São Paulo, 09/03/2005 - Boletim nº1582
saúde
Jogo ajuda na capacitação
de agentes de saúde

Foi verificado aumento de
quase 20% no índice de respostas
corretas em teste aplicado
aos agentes comunitários
leia...
ECA sedia seminário
internacional de comunicação
Museu Paulista abre exposição
sobre a São Paulo colonial

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Jogo didático auxilia na capacitação de agentes comunitários de saúde

André Benevides

Os tradicionais jogos de tabuleiro têm demonstrado que não servem apenas para divertir como também possuem um grande potencial no ensino de conteúdos extremamente maçantes e teóricos. Um exemplo é a capacitação de agentes comunitários de saúde, como ocorreu em um estudo realizado na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP), pela pesquisadora Raquel Dully de Andrade.

Em sua dissertação de mestrado, orientada pela professora Débora Falleiros de Mello, Raquel desenvolveu um jogo que aumentou em quase 20% a correção das respostas em um teste aplicado antes e depois do exercício.

Segundo ela, o índice de acerto subiu de 59,5% para 79,3% após os agentes de saúde terem realizado uma sessão do jogo, que trata de doenças respiratórias em crianças menores de 5 anos. "Um aspecto importante deste método é que ele valoriza o conhecimento prévio dos agentes", afirma.

Aparentemente um clássico jogo de tabuleiro em que é necessário responder corretamente às questões para avançar o peão, a atividade coloca os jogadores frente a situações cotidianas, nas quais precisam identificar problemas e analisar as condutas adequadas em cada caso. A dupla da vez expõe suas respostas para o grupo, que as discutirá, concordando ou propondo outro parecer. "A partir da troca de experiências, eles constroem um saber científico muito atrelado à prática profissional, o que facilita a aplicação dos conhecimentos adquiridos", explica Raquel.

O método apresenta, ainda, uma série de vantagens com relação às técnicas tradicionais de ensino usadas na capacitação destes agentes. A pesquisadora acredita que nesse processo de ensino-aprendizagem, onde expor suas opiniões é uma regra do jogo (e alguns deles não o fariam se não fosse necessário), cria-se um espírito de equipe de maneira mais sólida. E, segundo ela, a maior integração da equipe colabora para a humanização de seu trabalho.

Acessibilidade
Outro fator de destaque no estudo de Raquel é a acessibilidade do material, que proporciona grandes resultados com poucos recursos. No total, 101 agentes comunitários de saúde foram submetidos às atividades, que incluem o jogo e os testes de avaliação. Cada um deles é responsável pela assistência a aproximadamente 750 habitantes da cidade de Passos (MG). "O potencial de impacto das práticas destes agentes é muito grande. Muitas vezes eles têm acesso a informações sobre as famílias e seu ambiente que os próprios médicos não dispõem". Com isso, eles podem atuar de forma muito mais eficiente, tanto na prevenção das doenças quanto contribuindo na recuperação dos pacientes.

Não existem ainda planos para a aplicação do método em outras cidades, e nem para a transposição dele para outros tipos de doenças, mas Raquel se mostra otimista quanto a isso. "A expansão da pesquisa seria algo muito interessante. Levar esse tipo de alternativa educativa para outros lugares poderia ocasionar o surgimento de novas idéias".

Doenças respiratórias, como pneumonia, bronquite, asma e diversas infecções do aparelho respiratório são a maior causa de mortes no Brasil para crianças entre 1 e 4 anos, segundo manual do Ministério da Saúde de 2001. Além disso, cerca de 50% das internações nessa faixa etária têm esse tipo de causa. Daí, é possível entender a importância desse trabalho e a falta que faz uma orientação eficiente.

Mais informações: (0XX35) 9981-9953 ou e-mail dully@passosemg.br, com a pesquisadora

Foto de capa cedida pela pesquisadora



Cursos e Palestras

ECA sedia Seminário Internacional Latino-Americano de Pesquisa da Comunicação
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realizará, de 12 a 14 de maio, o III Seminário Internacional Latino-Americano de Pesquisa da Comunicação, que terá como tema central Democratizar a comunicação: uma tarefa pendente?.

