São Paulo, 22/03/2005 - Boletim nº1591
educação
Escola deve incentivar
curiosidade e intuição

Estudo apresentado à Faculdade
de Educação baseou-se no trabalho
de Leonardo Da Vinci para propor
novas bases para o aprendizado
leia...
Seminário em São Carlos
discute sistemas hídricos
Exposição em Piracicaba
mostra fotos da Amazônia

       
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Destaques

Princípios de Da Vinci podem incentivar a produção de conhecimento na escola

Flávia Souza

Com base nos princípios do italiano Leonardo Da Vinci (1452-1519), a educadora matemática Claudia Georgia Sabba realizou um estudo em que propõe uma reestruturação do processo de ensino e aprendizagem. "A criança entra na escola com muita curiosidade, querendo saber os porquês. Mas, por algum motivo, ela costuma sair desmotivada, achando entediante a maior parte de suas aulas", diz. A pesquisa foi apresentada à Faculdade de Educação (FE) da USP.

Segundo Claudia, é preciso incentivar a curiosidade do aluno. Assim como Da Vinci, a criança deve ser impulsionada pela "vontade ou motivação de saber como as coisas são ou acontecem". "Leonardo Da Vinci se baseou na criação. Levado por sua curiosidade, ele fazia conexões entre os diversos campos do conhecimento - pintura, engenharia, física, anatomia - e trabalhava tanto com o raciocínio quanto com a emoção", conta a pesquisadora. Além disso, Da Vinci utilizava em suas obras (artísticas e científicas) a técnica do Sfumato, que consiste na apresentação de um fundo esfumaçado e nebuloso, com um certo ar de mistério e indagação.

No Sfumato, Claudia encontrou uma metáfora para a aprendizagem. "O professor deve levantar dúvidas, mesmo que ele não conheça as respostas no momento. O aluno, ao ficar curioso, pode procurar as soluções e encontrar coisas novas." Entretanto, para incentivar a curiosidade é necessário que o professor admita seu desconhecimento em outros campos e, eventualmente, deixe de lado regras próprias e pré-estabelecidas. "Infelizmente a escola não sabe trabalhar a partir da intuição do aluno. Muitas vezes o professor tenta impor seu jeito de resolver um exercício e acaba por limitar a criatividade do estudante", explica.

Interdisciplinaridade
Para Claudia, o ideal é que um projeto interdisciplinar seja resultado de um movimento despertado pela curiosidade do aluno. "Os conteúdos seriam discutidos na solução de problemas que emergem do projeto, e não apenas de um programa 'imposto de cima para baixo'", afirma. "Os professores devem se preparar para lidar com a formulação de problemas e questionamentos."

Ela também critica a separação das ciências em áreas 'exatas', 'humanas' e 'biológicas', o que tem resultado num divórcio entre os diversos campos do conhecimento. "Arte e Ciência, por exemplo, são vistas como territórios completamente distintos", ressalta a educadora, para quem essa separação é prejudicial. "Da Vinci nos mostra que arte e ciência caminham juntas, livres de hierarquias." Claudia cita como exemplo o quadro Santa Ceia, pintado em 1497, que alia a sensibilidade artística às proporções matemáticas.

Paideia
Claudia lembra um caso relativamente bem sucedido na busca por uma metodologia de aprendizagem que una o raciocínio, a sensibilidade e a curiosidade: o grupo norte-americano Paideia, fundado em 1982 pelo filósofo Mortimer Adler. Para eles, o processo de aprendizagem é contínuo e abarca a resolução de exercícios, o desenvolvimento da capacidade intelectual e a participação ativa do aluno por meio de debates.

"O aluno deve ser ativo em sua aprendizagem. O papel da escola é motivá-lo a reinventar e questionar, procurando compreender quais as barreiras que desincentivam sua curiosidade", recomenda. "Afinal, quantos Leonardos não estamos perdendo?"

Mais informações: georgia13@terra.com.br, com Claudia Georgia Sabba




Cursos e Palestras

EESC promove seminário sobre gerenciamento de sistemas hídricos
O seminário Design and Rehabilitation of Water Distribution Systems Under Condition of Uncertainty, organizado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, tratará de temas de considerável importância para os sistemas de abastecimento urbano.

A palestra será ministrada pelo professor Dragan Savic, da School of Engineering, Computer Science and Mathematics, da Exeter University, United Kingdoom. Savic é especialista em gerenciamento de recursos hídricos e editor associado do Journal of Water Resources Planning and Management.

O seminário será apresentado em inglês, sem tradução simultânea. O evento será no dia 29, às 10 horas, no Auditório I ou Anfiteatro Azul do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (Cetepe) da EESC (Av. Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos). Os interessados devem se inscrever até o dia 24, pelo e-mail fernanda@sc.usp.br ou pelo fax (0XX16) 3373-8269/9550. As vagas são limitadas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9545 ou e-mail fernanda@sc.usp.br


Poli sedia TIC 2005
A Escola Politécnica (Poli) da USP sediará o II Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção Civil 2005 (TIC 2005), que será realizado nos dia 7 e 8 de abril.

Trata-se de um evento da rede de pesquisadores do setor e demais participantes da cadeia produtiva da construção interessados na melhoria dos processos de concepção, produção e gestão da construção com aplicação da TI.

