São Paulo, 14/03/2005 - Boletim nº1585
saúde
Estudo aponta fatores de risco
para cárie em adolescentes

Má higiene bucal, sobrepeso e até mesmo
o nível de escolaridade das mães, entre
outros fatores, aumentam o risco de
desenvolvimento de cárie entre jovens
leia...
Centrinho renova parceria
com Universidade da Flórida
Curso gratuito aborda
noções de oceanografia

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Levantamento identifica fatores de risco para o desenvolvimento de cárie

Flávia Souza

Fatores como sobrepeso, idade e escolaridade materna, associados à frequência da higiene bucal, têm influência sobre a severidade com que a cárie dentária atinge adolescentes. Um levantamento feito com 230 adolescentes (de 15 a 19 anos) sobre o número de dentes cariados, perdidos e restaurados identificou os fatores de risco da cárie, condições que facilitam o aparecimento e o desenvolvimento da doença. A pesquisa foi apresentada à Faculdade de Odontologia (FO) da USP.

Segundo a dentista Cristina G. Zardetto, autora do estudo, um dos objetivos era avaliar a relação entre o estado nutricional do paciente e a ocorrência de cárie dentária, unindo a Odontologia à Nutrição. Os adolescentes avaliados eram estudantes de uma escola pública da Vila Mariana, bairro paulistano de classe média. Foram obtidos dados detalhados a respeito da situação sócioeconômica, do histórico familiar de doenças e dos hábitos alimentares e de higiene de cada um dos adolescentes.

Intensificação de risco
"Cerca de 70% dos jovens apresentavam cárie, um índice muito elevado", afirma a pesquisadora. Dos 230 adolescentes, 148 apresentavam peso normal e 82 possuíam sobrepeso ou sofriam de obesidade. Cristina verificou que o fator sobrepeso aumenta em três vezes a chance de se desenvolver cárie.

"Para agravar a situação, os números nos mostram que os adolescentes com sobrepeso que comiam doces com maior freqüência escovavam os dentes com menor regularidade", diz a pesquisadora. "Mas, como tanto a cárie quanto a obesidade são doenças causadas por fatores diversos, não é possível apontar a causa exata desse fato". Uma hipótese é que, por questões psicológicas, o adolescente com sobrepeso não tenha muitos cuidados consigo.

A escolaridade materna também pode influir no alto índice de cárie. Os adolescentes cujas mães não haviam concluído o Ensino Fundamental possuíam três vezes mais chance de apresentar a doença. "Isso nos mostra que é a mãe quem transmite informações ao filho, quem o ensina", avalia Cristina. A higiene bucal também é um elemento importante: aqueles que escovavam os dentes três vezes ao dia possuíam três vezes menos chance de desenvolver cáries, quando comparados aos que escovavam apenas uma vez.

Prevenção
O estudo mostrou, ainda, que os adolescentes com mais de 17 anos possuíam um maior número de dentes afetados. Segundo Cristina, essa constatação reflete uma tendência à falta de controle e prevenção da cárie. "Se um adolescente de 13 anos não cuida regularmente de seus dentes, é natural que, mais velho, o quadro se intensifique", explica. A ausência de uma "cultura de prevenção" se traduz, principalmente, numa procura pelo dentista somente diante do aparecimento de problemas, como dor de dente.

A pesquisa faz parte do projeto ECCCHOS (Estudos Clínicos sobre Crescimento, Comportamento, Hipertensão Arterial, Obesidade e Saúde Bucal), desenvolvido na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp - EPM) e dirigido à avaliação clínica de adolescentes. O levantamento, parte da tese de Cristina, Prevalência de cárie dentária em adolescentes residentes no município de São Paulo: indicadores de risco e gravidade, resultou de uma parceria entre as disciplinas de Odontopediatria da FO e Nutrologia do Departamento de Pediatria da Unifesp-EPM . A tese teve orientação da professora Célia Regina Martins Delgado Rodrigues, da FO, e coorientação do professor Domingos Palma, da Unifesp-EPM.

Mais informações: (0XX11) 3814-7359; e-mail criszardetto@uol.com.br




Centrinho e Universidade da Flórida iniciam nova fase de parceria

Da Redação, Agência USP

A Universidade de São Paulo e a Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, iniciaram uma nova fase de parceira, reafirmando o convênio de cooperação em pesquisas que já dura uma década. O "Projeto Flórida", que teve início há dez anos, compara técnicas cirúrgicas e evolução da reabilitação da fala em crianças com fissura labiopalatal por um período de até seis anos após a cirurgia primária de palato (céu da boca), e se encontra em fase conclusiva.