Serão abordadas a democratização da comunicação em tempos de globalização e revolução tecnológica, e as políticas públicas de comunicação na América Latina na contemporaneidade.

O prazo para envio de resumos de trabalhos a serem apresentados foi encerrado nesta terça-feira (08). No dia 16 serão divulgados os trabalhos aceitos, cujos papers completos deverão ser enviados até o dia 26 de abril.

Os interessados em assistir às palestras e às discussões poderão se inscrever no dia do evento. Os valores variam de R$ 50,00 (para professores e pesquisadores associados à Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación - Alaic) a R$ 120,00 (para profissionais não associados). A página http://www.eca.usp.br/alaic/boletim21/boletim21.htm#tematico traz mais detalhes a respeito de taxas, programação e envio de trabalhos.

Mais informações: (0XX11) 3091-4068, na Assessoria de Imprensa da ECA; site: http://www.eca.usp.br/alaic/call%20for%20papers.htm


Palestras na Assembléia de São Paulo comemoram o Dia da Mulher
Será realizada nesta quinta-feira (10), na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o evento Mulher, Ciência e Tecnologia, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (dia 8 de março). A entrada é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

O evento será realizado no auditório Franco Montoro, no Palácio 9 de Julho (Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera, São Paulo), das 10 às 13 horas. Após a abertura haverá a palestra Por que é tão lenta a inserção da mulher na ciência e tecnologia?, a ser ministrada pela pesquisadora Maria Conceição da Costa, da Unicamp e do Núcleo de Estudos de Gênero da USP. Às 11 horas, a pesquisadora Eva Blay, do mesmo Núcleo, ministrará a palestra Quais as barreiras, visíveis e ocultas, enfrentadas na carreira científica?.

Às 11h30 haverá depoimentos de uma profissional da área de C&T. As deputadas da Assembléia realizarão o debate Construindo uma agenda para o desenvolvimento de políticas de equidade de gênero em ciência e tecnologia às 11h45.

O evento é organizado pelo Espaço Tecnologia da Assembléia, pelo Insituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, pela Cátedra Regional UNESCO Mulher, Ciência e Tecnologia, pela Cidade do Conhecimento, da USP, e pelo Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEMGE), também daUSP.

Mais informações: (0XX11) 3886-6280, na Assembléia Legislativa; (0XX11) 3767-4720 , na Assessoria de Imprensa do IPT; site http://www.al.sp.gov.br


EERP recebe professor da Universidade de Madrid
A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Usp recebe entre os dias 9 e 17 o professor Angel Otero, do Departamento de Medicina Preventiva e Saúde Pública/Atenção Primária à Saúde da Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha.

No dia 14, ele profere a palestra Sistema de atenção primária na Espanha: avanços e perspectivas, às 14 horas. No dia 15, ele apresenta o seminário Avaliação da qualidade de atenção primária e melhora da qualidade de atenção primária à saúde, às 8h30. O público-alvo são alunos da pós-graduação, docentes e profissionais da área de saúde coletiva.

Ele também participa de atividades com grupos de pesquisa da EERP e do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina (FMRP) da USP. Com essa visita, a EERP intensifica suas relações acadêmicas com a Universidade Autônoma de Madrid e abre caminhos para pesquisas conjuntas, além de intercâmbio de docentes e alunos.

Para participar da palestra e do seminário é preciso se inscrever gratuitamente na secretaria do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da EERP, pelo telefone (0XX16) 602-3391, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas.

A EERP fica no campus de Ribeirão Preto da USP, na Av. Bandeirantes, 3900, no Bairro Monte Alegre.

Mais informações: (0XX16) 602-3391


USP-Bauru abre inscrições para oficina de teatro para terceira idade
A Comissão Integrada do Projeto Revivendo da USP está com inscrições abertas para a oficina gratuita Teatro para melhor idade. A oficina é destinada a pessoas acima de 50 anos da comunidade em geral e busca proporcionar o contato entre essas pessoas e o universo teatral - história do teatro, expressão vocal e corporal, interpretação, improvisação.

