São Paulo, 11/03/2005 - Boletim nº1584
saúde
Horário não muda efeito de
exercícios em asmáticos

Mudança na respiração durante o dia
não influi no rendimento de crianças
asmáticas, em qualquer horário que
realizem atividade física
leia...
USP abre licitação para
comercialização de colgaduras
Estação Ciência debate plantas
carnívoras e botânica

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Hora de exercícios não altera benefícios de atividade física em asmáticos

Júlio Bernardes

O horário dos exercícios não altera os benefícios da atividade física em portadores de asma. A fisioterapeuta Cristiane Soncino Silva pesquisou crianças de escolas públicas de Ribeirão Preto, entre 8 e 11 anos, submetidas a um programa de exercícios em grupos separados por horários. O estudo mostrou que os asmáticos tiveram a mesma melhora na condição física, apesar das variações no ritmo respiratório ao longo do dia.

Cristiane conta que parte das crianças treinou às 9 da manhã e outro grupo às 14h30, duas vezes por semana. O programa incluía exercícios de solo para fortalecimento muscular, postura, respiração, corridas e caminhadas, além de iniciação à natação. "O treinamento durou quatro meses", diz a fisioterapeuta. "O aumento da força nos músculos abdominais e a redução da freqüência cardíaca em repouso foram os mesmos em ambos os horários."

Cristiane explica que os portadores de asma apresentam uma variação circadiana da função pulmonar, ou seja, que sofre alterações durante o dia. "Os piores valores dos volumes dos pulmões são observados por volta de 4 horas da manhã e os melhores às 16 horas", relata. "Entretanto, durante a tarde o Broncoespasmo Induzido pelo Exercício, conhecido como BIE, é mais intenso, podendo levar a crises de falta de ar."

Tratamento
A pesquisadora aponta que novos estudos serão realizados para identificar o efeito dos exercícios na função pulmonar dos asmáticos. "Com o tempo, os exercícios podem reduzir os sintomas da asma e a medicação, além de aumentar a auto-estima e a sociabilidade das crianças", afirma.

Enquanto realizavam o programa de exercícios, as crianças asmáticas foram tratadas com medicamentos para prevenir a ocorrência de broncoespasmos, detectado em 76,8% dos alunos antes dos treinos. "Elas recebiam anti-inflamatório (corticoesteróide inalatório) e, se preciso, broncodilatadores", diz Cristiane Soncino. "Os remédios eram doados, pois a maioria das crianças eram de famílias carentes, que também recebiam passes de ônibus para ir ao local dos exercícios."

Os resultados da pesquisa estão na tese de doutorado apresentada pela fisioterapeuta na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. As crianças foram selecionadas para o estudo a partir de 3300 questionários aplicados em 13 escolas públicas de Ribeirão Preto. "Foram identificados 606 possíveis asmáticos, dos quais 142 fizeram exames de função pulmonar", lembra Cristiane. "Entre as crianças examinadas, 122 passaram por consultas médicas e 69 foram escolhidas para o estudo."

Mais informações: (0XX16) 610-9630, (0XX11) 9709-5555, com Cristiane Soncino Silva



USP realiza licitação para exploração comercial de colgadura modulável

André Benevides

Após mais de dez longos anos na fila de espera de registros de patentes, o invento do professor César Ângelo Lascala, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, está prestes a alcançar o seu destino: consultórios de dentistas e laboratórios odontológicos. Trata-se de uma colgadura radiográfica modulável, um acessório muito simples que poupa tempo, melhora a qualidade das pequenas radiografias (periapicais) e pode ser utilizado em qualquer tipo de câmara escura. "Este é um produto pioneiro na odontologia", comemora o professor.

Na próxima segunda-feira (14), às 9h30, será realizada licitação para concessão de licença para exploração da patente, que está depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) sob o nº PI 9.301.586-0. As empresas interessadas em participar da concorrência devem comparecer com representantes na R. da Reitoria, 109, Bloco L, 4º andar, Sala 405, Cidade Universitária, São Paulo.

Lascala afirma que a perspectiva é de que o preço de prateleira do produto fique entre R$ 18,00 e R$ 20,00 para o conjunto que possibilita a revelação simultânea de 14 películas radiográficas. Considerando o elevado preço dos aparelhos e materiais utilizados nesta área, o pesquisador está confiante quanto à possível vendagem do produto. "Temos aproximadamente 130 mil odontologistas na ativa no Brasil. Seria ótimo se conseguíssemos atingir de 10% a 20% deste mercado".

Melhor qualidade de imagens
As vantagens do invento, que em 1994 recebeu o primeiro lugar do Fórum Clínico do Congresso Paulista de Odontologia, são diversas. Uma das maiores é que ele pode melhorar a qualidade das imagens, uma vez que todas as películas saem com a mesma densidade e contraste de tonalidades, além de não ficarem marcadas pelos grampos utilizados no método tradicional.

Outro destaque do acessório é a economia de tempo, pois as radiografias não serão mais reveladas uma a uma, mas todas de uma vez e no mesmo tempo de um único filme. "Cada revelação demora em média três minutos. Se formos realizar quatorze delas, o que corresponde ao exame completo de um paciente, demoraríamos mais de quarenta minutos".