A partir deste mês, pesquisadores do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (Centrinho) e do Departamento de Fonoaudiologia da FOB iniciarão o "Flórida II" - novo projeto que vai pesquisar aspectos do crescimento da face e dos arcos dentários, além da fala de pacientes de seis a 12 anos de idade, que pertencem à amostragem do primeiro projeto. Três pesquisadores norte-americanos visitaram a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP nos dias 28 de fevereiro e 1 de março.

"Agora que já tivemos oportunidade de avaliar o desenvolvimento da fala do paciente em relação às técnicas cirúrgicas utilizadas e à idade, queremos estudar qual a técnica que menos interferiu no crescimento facial e também na fala desses mesmos pacientes em até dez anos após a cirurgia", explica a fonoaudióloga Maria Inês Pegoraro-Krook, diretora do convênio com a Universidade da Flórida, pesquisadora do Centrinho e livre-docente do Departamento de Fonoaudiologia da FOB. Neste novo projeto, participam profissionais das áreas de fonoaudiologia, ortodontia e serviço social.

Intercâmbio internacional
Com investimento de US$ 2,5 milhões, a pesquisa tem aprovação do Conep/MS (Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde) e do Instituto Nacional de Saúde dos EUA (N.I.H.), que também financia o trabalho. A exemplo do "Projeto Flórida", que deve apresentar resultados definitivos sobre as técnicas cirúrgicas em junho deste ano, o "Flórida II" reúne amostra significativa - cerca de 500 pacientes de todo o Brasil - e tem grande relevância para a comunidade científica internacional. O prazo previsto para o desenvolvimento da pesquisa é de cinco anos.

"Durante todos esses anos, o intercâmbio entre nossa equipe e a equipe da Flórida foi constante", conta Maria Inês, que está confiante na continuidade do estudo. "Além disso, semanalmente, enviamos relatórios para a Universidade da Flórida para que eles possam acompanhar o desenvolvimento do projeto, já que os pacientes são atendidos aqui em Bauru", completa.

Semestralmente, estatísticos e demais integrantes da equipe da Flórida visitam o Centrinho para fazer auditoria nos dados e prontuários dos pacientes cadastrados no Projeto. A cada seis meses um relatório é elaborado e entregue ao Instituto Nacional de Saúde dos EUA, que possui um rigoroso comitê de avaliação para certificar se as pesquisas são desenvolvidas de acordo com os protocolos definidos na apresentação do projeto.

A parceria vem abrindo portas para novos convênios, inclusive com outras unidades do campus de Bauru. Estão sendo avaliados, por exemplo, possíveis intercâmbios para a universidade norte-americana de alunos do curso de Odontologia da FOB. Para o presidente da comissão de pós-graduação da faculdade, professor José Carlos Pereira, o tema voltará a ser discutido. Pereira quer avaliar melhor quais as eventuais linhas de pesquisa que a FOB poderia desenvolver em conjunto com a instituição americana na área de odontologia.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centrinho

Mais informações: (0XX14) 3235-8156




Cursos e Palestras

Curso gratuito de noções sobre oceanografia
Um curso gratuito de Noções sobre Oceanografia será oferecido pelo Instituto Oceanográfico (IO) da USP entre os dias 8 de maio e 17 de julho.

São 200 vagas para alunos interessados nos estudos e técnicas oceanográficas, principalmente no que se refere às correntes oceânicas, poluição do mar, distribuição dos organismos no meio oceânico e ecossistemas marinhos.

Os interessados podem fazer suas inscrições de 1º a 29 de abril no IO, que fica na Praça do Oceanógrafo, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6530 ou evaldo@usp.br


Obra de Einstein é tema de palestra no IF
O Departamento de Física Matemática do Instituto de Física (IF) da USP realizará nesta quarta (16), às 18 horas, a palestra O que é, afinal, pensar?, a ser ministrada pelo professor Henrique Fleming, do Instituto.

"O que é, afinal, pensar..." é uma frase de Albert Einstein no seu texto autobiográfico (denominado, por ele, "meu obituário") que apareceu no livro Albert Einstein, Philosopher, Scientist. É o início do trecho em que Einstein tenta descrever como funciona o seu pensamento, no decorrer de uma descoberta. O colóquio apresentará a importância dessa obra.