As aulas acontecerão às sextas-feiras, das 9 às 11 horas, a partir do dia 11 de março, no centro de convivência do campus de Bauru da USP. A oficina será coordenada pela artista plástica e pedagoga Rosemeire Pola.

Os interessados devem comparecer ao centro cultural do campus, das 8 às 13 horas ou das 14 às 17 horas, até esta quinta-feira (10), portando duas fotos 3x4 e uma cópia do RG. As inscrições e a oficina são gratuitas. São oferecidas dez vagas.

A USP-Bauru localiza-se na AL. Dr. Octavio Pinheiro Brisola, 9 - 75, Vila Universitária.

Mais informações: (0XX14) 3235-8394


Ceuma oferece oficina de concerto gratuitos
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP apresenta neste mês o projeto Todos os Sóis - Oficinas de Escuta e Música Nova, gratuito e aberto ao público.

No dia 22, o produtor artístico e pedagógico Luis Carlos Csekö, mestre pela University of Colorado at Boulder e pela Columbia University, ministrará uma oficina de linguagem musical para exercício da escuta, pesquisa e criação.

No dia 23, o concerto Trio Passos-Cohen-Abreu conduz o público às inovações do repertório erudito. Paulo Passos é clarinetista e integra o Ensemble Jocy de Oliveira e a Orquestra Petrobrás Pró-Música. A pianista Sara Cohen é camerista e integrante do duo FortePiano e professora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O percussionista do Trio, Joaquim Abreu, estudou no Brasil e na França, e suas apresentações incluem Carnegie Hall, Radio France, Rádio Bremen, Mozarteum de Salzburg, Festival Archipelle de Genebra.

O programa Todos os Sóis constitui o primeiro ciclo itinerante da Fundação Nacional de Arte (Funarte) voltado à produção atual, associando pesquisa de linguagem e escuta, cena e experimentação sonora. O projeto reúne músicos de reconhecida desenvoltura na linguagem contemporânea e, em particular, na produção brasileira dos séculos 20 e 21.

O Ceuma localiza-se na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo. Não é preciso efetuar inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815, no Ceuma; (11) 3237-1815 (Assessoria de imprensa); site: www.usp.br/mariantonia


Família brasileira é tema de palestra no HC em Ribeirão Preto
Será realizada no dia 30 de março, às 13 horas, a palestra Famílias Brasileiras e seus Contextos, a ser ministrada pela professora Ada Pellegrini Lemos no anfiteatro do Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (Ceaps) do Hospital das Clínicas (HC) da USP em Ribeirão Preto. A palestrante é pós-graduada em terapia familiar e coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Família, da PUC.

A palestra abre um ciclo de conferências de um curso direcionado a profissionais dos serviços de saúde e alunos de graduação multidisciplinar, promovido Serviço Social Médico do HC. Com temas relacionados à violência familiar e carga horária de 64 horas, em módulos quinzenais de quatro horas, o curso terá início em abril e término no mês de dezembro. Os interessados devem entrar em contato com os responsáveis pelo telefone (0XX16) 602-2730.

A participação na palestra de Ada Pellegrini depende de inscrição prévia e pagamento de taxa no valor de R$ 30,00. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX16) 602-2730 ou pelo e-mail sec-ssm@hcrp.fmrp.usp.br.

Mais informações: (0XX16) 602-2730


USP-Bauru realiza oficina de sucata
A Seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP realizará, nos dias 14 e 16, durante o horário de almoço dos funcionários, uma oficina de sucata.

A oficina, que é destinada ao público interno do campus - professores, funcionários e alunos -, será ministrada pela artista plástica Rosemeire Pola e acontecerá no centro cultural da USP-Bauru, das 11h45 às 12h45.

A oficina vai ensinar os interessados a produzirem enfeites para a Páscoa com materiais como garrafas plásticas, cartelas de ovos e flores secas. A oficina será gratuita.

As inscrições podem ser realizadas no centro cultural do campus até a próxima sexta-feira, (11), das 8 às 16 horas.

A USP-Bauru localiza-se na AL. Dr. Octavio Pinheiro Brisola, 9 - 75, Vila Universitária.

