São Paulo, 06/04/2005 - Boletim nº1601
odontologia
Esmalte do dente ajuda a
identificar poluição ambiental

Mapeamento da contaminação
ambiental por chumbo em grandes
populações, principalmente em
crianças, pode ser facilitada
leia...
Saúde materno-infantil é tema
de palestras em Ribeirão
MAC promove ateliês
para crianças e adultos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Esmalte do dente pode ser utilizado como marcador de contaminação ambiental

André Benevides

Uma nova técnica promete facilitar o processo de mapeamento da contaminação ambiental por chumbo em grandes populações. A cirurgiã-dentista Glauce Costa de Almeida, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, demonstrou em seu mestrado que o esmalte do dente pode ser utilizado como marcador de poluição ambiental de uma determinada área. "Além disso, a técnica se mostrou de fácil execução, rápida e muito pouco invasiva, o que facilita a análise em populações de baixa faixa etária", afirma a pesquisadora, que trabalhou na área de Odontopediatria.

No estudo, Glauce analisou a composição do esmalte de cerca de 270 crianças, entre quatro e seis anos, de escolas públicas na cidade de Ribeirão Preto e de uma região em Bauru, próxima a uma fábrica de reciclagem de baterias.

Os resultados mostraram que em Bauru, as crianças apresentavam, em média, três vezes mais chumbo no esmalte de seus dentes em relação às crianças da outra cidade. Enquanto as concentrações em Ribeirão Preto ficavam entre 100 microgramas por grama de esmalte, em Bauru nenhuma criança obteve uma proporção menor que 400, atingindo cifras superiores a 1.000.

Segundo Glauce, a contaminação por chumbo pode causar inúmeros danos à saúde , sendo o sistema nervoso central o principal atingido. Quando os contaminados são crianças em crescimento o perigo é maior, podendo prejudicar o desenvolvimento neurológico e acarretar problemas como nefropatia (nos rins), infertilidade masculina e comprometimento da audição. "Algumas crianças atendidas em Bauru já haviam sido internadas para tratamento em Botucatu", conta.

Indolor
Exames de sangue, a técnica mais utilizada para a detecção dos níveis de chumbo no organismo, são difíceis de serem aplicados em crianças e em grandes quantidades de pessoas. Já a técnica adaptada por Glauce consiste em recolher uma pequena amostra do esmalte com ácido clorídrico diluído, um processo totalmente indolor e sem prejuízos para os dentes do paciente, pois posteriormente são feitas aplicações tópicas de flúor no local da extração.

No entanto, o método não está pronto para ser utilizado clinicamente. "Ainda não se sabe qual o valor de chumbo no esmalte do dente que pode causar prejuízo à saúde do paciente", explica ela. A professora Raquel Fernanda Gerlach, que orientou o estudo, acrescenta que "até o momento, acredita-se que o chumbo acumulado no esmalte revela a contaminação a que as crianças estavam expostas no passado, no período em que os dentes de leite estavam calcificando".

Glauce adianta que seguirá esta mesma linha de pesquisa em seu doutorado, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre outras coisas, ela estudará a maneira como o dente absorve o chumbo, questão essencial para determinar com segurança a contaminação ou não dos indivíduos. Ela acrescenta ainda que no Brasil quase não existem pesquisas acerca da poluição ambiental causada pelo chumbo e de como ela afeta as populações envolvidas. "Em Ribeirão Preto não havia nenhum dado sobre isso em crianças sem exposição aparente, e o mesmo ocorre em muitas outras cidades brasileiras".

A pesquisa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), alem da colaboração de diversos pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da própria Forp, todas instituições da USP, e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp.

Mais informações: (0XX16) 602-4014




Cursos e Palestras

EERP oferece palestras sobre saúde materno-infantil
O Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública e a Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP realizarão entre os dias 7 de abril e 5 de maio, um ciclo de palestras em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7), e ao Dia Internacional da Enfermeira Obstétrica/Obstetriz (5 de maio).

O enfoque das palestras, gratuitas e abertas ao público, será a promoção à saúde e o bem-estar das mulheres e das crianças.

Na quinta-feira (7), das 14 às 17 horas, haverá a palestra Assédio sexual e assédio moral, com Margarida Barreto, médica ginecologista e do trabalho, pesquisadora de estudos psicossociais de exclusão e inclusão, da PUC/SP.

