São Paulo, 08/04/2005 - Boletim nº1603
educação
Inovações educacionais
devem superar consensos

Pesquisa apresentada à FE avaliou
a escolarização do RPG e concluiu
que a análise científica é essencial
aos projetos inovadores em sala de aula
leia...
Museu Republicano de Itú
promove ciclo de palestras
FFLCH estudará relações
entre psicanálise e intolerância

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Inovações em sala de aula devem passar por reflexões e análises científicas

Flávia Souza

O uso de materiais "alternativos" em sala de aula, como jogos, música ou cinema, deve passar por uma discussão mais crítica, alerta uma pesquisa apresentada à Faculdade de Educação (FE) da USP. Segundo o educador Thomas Massao Fairchild, que pesquisou o caso dos jogos de RPG (Role Playing Game), o risco é que "a vontade de inovação instaure um estado de consenso forçoso em torno de algumas idéias", fixando certas premissas mais baseadas no senso comum do que em debates sustentados por relatos de experiências ou pesquisas científicas.

O RPG é basicamente um jogo de interpretação, no qual os participantes devem improvisar as falas e as ações de um personagem com personalidade definida. Fairchild entrevistou 18 pessoas, entre professores, jogadores, autores e editores de livros de RPG (obras que trazem descrições e regras de ambientes e personagens, embora também seja possível criar as condições de jogo). O pesquisador perguntou aos entrevistados se eles conheciam propostas de utilizar o RPG em sala de aula, o que pensavam a respeito e se já haviam tido experiências com o jogo na escola, entre outras questões.

Idéias aceitas
De acordo com Fairchild, é possível encontrar uma "linha de regularidade" nas respostas dos entrevistados. "Apesar da diversidade de informantes [entrevistados], parece haver um consenso de que o RPG estimula a socialização, a leitura e a pesquisa. Além disso, por ser um jogo não competitivo em que se simulam situações, muitos afirmaram que ele está ligado à cidadania, à tomada de decisões e à cooperação", relata o educador. "Trata-se de idéias possivelmente válidas, mas que são aceitas e reproduzidas antes de serem estudadas ou avaliadas a fundo."

O pesquisador atuou em escolas estaduais de São Paulo nos anos de 2001 e 2003, quando aplicou os jogos de RPG em aulas de Língua Portuguesa. "Não acredito que se possa concluir que algum aspecto intrínseco ao jogo torne a aprendizagem mais produtiva do que de outras formas", afirma Fairchild. "Pode-se dizer que a experiência deu certo em parte. Apesar de o RPG ser um apelo ao jovem, o jogo feito em sala de aula jamais será igual ao passatempo do fim-de-semana, na casa dos amigos. Por causa disso, depois da expectativa inicial, às vezes há rejeição ou perda de interesse", diz o pesquisador, referindo-se sobretudo aos estudantes que já jogavam RPG.

Outra reflexão feita por Fairchild refere-se ao aspecto mercadológico envolvido na defesa da "escolarização do RPG", uma tendência que pode ser percebida também nos simpósios e encontros que debatem a aplicação escolar desse tipo de jogo, geralmente no sentido de defendê-lo.

"Não afirmo que o uso do RPG em sala de aula não seja válido", ressalva o pesquisador. "O problema é que, nesse caso, se propõe uma reformulação no processo educacional. Não se deve aceitar idéias prontas, mas estimular a pesquisa e o levantamento de dados", declara Fairchild, que diz aguardar pela conclusão de pesquisas que tragam resultados de experiências feitas com o RPG em sala de aula. "Há muito mais projetos que apresentam o RPG como uma proposta pedagógica do que análises de experimentos já realizados".

Mais informações: (0XX11) 3815-7693, com Thomas Massao Fairchild; e-mail tmfairch@yahoo.com.br




Cursos e Palestras

Museu Republicano de Itu promove ciclo de palestras
Em comemoração aos 132 anos da "Convenção de Itu", o Museu Republicano promove de 14 a 20 de abril, a Semana da Convenção com o Ciclo de Palestras Primeira República: história e historiadores, uma homenagem ao historiador Edgar Carone.

A "Convenção de Itu" aconteceu em 18 de abril de 1873. Na ocasião, foram lançadas as bases do Partido Republicano Paulista-PRP. Em 1923, a casa que abrigou a "Convenção" transformou-se em Museu e completa 82 anos no próximo dia 18. "Hoje, o Museu Republicano é referência para pesquisadores e universitários por seu rico acervo do período da República", conta a historiadora, professora Eni de Mesquita Samara, Diretora do Museu Paulista (do Ipiranga) da USP e do Museu Republicano "Convenção de Itu".

No dia 14, às 19 horas, acontecem as palestras A Biblioteca Edgard Carone e sua importância para o estudo da República, com a professora Eni de Mesquita Sâmara, e A imprensa na Primeira República, com a professora Maria Lígia Coelho Prado (USP).