Mais informações: (0XX14) 3235-8394




Agenda Cultural

Museu Paulista abre exposição sobre a São Paulo Colonial
Na sexta-feira (11) será aberta no Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) a exposição Cartografia de uma História. São Paulo Colonial: Mapas e Relatos. A exposição traz os primeiros mapas usados para demarcação de terras, diários de viagens e objetos utilizados para calcular latitude e longitude, além dos primeiros aparelhos para observação de astros.

A exposição, que conta com diversos suportes audiovisuais, vai mostrar como a Cartografia foi produzida e desenhou os contornos da América, do Brasil e de São Paulo. As imagens traduzem essa nova configuração do mundo com o Novo Continente descoberto, mudando as concepções cosmográficas antes existentes.

"O visitante poderá vivenciar as novidades que aconteciam nesse tempo e também se transportar para os gabinetes de trabalho da época. Além disso, mapas, relatos, pinturas e objetos da cultura material mostram o cotidiano das expedições e ajudam a entender melhor o elemento humano, formando os contornos da nossa história", destaca a Diretora do Museu, a historiadora Eni de Mesquita Samara.

A exposição poderá ser vista até o dia 11 de setembro. O ingresso custa R$ 2,00 (grátis no terceiro domingo de cada mês). O Museu fica aberto das 9 às 16h45 e localiza-se no Parque da Independência, s/nº, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3068-8399 / 3068-9349; site: http://www.mp.usp.br/


USP Ribeirão e Universidade de Tübingen comemoram 20 anos de parceria
Nesta sexta (11), às 21 horas, acontecerá no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, a apresentação única do Coral da Universidade de Tübingen, com regência de Tobias Hiller, em comemoração aos 20 anos de intercâmbio com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

No evento, será homenageado, com medalha de honra ao mérito, o professor titular da Universidade de Tübingen Wolf Engels, especialista em biologia, fisiologia e genética de abelhas e um dos mais importantes e ativos estrangeiros colaboradores do grupo de pesquisadores que trabalham com abelhas na USP. Engels foi o mentor da idéia e primeiro tutor da instituição alemã no intercâmbio com a USP.

Em 1985, a USP assinou seu primeiro convênio de intercâmbio envolvendo estudantes de graduação, envolvendo a FFCLRP e a Universidade de Tübingen, na Alemanha.O intercâmbio, totalmente financiado pela contrapartida alemã, permitiu que mais de 50 alunos, alemães e brasileiros, cruzassem o Atlântico e realizassem cursos e estágios nas duas instituições universitárias. Desde 1994, o convênio foi estendido a outras quatro unidades da USP: Instituto de Biociências (IB), Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) e Departamento de Música de Ribeirão Preto da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Possibilitou, ainda, intercâmbio para desenvolvimento de pesquisas também na pós-graduação, com um significativo número de mestrados, doutorados e publicações científicas sobre biologia, fisiologia e genética de abelhas e seus parasitas.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados nas bilheterias do Theatro (R. Ávares Cabral, 370, Ribeirão Preto).

Mais informações: (0XX16) 602-3670, na Diretoria da FFCLRP


Estação Ciência traz novidades neste início de ano
Com o início do ano letivo, a Estação Ciência da USP tem várias novidades para alunos, professores e demais visitantes. O acervo pedagógico passou por reformulações e conta agora com novas atrações e curiosidades.

A partir desta quarta-feira (9), a Estação Ciência inicia sua participação no projeto Universidade Aberta à Terceira Idade por meio de aulas, oficinas e espetáculos. Desenvolvido pela Diretoria Técnica de Ação Cultural da USP, a ação tem como objetivo possibilitar aos maiores de 60 anos novos conhecimentos e troca de informações e experiências com os mais jovens.

Depois de fazer grande sucesso na Estação Ciência, as exposições Batuque no Quilombo e Navio Negreiro, do projeto Em torno de Zumbi ( http://www.eciencia.usp.br/exposicao/zumbi/default.html), estão agora em exibição no campus USP Zona Leste. Organizadas pelo Departamento de Antropologia da USP, as exposições têm maquetes, painéis e registros históricos sobre a escravidão no Brasil e a luta pela liberdade.

