São Paulo, 01/03/2005 - Boletim nº 1576
tecnologia
Sistema inspeciona estruturas
submersas com alta precisão

Holografia digital permite que plataformas
de petróleo e cascos de navios sejam
vistoriados com precisão superior
à dos métodos utilizados atualmente
leia...
IPT desenvolve técnica para
recuperar areia de fundição
Futebol feminino em
debate no Cepeusp

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Holograma digital permite inspeção precisa de estruturas submersas

André Benevides

A inspeção de estruturas submersas pode tornar-se muito mais precisa, graças a um novo método que utiliza hologramas digitais desenvolvido do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Atualmente, a vistoria de objetos como plataformas de petróleo e cascos de navios é realizada principalmente com câmeras de vídeo normais, e a análise é feita visualmente. Com a utilização dos hologramas, obtêm-se dados tridimensionais detalhados sobre a forma da superfície analisada e as dimensões de eventuais anormalidades, como fissuras ou deformações excessivas.

Experimentos em laboratório mostraram que o método consegue identificar entalhes milimétricos, dentro e fora da água, com uma precisão compatível com a inspeção de controle de qualidade industrial. "No ensaio (a seco) feito no laboratório, os resultados foram muito parecidos, praticamente iguais aos levantados com o microscópio", afirma Rodrigo de Souza Dias, autor do mestrado em que desenvolveu o método.

Nos testes com objeto submerso, a precisão foi um pouco menor, por conta de diversos fatores do meio, como a reflexão da luz. Entretanto, Dias explica que muita coisa poderia ser melhorada com a simples troca dos equipamentos. "Com um laser mais potente ou uma câmera mais sensível, é possível minimizar o problema de reflexão, tornando as imagens mais nítidas".

Hologramas
O sistema consiste basicamente em um conjunto de uma câmera de vídeo digital tipo CCD (em português, dispositivo de carga acoplada), que capta somente a intensidade da luz, uma fonte emissora de laser, e um computador com o software desenvolvido. A estrutura a ser analisada é filmada, devidamente iluminada pelo laser e, posteriormente, os dados são enviados para o computador. O software realiza o trabalho de reconstrução tridimensional.

Uma imagem é gerada, mas a inspeção das falhas é feita pelo próprio computador, que fornece informações sobre as dimensões da fissura, determinando profundidade, largura comprimento, etc. "Com imagens em vídeo ou fotografias, não se obtém os valores dimensionais destas trincas", compara o pesquisador.

No projeto de Dias, os equipamentos não ficam submersos, mas a idéia é desenvolver uma estrutura menor para que isso seja possível. No caso de explorações submarinas, isso seria necessário, principalmente para grandes profundidades, onde não é possível enviar um mergulhador. Neste caso, utiliza-se normalmente um veículo com controle remoto e uma câmera de vídeo. "A intenção é substituir essa câmera de vídeo e colocar o equipamento no lugar, aproveitando o que já foi feito".

O projeto ainda está no início, e não existem previsões para a produção de um protótipo comercializável. "Já entramos em contato com a Petrobrás na tentativa de conseguir patrocínio", diz o professor Edison Gonçalves, orientador do estudo.

O professor destaca outras aplicações para o método, além da inspeção de plataformas de petróleo e navios. "Fora da água, o sistema pode ser utilizado no controle de qualidade em linhas de produção". Seria necessário dar continuidade ao estudo para desenvolver esta nova aplicação, mas com isso seria possível verificar se todas as peças estão dentro dos padrões estabelecidos, pela determinação das dimensões de cada uma.

O software utilizado no projeto de Dias foi desenvolvido na tese de doutorado de José Luiz Valin Rivera, também orientada por Gonçalves. No entanto, este estudo teve um direcionamento diferente, preocupando-se em monitorar deformações e tensões em objetos. Segundo ele, esta técnica de holografia digital é inédita. "É uma linha de pesquisa bastante ousada".

