São Paulo, 16/03/2005 - Boletim nº1587
psicologia
Homossexualidade não exclui
capacidade materna ou paterna

Polêmica quanto à presença de filhos
em famílias homossexuais estimula
casais de gays e lésbicas a ofecerem
a melhor criação possível
leia...
FFLCH realiza palestra
sobre democracia
Coral USP abre inscrições
para novos ingressantes

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Apesar do preconceito, gays e lésbicas têm todas as condições de ter filhos

Tadeu Breda

Oficialmente, casais homossexuais não podem adotar filhos no Brasil. Apesar da proibição legal, existem muitas famílias formadas por companheiros do mesmo sexo. Para entender um pouco mais sobre as relações de gays e lésbicas com as crianças pelas quais são responsáveis, a psicóloga Claudiene Santos pesquisou a vida de 15 homossexuais dos Estados de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal que têm filhos entre 3 e 23 anos.

As pessoas entrevistadas no estudo apontaram o preconceito como o principal empecilho para seu convívio social, com uma particularidade. "Além das dificuldades já normalmente impostas pela sociedade e pela família, a decisão de criar uma criança é algo que encontra barreiras dentro do próprio grupo homossexual", revela a pesquisadora. Segundo ela, mesmo os homossexuais se questionam sobre a presença de filhos no relacionamento.

Os gays e lésbicas pesquisados por Claudiene tiveram filhos por meio de adoção individual (apesar da proibição imposta sobre os casais, um homossexual pode assumir sozinho a responsabilidade pela criança), inseminação artificial (no caso das mulheres) ou relações heterossexuais. Neste último caso, foram relatados exemplos de preconceito do ex-marido ou ex-esposa, que chegavam a proibir o filho de visitar o pai ou mãe somente pelo fato de serem homossexuais.

Dois pais ou duas mães?
Um dos argumentos mais utilizados para se marcar posição contra a adoção ou criação de crianças por casais homossexuais é a falta que os filhos podem sentir da figura masculina ou feminina dentro da família. Também se fala muito sobre a confusão de papéis que isso pode gerar. No entanto, Claudiene afirma que essas características não foram observadas em sua pesquisa.

"Eles simplesmente abriram o jogo com seus filhos", revela a psicóloga. A situação pode ser ilustrada pelo caso das companheiras Carla e Samantha (nomes fictícios), entrevistadas por Claudiene. Após estarem juntas há quase nove anos, decidiram ter um filho. Elas entraram em contato com um amigo e, após monitoramento do ciclo menstrual, Carla teve relações sexuais e engravidou. "A criança, hoje com três anos, sabe que tem uma mãe e um pai biológico - e convive com ele, embora de modo distanciado. Ela chama Samantha de "amor" e tem um vínculo afetivo muito próximo com ela", revela Claudiene.

Entender para aceitar
De acordo com Claudiene, poucas são as diferenças entre casais hetero e homossexuais no que diz respeito à criação dos filhos. Apesar de não ter sido realizada com a intenção de comparar esses dois tipos de família, a pesquisa, orientada pela professora Maria Alves de Toledo Brum, e apresentada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, observou que em casais de gays e lésbicas não existe a tradicional divisão entre a figura provedora da casa (geralmente ocupada pelo homem) e a figura afetuosa (ligada à mulher).

Claudiene acredita que o preconceito contra famílias formadas por homossexuais só irá desaparecer quando a sociedade conseguir entender que a orientação sexual dos parceiros não exclui a capacidade de ser um bom pai ou uma boa mãe.

Mais informações: (0XX61) 356-9270




Cursos e Palestras

FFLCH realiza palestra sobre democracia
O Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) e o Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em conjunto com o Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp) do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, organizam a palestra Democracia Insurgente.

A palestra será ministrada pelo professor Miguel Abensour, da Universidade Denis Diderot, Jussiu, Paris VII. O evento, aberto e gratuito, será realizado na sexta-feira (18), às 17h30. A palestra será proferida em francês e haverá tradução simultânea. Não é necessário fazer inscrição prévia.

