São Paulo, 07/04/2005 - Boletim nº1602
meio ambiente
Nova praga atinge eucalipto
no Sul e Sudeste do Brasil
Larvas da vespa Epichrysocaris
se desenvolvem nas folhas da
espécie citriodora e reduzem produção
de óleo de eucalipto em até 40%
leia...
FEARP abre inscrições para
pós-graduação em controladoria
Palestra no IME aborda
gerência de informações na web

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Larvas de microvespa destroem folhas de eucalipto usadas na produção de óleo

Júlio Bernardes

Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba estudam formas de conter a proliferação da microvespa Epichrysocaris, cujas larvas atacam as folhas do eucalipto citriodora, usadas para produzir óleo. Identificada pela primeira vez no Brasil em 2003, no norte de Minas Gerais, a praga já se encontra no Rio Grande do Sul. A perda na produção de óleo pode chegar a 40%.

"A Epichrysocaris é uma microvespa com cerca de 1 milímetro de comprimento, originária da Austrália", relata o professor da Esalq, Evoneo Berti Filho, que coordena a pesquisa. "A fêmea põe ovos na epiderme das folhas do eucalipto citriodora, induzindo a formação de pequenas bolhas chamadas de galhas", explica

De acordo com o professor, a folha pode abrigar de 40 a 50 galhas, com uma larva se desenvolvendo em cada uma delas. Os pesquisadores estudam as características biológicas do inseto buscando desenvolver formas de controlar sua proliferação. "Não se sabe como a Epichrysocaris chegou ao Brasil", afirma Berti Filho. "Para o controle, será pesquisada a correção dos solos em que se encontram os eucaliptos e a clonagem de variedades mais resistentes à praga."

Controle
A aplicação de inseticidas seria inviável para controlar o inseto. "Além dos gastos elevados com aplicação aérea nas florestas de eucalipto, o produto poderia afetar o equilíbrio das áreas onde a árvore é cultivada", diz.

Berti Filho também aponta dificuldades para implantar o controle biológico. "Seria preciso usar bactérias ou fungos, que necessitam de umidade para se desenvolver, mas certas regiões do Brasil, como o norte de Minas, enfrentam longos períodos de estiagem que inviabilizam esse tipo de controle."

A melhor forma de conter a praga, ressalta o pesquisador, seria dar ao próprio eucalipto as condições de resistir à formação das galhas induzidas pela oviposição (postura de ovos). "A correção dos solos com adubação pode melhorar o estado nutricional da planta e fortalecê-la", acredita. "Identificando variedades mais resistentes do citriodora, seria possível cloná-las para utilização em futuros cultivos de eucalipto."

O professor relata que a Epichrysocaris foi introduzida acidentalmente nos Estados Unidos em 1999, mas naquele país o inseto é pouco pesquisado, pois não há exploração comercial do eucalipto em grande escala. "No Brasil, entretanto, a árvore é a base da indústria madeireira, sendo usada em reflorestamento e na produção de celulose, papel e óleo."

Mais informações: (0XX11) 3429-4199, ramal 213, com Evoneo Berti Filho




Cursos e Palestras

Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade na FEA-RP
Estão abertas até o dia 15 as inscrições para o processo de seleção para mestrado em Controladoria e Contabilidade, do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (FEA-RP), da USP.

O Programa foi aprovado pela Fundação Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) no dia 17 de março. São oferecidas 12 vagas.

As inscrições custam R$ 100,00 e podem ser feitas das 9 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas na Assistência Acadêmica - Pós-Graduação - bloco A da FEA-RP (Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto). O edital completo, com ficha de inscrição, está disponível na página http://www.fearp.usp.br/cpg/ppgcc/docs/edital2005.htm.

Mais informações: (0XX16) 602-3899, no Departamento de Contabilidade da FEARP


Palestra no IME aborda gerência e recuperação de informações na web
O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP realizará na terça-feira (12), às 16 horas, a palestra Gerência e Recuperação de Informação na Web, com o professor Nívio Ziviani.

O objetivo é discutir oportunidades de pesquisa na área de recuperação de informação, com ênfase na geração de novas tecnologias relacionadas com máquinas de busca para a web. Também será discutida a experiência do DCC/UFMG na transferência de resultados de pesquisa para a sociedade na forma de criação de empresas start-up.

O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá no auditório L.H. Jacy Monteiro, no bloco B do IME (R. do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo). Não é necessário realizar inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-6169; e-mail cpq@ime.usp.br


Prolam oferece palestras com o professor Alexis Saludjian
O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP oferecerá, entre 13 e 15 de abril, um ciclo de palestras ministradas pelo professor Aléxis Saludjian, doutor em Ciências Econômicas, membro do CEPN-CNRS e GREITD e ganhador do prêmio Lavoisier do Ministère des Affaires Etrangères Frances.

No dia 13, às 17 horas, haverá a palestra As teorias da CEPAL: dos estruturalistas aos neo-estruturalistas (debatedor: professor Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho - PUC). No dia 14, às 14 horas, será ministrada a palestra Regionalismo aberto: crítica ao conceito, limites e desafios a partir de um modelo do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento (debatedora: professora Regina Gadelha - PUC). Por fim, no dia 15, às 10 horas, Volatilidade macroeconômica e vulneralibidade social no Mercosul (debatedor: professor Rudinei Toneto Junior - FEARP/USP).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 pelo telefone (0XX11) 3091-3589 / 3091-3587 ou e-mail prolam@edu.usp.br. O Prolam localiza-se na R. do Anfiteatro 181, Colméias, Favo 15, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3589 / 3091-3587


ICB realiza palestra gratuita
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP realizará nesta quinta-feira (7) a palestra Biologia Celular e Molecular da Litíase Urinária, com Nestor Schor, professor titular da Disciplina de Nefrologia do Departamento de Medicina da EPM/UNIFESP - Laboratório de Nefrologia.

