São Paulo, 15/03/2005 - Boletim nº 1586
agricultura
Nova praga ataca pomares
brasileiros de lichia

Os pesquisadores ainda não sabem
qual é a espécie. Uma das
suspeitas é responsável por perdas
anuais de até 40% nos Estados Unidos
leia...

IEA debate sistema de
pós-graduação no Brasil

Cinemateca exibe curtas
de alunos da ECA

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Nova praga da lichia no Brasil causa prejuízos de até 5%

André Benevides

Uma nova praga está atacando os pomares de lichia da região sudeste do País. A grande questão, segundo o professor Octávio Nakano, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de PIracicaba, é identificar precisamente qual das espécies da família Tortricidae que está causando prejuízos aos agricultores.

Existem duas possibilidades: a praga ser da espécie Crocidosema litcthivora, que causa anualmente no Estados Unidos perdas da ordem de 40% da produção, ou da C. Lantana, nativa do Brasil e mais amena que sua parente.

Registrada pela primeira vez no Brasil em 2002 pelo próprio Nakano, a praga tem causado prejuízos de 5% para os produtores. "Se o ano não for favorável à praga, o prejuízo nem chega a este valor, mas ele tende a aumentar, pois a constatação é recente", estima. Apesar de esta ser de longe a pior que já atacou os pomares brasileiros de lichia, as perdas não devem ser muito sentidas, pois a cultura ainda não tem grande expressão no País.

O pesquisador justifica que a confusão na definição da espécie tem um motivo. "Existe uma suspeita de que a praga foi introduzida, acidentalmente, nas culturas brasileiras, por intermédio de mudas importadas", afirma. Neste caso, a C. litchivora seria a responsável pela infestação. Nakano explica que a hipótese da introdução é a mais cogitada por um motivo simples: existem pomares de lichia no Brasil há mais de 15 anos. Há três anos, não havia registros da ocorrência de Crocidosema no Brasil. "O fato de ser uma praga recente pode indicar que seja uma introdução", explica o pesquisador.

No entanto, as infestações detectadas têm um comportamento típico da C. lantana. Os ataques foram registrados apenas nas brotações das plantas, que costumam surgir após pequenos períodos de chuva. A C. litchivora, por sua vez, ataca tanto os brotos como as inflorescências (as formações que originam os frutos), motivo pelo qual ela é considerada mais prejudicial. "A inflorescência ocorre num período curto, enquanto a brotação ocorre num período mais longo e várias vezes ao ano, dificultando o controle."

A definição de qual é a espécie deve sair em breve, segundo Nakano. "Nós só não sabemos ainda porque o material que mandamos a um especialista, para realizar a análise, foi extraviado". Ele diz que recebeu uma literatura americana com a qual será possível identificar a praga, mas que no momento não possuem amostras para isso. "Estamos só esperando a próxima brotação para coletar exemplares do inseto". Ele acredita que dentro de um mês, que é a duração do ciclo da praga, a questão esteja definida.

Providências
Caso sejam confirmadas as suspeitas de que a praga foi introduzida, uma das primeiras atitudes a serem tomadas é a notificação ao Ministério da Agricultura. "Se ela veio de fora é possível que o governo queira tomar alguma medida no sentido de evitar que ela se dissemine". Na opinião do pesquisador, não há motivo para grandes preocupações, pois a agressividade da praga ainda é pequena.

Entretanto, Nakano adverte que deve-se iniciar desde já o controle do inseto. "O tipo mais utilizado é o químico (inseticidas), mas as universidades têm interesse no controle biológico, que propicia um alimento mais saudável e que traria uma boa imagem ao produto". Ele ressalta ainda que o Brasil teria boas chances no cultivo em larga escala voltado à exportação, pois a colheita brasileira ocorre numa época diferente da realizada no oriente, de onde a fruta é originária.

Mais informações: (0XX19) 3429-4199 (ramal 218), ou e-mail onakano@carpa.ciagri.usp.br, com o pesquisador




Cursos e Palestras

Centrinho sedia enconcontro internacional de associações
Pelo quinto ano consecutivo, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP em Bauru, o Centrinho, vai reunir nos dias 31 de março e 1º de abril associações de pais e portadores de lesões labiopalatais e deficiências auditivas de todo o Brasil no V Encontro Nacional de Associações.

Neste ano, a novidade do evento fica por conta do 1º Encontro Rede Profis. A Rede Profis - criada em 2004, a partir de um projeto Fapesp (Fundação para o Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) de autoria da assistente social Maria Inês Gândara Graciano - congrega cerca de 45 associações brasileiras que têm o objetivo de defender os interesses das pessoas com deficiência.