O evento, gratuito a aberto a todos os interessados, é parte do ciclo Convite à Física. A palestra será realizada no auditório Abrahão de Moraes, do IF (Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: http://fma.if.usp.br/convite




Agenda Cultural

Ana Ribas e Guilherme Lechat expõem no Centro Cultural da USP-SC
A pintora Ana Ribas e o fotógrafo Guilherme Lechat farão as exposições que inauguram a temporada de atividades do Centro Cultural em 2005. Ambas as mostras serão abertas na próxima quinta (17), às 18 horas, e poderão ser visitadas até o dia 9 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Ana Ribas é formada em Publicidade e Propaganda. É também fotógrafa, designer de móveis e decoradora. Já participou de várias exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, com destaque para Washington (EUA) e Paris (França). Em Abstrato em Cores, Ana vai mostrar a natureza representada em cores, formas abstratas, usando grandes formatos que resultam numa atmosfera alegre e estimulante. Consegue com isso mostrar a importância das cores na sensação e na percepção de uma obra de arte representada de forma abstrata.

Guilherme Lechat é formado em Direito. Fez também cursos de artes cênicas e fotografia. Realizou exposições individuais em várias cidades do país e dedica-se ao nú fotográfico com sobriedade, delicadeza e suavidade. O trabalho apresentado nesta mostra, Janelas, foi desenvolvido para o site www.loucoporfotografia.net, no qual Guilherme, atualmente, trabalha no ensino da fotografia à distância, através do sistema e-learning.

O Centro Cultural está localizado na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106


Cinusp exibe filmes indianos
O Cinusp realizará, de 16 a 31 de março, a mostra Bollywood fica na Índia. Serão exibidos dez filmes indianos, sempre às 12 horas. Confira a programação da primeira semana da mostra:

Na quarta-feira (16), será exibido o filme Awara (1951, 170min 2 h e 50min - legendas em espanhol). Suspeito pelo assassinato de um famoso juiz, homem é defendido por jovem e bela advogada. Aos poucos, o filme revela uma intriga em que o juiz aparece como uma pessoa conservadora e capaz de abandonar a esposa grávida em nome da tradição.

Srhee 420 (1955, p&b, 168min 2h 48min - legendas em espanhol) é o filme a ser exibido na quinta-feira (17). Raj é um órfão que vai para Bombaim com o sonho de torná-la grande. Seus ideais, entretanto, logo encontram as dificuldades típicas da complicada cidade grande.

Pyaasa (1957, p&b, 146min 2h e meia - legendas em espanhol) será exibido na sexta-feira (18). Viajy é um jovem poeta que busca o reconhecimento artístico. Entretanto, sua poesia, voltada para o sofrimento humano, é recusada pelos editores, que preferem a garantia econômica proporcionada pelos romances superficiais.

O Cinusp localiza-se na R. do Anfitetro, colméia, favo 04, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540; site: www.usp.br/cinusp


Fanatismo é tema do programa Olhar da USP
O Olhar da USP, programa produzido pela TV USP, abordará nesta quinta-feira (18) o tema Fanatismo, com a presença dos pesquisadores Jaime e Carla Pinsky, organizadores do livro Faces do Fanatismo (Ed. Contexto, 288 páginas, R$ 45,00).

A TV USP vai sortear um exemplar da publicação. Para participar, é necessário acessar o site www.usp.br/tv até o dia 16 e preencher o formulário. O resultado estará no próprio site, no dia 18. O ganhador deverá retirar seu prêmio na TV USP - Av. Prof. Luciano Gualberto, 374, Antiga Reitoria, sala 234, Cidade Universitária.

A TV USP é transmitida pelo CNU (canal 11 da NET ou 71 da TVA).

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 3091-4487




Publicações

Gestão de resíduos é tema de livro lançado por pesquisador da EESC
Foi lançado nesta sexta-feira (11), o livro Gestão dos Resíduos de Construção e Demolição no Brasil (Rima Ed., 164 págs., R$ 32,00), de autoria do engenheiro e pesquisador José da Costa Marques Neto, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP.

Em seus cinco capítulos, o livro descreve a situação dos resíduos de construção civil no País, apresenta um modelo tecnológico para diagnosticar a situação dos resíduos de construção e demolição (RCD) nos municípios e, em um estudo de caso, avalia os RCD no município de São Carlos, SP.

A obra oferece ao leitor uma visão integrada de como realizar diagnóstico dos RCD em municípios para, assim, permitir sua gestão e gerenciamento.

Mais informações: (0XX16) 3372-5269


Editora Unesp lança livro de Gilberto Dupas
O professor Gilberto Dupas, coordenador do Grupo de Conjuntura Internacional (Gacint) da USP), é o autor do livro Atores e poderes na nova ordem global - Assimetria, instabilidade e imperativos de legitimação (319 págs., R$39), que será lançado pela Editora Unesp nesta quinta (17), às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.