O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá das 12h30 às 14 horas no edifício Biomédicas I (sala 321, 3º andar), localizado na Av. Professor Lineu Prestes 1524. Não é necessário efetuar inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253 ou site http://www.fisio.icb.usp.br/posgraduacao/disciplinas/datas_palestras_bmb5798_2005.html


IQSC realiza seminário sobre determinação de fármacos
Na sexta-feira (8), às 10 horas, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza o seminário Determinação de fármacos em plasma humano por injeção direta de amostras.

A palestra será ministrada pela professora Quezia Bezerra Cass, da Universidade Federal de São Carlos. O evento, gratuito, será realizado no anfiteatro do IQSC (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos), sem necessidade de inscrição.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036




Agenda Cultural

FOB exibe mostra Arte e Ciência
A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da USP, promove até o dia 20 de abril a exposição fotográfica Arte e Ciência. São exibidos, na biblioteca da unidade, 96 trabalhos produzidos por alunos do Programa de Pós-Graduação de mestrado e doutorado em Patologia Bucal da FOB.

A mostra é resultado de duas disciplinas ministradas no curso de pós-graduação: Prática Docente na Universidade e Introdução dos Fundamentos de Fotografia Aplicada à Odontologia.

Essa exposição é realizada a cada dois anos. Em 2005 são explorados os seguintes temas: amizade, mulher, corrente da vida, flores, água e sol, marcas do tempo, sonhos, ciclo da vida, liberdade, olhos, felicidade, tempos modernos e infância.

A FOB localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8251 / 3235-8248 ou (0XX14) 3235-8385 / 3235-8203 / 8117-9953 (Assessoria de imprensa)





Publicações

Livro analisa discursos econômicos
No dia 18, às 18h30, ocorre o lançamento do livro Modernidade e discurso econômico, da professora Leda Maria Paulani da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

No livro, Leda Paulani dedica-se a um ofício cada dia mais raro na sua área de estudo: analisar as raízes filosóficas e ideológicas das idéias e dos discursos na economia. Em um mundo onde a política econômica é tratada como engrenagem mecânica "sem opção", pairando como ciência pura e inquestionável, acima e mandando na política e seus partidos, Leda recupera o debate sobre os fundamentos teóricos da economia política, o contexto social e as idéias filosóficas que influenciam as correntes econômicas.

O evento será realizado na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3814-5811, 3875-7285, 9626-2724, e-mail imprensa@boitempo.com


EERP lança revista eletrônica sobre saúde mental, álcool e drogas
A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da USP, lançará ainda esta semana a revista eletrônica SMAD - Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas. Trata-se de uma publicação temática, destinada aos profissionais da área de Saúde Mental, com ênfase especial em álcool e drogas, como uma estratégia para incentivar as pesquisas nessa área.

A revista poderá ser consultada no endereço www.eerp.usp.br/resmad. A publicação possui conselho editorial, de caráter consultivo, composto por brasileiros e estrangeiros, e é chefiado pela professora Margarita Antonia Villar Luis, do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (DEPCH). O conteúdo, em português, inglês e espanhol, engloba ensaios, pesquisas, artigos científicos de revisão e atualização na área de saúde mental e drogas psicoativas. Os trabalhos publicados serão inéditos.

O lançamento da revista é conseqüência de um trabalho realizado pelo Laboratório de Pesquisa: estresse, álcool e drogas, do DEPCH. Entre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo está o programa Procura, criado com o objetivo de buscar ações de prevenção e reabilitação do usuário de álcool e de outras drogas. O Procura reúne-se às quartas-feiras e é aberto a todos os interessados.

Mais informações: (0XX16) 602.3477; e-mail rev-smad@eerp.usp.br




Quadro de Avisos

Funcionários do HC realizam coreografia para pacientes
Funcionários de vários setores do Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP participarão nesta quinta-feira (7) das comemorações do Dia Mundial da Saúde.

Às 13h30 será realizada em frente do Ambulatório do HC-Campus uma coreografia para os pacientes, executada por cerca de 100 funcionários que participam da Ginástica Laboral. Além disso, serão distribuídos panfletos falando da importância da atividade física para a saúde.

Aproveitando a oportunidade serão reabertas as atividades do parque infantil ao público, que foi todo reformado.

O evento está sendo organizado pelas professoras de Educação Física que ministram aulas de Ginástica Laboral no HC, Aparecida de Fátima Máximo e Renata Calhau, com o apoio da Administração, pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e pelo Cerimonial.

O HC fica no campus da USP de Ribeirão Preto, à Av. Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre.

Mais informações: (0XX16) 602-2612




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Modelagem matemática da refinação da polpa celusósica em baixa consistência. Parmênides Cuberos Martinez. Dia 15, às 9 horas.

Doutorado

Análise teórico-experimental da corrosão do cobre em sistemas de refrigeração: modelagem eletroquímica e numérico-computacional. Gelson Gomes Falcão Filho. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Revistas femininas: história, comunicação e nutrição - uma análise quantitativa e qualitativa. Daniella Moreira de Souza. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Participação da via serotonérgica que conecta o núcleo mediano da rafe ao hipocampo dorsal na mediação das respostas comportamentais defensivas de ratos submetidos ao labirinto em T elevado. Lucinéia dos Santos. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Imagens de tomografia por potencial aplicado em tempo real. Roberto Masaishi Santos Yoshikawa. Dia 20, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br