Mais informações: (0XX11) 3091-5189 / 5505

Imagem cedida pelo pesquisador




Tecnologia desenvolvida pelo IPT regenera areia contaminada

Da Redação, Agência USP

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Turismo do Estado de São Paulo, desenvolveu um processo de regeneração de areia de fundição utilizada na moldagem de peças metálicas e posteriormente descartada.

A tecnologia baseia-se no tratamento a seco, que possibilita a remoção de cerca de 90% do material poluente, e permite a reutilização dos resíduos em processos de moldagem que exigem areia limpa.

As indústrias metalúrgicas instaladas no Brasil produzem anualmente dois milhões de toneladas desse resíduo - metade apenas no Estado de São Paulo -, geralmente contaminado por metais pesados, como chumbo e cobre, e por fenol, produto químico orgânico encontrado em resinas.

Atendimento
O novo processo alia necessidades técnicas à redução de custos e pode ser utilizado por pequenas e médias empresas metalúrgicas, que descartam até 200 toneladas de areia por mês. De acordo com o pesquisador Cláudio Mariotto, da Divisão de Metalurgia do IPT e coordenador do projeto, o atendimento será feito nas próprias empresas, por meio de uma mini-usina montada sobre um caminhão.

O equipamento trabalha com processos mecânicos de regeneração, por meio da separação de partículas. A mini-usina possui todos os recursos encontrados em usinas fixas, com a vantagem de que a empresa não terá gastos com o transporte da areia.

O custo equivale a aproximadamente um quinto do exigido para a armazenagem em aterros sanitários, dependendo do nível de tratamento necessário. Para pequenas e médias empresas, não é viável a reciclagem do material por meio de usinas de tratamento fixas.

Mariotto destaca que o projeto introduz um conceito inovador para a solução de um problema importante, que afeta um ramo industrial sem condições de atender às exigências atuais relativas ao meio ambiente.

As empresas interessadas no serviço podem entrar em contato com o IPT por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente, pelos telefones (0XX11) 3767-4744 / 3767-4126 / 3767-4456.

A tecnologia desenvolvida pelo IPT contou com o apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e das empresas Fagor Ederlan Brasileira Ltda, Lepe Indústria Comércio Ltda e da Metalúrgica Ipê S.A.

Mais informações: (0XX11) 3767-4720 / 3767-4050 (Assessoria de imprensa do IPT)




Cursos e Palestras


IQSC realiza eventos abertos e gratuitos
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, promoverá, entre os dias 1º e 4 de março, palestras e debates em razão da Semana de Recepção aos Calouros. Os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados.

Nesta terça-feira, dia 1º, às 10 horas, haverá a palestra Das interfaces entre a Química Ambiental e o Direito, a ser ministrada pelo promotor de justiça do meio ambiente de São Carlos Edward Ferreira Filho.

No dia 3 será realizada a palestra Drogas, apresentada pelo cabo da P.M. Roosevelt Soares de Paula, às 14 horas. A palestra Combate a incêndio - teoria e prática será ministrada por integrantes do Corpo de Bombeiros de São Paulo às 16 horas.

Na sexta-feira (4), às 9 horas, a professora Elisabete Frollini e alunos do PET-Química/São Carlos apresentarão a palestra PET - Programa de Ensino Tutorial.

Todos os eventos serão realizados no anfiteatro do IQSC, na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036


São Paulo sedia maior encontro mundial em Medicina de Reabilitação
Entre os dias 10 e 15 de abril, no Hotel Gran Meliá WTC, em São Paulo, acontece o maior encontro mundial de medicina, pela primeira vez no Brasil, o 3rd. World Congress of the International Society of Physical and Rehabilitation Medicine. No encontro serão apresentadas inovações e pesquisas em medicina de reabilitação. O evento é promovido pela International Society of Physical and Rehabilitation Medicine e pela Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas/FMUSP.

O congresso reúne profissionais conceituados em medicina de reabilitação nos cenários nacional e internacional. A Medicina de Reabilitação e suas pesquisas serão mostradas nas mais diversas áreas. Cerca de 200 palestrantes ministrarão simpósios, workshops e cursos sobre controle da dor, tratamentos com toxina butulínica, acupuntura, distúrbios neuromusculares e músculo-esqueléticos entre outros temas de relevância.

