São Paulo, 10/03/2005 - Boletim nº1583
comportamento
Trajetórias pessoais demonstram
transformação feminina

Estudo mostra como as experiências
de vida de nove mulheres, por mais
simples que sejam, conseguem superar
preconceitos e enfrentar barreiras
leia...
Incor avalia qual a melhor
técnica para tratar cardíacos
Campus de Ribeirão oferece
série de oficinas gratuitas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Superação de preconceitos depende de reflexão e iniciativa, diz estudo

Rafael Veríssimo

Foram-se os tempos em que o feminino foi abertamente suprimido pelo sexo oposto. "A vivência unida de homens e mulheres no espaço público faz parte de uma dinâmica relativamente nova, que permite à mulher subverter e transformar um outro tipo de subjugação, 'velada', e que ainda permanece em nosso dia-a-dia", diz a psicóloga Kimy Otsuka Stasevskas.

Em seu estudo, Travessias do feminino: potencialidades no mundo, apresentado à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, a pesquisadora analisa a trajetória pessoal de nove mulheres de diferentes classes sociais, ocupações e níveis acadêmicos (com idades entre 50 e 60 anos) para refletir sobre as maneiras que a mulher encontra para enfrentar barreiras que a impede de atuar igual e livremente na sociedade.

Segundo Kimy, as mulheres analisadas "estão numa intersecção histórica, entre a época de seus pais, mais conservadores, e a atual, em que adquirimos mais direitos". As experiências de cada uma serviram para demonstrar como as ações, caso a caso, podem representar uma subversão de algo estabelecido. "Escolhi as mulheres porque a condição de subjugação em que elas se encontram frente aos homens é um facilitador; é mais fácil observar a lógica do poder neste caso, pois existem inclusive as transformações históricas. Entretanto, todas as pessoas estão sujeitas a essa subjugação; a mulher não é um caso especial", afirma.

Experiências e iniciativa
A tese teve embasamento principalmente no pensamento da filósofa alemã Hanna Arendt, que defendia, entre outros aspectos relacionados à política e ao conceito de espaço público, que as transformações só ocorrem quando as experiências pessoais se tornam públicas. "Mas não se trata de uma massificação, como vemos, por exemplo, em revistas que ditam como a mulher deve agir. O espaço público em questão é aquele em que a pessoa participa diariamente, não uma mídia", ilustra Kimy.

O primeiro passo para a superação destes valores estabelecidos em relação ao casamento/separação, a maternidade, o envelhecimento, segundo a psicóloga, é se "apropriar" de uma experiência. "Apropriação" significa enfrentar e refletir sobre um problema, e não simplesmente tentar apagar da memória esta experiência, seja ela de caráter traumatizante ou 'banal'. "A apropriação é uma condição pré-política, necessária para qualquer transformação", explica.

Um exemplo: uma das entrevistadas, separada, enfrentou a desconfiança das mulheres ao seu redor, que temiam o "roubo" de seus maridos. "Neste caso, houve uma apropriação desta experiência para a quebra de um estigma. A aceitação desta mulher em seus círculos de amizade dependeria de uma ação posterior", demonstra a psicóloga. A condição "pré-política", de reflexão, antes da iniciativa.

Em outro caso, Kimy apresenta uma iniciativa. Uma mulher recém-separada enfrentava o problema de não conseguir ao mesmo tempo trabalhar e criar seu filho da melhor forma - pensando inclusive na possibilidade de deixá-lo com outra pessoa. Analisando seu problema, "Turmalina" (todas as mulheres receberam nomes de pedras preciosas na tese), ao invés de apenas lamentar e descuidar de seu filho, agiu e montou, com outras mães que se interessaram (ou seja, foi ao espaço público), uma pré-escola, situação que a pôs ao lado de seu filho.

"Vivemos numa sociedade que possui instrumentos de manipulação que produzem e mantém as maneiras de todos se comportarem, o que inibe a tomada de iniciativa das pessoas que desejam mudar seus rumos. Logo, a trajetória de cada mulher possui uma potencialidade transformadora dessa estrutura, pois cada uma delas superou seus problemas de maneira singular", esclarece Kimy, que finaliza: "Eu vi saídas, esperanças em pensar em jeitos mais legítimos de viver. Iniciar é uma das grandes qualidades humanas, e é isso que dá liberdade ao homem".