No dia 11, das 9 às 12 horas, será apresentada a palestra O acesso à informação em Saúde Materno-Infantil, com Adriana Cybele Ferrari, diretora técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP.

Ações para o Alcance da Maternidade Segura no Brasil, com a Janine Schirmer, representante do Ministério da Saúde da Área Técnica em Saúde da Mulher e professora da Unifesp, será a palestra do dia 17, das 14 às 17 horas.

Por fim, no dia 5 de maio, será comemorado o Dia Internacional da Enfermeiras Obstétricas/ Obstetrizes, com a exibição de pôsteres e a apresentação de resultados de pesquisas em saúde materno-infantil.

A EERP localiza-se na Av. dos Bandeirantes, 3.900, bairro Monte Alegre, em Ribeirão Preto. Não é necessário efetuar inscrição prévia para os eventos.

Mais informações: (0XX16) 602-3517 / 602-3522 / 602-3525 (Assessoria de comunicação)


Ateliês para adultos e crianças no MAC
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP promove, a partir de abril, os ateliês Brincando com Arte, voltado ao público infantil, e Poéticas Visuais em Interação, voltado ao público adulto.

Brincando com Arte, ministrado pela professora Elza Ajzenberg, será gratuito e acontece de 6 de abril a 8 de junho, toda quarta-feira, das 10 às 12 horas. A partir de cenas do universo infantil e utilizando técnicas básicas de desenho, pintura e modelagem, o ateliê pretende estimular a imaginação, a sensibilidade e a liberdade dos participantes. Serão oferecidas 15 vagas para crianças de 7 a 10 anos, no MAC Sede (Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo). As inscrições devem ser realizadas pelo telefone (0XX11) 3091-1130.

Poéticas Visuais em Interação, que acontece de 13 de abril a 30 de novembro, será ministrado pelo professor Sylvio Coutinho. As aulas serão realizadas toda quarta, das 9h30 às 12 horas, e se baseiam em uma interação criativa com as poéticas visuais de artistas selecionados a partir de atividades de ateliê (desenho, pintura, colagem, procedimentos digitais) e visitas orientadas às exposições do MAC. Serão oferecidas 18 vagas a adultos de qualquer idade, interessados em arte moderna e contemporânea (não é necessária experiência prévia). Será cobrada uma mensalidade de R$30,00 e as aulas acontecem no MAC Ibirapuera (Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso, Parque Ibirapuera, portão 3). As inscrições podem ser feitas pelos telefones (0XX11) 3091-3328 / 5572-5546.

Mais informações: (0XX11) 3091-1130 / 3328 e 5572-5546, ou site http://www.macvirtual.usp.br


Seminário sobre empacotamento de moléculas no IME
O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP promove o seminário PACKMOL: uma ferramenta para o empacotamento de moléculas, no dia 14, às 14 horas. Serão abordados aspectos teóricos, práticos e aplicações de programação não linear, análise convexa e pesquisa operacional.

O evento será realizado na sala 268 do Bloco A do IME, que fica na Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo. A palestra é gratuita e aberta ao público e não é exigida inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121, ou e-mail egbirgin@ime.usp


Produção e de artigos científicos é tema de encontro no IPq
O Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina (FM) da USP realizará nesta quinta-feira (7), às 9h30, um encontro aberto e gratuito com o professor Wagner Farid Gattaz sobre como escrever e publicar um artigo científico.

O evento acontecerá no anfiteatro do IPq (R. Ovídio Pires de Campos, 785, 1º andar, São Paulo). Não é necessário efetuar inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3069-6273


Estação Ciência realiza oficinas para a terceira idade
A Estação Ciência da USP oferecerá nos próximos dias 6 e 7 (quarta e quinta-feira), das 14 às 17 horas, duas oficinas reservadas aos maiores de 60 anos, que participam da Universidade Aberta à Terceira Idade. O evento é organizado pelo Projeto ABC na Educação Científica - Mão na Massa.

A primeira oficina, na quarta-feira, vai mostrar como construir um terrário com material de baixo custo e estimular a observação e o cuidado com plantas e animais. A oficina de quinta-feira terá como tema Pintando com solos. A oficina apresentará o solo como um elemento presente em toda a paisagem com diversas características.

As oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas com antecipação pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br ou pelo telefone (0XX11) 3675-8828. São oferecidas 20 vagas.

A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, r.215; www.eciencia.usp.br/mao_na_massa/default.html


Curso aborda Análise Institucional e Terapia Comunitária
De 16 de abril a 25 de junho acontecerá, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP o curso de Atualização em Métodos de Pesquisa e Intervenção em Análise Institucional e Terapia Comunitária.

O curso tem como objetivo treinar os participantes na elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de pesquisa em psicologia social e institucional, além da assimilação de estratégias terapêuticas inovadoras para o trabalho em grupos e comunidades, através da Terapia Comunitária.

A carga horária será de 40 horas e as aulas acontecerão aos sábados, quinzenalmente, das 8h30 às 12h30. O valor do curso é R$300,00, que pode ser parcelado em três vezes. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 15, na diretoria da unidade (Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre, Ribeirão Preto), com Marta.

Mais informações: (0XX16) 602-3713 / 630-8231, com o professor Kodato




Agenda Cultural

Faculdade de Educação realiza Cine Debate
A Faculdade de Educação (FE) da USP oferece, semanalmente (sempre às segundas-feiras), sessões gratuitas de filmes e discussões para a comunidade USP. O objetivo do Cine Debate é apresentar o cinema como linguagem, como uma forma específica de ficção ou como produção cultural que espelha questões sociais e culturais de nosso tempo.

Na próxima segunda-feira (8), o filme exibido será Matrix (The Wachowski Brothers. 1999/EUA/136min). No dia 15, será exibido Cidadão Kane (Orson Welles. 1941/EUA/119min). Por fim, no dia 6 de maio, Intolerância (D.W.Griffith. 1916/EUA/150min).

As sessões acontecerão às 17h30 no auditório da FE (Av. da Universidade, 308, bloco B, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3574


Alunos se apresentam na Tulha, em Ribeirão Preto
Nesta quinta-feira (7), às 19 horas, acontecerá a primeira edição das Quintas Musicais, programa organizado pelos alunos do Departamento de Música de Ribeirão Preto da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP que oferecerá semanalmente recitais com a participação dos estudantes do Departamento.

O objetivo é apresentar a produção musical da Escola à comunidade. As apresentações são gratuitas e abertas a todos os interessados. A programação é variada, englobando música de câmara, recitais didáticos, solos, recitais de canto e música popular e terá duração de 45 minutos.

Esta primeira apresentação, na Sala de Concertos da Tulha (Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto), mostrará atividade de composição musical. Serão executadas obras dos alunos Tiago Lincoln, Luis Alberto Garcia e Alexandre Tadeu Delsin, em solos de piano e violão.

Mais informações: www.musica.pcarp.usp.br




Publicações

Lançamento da Edusp aborda a presença ibérica no continente americano
Será lançado na próxima segunda-feira (11), às 18h30, o livro Turbulência Cultural em Cenários de Transição - O século XIX Ibero-Americano (Ed. Edusp, 304 págs., R$ 39,00), organizado pelos pesquisadores Neide Marcondes e Manoel Bellotto.

O livro aborda a importância da presença ibérica no continente americano para a compreensão da arte, da história, da filosofia e da sociologia ibero-americana. Na tentativa de se estabelecer e fixar as características do período, sem a imposição de uma articulação artificial dos temas, a obra traz ensaios de especialistas como Ana Maria Mauad, Júlio Posenato, Lucía Lionetti, Mario García-Guillén, Ramón Gutiérrez, Régis Duprat, Yolanda Lhullier dos Santos, além dos próprios organizadores, os quais abordam os mais diferentes temas que dizem respeito ao mundo ibero-americano.

O lançamento acontecerá na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo (Av. Paulista, 2073, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3170-4033, na Livraria Cultura




Quadro de Avisos

Biblioteca da FFLCH recebe doação de livros
Nesta quarta-feira (6), às 15 horas, no Edifício da Administração da Faculdade de Filososia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, será feita a entrega dos livros à Biblioteca da unidade. Trata-se de uma doação da DFG-Deutsche Forschungsge-meinschaft, Associação Alemã para o fomento da Pesquisa.