A revolução no ensino feita pelos paulistas na Primeira República, com a professora Maria Luiza Marcílio (USP), será no dia 15, às 19 horas.

O tema do dia 16 é Imigração na Primeira República, com o professor Oswaldo Truzzi, da UFSCar. A palestra acontece às 19 horas.

No dia 18, o professor Carlos A. Cerqueira Lemos (USP) ministra, às 19 horas, a palestra Arquitetura na Primeira República.

O professor José Sebastião Witter (USP) é o convidado do dia 19, às 17 horas, com o tema Da República brasileira e seus cultores.

No dia 20, às 19 horas, o tema será Proclamação da República, jacobinismo e o mito do consenso, com a professora Suely Robles Reis de Queiroz (USP).

A entrada é gratuita e as palestras acontecem no Museu da Energia (Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu).

Mais informações: (0XX11) 4023-0240, e-mail admmr@usp.br ou site http://www.mp.usp.br/mr/ciclo_palestras.htm


Esalq sedia seminário de Agroecologia
Em busca de um modelo de desenvolvimento rural sustentável, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, em Piracicaba, por meio do Departamento de Ciências Biológicas, realizará o I Seminário de Agroecologia e Desenvolvimento Rural, entre os dias 18 e 21 de abril, no Pavilhão de Engenharia da Escola.

A agroecologia se preocupa também em resgatar as formas tradicionais de se fazer agricultura, direcionando a atividade agrícola moderna, principalmente nas realidades do terceiro mundo, que se caracterizam como zonas tipicamente tropicais, diferentemente dos paises desenvolvidos, onde predominam realidades climáticas temperadas e frias. Como uma nova área da ciência que discute a sustentabilidade da sociedade, seus estudos visam compatibilizar a produção agrícola com a conservação dos recursos naturais e maior abrangência quanto a eqüidade social.

O seminário é voltado ao corpo docente e discente da Esalq, professores universitários, pesquisadores, estudantes universitários, profissionais de ciências agrárias, biológicas e econômicas, agricultores e Organizações não-governamentais.

O apoio é da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). A taxa de inscrição é de R$ 50,00, para a maioria dos interessados e R$ 40,00 para estudantes, mediante apresentação da carteirinha de estudante ou outro documento.

A programação completa pode ser conferida no site http://www.fealq.org.br.

Mais informações: site http://www.fealq.org.br, ou e-mail cdt@fealq.org.br


FAU realiza palestra aberta ao público
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP oferecerá na quarta-feira (13), às 17 horas, a palestra Origens dos jardins públicos europeus, com o professor Hugo Segawa, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá no anfiteatro da FAU - sala 807 (R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo). A palestra é organizada pelo Grupo de Pesquisa na História e Linha de Pesquisa em bases documentais e sistemas interpretativos da Pós-Graduação da FAU.

Mais informações: (0XX11) 3091-4516; site www.usp.br/fau


Colóquio no IFSC aborda investimento em pesquisa
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP, promoverá nesta sexta-feira (8), às 10h30, o colóquio Ações do CNPq para investimento em pesquisa em 2005 , no Anfiteatro Azul do Instituto.

O palestrante será o professor José Roberto Drugowich de Felício, diretor do CNPq desde julho de 2004, e representante do Conselho nos comitês gestores dos fundos setoriais do Petróleo, da Energia e de Informática.

Iniciando por um balanço das ações desenvolvidas pelo CNPq nos últimos dois anos, o colóquio terá prosseguimento com uma apresentação dos editais lançados em 2005 com recursos dos Fundos Setoriais. Também será feita uma avaliação do fomento à pesquisa nas áreas das Ciências Exatas e Engenharias com ênfase na área de Física.

O IFSC localiza-se na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro, São Carlos. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Mais informações: (0XX16) 3373-9871; site: www.sc.usp.br


Doença reumática é tema de palestra na segunda-feira
O Grupo de Pacientes Reumáticos de Ribeirão Preto (Grupar), promoverá na próxima segunda-feira (11) uma palestra com o tema artrite reumatóide. O evento, aberto e gratuito, está programado para às 19 horas, no anfiteatro Waldemar B. Pessoa (R. Bernardino de Campos, 1000) da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP.

Uma iniciativa de pessoas reumáticas, médicos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde, o Grupar é o primeiro grupo de apoio a pacientes reumáticos da região. O objetivo é promover a implementação de ações de apoio ao doente reumático, desde a assistência até a reintegração social e profissional.

Mais informações: (0XX16) 602-2612 (Assessoria de imprensa)




Agenda Cultural

FMRP expõe mostra fotográfica no Prédio Central
De 13 de abril a 8 de maio estará exposta, no saguão de entrada do Prédio Central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a mostra O Retrato - Familiaridade Possível, de autoria de Gabriel Figueiredo.