Também estarão em discussão a abordagem multidisciplinar no tratamento de doenças incapacitantes, a reabilitação para pacientes com câncer, o esporte adaptado e as conseqüências sociais da deficiência física. Também estará em discussão o uso da tecnologia na detecção de deficiências, como o eletrodiagnóstico (diagnóstico eletrônico), cinesiologia (estudo do movimento humano) e análise de marcha.

Os interessados em participar do evento devem acessar o site www.isprm.org/brazil, que disponibiliza ficha de inscrição e informações detalhadas a respeito de taxas e palestras.

Mais informações: (0XX11) 5549-0111, r. 221 / 8184-9957 (Assessoria de imprensa); e-mail: andea.natali@hcnet.usp.br


Cepeusp promove debate sobre futebol feminino
O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) realizará no dia 7 de março, das 14 às 17 horas, o evento Futebol Feminino em Debate. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o encontro discutirá a inserção feminina nesse esporte.

Entre as principais pautas, a realidade do futebol feminino no Brasil, subsídios para formação de jogadoras e perspectivas para 2005. O evento, organizado pelo Grupo de Estudos de Futebol do Cepeusp, terá entrada gratuita e será aberto ao público em geral.

Para compor a mesa de palestrantes, foram convidados os professores Antonio Carlos Pereira (Coordenador da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer), Jorge Dorfamn Knijnik (Escola de Educação Física e Esporte da USP), Suzana Cavalheiro (Centro de Práticas Esportivas da USP), o jornalista Paulo Calçade (TV Record e Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de SP), a jogadora da Seleção Brasileira Juliana Cabral, e um representante da Federação Paulista de Futebol.

O evento será realizado pelo segundo ano consecutivo. Em 2004, contou com a participação dos comentaristas esportivos Luciano do Valle, Soninha Francine e Paulo Calçade, das jogadoras Renata Machado e Nilda Ismael, e do empresário Romeu Castro, que analisaram a situação do futebol feminino no ano de Olimpíadas.

Para assistir ao evento, os interessados devem se inscrever pessoalmente (Sala 7 do Velódromo do Cepeusp - Pça. 2 Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo) ou via fax, pelo número (0XX11) 3091-3362. É também necessário confirmar presença, até o dia 3 de março, pelo telefone (0XX11) 3091-3361.

Mais informações: (0XX11) 3091-3361


CPC promove palestras sobre o Design na USP
O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP promove, nos meses de março e abril, o evento O design na USP - Ciclo de depoimentos, que contará com cinco palestras, abordando alguns dos projetos mais significativos realizados nas últimas décadas diretamente relacionados à USP. Paralelamente ao ciclo de depoimentos, ocorrerá a exposição dos dois trabalhos selecionados na área de design pelo Projeto Nascente, que pela primeira vez recebeu inscrições nesta temática. Os projetos ficarão expostos, de 14 de março a 11 de abril, na Casa de Dona Yayá, do CPC. Segue a programação das palestras, sempre as segundas-feiras às 19 horas:

O design da identidade institucional da USP e de suas unidades. A palestra que acontecerá no dia 14, terá depoimentos de Chico Homem de Melo, Lúcio Gomes Machado e Vicente Gil, docentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Dorinho Bastos, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Alexandre Wollner, designer, e Ludovico Martino, ex-docente da FAU.

No dia 21, O design ambiental no campus da Capital. Com a presença de Issao Minami, docente da FAU, e Cinzia de Araújo, ex-designer da Prefeitura do Campus.

Dia 28, O design editorial da EDUSP. Com Plínio Martins Filho, docente da ECA e presidente da Edusp, Cinzia de Araújo e Ricardo Assis, ex-designer da Edusp.

O design da mídia eletrônica da USP, com Adriana Cybele Ferrari, do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, e Marcelo Zuffo, do Laboratório de sistemas Integrados (LSI) da USP, acontece no dia 4 de abril.

