São Paulo, 04/03/2005 - Boletim nº 1579
ecologia
Planos agrícolas convencionais
colocam microbacias em risco

Estudo mostra que é preciso levar
em conta certas áreas dinâmicas
das microbacias, como várzeas
e florestas ribeirinhas
leia...
Universidade aprova instalação
da Agência USP de Inovação

Cinemateca exibe filmes
produzidos por alunos da ECA

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Planos de manejo agrícola desconsideram áreas vitais de microbacias hidrográficas

Flávia Souza

Um estudo apresentado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP de Piracicaba, propõe uma mudança nos planos convencionais de preservação ambiental e manejo agrícola em microbacias hidrográficas, levando em consideração as chamadas zonas ripárias.

"As zonas ripárias são áreas que se encontram tanto ao longo do curso dos rios quanto em terrenos mais elevados de uma microbacia e sofrem influência hídrica temporária ou permanente, como ocorre em várzeas, campos úmidos e florestas ribeirinhas", explica a engenheira agrônoma Cláudia Mira Attanasio. Segundo ela, a influência hídrica pode ser ocasionada pela elevação do lençol freático, por enchentes e pela retenção de água pelo solo.

Segundo Cláudia, todos os elementos da microbacia estão interligados e são interdependentes: o solo, as florestas, a agricultura e as pessoas que moram e trabalham no local. "A água o elo entre todos esses componentes", diz. Assim, devido a sua dinâmica, as microbacias são "unidades geográficas ideais para a gestão e o planejamento sócio-ambiental".

A pesquisa foi concentrada na microbacia do Ribeirão São João, localizada no município de Mineiros do Tietê, interior de São Paulo. No local está sendo implementado um "plano de manejo integrado de microbacias". O objetivo é estabelecer uma agricultura sustentável e assegurar a integridade do ecossistema ripário e da microbacia, além do envolvimento social e econômico do produtor rural nesse processo. "O ecossistema ripário tem a função de preservar os recursos hídricos, o que está intimamente ligado à busca de uma agricultura sustentável", afirma a pesquisadora.

Cenário alternativo
Os métodos convencionais para se determinar a adequação do uso do solo não consideram a delimitação e o manejo da zona ripária. "Os planos de manejo de microbacias desenvolvidos, tanto por instituições públicas quanto por outros setores, raramente incluem o manejo da zona ripária, considerando a microbacia como unidade geográfica, mas não como unidade hidrológica. Isso põe em risco uma das áreas mais sensíveis e dinâmicas, com funções vitais para a saúde da microbacia", explica Cláudia.

A pesquisadora propõe um cenário alternativo, que inclua as peculiaridades da zona ripária na avaliação. "Desconsiderando a zona ripária, algumas áreas fundamentais para a saúde da microbacia estão sendo consideradas locais sem restrição para cultivo intensivo ou sem limitações ambientais".

Dados levantados por Cláudia a partir do cenário alternativo indicam, por exemplo, que a microbacia do Ribeirão São João apresenta 49,5% de sua área ocupada com uso adequado e 60% com baixo risco de erosão. Já sob a ótica do cenário convencional, 59% da área apresenta uso adequado do solo e 70%, baixo risco de erosão. "Essa alteração pode induzir o planejador a tomar medidas impróprias para a proteção das áreas que representam maiores riscos para a preservação da microbacia e, assim, desencadear sua degradação ambiental", alerta a pesquisadora.

O plano de manejo integrado na microbacia do Ribeirão São João está sendo desenvolvido pelo Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em parceria com o Banco Mundial.

Mais informações: (0XX14) 3622-1633 / 3646-1201 / 97863802, com Cláudia Mira Attanasio; e-mail: cmattana@esalq.usp.br


Reitoria aprova instalação definitiva da Agência USP de Inovação

Flávia Souza

A Reitoria da USP aprovou a instalação defintitiva da Agência USP de Inovação, órgão que deverá intermediar o diálogo entre a Universidade e a comunidade externa.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Oswaldo Massambani, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, o objetivo da Agência é levar o conhecimento produzido e cultivado na Universidade à sociedade, de modo a estimular o desenvolvimento social e econômico. A aprovação aconteceu no último dia 19 de fevereiro.

O trabalho para a formulação da Agência foi iniciado no fim de 2003, quando foi instituído um grupo de trabalho com o objetivo de "desenhar" as bases de um canal de comunicação entre as comunidades interna e externa à USP. "Havia um anseio por mostrar e levar a produção científica da USP à sociedade", afirma o professor Vahan Agopyan, diretor da Escola Politécnica, e um dos onze membros da equipe que discutiu e formulou os princípios da entidade. "A Agência deve ser um ponto de convergência de informações a respeito do que é desenvolvido na Universidade", sintetiza.

