São Paulo, 01/04/2005 - Boletim nº1598
psicologia
Programas assistenciais devem
considerar vivências infantis

Estudo que avaliou os aspectos emocionais
de jovens moradores de rua mostra a
importância do apoio psicológico e do
resgate da história individual
leia...
Saúde Pública discute
o Sistema Único de Saúde
Cinusp integra a mostra
É Tudo Verdade

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Assistência a jovens em situação de rua deve levar em conta suas necessidades emocionais

Flávia Souza

Disciplina e assistência, elementos em que se baseia a maior parte das organizações que prestam ajuda a crianças e adolescentes de rua, são insuficientes para o restabelecimento da saúde emocional e a integração social desses jovens. De acordo com uma pesquisa apresentada pelo psicólogo Rubens de Aguiar Maciel à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é preciso levar em consideração suas histórias de vida e necessidades individuais.

Partindo do pressuposto psicanalítico de que as condições vivenciadas durante os primeiros anos de vida são decisivas para a constituição psicológica do adulto, Maciel colheu depoimentos de cinco jovens com idade entre 15 e 19 anos que viveram nas ruas de São Paulo. O pesquisador os consultou a respeito das circunstâncias em que transcorreu seu desenvolvimento desde épocas precoces, buscando informações sobre as condições como recursos materiais e emocionais da família. Também foram realizados testes projetivos, capazes de evidenciar aspectos da personalidade e do caráter. "Todos os jovens consultados tiveram infâncias difíceis, que causaram falhas na estruturação de suas personalidades e uma série de dificuldades emocionais", diz o psicólogo.

Cordão umbilical afetivo
Maciel constatou que alguns jovens vivenciaram sentimentos de rejeição quando pequenos, o que resultou numa espécie de "raiva do mundo e deles mesmos". O pesquisador explica que o processo de maturação emocional está estreitamente ligado à qualidade do vínculo da criança com sua mãe, especialmente durante o primeiro ano de vida - a fase do "cordão umbilical afetivo".

"Os adolescentes apresentavam predominantemente um funcionamento mental infantil, caracterizado pelo imediatismo, onipotência e negação de responsabilidades. Para eles, é difícil, por exemplo, realizar tarefas que demandem tempo, dedicação e persistência", afirma Maciel. "Crianças que a partir de seus vínculos precoces internalizaram um mundo que as rejeita e no qual não se pode confiar, podem perder sua vontade de viver. Tornam-se, então, mais sujeitos a riscos, como drogas e violência. Trata-se de uma auto-agressão".

O psicólogo cita o exemplo de um jovem que, abandonado pelos pais aos dois anos de idade, fugiu da casa de uma tia aos oito. Na rua, foi conduzido a um abrigo por dois educadores. O jovem retomou os estudos, finalizou o segundo grau, encontrou um emprego e, quando entrevistado por Maciel, exprimia ambições intelectuais e profissionais. Entretanto, prestes a completar 18 anos, a perspectiva de deixar o abrigo (por força do estatuto interno) e as pessoas a quem havia se apegado fez com que ele vivenciasse novamente a sensação de abandono. "A possibilidade de perder contato com essas pessoas o levou a uma regressão emocional. Como resultado, ele voltou às ruas", conta o pesquisador.

Novos modelos
Segundo Maciel, disciplina e assistência - modelos adotados pela maior parte dos programas governamentais e da sociedade organizada - são insuficientes para restabelecer a saúde dos jovens em situação de rua caso não haja uma atenção às necessidades psicológicas individuais. O pesquisador elogia os modelos baseados num retorno à família, como o programa Aldeias Infantis, concebido em 1949 pelo educador austríaco Hermann Gmeiner.

"É importante que o governo promova estratégias de prevenção e promoção de saúde, fornecendo assistência emocional, material e informativa às mulheres gestantes e durante o primeiro ano de vida de seu filho", afirma Maciel. "Tranqüilizar e auxiliar as mães é contribuir para a saúde de seus filhos", defende.

Mais informações: (0XX11) 3081-3789, com Rubens de Aguiar Maciel; e-mail: rubensm@usp.br




Cursos e Palestras

FSP discute o Sistema Único de Saúde
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP discute, na segunda (4), a partir das 9 horas, o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a regulamentação da Emenda Constitucional que estabelece que estados e municípios devem alocar, respectivamente, 12% e 15% de suas receitas nos serviços públicos de saúde.