A exposição é parte integrante do Projeto O Retrato, com curadoria de Nilton Campos, realizado pelo Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a USP.

A exposição é gratuita, aberta todos os dias da semana ao público em geral, das 8 às 18 horas. A FMRP fica na Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto.

Gabriel Figueiredo é natural de Barretos (SP) e vive e trabalha em Ribeirão Preto. É formado em Arquitetura e Urbanismo e desenvolve trabalhos em Artes Visuais desde 1991.

Mais informações: (0XX16) 602-3000


Museu do Ipiranga promove apresentação musical
No próximo domingo (10), a partir das 16h30, o Museu Paulista da USP (do Ipiranga) apresenta o programa Música no Museu Paulista. Na ocasião serão executadas músicas dos séculos 18 e 19, pelo grupo de música histórica Klepsidra.

A iniciativa é uma parceria entre a Sociedade Amigos do Museu Paulista (SAMPA) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). "Esta é uma oportunidade para que as pessoas conheçam músicas do Brasil colonial como peças religiosas, modinhas e lundus", conta o maestro Samuel Kerr, presidente da SAMPA.

A apresentação será no Salão de Honra do Museu Paulista e a entrada é grátis. O Museu fica no Parque da Independência, s/nº, no Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8051/6165-8054; site www.mp.usp.br; Assessoria de imprensa: (0XX11) 3068-8399 / 3068-9349


Teatro de pacientes aborda reciclagem
Nesta sexta-feira (8), às 16 horas, o grupo de teatro do Serviço de Educação e Recreação (SER) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP, em Bauru, apresentará a peça Quem recicla não se estrumbica para funcionários do hospital e agentes do Programa USP Recicla. O grupo é formado por familiares e pacientes residentes em Bauru (SP).

A iniciativa é parte da rotina de atividades expressivas do setor, que faz das atividades recreativas um instrumento de integração de pais e pacientes no âmbito do hospital.

O evento acontecerá no SER/Centrinho (Rua Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru). A apresentação é aberta a toda a comunidade da USP, com entrada gratuita.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 (Assessoria de imprensa)




Publicações

Livro sobre parceria público-privada será lançado no HC de Ribeirão
Nesta sexta-feira (8), às 8h30, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP) da USP, será lançado o livro Fundações de Apoio como modelo de gestão em parceria público-privada na área da saúde (Ed. Segmento Farma). A obra é de autoria de Benedito Carlos Maciel, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Maria Aparecida de Almeida Leal Wichert, Silvana Pischiottin Peroni e Umbelina O. Scapim Próspero, todos funcionários do HCRP.

O livro faz uma análise comparativa entre o modelo de gestão autárquico e a parceria entre autarquia e Fundação de Apoio. São discutidos aspectos relativos ao gerenciamento administrativo, os mecanismos de captação e aplicação de recursos e de controle social. Este estudo analisou, ainda, a relação custo-efetividade desse modelo de gestão em parceria.

O lançamento acontecerá no anfiteatro Ceaps (Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde) do HC-RP, no campus universitário de Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-2787, com o professor Benedito Carlos Maciel




Quadro de Avisos

Novo centro estudará relações entre psicanálise e intolerância
Neste sábado (9), às 15h30, acontecerá a reunião que dará início aos trabalhos do Centro de Estudos sobre Psicanálise e Intolerância (Cepi) do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Estarão presentes membros da Diretoria do LEI, coordenadores de área e psicanalistas convidados, de diferentes instituições de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Paris. Serão discutidos os objetivos e a organização do Cepi e os psicanalistas convidados terão a oportunidade de apresentarem-se e discorrerem brevemente sobre seus interesses de estudo e pesquisa.

A reunião servirá, ainda, para formalizar o convênio do LEI com o Sedes Sapientiai, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Também está previsto um café de confraternização.

Ilana Novinsky, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP é quem assume o posto de coordenadora do Cepi-LEI.

Mais informações: (0XX11) 3091-3760, r.228 ou e-mail lei@usp.br




Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Determinação de alfahidroxiácidos por eletroforese capilar e cromatografia líquida de alta eficiência em produtos cosméticos. Elizângela Abreu Dutra. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3667


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Avaliação endocrinológica do ciclo ovariano de macaco bugio (Alouatta caraya - Humboldt, 1812) por meio de extração e dosagem de metabólitos de esteróides fecais. Tatiana Kugelmeier. Dia 26, às 14 horas.

Doutorado

Dinâmica da infecção toxoplásmica em felinos infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Felina. Marcelo de Souza Zanutto. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Passeios aleatórios em meios aleatórios dependentes. Marcelo Ventura Freire. Dia 27, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br