A exemplo da Agência de Inovação da Unicamp , a Agência USP de Inovação terá por função estabelecer parcerias com empresas, institutos e órgãos governamentais. Segundo Agopyan, este será um "relacionamento de duas vias". Ao mesmo tempo em que a produção da USP será levada à sociedade, esta poderá inspirar novas pesquisas e discussões no ambiente universitário. O professor cita o exemplo do Núcleo de desenvolvimento de relações institucionais e de inovação (NUDI), da Escola Politécnica. "A maior contribuição do núcleo foi trazer as informações externas para a Escola", conta.

Agopyan também menciona o papel da Agência na obtenção de patentes, aspecto tratado pela Lei de Inovação, sancionada em dezembro do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Lei prevê incentivos à inovação nos setores produtivos e parcerias entre universidades, institutos tecnológicos e empresas.

Operação
Em entrevista concedida à Rádio USP, o professor Oswaldo Massambani afirmou que a Agência irá operar em pólos. "No campus da Capital, haverá um pólo dedicado às ciências da vida, outro às ciências humanas e sociais, e um terceiro, voltado às ciências exatas e da terra. O pólo de ciências da vida de São Paulo irá se comunicar com o pólo de ciências da vida de Ribeirão Preto", explica o professor, para quem a Agência USP de Inovação pode ser definida como uma "rede de cooperação".

Com a instalação definitiva da Agência, a discussão passa à sua forma de operação - contratação de funcionários e eleição de um conselho consultivo, instância permanente formada por pesquisadores da USP. De acordo com Massambani, a Agência deverá levar em consideração as "potencialidades" das regiões em que estão instalados os campi da Universidade.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220, na Assessoria de Imprensa da USP




Cursos e Palestras

Encontro internacional avalia projetos em meio ambiente
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza no próximo dia 14, das 14 às 18 horas, um encontro acadêmico internacional sobre Avaliação ambiental, estratégica de planos, programas e projetos: importância e evolução européia e internacional.

O evento acontece no Auditório Geraldo de Paula Souza, na Av. Doutor Arnaldo, 715, em frente à estação do metrô Clínicas. A palestra será ministrada pela professora Maria do Rosário Sintra de Almeida, da Universidade Nova de Lisboa.

As inscrições são gratuitas. Os interessados devem confirmar presença com antecedência pelo e-mail svalunos@fsp.usp.br ou pelo telefone (0XX11) 3066-7787, das 9 às 15 horas. As vagas são limitadas em 130 vagas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787


Centro Cultural em São Carlos oferece minicurso de Esperanto

O Centro Cultural da USP, em São Carlos, oferece 20 vagas para um minicurso gratuito de Esperanto, a ser realizado no período de 15 de março a 3 de maio.

Coordenado pelo professor José Carlos Cintra, do Departamento de Geotécnica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o curso será composto por seis aulas, realizadas às terças-feiras, das 18 às 20 horas.

Os interessados devem efetuar matrícula nos dias 9 e 10 de março, das 8 às 12 horas ou das 14 às 18 horas, no Centro Cultural (Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos).

Mais informações: (0XX16) 3373-9106; site: http://www.sc.usp.br




Agenda Cultural

Cinemateca exibe filmes produzidos por alunos da ECA
Com o intuito de ampliar o circuito de exibição dos curtas-metragens brasileiros, que cada vez mais se firmam como expressão cultural, técnica e estética, a Cinemateca Brasileira retoma seu projeto de incentivo ao curta-metragem e passa a exibir filmes produzidos por estudantes de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Entre os curtas-metragens escolhidos para a mostra estão quatro produções de alunos do curso de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que serão exibidos no dia 29 de março, a partir das 18 horas, com entrada gratuita.

Os curtas são Cheque de terceiro (2003, 16mm, cor, 15'), de Thiago Villas-Boas; Que fazer? (2003, 16mm, cor, 16'), de André Luiz de Luiz, sobre o confronto de valores entre uma ponte, um velho comunista e uma garota suicida; A lâmpada e a flor (2003, 16mm, cor, 18'), de Pablo Ferreira, que fala de João, homem que ganha à vida na beira da estrada, às custas de Zulmira, prostituta dotada de poderes mágicos; O lençol branco (2004, 35mm, cor, 15'), de Juliana Rojas e Marco Dutra, que trata da presença da morte em uma pequena casa de subúrbio.

A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5084-2177


CDCC promove sessões gratuitas de contação de histórias

A Biblioteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP de São Carlos, promove sessões gratuitas e abertas de Contação de Histórias aos sábados, às 9 e às 10h30.

