São Paulo, 31/03/2005 - Boletim nº1597
saúde
Chimarrão reduz risco
de aterosclerose

Composta por elementos que, em
pesquisa da FCF, se mostraram protetores
contra a doença, a erva- mate poderá
ser utilizada como fitofármaco
leia...
Esalq oferece curso
de agricultura de precisão
Pesquisadores testam diagnóstico
médico via internet

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Erva-mate apresenta potencial preventivo e curador da aterosclerose

Rafael Veríssimo

Apesar de o Rio Grande do Sul ser o estado onde tradicionalmente mais se ingere carne bovina, a incidência de aterosclerose (doença causada pelo acúmulo de gordura nas artérias) entre os gaúchos equivale à média de estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Para o pesquisador Edson Luiz da Silva, "algum elemento presente na alimentação desta população deve protegê-los da doença".

Em sua tese de pós-doutorado, realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, Silva estuda a ação da erva-mate, principal ingrediente do chimarrão, na prevenção e tratamento da aterosclerose.

A doença resulta da oxidação da LDL (sigla, em inglês, para Lipoproteína de Baixa Densidade), processo que induz a substância gordurosa a se depositar nas artérias. "Esta ação oxidante reduz a reatividade vascular, comprometendo o vasorelaxamento necessário para uma boa circulação sangüínea e podendo causar, entre outras complicações, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral", explica Silva, que é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

"Se a aterosclerose resulta de um processo de oxidação, a introdução de compostos antioxidantes poderia prevenir ou reverter essa situação", raciocina o professor. Segundo ele, muito já se estudou sobre a ação antioxidante de fenólicos (compostos entre os quais figuram flavonóides e ácidos hidroxicinâmicos). Buscando uma fonte de fenólicos, Edson Luiz encontrou a erva-mate e experimentou, primeiramente, provar seu efeito antioxidante em coelhos alimentados com uma dieta rica em colesterol. Em dissertação defendida na federal catarinense por Ana Luiza Mosimann, sob orientação de Silva, foi demonstrada uma redução de 50% na incidência de aterosclerose nos animais, depois de administrado o chimarrão em suas dietas.

Bem sucedido na UFSC, o pesquisador quis provar o mesmo em seres humanos, na USP. Após jejum de 12 horas, os doze voluntários da pesquisa retiraram uma amostra de sangue e, em seguida, ingeriram 500 ml de chimarrão. Em nova amostra de sangue, retirada uma hora depois, observou-se uma significativa redução das atividades oxidantes, tanto no plasma sanguíneo (média de 65% de redução) quanto na LDL isolada através de ultracentrifugação (redução média de 53%).

"A LDL ainda estava protegida contra a lipoperoxidação (oxidação da lipoproteína); ou seja, os compostos do chá mate foram metabolizados e as substâncias vindas desta reação (os metabólitos) ainda estavam presentes no plasma total e aderidos à LDL, o que representa uma possível proteção contra o desenvolvimento de aterosclerose", aponta Silva.

O próximo passo, segundo o pesquisador, é verificar este efeito benéfico em maior escala nos seres humanos. Edson Luiz projeta que, caso os resultados sejam promissores, a erva-mate poderá se transformar num alimento funcional ou num fitofármaco, indicado por médicos e nutricionistas. "Há também a perspectiva da erva-mate diminuir a incidência de outros problemas cardiovasculares, através da redução da concentração de colesterol, que é transportado no sangue na partícula de LDL."

Homocisteína
Sobre a recente constatação feita por pesquisadores do Instituto do Coração (Incor), que liga a aterosclerose à outra proteína, chamada homocistéina, Edson Luiz comenta que, neste ponto, a erva-mate também é benéfica.

"O aumento da concentração de homocistéina no plasma sangüíneo leva à formação de lesões na parte interna das artérias e, conseqüentemente, ao início de um processo que pode culminar no desenvolvimento da aterosclerose", explica o professor. A prevenção e reversão deste quadro podem ser obtidas através de tratamento com vitaminas do complexo B, presentes na composição da erva-mate.

Mais informações: (0XX48) 331-8053 ou edson@ccs.ufsc.br




Cursos e Palestras

Esalq oferece curso de agricultura de precisão
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP em Piracicaba, promove o Curso de Atualização em Agricultura de Precisão. Ministrado pelo professor J.P. Molin, o mesmo curso acontece em dois momentos. O primeiro vai de 23 a 27 de maio, das 7h30 às 19 horas. O segundo ocorre só em setembro, nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25.

O programa compreende uma introdução à agricultura de precisão, uso de sistemas de posicionamento, sensoriamento direto remoto, monitoramento da variabilidade do solo, mapeamento da produtividade das culturas, entre outros temas ligados à área.