Na exposição itinerante Ritmos da vida - Cronobiologia (http:// www.eciencia.usp.br/exposicao/cronobiologia_2005/default.html), os visitantes aprendem que os seres vivos têm um "relógio biológico" e que a simples mudança de uma hora, pode levar até quatro dias para que o corpo se reacostume.

Os espetáculos teatrais O Monocórdio de Pitágoras: Uma história de cordel e Prof. Gervásio e a energia elétrica também retornam. Mostrando noções de matemática, física de uma maneira leve e bem-humorada, os espectadores aprendem se divertindo. As apresentações começam no dia 15 de março e acontecem todas as terças e quintas-feiras, sempre às 14 horas.

Os ingressos custam R$2,00. Professores, portadores de necessidades especiais, criança com até seis anos, pessoas acima de 60 anos e participantes de cursos (com apresentação de comprovante de inscrição) são isentos.

Visitas de escolas e grupos com mais de 15 pessoas devem ser agendadas pelos telefones (0XX11) 3672-5364 / 3675-6889. A Estação Ciência localiza-se na R. Guaicurus, 1274, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou site http://www.eciencia.usp.br




Quadro de Avisos

Cape ganha novas instalações
Nesta quinta (10), às 11 horas, a Faculdade de Odontologia (FO) da USP inaugurará as novas instalações do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (Cape).

Criado em 1989, o Cape presta atendimento odontológico-ambulatorial gratuito a pacientes com distúrbios neuropsicomotores (como portadores de paralisia cerebral e Síndrome de Down), doenças infectocontagiosas (como portadores do vírus HIV) e doenças sistêmicas crônicas, como transplantados, diabéticos, cardiopatas, portadores de distrofia muscular progressiva ou que estejam se submetendo a tratamentos radioterápicos e quimioterápicos.

Com a ampliação do espaço em mais de 800 metros quadrados, o número de consultórios do Cape subiu de 6 para 12. Isso possibilitará o aumento da demanda, que atualmente chega a 700 consultas mensais. Segundo a professora Marina Magalhães, coordenadora do Centro, a modernização das instalações representará mais qualidade tanto no atendimento aos pacientes quanto no trabalho dos dentistas.

A cerimônia de inauguração será realizada no anfiteatro "Prof. Myaki Issao" da FO, na Av. Lineu Prestes, 2227, Cidade Universitária, São Paulo. O evento é aberto ao público em geral.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220 / 3300, na Assessoria de Imprensa da USP




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Um Estudo dos Mecanismos de Desgaste em Disco de Freio Automotivo Ventilado de Ferro Fundido Cinzento Perlítico com Grafita Lamelar. Edison Marcel Serbino. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Implantação, evolução, aspectos técnicos e perspectivas da regulamentação técnica de biodisponibilidade relativa e bioquivalência de medicamentos genéricos e similares no Brasil. Márcia Martini Bueno. Dia 14, às 14 horas.

Coacervação complexa de compostos nitro-hterocíclicos. Obtenção de microcápsulas e avaliação da atividade antichagásica. Marcos Furlanetto. Dia 17, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Correlatos neuroquímicos em estruturas límbicas do comportamento exploratório de ratos submetidos à exposição única e repetida ao teste do labirinto em cruz elevado. Milene Cristina de Carvalho. Dia 18, às 14h30.

Simetria e atratividade facial. Luciana Maria da Silva. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Abordagem artroscópica do recesso palmar da articulação interfalângica distal pela bainha dos tendões flexores digitais em eqüinos. Marcio Augusto Ferreira. Dia 18, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

A prática profissional em farmácias e drogarias de Jundiaí, SP: Em busca da atenção farmacêutica. Simone Sena Farina. Dia 21, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Inferência bayesiana no modelo normal assimétrico. Critian Luis Bayes Rodriguez. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Museu de Arqueologia e Etnologia

Doutorado

O Monte das "Águas Queimadas": o Simbolismo das Pedras Verdes nas oferendas do Templo Mayor de Tenochtilan, México. Leila Maria França. Dia 21, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4906




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br