São narrados contos de fadas, lendas, mitos, fábulas e outras histórias infantis. O objetivo é ampliar o contato das crianças com os livros e a leitura.

Neste sábado (5), será contada a história A Bruxa Salomé, de Audrey Woody. No dia 12, será narrado o conto O macaquinho travesso, em versão recontada por Elza Fiúza. O gato de botas, de autoria dos irmãos Grimm, será narrado no dia 19. Fechando o mês de março, haverá a história O coelhinho que não era de Páscoa, de Ruth Rocha, no dia 26.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772


Conjuntos vocais se apresentam no FAU em Concerto
A série musical FAU em Concerto, promovida pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, iniciará neste mês sua programação de 2005. Os eventos são gratuitos e acontecem no Salão Principal da Vila Penteado, antigo casarão situado em Higienópolis (São Paulo), na R. Maranhão, 88.

No dia 12 de março (sábado), às 20 horas, haverá a apresentação do grupo Persepton, conjunto vocal que traz como convidado o grupo Trato no Tom. No domingo (13), o grupo Canto Ma Non Presto apresentará seu espetáculo Lado B, baseado em peças do repertório coral.

Mais informações: http://www.usp.br/fau/


USP-São Carlos promove recital no Dia Internacional da Mulher
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o projeto Tom Maior, do Centro Cultural da USP, em São Carlos, vai apresentar um recital de música erudita com Paula Manoel Crnkovic (piano), Camila Manoel Crnkovic (violino) e Júlia Manoel Crnkovic (violoncelo).

No repertório do grupo estão peças de Chiquinha Gonzaga, Debussy, Mozart, Bach, Chopin e outros.

O Recital será apresentado em duas sessões, às 17 e às 18h30, no próximo dia 8, terça-feira, no Auditório do Centro Cultural . Ingressos gratuitos poderão ser retirados no Centro Cultural da USP (Avenida Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos), a partir do dia 1º de março, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106




Quadro de Avisos

USP amplia pesquisa com Universidade da Flórida
O convênio cooperação acadêmica em pesquisas com pacientes fissurados, mantido entre a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e a Universidade da Flórida há uma década, entra agora numa nova fase.

A visita de três pesquisadores norte-americanos ao Hospital de Reabilitação de Anomalias Cranifaciais (Centrinho) da USP, em Bauru, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março marcou o início do Projeto Flórida 2, que vai estudar aspectos de crescimento da face e dos arcos dentários e da fala de pacientes de seis a 12 anos de idade - que já participavam do Projeto Flórida, já em fase conclusiva, que comparou técnicas cirúrgicas e reabilitação da fala em crianças com fissuras labiopalatais.

Com uma verba de US$ 2,5 milhões, o Projeto Flórida 2 contará com a participação de profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Ortodontia e Serviço Social, e reunirá uma amostra significativa, de cerca de 500 pacientes de todo o Brasil. O prazo previsto para o desenvolvimento da pesquisa é de cinco anos.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 ou imprensa@centrinho.usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Construção de Uma Rede Bayesiana Aplicada ao Diagnóstico de Doenças Cardíacas. André Hideaki Saheki. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Modulação da ativação de macrófagos por neutrófilos e pelo hormônio melatonina e seu produto de oxidação N1-acetil-N2-formil-5-metoxiquinuramina. Maria Rita Rodrigues. Dia 11, às 14 horas.

Microencapsulação por liofilização de d-limoneno em maltodextrina e quitosana modificada. Camila Figueiredo Borgognoni. Dia 15, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Dissociação farmacológica com midazolam e fluoxetina do medo moderado e intenso avaliado pelo teste do sobressalto potencializado pelo contexto aversivo. Julia Maria dos Santos. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Estudo comparativo da influência da organização dos serviços nos indicadores de saúde. Luiz Carlos Reblim. Dia 9, às 9 horas.

O processo de implantação da norma operacional básica 01/96 no Estado do Espírito Santo. Paulo César Barros Ferreira. Dia 9, às 14h30.

Evolução ponderal de gestantes clientes de serviço público de pré-natal: influência de fatores socioeconômicos reprodutivos e comportamentais. Silvia Cristina Konno. Dia 14, às 14 horas.

Doutorado

A sustentabilidade ambiental no planejamento urbano do Município de São Paulo: 1971-2004. Ivan Carlos Maglio. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091



Correção
A palestra Atividades Farmacológicas de Plantas Medicinais, com a professora Elfriede Marianne Bacchi, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, acontecerá no dia 15 de abril, e não no dia 15 de março, conforme veiculado no Boletim nº 1576, de 01/03/2005.



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br