O local de realização do evento é o Mini-Auditório da Antropologia, sala 24, térreo, do Conjunto Didático de Ciências da FFLCH (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4612, ou e-mail di@usp.br


Literaturas da Modernidade no Maria Antonia
O ciclo Literaturas da Modernidade continua no Centro Universitário Maria Antonia da USP. A professora Maria Elisa Cevasco apresentará, de 6 a 27 de abril (quartas-feiras, das 16 às 18 horas), o curso Literatura Norte-Americana.

O curso propõe um "mapeamento da América moderna", analisando quatro romances escritos entre os anos 1920 e 1990 como formas de desvendamento e invenção da realidade norte-americana: O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, que mergulha no "sonho americano", O olho mais azul, romance de Toni Morrison sobre os anos 40, O apanhador no campo de centeio, que traz a "imaginação existencial" de J.D. Sallinger, e, finalmente, Casei com um comunista, de Philip Roth, narrativa ambientada nos anos do macartismo.

Coordenado pelo crítico Manuel da Costa Pinto, o ciclo Literaturas da Modernidade é composto por um panorama das principais tradições literárias que se constituíram ao longo do século XX e continuam a reverberar na atualidade.

Maria Elisa Cevasco é professora de Estudos Culturais e Literaturas em Língua Inglesa na USP, autora dos livros Para ler Raymond Williams e Dez Lições sobre Estudos Culturais e co-editora de O Espírito de Porto Alegre.

As inscrições custam R$120,00, com descontos para aposentados, terceira idade, estudantes, professores e associados do Maria Antonia. Os interessados devem comparecer ao Centro (R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo, 1º andar, sala de cursos), de segunda a sexta-feira das 10 às 12 horas ou das 13 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramais 32 e 33; site: www.usp.br/mariantonia


FAU expõe trabalhos finais de graduação
Serão expostos nesta quinta-feira (17) os trabalhos finais de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, de 2004 e anos anteriores.

Trata-se de um novo evento, que tem como objetivo promover um debate aberto dos arquitetos e urbanistas recém-formados pela USP com cidadãos interessados em conhecer o que propõe as novas cabeças formadas para "cuidar da barbaridade urbana das cidades brasileiras".

Mais de 30 trabalhos serão expostos e debatidos por grupos de afinidades temáticas. Alguns dos trabalhos são Centro de lazer, esporte, cultura e assistência para a terceira idade (Glória Chuan Shen), Sistema construtivo para habitação de interesse social (Renata Davi da Silva), Cidade cenográfica (Andréa Bandoni de Oliveira) e Habitação e meio ambiente como política urbana sob a perspectiva da reforma urbana (Tatiana Morita Nobre).

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. A FAU localiza-se na R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3091-4919, na Secretaria de Eventos da FAU


ICMC realiza palestra sobre Pesquisa Operacional
O Insituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, promoverá nesta quarta-feira (16) a palestra Algumas Aplicações de Pesquisa Operacional, com a professora Franklina B. Toledo. O evento acontecerá às 14 horas no Auditório Prof. Luiz Antonio Favaro (Av. Trabalhador São-carlense, 400, Centro, São Carlos).

A Pesquisa Operacional é uma área do conhecimento voltada a solução de problemas aministrativos nas organizações. Seu principal objetivo é apoiar o processo de tomada de decisões, visando encontrar uma boa solução para os problemas. Trata-se de uma disciplina científica cujas aplicações se estendem por praticamente todos os domínios da atividade humana, tais como engenharias, medicina, nutrição, economia, matemática, computação e outras.

O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146, no Setor de Eventos do ICMC




Agenda Cultural

CDCC promove sessões de filmes gratuitas
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP em São Carlos, promove sessões gratuitas de cinema sempre aos sábados e domingos, às 20 horas.

No sábado (19), será exibido o filme japonês Dolls (2002, drama, 113 min., clas. 14 anos), dirigido por Takeshi Kitano. A produção traz três histórias trágicas de amor compostas por personagens expressivos como as marionetes do teatro japonês "bunraku". A obra começa com uma apresentação do bunraku, no qual Kitano vai nos mostrar como são tratados o sofrimento e a reiteração da tragédia e da culpa nessas três histórias.