A doação responde a um pedido feito, ano passado, pelo Leitor do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, Ulrich Beil, professor visitante na Área de Alemão.

Os títulos, dentre os quais se incluem obras em lingüística e bibliografias recentes sobre vários autores, como W. Benjamin e H. V. Kleist, correspondem particularmente aos interesses de pesquisa do Departamentos de Letras. Entre estes livros encontram-se vários handbooks sobre campos especiais da lingüística que representam fundamentos do trabalho. O valor total da doação é de € 9.000,00, correspondente a cerca de R$32.000,00.

O endereço do Prédio da Administração da FFLCH é Rua do lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5088 ou e-mail: bibfflch@usp.br, na Secretaria do Serviço de Biblioteca e Documentação da FFLCH


Vaga de operador de som em São Carlos
A Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos (PCASC) da USP recebe inscrições para uma vaga de Operador de Som. Elas podem ser feitas até dia 8, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, no Serviço de Pessoal da PCASC (Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos).

A função será preenchida sob Regime de CLT, em jornada de trabalho de 30 horas semanais e salário inicial de R$ 959,75. O contrato de trabalho vigerá por prazo determinado.

Os interessados devem ter 18 anos, ensino médio completo, registro no Ministério do Trabalho e conhecimentos de informática. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar: cédula de identidade; carteira profissional; título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa; certificado militar, quando do sexo masculino; CPF (CIC); comprovante de escolaridade; registro no ministério do trabalho e comprovante do depósito efetuado junto ao Banco Nossa Caixa S/A, agência 0417-1, conta corrente 13.000031-1, em nome de Receitas Diversas/PCASC, referente à taxa de inscrição no valor de R$ 15,00.

O processo seletivo será uma prova de português, redação, conhecimentos específicos da função e conhecimentos gerais. A prova será realizada no dia 12, às 19 horas, no Bloco C.

Mais informações: (0XX16) 3373-9135 ou www.sc.usp.br


IQSC abre vaga para Técnico de Laboratório
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe inscrições para uma vaga de Técnico de Laboratório, para atuar junto ao Serviço de Laboratórios Didáticos (SVLABDI), até o dia 8, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, no Serviço de Pessoal do IQSC (Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos).

A função será preenchida sob Regime de CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais e o salário inicial é de R$ 1.279,66. Os interessados devem ter 18 anos, ensino médio completo ou curso técnico profissionalizante completo em nível de ensino médio, cédula de identidade profissional de registro junto ao Conselho Regional de Química (CRQ) e conhecimento das normas e procedimentos de biossegurança.

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar os originais dos seguintes documentos: cédula de identidade; carteira profissional; título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa; certificado militar, quando do sexo masculino; CPF (CIC); comprovante de escolaridade (ensino médio completo ou curso técnico profissionalizante completo em nível de ensino médio); cédula de identidade profissional de registro junto ao Conselho Regional de Química (CRQ) e comprovante do depósito efetuado junto ao Banespa, agência 0024, conta corrente 43.050410-5 em nome da Universidade de São Paulo, referente à taxa de inscrição no valor de R$ 18,00.

O processo seletivo terá uma prova escrita de conhecimentos pertinentes à área de atuação e uma prova prática. A escrita será realizada no dia 27 de abril, às 19 horas, no edifício Q5, e a prática, nos dias 18 e 19 de maio, às 19 horas, no edifício Q2 (Laboratórios Didáticos).

Mais informações: (0XX16) 3373-9910 ou www.sc.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Avaliação de requisitos para o desenvolvimento de sistemas de indicadores de desempenho em obras de construção civil sob o recorte analítico de redes de empresas. Adalberto Galliani Marelli. Dia 20, às 15h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Localização de falhas em sistemas distribuídos utilizando redes neurais artificiais. Cláudio Macoto Hazome Hayashi. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

Consumo alimentar no lanche da manhã de adolescentes de escola particular do Município de São Paulo. Alyne Alves Antunes de Figueiredo. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Um arcabouço para suporte a reconfiguração dinâmica em ambiente java. Ricardo Koji Ushizaki. Dia 20, às 14 horas.

Adaptação dinâmica utilizando agentes móveis em computação ubíqua. Roberto Speicys Cardoso. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br