No livro, Dupas parte de um resgate histórico para definir quem são os principais atores do metajogo global, com especial atenção para a realidade da América Latina, que não aparece quando nos limitamos às informações veiculadas pelo discurso hegemônico.

Detalhando a lógica dos atores e dos poderes, Dupas chama a atenção para a necessidade da construção de uma identidade coletiva que permita a percepção de se fazer novamente parte de um todo e da reinvenção da política, debatendo a legitimação da economia mundial.

O Shopping Villa-Lobos fica na Av. Nações Unidas, 4777, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3872-2861, com Carlos Sandano; site: www.editoraunesp.br


Livrarias Edusp oferecem desconto nos meses de março e abril
Em março e abril as livrarias Edusp oferecem, a todos os clientes, desconto de 15% nas publicações de outras editoras e 30% nas publicações próprias.

Fundionários da USP têm 50% de desconto o ano todo (com apresentação de carteirinha).

Mais informações: www.edusp.com.br




Quadro de Avisos

Professor da EESC recebe reconhecimento internacional
O professor Luiz Duarte, docente aposentado da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, recebeu homenagem e manifestação de reconhecimento internacional pelos trabalhos realizados na área de consolidação de fraturas ósseas utilizando ultra-som de baixa intensidade, da qual foi o pioneiro mundial.

No Symposium Bone Healing by Low Intensity Ultrasound (Exogen), que aconteceu durante a reunião anual da Academia Americana de Ortopedia, em Washington, no último dia 21 de fevereiro, Duarte, qualificado como o pai desta tecnologia, foi convidado a se levantar para que todos os presentes pudessem conhecê-lo. "Os presentes me aplaudindo de pé por cerca de 20 segundos; esta foi uma das maiores gratificações que eu tive em minha vida", lembra o professor.

Duarte iniciou sua pesquisa em conjunto com a Santa Casa de São Carlos aplicando o conhecimento de engenharia na área da medicina. Passou a atuar, então, com consolidação de fraturas ósseas usando ultra-som de baixa intensidade, que descobriu ser uma tecnologia inédita, original e, portanto, cujos créditos pertenceriam permanentemente ao Brasil e a São Carlos.

Em 1979, implantou na EESC um serviço que atenderia pacientes da cidade e região de São Carlos cujas consolidações ósseas não eram obtidas pelos meios tradicionais. Posteriormente, a aparelhagem foi levada para Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Duarte era docente no Departamento de Materiais quando criou a área de pós-graduação de Bioengenharia e passou a atuar nela. Depois de 36 anos atuando na EESC, o pesquisador ainda têm orientandos, dá algumas aulas e presta consultoria internacional nesta área.

Mais informações: (0XX16) 3373-9997 / 3373-9119 (Assessoria de Imprensa)




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Determinação de subprodutos clorados formados durante a etapa de oxidação da água para o consumo humano. Sérgio Marcos Sanches. Dia 30, às 13 horas.

Metodologia baseada nas funções de transferência para pré-processamento de imagens mamográficas digitais e sua aplicação em esquema computacional de auxílio ao diagnóstico. Marcelo Andrade da Costa Vieira. Dia 31, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Desenvolvimento de Dispositivos de um Meso-Sistema FIA para Análise de Metais Pesados em Água, usando a Tecnologia LTCC. Zaira Mendes da Rocha. Dia 14, às 14 horas.

Análise da Influência da Massa Específica de Agregados Graúdos Provenientes de Resíduos de Construção e Demolição no Desempenho Mecânico do Concreto. Priscila Meireles Carrijo. Dia 16, às 9h30.

Efeito do Tratamento Térmico à 800º C sobre a Resistência à Corrosão por Pite do Aço UNS S31254. Maria Luisa Murillo Y Martins Rabello. Dia 18, às 13 horas.

Efeito do Eletropolimento sobre a Resistência à Corrosão por Pite de Aços Inoxidáveis. Leila Garcia Reis. Dia 21, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Desenvolvimento de comprimidos de paracetamol de 500 mg fabricados por compressão direta utilizando o planejamento estatístico de mistura. Tiago Martinello. Dia 28, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Perfil metabólico e ruminal de garrotes submetidos às condições de alimentação normal, jejum e realimentação. Celso Akio Maruta. Dia 28, às 8h30.

Mais informações:(0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Aproximações de lógicas modais. Guilherme de Souza Rabello. Dia 29, às 10h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br