Mais informações: kimy@usp.br




Melhor opção para cardíacos pode não ser a cirurgia

Da Redação, Agência USP

Medicamentos, cirurgia, angioplastia: o melhor tratamento para pacientes com problemas cardíacos pode variar de acordo com cada caso. O Medicine Angioplasty Surgery Study (MASS), estudo de pesquisadores do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Incor-HCFMUSP), constatou que o tratamento clínico, com medicamentos, pode ser tão bom quanto a cirurgia, e até uma melhor estratégia que a angioplastia.

As conclusões foram diferentes para cardiopatas diabéticos, no entanto: a cirurgia apresenta melhores resultados. O médico do Incor Whady Hueb, coordenador do MASS, aponta a necessidade de uma avaliação adequada do paciente antes da adoção de um tratamento mais invasivo, como a cirurgia e a angioplastia.

Nos últimos cinco anos, mais de mil casos de cardiopatas submetidos às três terapias foram estudados pelo Incor. É a primeira vez que as três técnicas são avaliadas comparativamente e durante um longo período de tempo. Os participantes do estudo apresentam perfil específico, correspondente à maioria dos cardíacos acima de 60 anos: obstrução de mais de uma artéria. Além disso, possuem angina (dor no peito) estabilizada e ventrículo direito com capacidade de contração preservada.

Estatísticas
O estudo mostrou que a mortalidade foi ligeiramente menor no grupo clínico: 2%. O grupo da angioplastia apresentou mortalidade de 5%, e o da cirurgia, 3%. No mesmo período, 5% dos pacientes que foram tratados exclusivamente com medicamentos tiveram infarto, contra 9% do grupo de angioplastia e 3% no cirúrgico. A presença de dor no peito, indicativa de angina, é mais recorrente no grupo de angioplastia (25%) e menos no grupo clínico (13%) e cirúrgico (6%).

Hueb explica que o controle e o tratamento dos fatores de risco, como diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, sedentarismo e tabagismo, é essencial para retardar a evolução e o agravamento da doença. Além disso, são medidas de eficácia comprovada a dieta alimentar saudável, com alimentos pobres em gorduras saturadas (frituras e embutidos), prática constante e orientada de exercícios físicos e abandono do cigarro, além do acompanhamento médico.

A avaliação de qualidade de vida dos pacientes apresenta diferenças: a performance é superior no grupo cirúrgico, seguido pelo clínico e, por último, pelo de angioplastia. Os pacientes operados se queixaram menos de sintomas físicos decorrentes da doença e de limitações físicas, mas ainda apresentam a sensação de "estar doente". O bem estar emocional e mental dos três grupos se aproximam, mantendo-se em patamares abaixo da média da população. O cruzamento desses dados com os custos de cada um dos tratamentos aponta uma melhor relação custo-benefício no grupo clínico, com exceção dos diabéticos.

Os resultados parciais já foram apresentados em congressos nos últimos três anos em países da Europa, nos EUA e no Brasil. Nesta terça-feira (8) foi apresentado em sessão especial no Congresso Americano de Cardiologia, nos EUA, e seus resultados serão relatados em artigo no próximo número do Livro Anual de Cardiologia da Sociedade Americana de Cardiologia.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Incor

Mais informações: (0XX11) 3069-5437, (0XX11) 3062-3012 ou (0XX11) 9647-6008, com Rita Amorim




Cursos e Palestras

Oficinas gratuitas em Ribeirão Preto
A prefeitura do campus de Ribeirão Preto (PCARP) da USP promove uma série de oficinas gratuitas. As inscrições serão abertas dia 15, a partir das 12h30. As vagas são limitadas e serão preenchidas pelos primeiros inscritos em cada oficina.Os interessados devem procurar a Seção de Atividades Culturais (R. Pedreira de Freitas, casa 4, Ribeirão Preto) da PCARP para se inscrever.

A oficina Canto Coral oferece 30 vagas e será realizada toda terça-feira, no período de 22 de março a 21 de junho, das 12h30 às 13h45. A coordenação será de José Gustavo Julião de Camargo. Aberta ao público em geral.

Danças Caribenhas também oferece 30 vagas e é aberta ao público em geral. A oficina, coordenada por Norberto Cairasco, será realizada toda terça-feira, no período de 22 de março a 21 de junho, das 19h30 às 21 horas.