Os estudantes de odontologia também serão beneficiados pela invenção. "Nas escolas, eles precisam comprar uma colgadura metálica grande, que se adapta aos tanques das salas de revelação e que não será reaproveitada profissionalmente nos consultórios". Já o equipamento desenvolvido por Lascala, que tem 10 centímetros na largura e no comprimento, pode ser utilizado tanto nas câmaras grandes quanto nas portáteis, utilizadas em consultórios.

Produzido em plástico injetado inquebrável, a colgadura radiográfica modulável é extremamente durável. Como seu nome indica, os módulos podem ser montados conforme o número de revelações a serem realizadas. A expectativa de que o acessório seja bem-sucedido no mercado é tão grande que Lascala já vislumbra até o mercado exterior. "Colegas de outros países que tomaram conhecimento do produto já manifestaram interesse. Todo dentista que faz radiografia precisa ter um modo de revelá-las, e este invento tem se mostrado a melhor opção para se fazer isso", conclui.

Mais informações: (0XX11) 3091-4474, no Grupo de Assessoramento ao Desenvolvimento de Inventos (Gadi), com Cleide Oliveira (Assessoria de Comunicação)




Cursos e Palestras

Estação Ciência realiza debate sobre plantas carnívoras e botânica
A Estação Ciência, dentro da temática Ciência em Debate, realiza o seminário O Estudo das Plantas Carnívoras e o Ensino de Botânica, ministrado pelo professor José Maurício Piliackas, pós-graduado na Unesp e na Universidade Federal de Goiás.

O evento acontece no dia 18 de março, das 8h30 às 12 horas, no auditório Prof. Ernst Hamburger, da Estação Ciência (Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo).

As inscrições são gratuitas e os interessados devem confirmar presença enviando uma mensagem eletrônica para monitoria@eciencia.usp.br ou ivoleite@eciencia.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ramal 214 ou 248


IME promove seminários de otimização contínua
O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP abriu, nesta quinta-feira (10), um ciclo de seminários de Otimização Contínua, aberto a todos os interessados.

Os seminários contam com a participação de docentes e alunos interessados em programação não linear, análise convexa e pesquisa operacional. São abordados aspectos teóricos, práticos e aplicações.

Os seminários serão realizados sempre às quintas-feiras, às 14 horas, na sala 268 do Bloco A do IME (R. do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo).

Para o dia 17 de março está previsto o seminário Opiniões sobre algoritmos e condições de otimalidade em PNL, que será ministrado pelo professor Mario Martínez. A programação completa está disponível na página http://www.ime.usp.br/~egbirgin/seminarios.html. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




Agenda Cultural

Cinusp exibe produções francesas
O Cinusp exibirá neste domingo (13) a Jornada Cinematográfica da Francofonia, promovida pelas representações diplomáticas da Bélgica, do Canadá e da França. A mostra é composta por três filmes em língua francesa, exibidos com legendas em português.

Às 14 horas será exibida a produção canadense A grande sedução (2003, comédia, 110 min.), de Jean-François Pouliot. No filme, o camponês Germain empenha-se em convencer uma multinacional a instalar uma fábrica em um vilarejo portuário onde antes vivia-se da pesca e onde agora a maioria dos habitantes está desempregada. Para satisfazer as exigências dos seguradores da empresa, Germain deve persuadir um médico a residir em sua minúscula vila.

O belga Pequenas Misérias (2001, comédia dramática, 78 min.), de Philippe Boon e Laurent Brandenbourger, será exibido às 16 horas. Jean é um oficial de justiça que exerce sua função com rigor cometendo, às vezes, erros contra a moral dessa profissão. Jean é também o marido de Nicole, mulher que apresenta crises de consumismo que ela sacia em companhia de Georges, seu amante. Georges é um endividado crônico, ocasionalmente cúmplice de Jean. Quando este cruza o destino de Eddy, um tira compassivo e desajeitado que tem por missão acompanhá-lo em suas apreensões, sua existência se torna um pesadelo.

A sessão das 18 horas trará o filme francês A voz do coração (2004, drama, 95 min.), dirigido por Christophe Barratier. No filme, Pierre Morhange é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu por meio do qual passa a relembrar sua própria infância.

O Cinusp localiza-se na R. do Anfiteatro, 181, Favo 4, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540, no Cinusp


ECA expõe imagens do Timor-Leste
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP abrirá, no próximo dia 17, às 20h30, a exposição Timor-Leste e as sinuosas do olhar. A exposição é fruto do trabalho de conclusão de curso de Nara de Lima, graduada em Jornalismo.

A exposição traz imagens de transportes e estradas no país, paisagens e retratos da gente timorense. Expõe também materiais produzidos pelos alunos do Projeto Universidades em Timor-Leste, realizado em 2004, que teve como objetivo sensibilizar os timorenses ao aprendizado e uso da língua portuguesa.