No domingo (20), o filme exibido será Dr. Fantástico (1964, comédia, 90 min., clas. 14 anos), de Stanley Kubrick. A comédia, produzida em plena guerra fria, tem o ator Peter Sellers interpretando três papéis. O primeiro é o Capitão Mandrake, ajudante de um enlouquecido general do Alto Comando americano que ordena um ataque nuclear à URSS. O segundo personagem é o presidente americano, que tenta a todo custo evitar a reação dos soviéticos. O terceiro personagem é o cientista "ex-nazista", Dr. Strangelove, cuja mão mecânica tem um estranho tique nervoso: faz por sua conta a saudação nazista.

No dia 26 (sábado), será exibido o drama brasileiro Benjamin (2003, 109 min., clas. 14 anos), com direção de Monique Gardenberg. Benjamin conta a história de uma paixão perigosa em dois tempos, separados por um lapso de 30 anos. Ao conhecer a jovem Ariela Masé, de espantosa semelhança com o grande amor de seu passado, o veterano e esquecido modelo publicitário Benjamim Zambraia revive as delícias e horrores da paixão. A ''reencarnação'' da sua amada Castana Beatriz tem algo mais a lhe oferecer: um acerto de contas com a sua própria consciência.

No dia 27 (domingo), será exibida a comédia norte-americana Primavera para Hitler (1968, 84 min., clas. 16 anos), dirigida por Mel Brooks. Um produtor de teatro falido e um tímido contador criam o "plano ideal" para levantar dinheiro fácil: superfaturar um orçamento de produção para uma peça na Broadway, fazer do espetáculo um tremendo fracasso e fugir para o Rio de Janeiro com o dinheiro arrecadado. Assim, eles produzem "Primavera para Hitler", um infame musical sobre o nazismo.

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro, São Carlos

Mais informações: (0XX16) 3373-9772; site: www.sc.usp.br




Publicações

Lançamentos abordam Gestão da Comunicação
Serão lançados nesta quarta-feira (16) a revista Comunicação & Educação (http://www.eca.usp.br/comueduc/) (Ed. Paulinas, R$ 14,00), sob responsabilidade das professoras Maria Aparecida Baccega e Maria Cristina Costa, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e o livro Gestão da Comunicação – no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e cooperativismo (Ed. Atlas, 168 págs., R$ 35,00), organizado pela jornalista e professora da ECA, Roseli Fígaro.

A revista científica Comunicação & Educação, com projeto gráfico renovado, é referência nacional e latino-americana sobre a temática. A publicação completa dez anos consecutivos de circulação e aborda especificamente as inter-relações Comunicação/Cultura/Educação.

O livro de Roseli Fígaro reúne um elenco de especialistas em suas respectivas áreas com visão ampla sobre temas e problemas envolvidos com a Gestão da Comunicação. A obra, com 15 capítulos organizados em quatro partes, trata de temas como cultura da organização, mudanças e subjetividade no mundo do trabalho, OMC e educação, mídias e educação, comunicação e educação, definições e experiências sobre o terceiro setor e cooperativismo.

Os lançamentos acontecem às 19 horas na Casa do Saber, na R. Dr. Mário Ferraz, 414, Jardim Paulistano, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4341, com Consuelo Ivo




Quadro de Avisos

Coralusp abre inscrições para novos ingressantes
O Coral da USP (Coralusp) está com inscrições abertas para novos ingressantes - vozes femininas e masculinas, com ou sem experiência.

Composto por 8 núcleos vocais e 12 grupos de canto coral, o Coralusp desenvolve projetos individuais, temáticos e com abrangência de estilos, períodos musicais e características culturais específicas. Além do projeto individual dos grupos, acontece anualmente, sob a regência do maestro Benito Juarez, diretor artístico e regente titular, uma obra coral-sinfônica, envolvendo todos os grupos.