O debate acontece no Auditório Prof. João Yunes e terá a participação do deputado federal Roberto Gouveia, de São Paulo, autor do projeto de regulamentação, e de profissionais que vêm participando do estudo.

A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7792 ou eurival@usp.br, com o professor Eurivaldo Sampaio


Simpósio internacional de reabilitação médica e fisioterapêutica
Será realizado no dia 16 de abril, em Ribeirão Preto, o Simpósio Internacional de Reabilitação Médica e Fisioterapêutica, evento organizado por profissionais da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e pela Associação de Hidrocefalia e Mielomeningocele de Ribeirão Preto (AHME).

O simpósio será dividido em dois módulos: Escoliose: cirurgia, tratamento e reabilitação (das 8h30 às 12h40), que abordará temas como Monitorização transoperatória na cirurgia de escoliose e Tratamento ortopédico da escoliose; e Tratamento da Criança com Insuficiência Motora (IM) (das 14 às 19h30), que terá como subtemas Estratégias para intervenções médicas e Cirurgia neuro-ortopédica funcional, entre outros.

Todas as palestras serão ministradas, com tradução simultânea, por membros do corpo clínico do Centro de Reabilitação Del' Arché. As inscrições, que poderão ser feitas no local, custam R$ 40,00 para estudantes e R$ 50,00 para profissional.

O evento acontecerá Centro de Convenções de Ribeirão Preto (Rua Bernardino de Campos, 999).

Mais informações: (0XX16) 3967-3000, na AHME; site: http://www.hidrocefalia.com.br/noticias_.htm, com programação completa e informações sobre cursos pré-simpósio


Seminário na FSP aborda estilos de vida saudáveis
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP oferecerá, no próximo dia 7, das 14 às 17 horas, o seminário gratuito Promoção da saúde e estilos de vida saudáveis.

O evento abordará dois temas: O papel do nutricionista na promoção do estilo de vida saudável (palestrante: Valéria Rangel, da Nutrival) e Estratégias na orientação individual para a promoção do estilo de vida saudável - personal trainer (palestrante: Jarbas Yassuhiro Takehana Satake, da Happy Body).

Os interessados em assistir ao seminário podem se inscriver pelo telefone (0XX11) 3066-7779, com Rosi. O evento acontecerá no Anfiteatro João Yunes, da FSP (Prédio da Biblioteca - Av. Dr. Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo)

Mais informações: (0XX11) 3066-7779; e-mail: cpq@fsp.usp.br




Agenda Cultural

Cinusp integra mostra É Tudo Verdade
O Cinusp Paulo Emílio integra a mostra de documentários É Tudo Verdade exibindo produções focadas no mundo latino-americano. As exibições acontecem de 5 a 8 de abril, com duas sessões diárias, 16 e 19 horas, com legendas em português.

Na terça (5) é exibido, nos dois horários, El Corredor - La Historia Mínima de Erwin Valdebenito (Chile, 2004, 75'), que aborda a vida de um funcionário público que concilia sua rotina de trabalho com a paixão pela ultramaratona.

Grissinopoli - El Pais de los Grisinis (Argentina, 2004, 81') será exibido às 16 horas, na quarta (6). O documentário relata a história de trabalhadores que se juntaram em cooperativa para não deixar uma fábrica falir. Também nesse dia, serão exibidos às 19 horas, em seqüência, Episodios Sinfônicos (Cuba, 2004, 22'), que trata a vida e a morte de forma experimental, e De Niña a Madre (Nicarágua, 2004, 45'), sobre adolescentes que engravidam precocemente.

Dia 7, às 16 e às 19 horas, é a vez de um documentário que aborda o testemunho emocional de uma mulher sobre a fase em que permaneceu presa, Relatos desde el Encierro (México, 2004, 78').

O foco latino-americano se encerra no Cinusp com Venezuela Bolivariana Pueblo y Lucha de la IV Guerra Mundial (Venezuela, 2004, 76'), que examina a revolução venezuelana de Chávez como parte da luta contra a globalização e o capitalismo, no dia 8, também nos dois horários.

A entrada é franca. O Cinusp possui 100 lugares e fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Cidade universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540


Estação Ciência comemora o Ano da Física
A Estação Ciência, da USP, apresenta uma série de atividades e exposições que se inserem na temática do Ano Internacional da Física, quando a formulação da Teoria da Relatividade, por Albert Einstein, completa cem anos.