O curso é voltado preferencialmente para profissionais de nível superior e oferece aulas em sala e atividades em campo. O objetivo é discutir os conceitos de agricultura de precisão como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento da lavoura, abordando as mais recentes inovações.

As inscrições podem ser feitas até o esgotamento das 28 vagas oferecidas. O valor do curso é de R$ 890,00. Os interessados podem preencher a ficha na página http://www.fealq.org.br.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3417-6604


ICB realiza palestra sobre dedicação exclusiva
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP realizará nesta quinta-feira (31), às 12h30, a palestra A dedicação exclusiva e a universidade, gratuita e aberta ao público em geral.

A palestra será ministrada pelo professor Francisco Miraglia Netto, vice-presidente da Associação dos docentes da USP (Adusp), na gestão 2001-2003 e 2003-2005.

O evento acontecerá na sala 321, terceiro andar, prédio ICB-1 (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações:
http://www.fisio.icb.usp.br/posgraduacao/disciplinas/datas_palestras_ bmb5798_2005.html



IQSC realiza palestra sobre sensores biomiméticos
Desenvolvimento de sensores biomiméticos para a determinação de compostos de interesse biológico e ambiental é o tema da palestra que acontece no dia 1º de abril, às 10 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Ministrada pelo professor Auro Atsushi Tanaka, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a palestra acontece no anfiteatro do IQSC e faz parte do programa Seminários em Química, organizado pelos docentes de pós-graduação da unidade.

A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. O IQSC fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036 / 3373-9909


Ceuma oferece curso sobre literatura norte-americana
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), da USP, oferecerá o curso Literatura Norte-Americana entre os dias 6 e 27 de abril. As aulas acontecerão sempre às quartas-feiras, das 16 às 18 horas.

O curso, parte do ciclo Literaturas da Modernidade, será ministrado por Maria Elisa Cevasco, professora de Estudos Culturais e Literaturas em Língua Inglesa na USP, autora dos livros Para ler Raymond Williams e Dez Lições sobre Estudos Culturais e co-editora de O Espírito de Porto Alegre.

O curso propõe um "mapeamento da América moderna", analisando quatro romances escritos entre os anos 1920 e 1990 como formas de desvendamento e invenção da realidade norte-americana: O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, que mergulha no "sonho americano", O olho mais azul, romance de Toni Morrison sobre os anos 40, O apanhador no campo de centeio, que traz a "imaginação existencial" de J.D. Sallinger, e, finalmente, Casei com um comunista, de Philip Roth, narrativa ambientada nos anos negros do macartismo.

As inscrições custam R$ 120,00 (descontos especiais para aposentados, terceira idade, estudantes, professores e associados MariAntonia) e devem ser feitas no Ceuma (1º andar, sala de cursos - Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo) de segunda a sexta das 10 às 12 horas ou das 13 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 32 ou 33




Agenda Cultural

Grupo Lira D'Orfeo se apresenta na FAU
Neste sábado (2), às 10 horas, o grupo Lira D'Orfeu se apresentará na FAU-Maranhão (R. Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo).

O grupo apresentará o espetáculo vocal-instrumental Modinhas de Amor, violão, canto, percussão e cravo. A entrada é aberta e gratuita, com estacionamento grátis.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3091-4919 , na Secretaria de Eventos da FAU




Publicações

USP Legal lança Orientações aos Docentes sobre Alunos com Deficiência
O Programa USP Legal acaba de publicar o caderno Orientações aos Docentes sobre Alunos com Deficiência, criado para colaborar com as atividades dentro e fora da sala de aula.

Distribuído nesta semana aos professores de todos os campi da USP, sua proposta é diminuir as desvantagens na formação universitária causadas pela deficiência. Além da publicação, segue aos docentes um formulário de pesquisa, solicitando opiniões e sugestões que integrarão os resultados da Campanha de Cadastramento, iniciada no dia 2 do mesmo mês.

Essa campanha visa identificar quantas, quem são e onde estão as pessoas com deficiência da USP, para tornar a ação do Programa cada vez mais rápida e eficaz.

As Orientações aos Docentes também estão disponíveis via internet no endereço www.cecae.usp.br/usplegal/acoes/publicacoes/docentes.pdf

O USP Legal objetiva a implantação de políticas de atenção à pessoa com deficiência, garantindo assim a plena participação de funcionários, estudantes e docentes com deficiência em todos os aspectos da vida universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-2939, com Carlos Gimenes ou Cláudia Pires; e-mail: cr-gimenes@uol.com.br ou usplegal@usp.br




Quadro de Avisos

Pesquisadores testam sistema de diagnóstico médico pela internet
Está sendo testado, via internet, um programa de computador desenvolvido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da USP, que auxilia no diagnóstico de doenças a partir da enumeração dos sintomas.