Os interessados podem obter informações mais detalhadas pelos telefones (0XX11) 3091-3930 / 3091-5071 (com Cida Bernardo) ou na sede do Coral na Cidade Universitária, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, 4º and (Edifício da Antiga Reitoria)

Mais informações: (0XX11) 3091-3930


Global Engineering Teams é apresentado no campus de São Carlos

O Instituto Fábrica do Milênio (IFM), por meio do Núcleo de Manufatura Avançada (Numa) da USP-São Carlos, desenvolverá, em parceira com a Universidade Técnica de Berlim e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o programa Global Engineering Teams (GET) a partir do dia 28 de março.

Trata-se de um programa voltado a estudantes de diversas áreas cujo objetivo é aproximar o desenvolvimento das competências dos futuros profissionais às demandas mercadológicas, em uma abordagem complementar àquela representada pela estrutura curricular vigente.

A apresentação oficial do programa acontece nesta terça-feira (15), às 17h30, no Numa (Av. Trabalhador São-Carlense, 400, Centro, São Carlos, EESC).

Mais informações: (0XX16) 3373-9438; site: www.sc.usp.br


Fundação Ford abre inscrições para bolsas
O Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford, dentro da seleção Brasil 2005/2006, está com inscrições abertas até o dia 16 de maio. Ao todo serão distribuídas 46 bolsas para mestrado e doutorado, que podem ser utilizadas tanto no Brasil como no exterior.

O programa de bolsas da fundação procura em todas as seleções privilegiar grupos de alunos que, de forma sistemática, tenham acesso restrito ao ensino superior. Por conta disso, as bolsas serão dadas de forma prioritária para alunos do Norte, Nordeste ou Centro-Oeste do Brasil. Negros ou índios e candidatos que provarem condições econômicas ou educacionais desfavoráveis também serão os primeiros beneficiados.

No Brasil, o concurso está sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas. As candidaturas serão avaliadas por uma comissão de seleção composta por especialistas dos diversos campos de conhecimento e intervenção.

Essa é a quarta seleção que a Fundação Ford faz no Brasil. Segundo a instituição internacional, estão previstas seleções anuais no país até 2008. Até hoje, foram concedidas 130 bolsas para brasileiros. Pessoas já matriculadas ou cursando o mestrado não podem concorrer. Todos os inscritos deverão estar disponíveis para as entrevistas em novembro de 2005. O local ainda será definido.

Mais informações:(0XX11) 3722-4404, ou pelo site www.programabolsa.org.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Doutorado

Estudo da Influência de Aditivos na Transformação de Fase Gama-Alfa da Alumina. Ricardo Hauch Ribeiro de Castro. Dia 18, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Uso de manganêsporfirinas na oxidação de hidrocarbonetos e no metabolismo de drogas. Luciana de Paula Baggini Lovo. Dia 21, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Inseminação artificial em tempo fixo em novilhas mestiças zebuínas: efeito da sincronização da emergência de onda folicular por valerato ou benzoato de estradiol sobre a taxa de prenhez. Pércio dos Santos Gaspar. Dia 21, às 14 horas.

Desenvolvimento e adaptação de tecnologia para obtenção de amostras de material intra uterino durante a gestação em cães SRD (Canis familiares - Linnaeus, 1758). Guilherme José Bolzani de Campos Ferreira. Dia 24, às 14 horas.

Estudo anatômico do tronco encefálico do macaco Cebus apella. Karina do Valle Marques. Dia 28, às 14 horas.

Classificação morfológica, imunoistoquímica e prognóstica dos hemangiopericitomas caninos. Stéfanie Vanessa Santos. Dia 28, às 9 horas.

Doutorado

Carcinogênese pulmonar em camundongos portadores de deleção em um dos alelos do gene da Cx 43. José Luís Avanzo. Dia 22, às 8 horas.

Caracterização epidemiológica, molecular e de virulência de Escherichia coli sfa + isoladas de aves. Terezinha Knöbl. Dia 24, às 9 horas.

Tripanossomíase por Trypanosoma vivax (Ziemann, 1905) na Paraíba: descrição de um surto em bovinos e reprodução experimental da doença em ovinos. Jael Soares Batista. Dia 28, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br