Fotografia I, dirigido à comunidade USP, oferece 15 vagas. A coordenação é de Carlos de Araújo Arantes. Para participar é preciso ser aluno, funcionário ou docente da USP e possuir câmara fotográfica. As aulas serão realizadas de 22 de março a 21 de junho, toda terça e quinta, das 12h15 às 13h45.

A oficina Fotografia II é aberta à comunidade externa e oferece 30 vagas. A coordenação é de Carlos de Araújo Arantes. É necessário possuir câmara fotográfica com regulagem manual e objetiva cambiável para participar das aulas. Também será feita uma entrevista prévia, que deverá ser agendada pelo telefone (0XX16) 602-3530 de 16 a 22 de março. A oficina é dividida em duas turmas que terão aulas toda segunda e quarta, em horários diferentes, de 28 de março a 29 de junho. A Turma A terá aulas das 16 às 18 horas e a Turma B das 19 às 21 horas.

No curso Iniciação à Leitura Musical, com coordenação de José Gustavo Julião de Camargo, serão oferecidas 20 vagas. Para participar, é preciso ter uma flauta doce, caderno de música com pauta, borracha e lápis. As aulas serão realizadas toda segunda-feira, de 21 de março a 20 de junho, das 12h30 às 13h45.

Vivência Teatral, com 30 vagas, é aberta ao público em geral. Será realizada toda segunda-feira, de 28 de março a 13 de junho, das 12 às 13h45. A coordenação é de Lelo Guazzelli.

Mais informações: (0XX16) 602-3530


Docentes aposentados da Esalq promovem ciclo de palestras
O Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), por meio da Associação dos Docentes Aposentados da Esalq (ADAE), realiza a partir deste mês, o 1º Ciclo de Conferências, cujo temário será O Panorama Amplo de Campos do Conhecimento Focalizados no Currículo da Esalq.

O objetivo é apresentar histórico, importância e peculiaridades de campos do conhecimento segundo a perspectiva adotada pelas Cadeiras e, posteriormente, pelos Departamentos da Escola.

As conferências serão apresentadas por docentes da instituição num intervalo de duas semanas entre elas, às segundas e quartas segundas-feiras de cada mês, sempre às 16 horas, com início previsto para 14 de março e término em 28 de novembro.

Os temas abordados serão, nesta seqüência, O clima na Terra: condicionador da ecologia, Combinação dos elementos e transformação das substâncias, O ovo ou a galinha: uma resposta filosófica, A domesticação das plantas, Da bactéria ao dinossauro: extinção e preservação das espécies, O solo, nossa caixa de Pandora, A água: solvente, agente poluente, fator vital, Relva, arbusto, árvores e homo sapiens: de quem é o espaço, Magnitude relativa, essa é a questão, Alterações no mobiliário da Terra, Energia, não mais que e apenas somente energia, Construindo para viver, da cidade ao sertão e vice-versa, Dará certo algum dia: homo sapiens e natureza?, Dinheiro é como água: o problema é a distribuição, Investigação e experimentação: receita para a sobrevivência e Conhecimento e sabedoria: casados pela inteligência.

As duas últimas semanas do Ciclo serão reservadas para uma revisão do temário, na qual um painel de convidados, estimulados por um moderador, comentará os aspectos e opiniões mais destacadas durante as conferências anteriores.

O evento, que acontece na Sala do C.T.A. / Prédio Central da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba), é gratuito e aberto à comunidade em geral, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX19) 3429-4339


FCF realiza palestra sobre alimentos geneticamente modificados
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promoverá, no próximo dia 23, das 10h15 às 11h30 o seminário Safety of Genetically Modified Foods, a ser ministrada pelo professor Ralph Greiner, no Federal Research Centre for Nutrition and Food Centre for Molecular Biology, na Alemanha.

A palestra será ministrada em Inglês, sem tradução simultânea. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 22 pelo e-mail alinutri@edu.usp.br (informando nome, telefone e título da palestra). As vagas são limitadas e será entregue certificado de participação.

O evento acontecerá no auditório Paulo Carvalho Ferreira, na FCF (Av. Professor Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Ciclo de palestras em Patologia Cirúrgica na FMRP
O Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, promoverá nos próximos dias um ciclo de palestras sobre patologia cirúrgica.

Às 14 horas desta sexta-feira (11) o professor Sergio Zucoloto ministrará a palestra Fígado: histologia normal, hipertensão portal, insuficiência hepática, alcoolismo e hepatites (classificações de Knodell e Gayotto).