Com ampla programação, o evento tem como ponto de apoio a troca de experiências entre dirigentes de associações e o fortalecimento do trabalho social. Mesas redondas, palestras e café com poster são algumas das atividades previstas. No dia 1º de abril, às 9 horas, será feita a apresentação oficial do site da Rede Profis (www.redeprofis.com.br), construído com parceria da Escola Politécnica da USP e dos setores de Comunicação e Informática do Centrinho.

Profissionais e estudantes de Serviço Social, dirigentes de associações de pais e portadores de fissuras labiopalatais e deficiências auditivas e demais interessados em participar do evento têm até 24 de março para efetivar sua inscrição. A taxa é de R$ 20,00. Os interessados devem entrar em contato com o Setor de Eventos do Centrinho, pelo telefone (0XX14) 3235-8437 / 3235-8124. O Centrinho localiza-se na R. Silvio Marchione 3-20, CP 620, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 (Assessoria de Comunicação); e-mail: eventos@centrinho.usp.br; site: www.centrinho.usp.br/eventos (com programação)


IEA promove palestra sobre o sistema de pós-graduação no Brasil
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promoverá nesta terça-feira (15), às 10 horas, a conferência O Sistemas de Pós-Graduação Brasileiro, que será ministrada pelo professor Francisco César de Sá Barreto, do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. O evento é parte do ciclo Os Desafios do Ensino Superior no Brasil.

Os debatedores serão Oswaldo Ubríaco Lopes, ex-pró-reitor de Pós-Graduação da USP e professor da Unifesp, e Anna Maria Marques Cintra, presidente da Pós-Graduação da PUC-SP.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas pelos telefones (0XX11) 3091-3919 / 3091-4442, com Inês Iwashita (ineshita@usp.br).

O IEA localiza-se na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: www.usp.br/iea/ensinosuperior


O Cérebro Nosso de Cada Dia é tema de palestra no IFSC
Como parte do Programa Ciência às 19 horas, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP promoverá a palestra O Cérebro Nosso de Cada Dia, com a professora Suzana Herculano-Houzel, do Departamento de Anatomia da UFRJ, na terça-feira, dia 15 de março, às 19 horas.

A palestra irá explorar as seguintes questões: Por que é preciso dormir todo dia? Por que fica difícil pensar com muito sono? Qual é a maior diferença entre o cérebro masculino e o feminino? Como o cérebro decide o que é bom? Por que sentimos prazer? Por que os adolescentes são inconseqüentes?

A expositora apresentará, em linguagem simples e bem-humorada, várias das descobertas em neurociência, na espera de despertar no público a curiosidade e a vontade de entender como o cérebro faz de nós o que somos e o que fazemos no dia-a-dia.

O evento acontecerá no Anfiteatro Jorge Caron, no campus da USP-São Carlos 9 Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos). A entrada é gratuita e aberta aos interessados em geral. Não é necessário efetuar inscrição.

Mais informações: (0XX16) 3373-8070; site: www.sc.usp.br


ECA realiza seminário sobre comunicação organizacional
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realiza, nos dias 16 e 17 de março, o seminário Comunicação Organizacional: o pensamento da Escola de Montreal, com o professor James Taylor, da Universidade de Montreal, Canadá.

As inscrições podem ser feitas até 15 de março, pelo valor de R$ 100,00, na sala 17 de Departamento de Relações Públicas, Publicidade e Turismo (CRP) da ECA. Alunos de pós-graduação da ECA têm 50% de desconto na taxa.

A palestra internacional acontece no Auditório Lupe Cotrim, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4224


IO realiza palestra sobre o ciclo de vida da corvina
O Instituto Oceanográfico (IO) da USP realizará nesta quarta-feira (16), às 16h10, a palestra Sobre o uso de microquímica de otólitos no estudo do ciclo de vida da corvina Micropogonias furneri, que será ministrada pelo professor Cristiano Albuquerque, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A palestra é gratuita e aberta aos interessados. O IO fica na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6513 ou e-mail: dobsec@io.usp.br


HC de Ribeirão Preto promove palestra sobre doença ocupacional
A diferença entre LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Doença Ocupacional Relacionada ao Trabalho) será tema de uma palestra realizada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP no dia 21 de março, às 10h30.

O evento acontecerá na Sala A da Unidade de Emergência (UE) do HC. Intitulada A Fisioterapia no Trabalho, a palestra estará sob a orientação da fisioterapeuta da Unidade dos Queimados, Adriana da Costa Gonçalves.

Aberto apenas à participação dos profissionais do HC, o evento dá início a um processo de educação continuada, mobilizado pelo Projeto Revolução, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Centro Integrado da Qualidade (Cic), do HC.