Dominado por Portugal até 1975, o país tornou-se independente e em pouco tempo foi invadido novamente, dessa vez para 24 anos de dominação indonésia. Este ano a ONU irá deixar o país. O título deste trabalho é um convite à reflexão do que se pode imaginar sobre o futuro de Timor-Leste.

A mostra poderá ser vista no Espaço D'Ávila do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA, na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 9354-4707, com Nara de Lima; e-mail: nara_ls@hotmail




Publicações

Gestão da comunicação é tema de livro lançado por professora da ECA
Foi lançado recentemente o livro Gestão da comunicação no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e cooperativismo (Ed. Atlas, 168 págs., R$ 35,00), organizado pela professora Roseli Fígaro, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O livro reúne um elenco de especialistas em suas respectivas áreas com visão ampla sobre temas e problemas envolvidos com a Gestão da Comunicação. A obra, com 15 capítulos organizados em quatro partes, trata de temas como cultura da organização, mudanças e subjetividade no mundo do trabalho, OMC e educação, mídias e educação, comunicação e educação, definições e experiências sobre o terceiro setor e cooperativismo.

Mais informações: www.editoraatlas.com.br


Livro aborda importância ambiental da vermicompostagem
Será lançado nesta sexta-feira (11) o livro Importância ambiental da vermicompostagem: vantagens e aplicações (Rima Ed., 106 págs., R$ 20,00), de autoria de Maria Diva Langgraf, doutora em Química Analítica pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, Rossine Amorim Messias, mestre pelo IQSC, e Maria Olímpia de Oliveira Rezende, professora associada do IQSC.

O livro apresenta um estudo crítico acerca da importância ambiental das substâncias húmicas e de suas interações com metais e pesticidas, em nível molecular. As substâncias húmicas foram avaliadas quanto à sua importância na descontaminação ambiental, e é apresentada uma nova abordagem com relação ao estudo das características dos ácidos húmicos extraídos de vermicomposto. O aspecto fertilidade do solo teve destaque, considerando-se a adição de vermicomposto como uma alternativa viável de melhorar sua fertilidade.

O lançamento acontecerá às 19 horas da Livraria Siciliano de São Carlos (Av. São Carlos, 1931, Centro).

Mais informações: (0XX16) 3501-4004




Quadro de Avisos

Novo diretor da FMRP toma posse
Nesta segunda-feira (14), o professor Marcos Felipe Silva de Sá toma posse como novo diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

A cerimônia acontece a partir das 11 horas, no Anfiteatro de Bioquímica, localizado no prédio central da FMRP, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, bairro Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3001


EESC assina convênio de intercâmbio com universidade portuguesa
A Diretoria da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, assinou no início deste ano um Convênio de Intercâmbio Acadêmico com a Universidade do Minho (Uminho), em Portugal.

O acordo visa o intercâmbio de alunos de graduação das Escolas de Engenharia das duas Universidades, fazendo parte da política de internacionalização da atual gestão da USP.

Mais informações: (0XX16) 3373-9997 / 3373-9119 (Assessoria de imprensa); site: www.sc.usp.br


EESC seleciona auxiliar gráfico
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP está com inscrições abertas para uma vaga de auxiliar gráfico. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (11), das 8h30 às 11h30 ou das 14 às 17 horas, no Serviço de Pessoal da EESC (Avenida Trabalhador São-carlense, 400).

A função será preenchida sob Regime de CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário inicial de R$ 748,19. Os interessados devem ter 18 anos, ensino fundamental completo e apresentar os originais dos seguintes documentos: RG; CPF; carteira de trabalho e previdência social; título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa; certificado militar, quando do sexo masculino; comprovante de escolaridade; comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 11,00, efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil, através de depósito ou transferência bancária, com identificação do candidato, na conta corrente 168.194-X, agência 3062-7.

O processo seletivo constará de prova de português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos da área de atuação e prova prática. A prova escrita será realizada no dia 14 de março, às 19 horas, no Bloco C da EESC, e a prática, no dia 23 de março, às 8h30, no Serviço de Apoio às Publicações (Gráfica) da EESC.

Mais informações: (0XX16) 3373-9211




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Estudo sobre a adequação ambiental dos serviços de água e esgoto. Rogério Pecci Filho. Dia 23, às 14 horas.

Estimativa do conjunto atrator e da área de atração para o problema de lure estendido utilizando LMI. André Christovão Pio Martins. Dia 23, às 10 horas.

Mestrado

Identificação do funcional da resposta aeroelástica via redes neurais artificiais. Ana Paula Carvalho da Silva Ferreira. Dia 23, às 14 horas.

Avaliação do potencial de uso do metano com doador de elétrons para a denitrificação em reator anóxico horizontal de leito fixo. Renata Medici Frayne Cuba. Dia 24, às 14 horas.

Interações tróficas de representantes da ictiofauna introduzida e nativa, na fase jovem, em lagos do Vale do Rio Doce - MG. Anelise Marcos de Assumpção. Dia 24, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Instituto Oceanográfico

Mestrado

Correntes na Plataforma Continental ao largo de Arraial do Cabo (RJ): medições com perfilador acústico (ADCP). José Roberto Bairão Leite. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6603


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br