No dia 11 de abril, O design dos estudantes da USP. Haverá o relato de experiências de estudantes envolvidos com revistas universitárias, campanhas comunitárias, empresas júnior, da Editora Com-Arte, da Eca, e a apresentação dos trabalhos selecionados do Projeto Nascente.

As palestras são abertas ao público geral, e daqueles que desejarem participar de todo o ciclo e receber atestado de participação (mediante presença mínima em quatro palestras), será cobrada uma taxa de R$ 50,00. As vagas são limitadas.

O CPC fica na R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562


FOB promove palestras na Semana de Recepção aos Calouros
A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, realiza uma série de atividades nesta semana como parte da Semana de Recepção aos Calouros de 2005.

Nesta quarta-feira (2), às 14 horas, acontece a palestra Democracia e Universidade, ministrada pelo professor Homero Santiago, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. NA quinta (3), às 10h30, o Programa de prevenção e tratamento do uso de drogas na USP (Produsp) realiza a palestra Muito louco é lembrar da balada, uma aula sobre o tema da dependência química com uma linguagem descontraída e interativa. Ambas as palestras acontecerão no Ginásio de Esportes da faculdade.

A programação completa das atividades pode ser conferida nos sites www.fob.usp.br e www.cafob.cjb.net.

Mais informações: (0XX14) 3235-8385 / 8203 (Assessoria de Imprensa)


Palestra na FCF aborda propriedades das plantas medicinais
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP realizará no próximo dia 15 a palestra Atividades farmacológicas de plantas medicinais, com a professora Elfriede Marianne Bacchi.

O evento acontecerá das 14 às 15h30 na FCF (Av. Professor Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos).

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail farmusp@usp.br ou pelo fax (0XX11) 3031-6941.

Mais informações: (0XX11) 3031-6941


Simpósio sobre avanços em pesquisas médicas recebe inscrições
Até o dia 30 de março poderão ser inscritos trabalhos no 2º Simpósio Avanços em Pesquisas Médicas dos Laboratórios de Investigação do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

O Simpósio será realizado nos dias 16 e 17 de maio e marcará o início das celebrações dos 30 anos de criação dos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs). O principal objetivo é promover a integração da comunidade científica em torno de questões que estarão na agenda da Saúde na próxima década.

No evento serão divulgados na forma de painéis os avanços nas várias áreas de pesquisa em Saúde. Serão realizadas conferências tratando de temas da fronteira da Medicina, proferidas por lideranças científicas de nível internacional, como os professores Ernesto Torres de Azevedo Marques Júnior, da Universidade John Hopkins (EUA), e Kleber Gomes Franchini, da Unicamp.

Durante o evento serão concedidos prêmios aos melhores trabalhos completos apresentados pelas 62 Unidades Laboratoriais do HC.

O valor das inscrições varia de R$ 40,00 (inscrição sem envio de resumo) a R$ 100,00 (inscrição para prêmio, com trabalho completo). As inscrições podem ser feitas no site http://www.adtevento.com.br/fmusp/eventos/mdl01/, que traz detalhes da programação, prêmios concedidos e taxas cobradas.

O evento será realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (Av. Rebouças, 600 - Cerqueira César).

Mais informações: http://www.adtevento.com.br/fmusp/eventos/mdl01/


USP de Ribeirão recebe calouros com diversas atividades
As unidades do campus promovem, até o dia 4, a Semana de Recepção aos Calouros da USP em Ribeirão Preto, com apresentação dos Cursos, dos Centros Acadêmicos, visitas à Biblioteca, palestras sobre o Programa USP Recicla, Centros de Orientação Psicológica (Copi) e de Educação Física, Esportes e Recreação (Cefer), atividades de integração com veteranos e muitas atividades culturais.

Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, a Pró-Reitora de Pós-Graduação da USP, Suely Vilela, ministrará a palestra A Universidade de São Paulo, dia 3, às 9 horas no Salão Nobre da Unidade (Av. do Café, s/nº).

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, promoverá a aula magna dos cursos com o professor Ennio Candotti, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), também no dia 3, às 18 horas no Anfiteatro Lucien Lison (Av. Bandeirantes, 3900).

Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, o curso de Nutrição receberá a professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Sonia Tucunduva Philippi, que falará sobre a profissão. Os novos alunos da Terapia Ocupacional poderão assistir uma palestra com a professora Michelle Selma Hahn, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar). A FMRP programou ainda um dia (5) dedicado aos pais dos calouros, onde haverá café da manhã, palestras para apresentação da Faculdade, dos cursos, e das dificuldades dos ingressantes, seguidas de visitas ao Prédio Central e Laboratórios da Unidade. O endereço da FMRP é Av. Bandeirantes, 3900.

Outro destaque é a palestra com o jornalista Luis Nassif, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP. O evento acontece no dia 4, às 19h30, no anfiteatro da unidade.

Mais informações: (0XX16) 602-3000, para obter o telefone das secretarias de cada unidade responsável pelos eventos




Quadro de Avisos

Vaga na FSP para técnico com nível superior
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP procura um profissional de nível superior para preencher uma vaga de técnico no Centro Brasileiro de Classificação de Doenças (CBCD), em regime de CLT com salário inicial de R$ 2.400,00, para trabalhar com estatísticas de mortalidade, morbidade, classificação de doenças e outras classificações de uso em saúde como Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidades e Saúde.

O candidato precisa ter nível superior, conhecimento básico de inglês, conhecimento em informática, entre outros requisitos básicos que serão publicados no Edital.

A abertura do processo seletivo será publicada em março no Diário Oficial (DO) do Estado de São Paulo, onde o candidato poderá encontrar o programa para a prova, que será escrita.
Aguarde a abertura do processo seletivo pelo site do DO: http://www.imprensaoficial.com.br/#

Mais informações: (0XX11) 3081-5091




Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Anticorpos séricos anti 'Escherichia coli' enterohemorrágica (EHEC) em adultos saudáveis da Grande São Paulo. Lucy Beatriz Zapata Quintanilla. Dia 3, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

A manutenção como forma de prevenção de doenças originárias em ambientes climatizados. Gustavo Montes Naked. Dia 1º, às 13h30.

Quando os dados oficiais revelam condições de trabalho: análise dos agravos à saúde de professores das escolas públicas do Município de São Paulo. Neide Sant'Anna Moura dos Santos. Dia 2, às 10 horas.

Condições de nascimento do RN, segundo variáveis relativas ao pré-natal, e ao parto, no Hospital Municipal de Cobilândia em Vila Velha-ES, no ano de 2002. Elaine Guedes Gonçalves de Oliveira. Dia 2, às 14h30.

Controle químico e sua aplicação na redução de mosquitos (Díptera Culicidae). João Paulo Correia Gomes. Dia 3, às 14 horas.

Estudo populacional dos mosquitos (Díptera Culicidae) em área de abrangência da barragem de Biritiba-Mirim, SP, Brasil). Marcelo Sciarretta Sebastião. Dia 3, às 14 horas.

Desinfecção de esgoto sanitário tratado em sistema de Lagoas de Estabilização por meio de radiação ultravioleta. Fernanda de Souza Ramos Kuzuhara. Dia 4, às 9 horas.

Doutorado

Saberes e poderes de enfermeiras coordenadoras de saúde: desenvolvendo competências no processo de construção do Sistema Único de Saúde no Município de São Paulo. Cell Regina da Silva Noca. Dia 1º, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Física

Mestrado

Modelos com infinitos estados absorventes analiticamente solúveis. Evandro Freire da Silva. Dia 3, às 14 horas.

Solitons em colisões núcleon-núcleo. David Augaitis Fogaça. Dia 3, às 14 horas.

Simulação numérica de transições induzidas por campo externo em antiferromagnetos policristalinos. Thiago Barros Martins. Dia 4, às 14 horas.

Doutorado

Tomografia por emissão de pósitrons com sistemas PET/SPECT: Um estudo da viabilidade de quantificação. Lorena Pozzo. Dia 4, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Programa de Pós-Graduação Interunidades em Nutrição

Mestrado

Índice glicêmico e carga glicêmica de frutos brasileiros. Alessandra Gonçalves de Souza. Dia 2, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br