Os temas do Seminário estão subdividos em TI no Desenvolvimento do Projeto, TI na Gestão, TI na Edificação e TI na Comunidade Técnica. As atividades serão iniciadas às 8 horas e encerradas às 19 horas.

Para inscrições realizadas até o dia 4 de abril, a taxa é de R$100,00 para a comunidade acadêmica e R$200,00 para profissionais. A partir desse prazo, os preços sobem para R$120,00 e R$240,00, respectivamente. A ficha de inscrição está disponível na página http://tic2005.pcc.usp.br/inscr.htm, que traz detalhes a respeito da forma de pagamento.

O evento acontecerá no Edifício de Engenharia Civil Poli, na Av. Professor Almeida Prado, trav.2, n.83, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5284; site: http://tic2005.pcc.usp.br/


Esalq abre inscrições para Oficina de Teatro
A Oficina de Teatro da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) está aberta, até 31 de março, para a entrada de novos integrantes.

Sob direção de Bêne Giangrossi, a Oficina de Teatro acontece às terças-feiras, em dois horários, das 14h30 às 16 horas e das 19 às 20h30, no antigo prédio da Seção de Alunos, na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX19) 3429-4392 ou e-mail scac@esalq.usp.br na Seção de Atividades Culturais.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392 ou scac@esalq.usp.br




Agenda Cultural

Fotos da Amazônia são exibidas em Piracicaba
Com o apoio do Serviço de Cultura e Extensão Universitária e da Seção de Atividades Culturais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, a exposição fotográfica Brasil Caboclo - gente do mato e da água poderá ser visitada na Casa do Povoador (Av. Beira Rio, nº. 800, Piracicaba), até o dia 03 de abril.

A exposição é resultado de uma viagem de 40 dias pela região amazônica, realizada por Paulo César de Souza Filho, aluno do terceiro ano de Engenharia Florestal da Esalq, que pôde captar nuances do povo daquele lugar com um olhar de quem estuda a natureza.

A mostra pode ser vista das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392


Exposição em homenagem a César Lattes no IF
O Instituto de Física (IF) da USP inaugurou nesta segunda-feira (21) a exposição Os Cinqüenta Anos do Méson pi, em homenagem ao professor César Lattes, que faleceu no último dia 8.

A mostra apresenta imagens e cartazes a respeito das contribuições de Lattes para a Física.

A exposição poderá ser vista até o dia 22 de abril na ala central do edifício princinpal do IF (R. do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é aberta e gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907




Quadro de Avisos

Centrinho abre vaga para pintor
Estão abertas as inscrições para uma vaga de pintor no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho), da USP em Bauru.

O salário inicial é de R$866,12 para jornada de 40 horas semanais. As inscrições serão aceitas no período de 21 a 24 de março e no dia 28. Os interessados devem comparecer à Seção de Pessoal do HRAC, na R. Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru.

Os candidatos devem ter ensino fundamental completo e pelo menos dois anos de experiência na função. No ato da inscrição é preciso apresentar os seguintes documentos: cédula de identidade; carteira de trabalho e previdência social; título de eleitor e comprovante de votação da última eleição; CPF; certificado militar, quando do sexo masculino; comprovante de escolaridade; comprovante do curso completo específico da função com carga horária mínima de 40 horas; comprovante de recolhimento junto a tesouraria da Unidade da taxa de inscrição, no valor de R$ 11,00.

Veja o edital completo do processo seletivo na página http://www.centrinho.usp.br/hospital/institucional/file/conc_03a.html.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 (Assessoria de imprensa)




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Análise da influência de características geométricas de rodovias nos custos dos usuários utilizando o programa HDM-4. Frederico de Carvalho Klein. Dia 28, às 9h30.

Pressões e fluxo em silos esbeltos (h/d > 1,5). Giovano Palma. Dia 28, às 14 horas.

Viabilidade técnica e econômica da produção de componentes construtivos para habitação social, utilizando madeira de terceira de pinus spp. Maristela Gava. Dia 29, às 10 horas.

Doutorado

Modelagem computacional das estruturas torácicas, pulmonares e simulação de suas imagens radiográficas. Leandro Alves Neves. Dia 28, às 14 horas.

Produção e extração de ácidos graxos voláteis por fermentação acidogênica em reator anaeróbio horizontal de leito fixo. José Alberto Corrêa Leite. Dia 1º de abril, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Corte de Rochas por Jato D'Água Abrasivo. Carlos Tadeu Lauand. Dia 28, às 14 horas.

O Uso de Animais Graxas e Seus Derivados na Flotação de Minérios Brasileiros. Euler Elias Neder. Dia 30, às 14 horas.

Desenvolvimento de um Roteiro de Implantação de Software de Balanced Scorecard - Um Estudo de Caso em Empresa de Telecomunicações. Oswaldo Aldo Keiji Hikage. Dia 1º de abril, às 9h30.

Doutorado

Dados do Sistema Sensor Modis-Terra para Avaliação e Monitoramento de Áreas Agrícolas na Região sul do Brasil. José Luis Rodrigues Yi. Dia 28, às 14 horas.

Um Modelo de Produtividade e Qualidade na Produção Fabril de Software para Utilização em Fábricas de Software sob Encomenda. Marco Antonio Rodrigues da Silva. Dia 29, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443




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