido com estágio de produção dominante. Pedro Paulo da Silva. Dia 11 de março, às 14 horas.

Doutorado

Interpretação de deformação e recalque na fase de montagem de estrutura de concreto com fundação em estaca cravada. Luiz Russo Neto. Dia 14 de março, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Sistemas Auto-Organizados para Aplicação em Cristais Fotônicos. Daniel Scodeler Raimundo. Dia 14 de março, às 14 horas.

Doutorado

Estudo Nanoestrutural de Pós à Base de SnO2 para a Construção de Sensores de Gases Seletivos ao SO2. Maria Del Pilar Fidalgo Falia. Dia 9 de março, às 13h30.

Desenvolvimento de Procedimento e Métodos para Mensuração e Incorporação das Externalidades em Projetos de Energia Elétrica: Uma Aplicação às Linhas de Transmissão Aéreas. Cláudio Elias Carvalho. Dia 10 de março, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Caracterização estrutural e magnética de filmes finos de Ni-Fe fabricados por eletrodeposição. Danieverton Moretti. Dia 14 de março, às 8h30.

Trajetória e sobrecarga emocional da família de crianças autistas: relatos maternos. Maria Angela Bravo Fávero. Dia 14 de março, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br