A Estação Ciência dispõe de um amplo leque de experimentos e experiências que ajudam os seus visitantes a entender melhor alguns dos detalhes desta tão complexa e interessante ciência.

Entre elas, por exemplo, estão o Gerador de Van de Graaf, o Planetário, e as peças Dr. Gervásio e a energia elétrica e Marte, a viagem, nas quais dois importantes campos da Física são explorados: a eletricidade e a astronomia.

Veja abaixo as sinopses:

Prof. Gervásio e a energia elétrica - Em uma divertida apresentação que une física e teatro, o professor Gervásio discute e apresenta questões sobre energia elétrica, seus usos, sua história e os fenômenos físicos de forma leve e bem-humorada.

Marte, a viagem - Uma comédia no espaço - Um astrônomo e uma mitóloga tentam apresentar ao público o Sistema Solar e seus planetas, com um enfoque especial em Marte. Porém, um assistente novato e muito atrapalhado vive interrompendo as explicações.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, r. 227, e 3675-8828; e-mail: eventos@eciencia.usp.br


Música na MariAntonia com Elisa Fukuda e Vera Astrachan

O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), da USP, apresenta na próxima quarta (6), às 20h30, um duo formado pela violinista Elisa Fukuda e a pianista Vera Astrachan, em um repertório clássico composto por obras de Mozart, Beethoven e Camargo Guarnieri. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

A pianista Vera Astrachan aperfeiçoou-se em Viena, Londres e Berkeley. É vencedora de prêmios como o Concurso Backhaus, dedicado à obra de Beethoven, Prêmio Jeunesses Musicales, em Berlim, e prêmio de Melhor Solista do Ano (1978) pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. No Brasil, ministra master classes.

Elisa Yuriko Fukuda graduou-se em violino no Conservatório de Música de Genebra, e se apresentou com a Orchestre de la Suisse Romande, a Orquestra G.Enesco de Bucarest e a Orquestra de Camâra de Moscou. É diretora artística da Camerata Fukuda e fundadora do quarteto de cordas Camargo Guarnieri. Recebeu vários prêmios, destacando-se o de Melhor Solista do Ano pela APCA (1989) e Prêmio Carlos Gomes na categoria de Solista Instrumental (2000).

O Ceuma localiza-se na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-5538 / 3255-7182; ou (0XX11) 3237-1815 (Assessoria de imprensa)


Confira a programação da TV USP
Na próxima segunda-feira (4) a TV USP exibirá, às 20 horas, a história O outro lado do espelho, na série Pilotis.

A série Trajetória - Reitores apresentará Jacques Marcovitch na quarta-feira (6), às 00h30.

No programa Olhar da USP, exibido na quinta-feira (7) às 20 horas, Aldo Rebouças e Aziz Ab´Saber, ambos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, comentarão o projeto do Governo que visa ajudar a acabar com a seca no Nordeste por meio da transposição das águas do Rio São Francisco.

O programa pgm trará as matérias Obesidade e esporte, Cebimar: animais perigosos e Instituto Butantan: Surfactante. O programa será exibido na sexta-feira (8), às 20 horas.

A programação da TV USP é exibida pelo Canal Universitário (CNU), nos canais 11 da NET ou 71 da TVA .

Mais informações: http://www.usp.br/tv




Publicações

Livro analisa a criação de pequenas empresas de base tecnológica no Brasil
Será lançado nesta sexta-feira (1º), o livro Criação de empresas de base tecnológica, conceitos, instrumentos e recursos (Ed. Unicorpore, 159 pág., R$38,00), organizado pelo professor Silvio Aparecido dos Santos, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, e pela doutoranda da FEA, Neila C. Viana da Cunha. A coletânea sintetiza as principais preocupações relacionadas com a criação dessas empresas no Brasil e compara as condições brasileiras com as de outros países.

A obra analisa aspectos relacionados com o surgimento das pequenas empresas de base tecnológica, o custo decorrente da estagnação tecnológica existente no país e as barreiras a serem transpostas. Em paralelo, coloca-se em relevo o papel das universidades no processo de criação de empresas spin-offs.

Evidencia, também, os mecanismos de apoio existentes no Brasil e no exterior para acolher e estimular o nascimento de novas empresas de base tecnológica, tais como incubadoras e parques tecnológicos de base tecnológica, além de tratar de aspectos relacionados com o capital de risco (venture capital) e a elaboração do Plano de Negócio.