No dia 18 de março, haverá o seminário de lâminas Patologia Hepática, a ser ministrado pela professora Leandra N. Zambelli Ramalho.

O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, será realizado no anfiteatro Prof. Dr. Humberto Menezes, da FMRP (Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto). Não é preciso efetuar inscrição.

Mais informações: (0XX16) 602-3131; e-mail: patologia@hcrp.fmrp.usp.br




Agenda Cultural

Apresentações musicais no campus de Ribeirão
A Seção de Atividades Culturais da prefeitura do campus de Ribeirão Preto (PCARP) da USP promove nos dias 14, 15 e 16, três apresentações gratuitas e abertas ao público em geral.

O concerto com o Coral da USP Ribeirão, Madrigal Revivis acontece dia 14, às 20h30. No dia 15, às 20h30, o grupo Nuestros Cuerpos, da Alma Gitana Cia de Dança Flamenca, realiza a sua apresentação. E, no dia 16, às 12h30, a Banda Soul Brasuca toca seu repertório anos 70.

Os eventos têm apoio cultural do Banespa e serão realizados no Espaço Cultural do Campus Ribeirão (Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto)

Mais informações: (0XX16) 602-3530


Inscrições abertas para ingresso no Coral Yapapá
Estão abertas as inscrições para novos integrantes do Coral Yapapá da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

Os ensaios, sempre abertos a quaisquer interessados, realizam-se às terças e quintas-feiras, das 12h15 às 13h50, na sala 2 do Bloco 13 A da Faculdade (Av. Professor Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo). Os testes vocais para ingressantes deverão ser combinados com a maestrina Lucymara Apostólico nos dias dos ensaios.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677




Publicações

Livro conta trajetória de mulheres dentro da USP
A editora Humanitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lançou a obra Mulheres na USP: Horizontes que se abrem (147 págs.; R$ 30,00), de Eva Blay e Alice Beatriz da Silva Gordo.

O livro analisa o impacto no Brasil da entrada da mulher no mercado de trabalho, especialmente no ensino superior. O foco central são entrevistas feitas com antigas alunas e posteriormente docentes da USP: Gilda de Mello e Souza - Filosofia; Olga Pantaleão - História; Alice Canabrava - Economia e História; Jandyra França Barzaghi - Química; Maria Conceição Vicente de Carvalho - Geografia; Verônica Rapp - Medicina.

Nessas entrevistas são relatadas as duras experiências pessoais vividas pelas alunas - pelo fato de serem mulheres - nas primeiras turmas de estudantes universitários paulistas e os seus obstáculos, derrotas e conquistas quando, posteriormente, tentaram se tornar docentes em suas respectivas faculdades.

Mais informações: (0XX11) 3091-2920


Livro aborda o uso da imagem e do som na pesquisa antropológica
Uma coletânea de artigos - resultantes de trabalhos desenvolvido no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP - compõe o livro Escrituras da Imagem (224pp., R$ 32), que será lançado pela Edusp no dia 21 de março.

O evento acontece às 18h30, na Livraria Cultura, que fica na Av. Paulista, 2073, São Paulo. Organizado por Sylvia Caiuby Novaes, Andréa Barbosa, Edgar Teodoro da Cunha, Florencia Ferrari, Renato Sztutman e Rose Hikiji, o livro mostra que também nas ciências sociais a imagem é um campo fértil para análise e uma forma de apresentação de dados de pesquisa.

Os artigos analisam a imagem, especialmente a linguagem do cinema, de acordo com a perspectiva das ciências sociais, seguidos de quatro ensaios fotográficos com pequenos textos que dialogam com as imagens e, apresentam comentários críticos sobre a produção visual.

Mais informações: (0XX11) 3170-4033 ou divulga@edu.usp.br




Quadro de Avisos

FO inaugura Centro de Atendimento a Pacientes Especiais
A Faculdade de Odontologia (FO) da USP inaugura, no dia 10 de março, o novo Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (Cape), com instalações ampliadas.

O Cape tem como foco o atendimento à comunidade, o ensino e a pequisa. O atendimento é feito gratuitamente e engloba a prevenção, semiologia, periodontia, dentística, cirurgia, endodontia e eventualmente prótese e ortodontia. O ensino se baseia na multiplicação dos conhecimentos adquiridos, no sentido de viabilizar a instalação de outros centros semelhantes por todo o Brasil. O Cape também oferece cursos curriculares e extra-curriculares para alunos de graduação. A pesquisa é realizada am âmbito clínico, epidemiológico e laboratorial, na maioria das vezes utilizando o quadro de pacientes do Cape.