O programa, desenvolvido há cinco anos pelo médico homeopata Roberto Silva, funciona da sequinte forma: o médico insere os sintomas descritos pelo paciente - por exemplo, dor de cabeça, vômitos, diarréia, febre, tosse, dor no peito - e o programa responde, listando as doenças relacionadas a estes sintomas, das mais prováveis para as menos prováveis.

O sistema, batizado de Lepidus, que em latim quer dizer veloz, foi desenvolvido durante o doutorado de Silva no Laboratório de Sistemas Neurais (SIsNE), do departamento de Física e Matemática, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Agora o Lepidus está sendo testado "on line", para uso via Internet. Para participar da fase de testes, os interessados (médicos ou pesquisadores da área) devem acessar o site www.lepidus.na-internet.com ou http://neuron.ffclrp.usp.br/lepidus e se cadastrar.

Além de divulgar a existência do Lepidus como um "Sistema Generalista de Apoio a Diagnóstico" , os pesquisadores pretendem testar a interface do sistema, sua facilidade de manuseio e entendimento, adequação das bases de dados (se faltam ou não sintomas nos quadros clínicos das doenças, se a terminologia está atualizada) e a sua aplicabilidade como ferramenta de auxílio à consulta, especialmente em áreas remotas ou com poucos recursos médico-hospitalares.

Mais informações: (0XX16) 602-3768 / 602-3859 / 602-3718, com o professor Roque Filho


Cepeusp oferece atividades gratuitas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde
Em virtude do Dia Mundial da Saúde, comemorado anualmente em 7 de abril, o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) terá, entre os dias 4 e 9, uma programação diferenciada. Trata-se da semana Cartão Vermelho ao Sedentarismo, aberta à comunidade em geral.

Essa campanha tem o objetivo de estimular a prática de atividades físicas que levam a uma vida saudável. O evento é gratuito, e não é necessário se inscrever com antecedência para participar.

De 4 a 8, o Núcleo de Estudos Sobre Obesidade e Exercícios Físicos (Neobe) coordenará sessões de avaliação nutricional pelo método IMC (índice de massa corpórea). O Índice, cuja fórmula é peso/altura2, é um meio para indicar se um adulto está acima do peso.

A avaliação acontecerá no gramado em frente à lanchonete do Cepeusp nos períodos da manhã, de terça a sexta das 7h30 às 9h30, no horário do almoço, de segunda a sexta das 11h30 às 13h30 e pela tarde, de segunda a quinta das 17h30 às 19h30.

No dia 9, encerrando a programação, haverá uma caminhada ao redor da Raia Olímpica da USP. O trajeto a ser percorrido é de 5 Km. A partir das 9 horas os participantes receberão orientação de professores do Cepeusp e deverão se aquecer para a atividade, que começará às 9h30 e se estenderá até as 11 horas. Após a caminhada haverá sorteio de brindes.

A idéia é oferecer ao maior número possível de pessoas uma oportunidade para se exercitar e também um momento para sociabilização. Por isso foi escolhida a caminhada, uma atividade leve, para o encerramento da semana.

Mais informações: (0XX11) 3091-3304; site: www.cepe.usp.br


Grêmio realiza ato sobre o Cursinho da Poli
No dia 31 de março, às 17 horas, a Escola Politécnica (Poli) da USP recebe um ato pelo resgate do projeto social do Cursinho da Poli. O evento é organizado pelo Grêmio Politécnico, pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) Alexandre Vanucci Leme e pela Associação de Alunos do Cursinho da Poli.

O ato acontece no Anfiteatro Vermelho do Prédio do Biênio da Poli, na Av. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é aberta a todos os interessados.

Mais informações: http://www.amigosdocp.cjb.net




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Representações sociais de idosos sedentários: uma análise do comportamento frente à atividade física. Cristiane Peixoto. Dia 13 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola Politécnica

Doutorado

Sistema de Monitoramento e Metodologia de Estimativa dos Tempos de Operação do Disjuntor. Milthon Serna Silva. Dia 14 de abril, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Estudo do metabolismo da trealose no fungo termotolerante Rhizopus microsporus var. rhyzopodiformis: determinação das propriedades bioquímicas das trealases intracelular e extracelular. Ana Carla Medeiros Morato de Aquino. Dia 14 de abril, às 14 horas.

Produção eletroquímica de ozônio: investigação de aspectos fundamentais e práticos. Mario Henrique Palis Santana. Dia 14 de abril, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

Crescimento de crianças no 1o. e no 2o. trimestres de vida, segundo duração do aleitamento materno exclusivo. Rosangela Aparecida Augusto. Dia 13 de abril, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação de São Carlos

Doutorado

Sobre teoremas de funções implícitas, abertas e aplicações. Edivaldo Lopes dos Santos. Dia 13 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9638




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br