Mais informações: (0XX16) 602-2612 (Assessoria de Imprensa); e-mail: imprensa@hcrp.fmrp.usp.br


Curso aborda textos de divulgação científica
Estão abertas as inscrições para o curso de redação em ciência e tecnologia (C&T) Leitura e Escritura da Divulgação Científica. Voltado para estudantes de graduação ou já graduados em qualquer área do conhecimento, o curso é promovido pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica (NJR), ligado à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

As aulas têm início no dia 4 de abril e serão ministradas pelos professores Mauro Celso Destácio, jornalista e escritor, e Renato Pignatari, lingüista e historiador. Num total de dez aulas, o curso abarca tópicos relacionados à divulgação e jornalismo científicos, estilística e lingüística, teoria da comunicação, filosofia da ciência, com vistas à aplicação dos conhecimentos adquiridos na produção de textos de divulgação da C&T.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível na internet, por meio da página http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/curso/redacao/, e levar cópias do RG, CPF, histórico escolar ou diploma, currículo e uma carta de intenções na sede do NJR, na Av. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, São Paulo.

São 30 vagas. As taxas são de R$ 20,00 para a inscrição e de R$ 150,00 para as três mensalidades, passíveis de desconto.

Mais informações: (0XX11) 3091-4021 / 4270 ou nucleojosereis@eca.usp.br




Agenda Cultural

Cinemateca exibe curtas produzidos por alunos da ECA
No próximo dia 26, a Cinemateca Brasileira exibirá quatro curta-metragens produzidos por alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A exibição é parte de um ciclo de exibição de curta-metragens produzidos em Escolas de Cinema.

A sessão, gratuita, será realizada às 18 horas. O filmes exibidos serão:

Cheque de terceiro (2003, 16mm, cor, 15'), de Thiago Villas Boas. Sinopse: Não deixe de abastecer o carro. Nunca fale com estranhos. E não esqueça: ninguém aceita cheque de terceiro.

Que fazer? (2003, 16mm, cor, 16'), de André Luiz de Luiz. Sinopse: Sobre uma ponte, velho comunista e garota suicida confrontam seus valores e ações.

A lâmpada e a flor (2003, 16mm, cor, 18'), de Pablo Ferreira. Sinopse: João ganha a vida à beira de uma estrada às custas de Zulmira, prostituta dotada de poderes mágicos;

O lençol branco (2004, 35mm, cor, 15'), de Juliana Rojas e Marco Dutra. Sinopse: A presença da morte em uma pequena casa de subúrbio.

A sala Cinemateca localiza-se no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5084-2177; site: http://www.cinemateca.com.br/CurtaCinemateca.htm


Grupo de HC expõe trabalhos de pacientes com dor crônica

Iniciativa do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas (HC) da USP, a 2ª Expo Arte-Dor acontece nos dias 12, 13 e 14 de maio, no Centro de Convenções Rebouças. O evento - que acontece paralelamente ao Congresso Interdisciplinar de Dor (Cindor) da USP - é um espaço para que as pessoas que sofrem de dor crônica e utilizam a arte como forma de reabilitação mostrem seus trabalhos de pintura, escultura, artesanato e desenho.

As inscrições são gratuitas e estão abertas para inclusão de trabalhos até o dia 26 de abril pela página da Expo Arte-Dor http://saudetotal.com/artedor/index.htm ou com Mário Escobar, médico curador da exposição, pelo telefone (0XX11) 8271-2341.

O Centro de Convenções Rebouças fica na Av. Rebouças, 600, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 8271-2341




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Imagem corporal de idosos participantes de um programa de educação física. Ericka Sant'Ana Federici. Dia 30, às 10h30.

Efeitos de um programa supervisionado de educação física sobre estados subjetivos de idosos. Letícia Silva do Nascimento. Dia 31, às 14h30.

Adesão ao execício físico em programa privado de reabilitação cardíaca. Patrícia Helena Pogio Ortez Franulovic. Dia 1º de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Utilização do módulo "creatalink"para a transmissão, em tempo real, de sinais de correção para sistemas GPS diferenciais (DGPS). Masaki Kawabata Neto.Dia 1º de abril, às 9h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Avaliação da Confiabilidade da Informação Utilizada em Sistemas de Informação e em Sistemas Críticos. Ricardo Alexandre Veiga Gimenez. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Avaliação do estado de nutrição de escolares do munícipio de São Paulo: uma experiência multidisciplinar envolvendo professores de educação física do ensino fundamental e médio. Claudia Cezar de Sousa. Dia 1º de abril, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Recuperação de vídeos indexados por conceitos. Christian Danniel Paz Trillo. Dia 21, às 10 horas.

Doutorado

Assinaturas parciais e o teorema de Yoshida-Nicolaescu. José Carlos Corrêa Eidam. Dia 1º de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121







sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br