O livro destina-se aos pesquisadores, professores, e estudantes das áreas de Administração e Engenharia e consultores de negócios. Sua origem está associada aos temas pesquisados por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA, dentro do programa da disciplina Criação de empresas e empreendimentos de base tecnológica.

Mais informações: (0XX11) 5182-1806 (Assessoria de comunicação)




Quadro de Avisos

Equipe da USP-RP fará pesquisa sobre ocorrência de sobrepeso, obesidade e diabetes
A partir de abril, uma equipe de pesquisadores da USP de Ribeirão Preto visitará dois mil domicílios de Ribeirão Preto com o objetivo de, por meio de entrevistas, coletar informações a respeito da prevalência de sobrepeso, obesidade e diabetes mellitus, bem como de seus fatores de risco, em adultos com 30 anos ou mais.

A coordenação da pesquisa é da professora Suzana Alves de Moraes, médica epidemiologista da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

Foram sorteados 81 setores censitários por toda a extensão do município. A pesquisa será aplicada por profissionais especializados devidamente identificados.

Os resultados do estudo serão divulgados à população e servirão de subsídio para o planejamento de ações coletivas de saúde por parte dos setores responsáveis e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações: (0XX16) 602-3478, na EERP, de segunda a sexta-feira das 10 às 17 horas (a partir de abril)


USP oferece curso sobre relações internacionais para funcionários
Multiculturalismo e as Relações Internacionais na USP é o tema do curso de capacitação criado pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da USP, em parceria com a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt). O curso é destinado a funcionários técnico-administrativos de nível básico, técnico ou superior que atuam em áreas com interface internacional.

As aulas serão ministradas por docentes, doutorandos e funcionários da USP, às sextas-feiras e aos sábados. São oferecidas 60 vagas, que serão preenchidas pelos funcionários que forem indicados pelas chefias.

Segundo a analista da Seção de Treinamento e Desenvolvimento do DRH, Yara Breda Mourão, para uma universidade como a USP, que desenvolve inúmeros programas e convênios com instituições de outros países, é fundamental que os profissionais que atuam nessas áreas, como assistentes, recepcionistas, motoristas e copeiras, por exemplo, tenham um preparo adequado.

O curso, com a duração de três meses, terá início no dia 1º de abril e oferecerá as disciplinas de Introdução ao Estudo das Relações Internacionais Contemporâneas, Inglês para Relações Internacionais, Língua Portuguesa, Multiculturalismo, Convênios e Intercâmbios, Geografia, Etiqueta e Cerimonial. "Esse será um curso-piloto. Mas a nossa idéia é ampliar, inclusive para os campi do interior, e torná-lo um programa permanente na Universidade", explica Yara.

Mais informações: (0XX11) 3091-3578 (DRH) ou 3091-3593 (CCInt)




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Perspectivas de Novos Financiamentos para as Empresas de Distribuição de Energia Elétrica. Nelson Tucci. Dia 1º, às 9 horas.

Efeitos do Envelhecimento na Microestrutura e no Comportamento Mecânico dos Fibrocimentos. Cleber Marcos Ribeiro Dias. Dia 1º, às 9h30.

Gerenciamento de Potencia Transformadora em Substações de Distribuições de Distribuição de 88 e 138 KV. César Maldonado Rodrigues. Dia 6, às 9h30.

Elaboração do Custo-Alvo no Desenvolvimento de Produtos Automotivos pela Análise Funcional da Engenharia do Valor. Odair Furlanetto. Dia 8, às 9 horas.

Matriz de Ponderação de Fase: Sistema Robusto para Geração de Sinais de Relógio. Ricardo Bressan Pinheiro. Dia 13, às 10 horas.

Doutorado

Estudo da Incorporação e Estabilização do Pó de Aciaria Elétrica em Matrizes de Cerâmica Vermelha. Alexandre Teixeira Machado. Dia 5, às 9 horas.

Corte de Rochas por Jato D'Água Abrasivo. Carlos Tadeu Lauand. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Avaliação dos teores de arsênio total em cação, por meio de técnicas espectrométricas. Marise Cristina Soares de Almeida. Dia 13, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

Estudo da biorremediação do herbicida Velpar K (marca registrada) in vitro em meio aquoso com o uso do inoculante microbiano EM-4 (Microrganismos Eficazes). Márcio Antonio Gomes Ramos. Dia 1º, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9909




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br