O atendimento é destinado a pessoas com deficiências físicas e mentais, síndromes de malformação, doenças sistêmicas e infectocontagiosas. As consultas podem ser marcadas pelo telefone (0XX11) 3091-7838 ou 3091-7859. O tratamento é gratuito. O paciente deverá pagar apenas o custo de aparelhos protéticos e ortodônticos, os quais são realizados por profissionais fora da Universidade.

O Cape localiza-se na Av. Professor Lineu Prestes, 2227, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7817 / 3091-7860; e-mail: dirfo@usp.br; site: http://www.fo.usp.br/cape/


GADI faz plantões nos campi do interior

A agenda de plantões do Grupo de Assessoramento ao Desenvolvimento de Inventos (GADI), da USP, está definida até o final de 2005. O objetivo é solucionar dúvidas sobre transferências de tecnologia e orientar a comunidade USP nos procedimentos necessários para a proteção da Propriedade Intelectual no Brasil e em outros países.

Em São Carlos, as visitas serão realizadas toda primeira quinta-feira do mês, a partir de 7 de abril. Em Ribeirão Preto, o plantão teve início do dia 9 de março e acontecerá toda segunda quarta-feira do mês. Em Piracicaba, a equipe estará disponível na terceira sexta-feira de cada mês, a partir de março.

Mais informações: (0XX11) 3091-4474 (Assessoria de Comunicação); e-mail: gadi@usp.br; site: http://www.cecae.usp.br/gadi


Graduanda da FCFRP é premiada no SIICUSP

A aluna Tatiane Borodinas Nucci, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da USP, está entre os dez alunos da Universidade selecionados durante o 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP, realizado em novembro de 2004), para representar a Universidade na atividade conjunta com a The State University of New Jersey - Rutgers e a The Ohio State University, que acontecerá nos EUA entre 13 e 20 de abril.

Tatiana, orientada por Luciane Helena Gargaglioni Batalhão, pós-doutoranda da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP e professora da Unesp de Jaboticabal, apresentou o trabalho Participação dos receptores 5-HT1A no Núcleo Magno da Rafe na Anapirexia e Hiperventilação induzidas por hipóxia, escolhido como um dos 55 melhores trabalhos do 12º SIICUSP - Área Biológicas, recebendo Menção Honrosa.

O trabalho investigou especificamente a participação de uma região do sistema nervoso central, o núcleo magno da rafe, nas respostas que os organismos apresentam quando expostos à uma baixa pressão parcial de oxigênio ambiental.

Mais informações: (0XX16) 602-3517 / 3522 / 3525 (Assessoria de Imprensa do Campus de Ribeirão Preto)




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Estudo da atenuação dos contaminantes de líquidos percolados no solo. Tânia Leme de Almeida. Dia 23, às 14 horas.

Doutorado

Desenvolvimento de uma metodologia p/ avaliação de um reator anaeróbio de leito fluidificado c/o etapa de pré-tratamento de um substrato sintético contendo pentaclorofenol. Flávio Bentes Freire. Dia 21, às 14 horas.

Teoria bayesiana na avaliação das condições da laringe. Luís Fernando Granato. Dia 23, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Comportamento de 'Salmonella' em ovo em pó em função da atividade de água (Aa) do binômio tempo x temperatura de armazenamento. Gunnar Martin. Dia 22, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11)3091-3621


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Caracterização bioquímica das b-glucosidades do scytalidium thermophilum. Fabiana Fonseca Zanoelo. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Evolução de gestantes clientes de serviço público de pré-natal: influência de fatores socioeconômicos, reprodutivos e comportamentais. Silvia Cristina Konno. Dia 21, às 14 horas.

Resgatando a Visão da Clientela. Avaliação do Serviço de Urgência/Emergência do Hospital São Lucas - Vitória - ES, da perspectiva do usuário. Rosane Ernestina Mageste. Dia 24, às 10 horas.

Sobre as circunstâncias em que transcorreu a infância de Jovens que moraram nas ruas do Município de São Paulo e os possíveis efeitos sobre suas personalidades. Rubens de Aguiar Maciel. Dia 28, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br