São Paulo, 12/04/2005 - Boletim nº1605
ensino
Software capacita trabalhadores
para a construção civil

O programa, desenvolvido na Poli, tem a
mesma eficácia de aulas presenciais, mas
com um custo 30% menor. Pesquisador agora
busca parceria para comercializar o produto
leia...
Tratamento biológico de águas
é tema de seminários na EESC
IME realiza oficinas sobre
o ensino da Matemática

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Software capacita trabalhadores sem instrução e gera inclusão digital

André Benevides

Inclusão digital por si só é uma iniciativa que gera benefícios a toda sociedade. Melhor ainda se ela estiver aliada à capacitação de mão-de-obra, como no software desenvolvido pelo engenheiro Amadeu Sá de Campos Filho que treina pessoas sem instrução para montar sistemas hidráulicos residenciais.

O programa, apresentado em sua dissertação de mestrado pela Escola Politécnica (Poli) da USP, se mostrou tão eficiente quanto o método de aulas presenciais (o convencional, com professores e alunos in loco). Além disso, os custos estimados ficaram 30% menores do que no sistema tradicional.

"Eu queria comprovar que o computador pode servir de ferramenta para o treinamento de pessoas analfabetas ou semi", explica o pesquisador. Segundo ele, foi necessária uma intensa pesquisa de campo para adaptar a realidade virtual ao cotidiano deste público, principalmente no que diz respeito à linguagem. "Algumas coisas têm nomes técnicos, mas no canteiro de obras são chamadas de nomes diferentes. Além disso, há também o regionalismo, e dependendo do lugar essas coisas têm outros nomes."

Boa parte do sucesso do software se deve à didática aplicada, que levou em conta aspectos desta pesquisa. Segundo ele, todo o programa foi desenvolvido como se fosse um jogo, de modo que os alunos se divertissem, contribuindo para o aprendizado. Os módulos de treinamento são ministrados por "Silva", um instrutor digital que tem por sala de aula um canteiro obras, elementos familiares aos operários da construção civil.

A primeira das quatro etapas do programa, por exemplo, é dedicada apenas a ensinar os usuários a mexer no mouse e a realizar as funções necessárias para cumprir as tarefas. "Ser treinado em uma mídia atual melhora a auto-estima dos operários. Com isso eles ficam com mais vontade de aprender", avalia Campos Filho. No entanto, o engenheiro acredita que com alguns incrementos, como a utilização de recursos tridimensionais (o software foi todo desenvolvido em 2-D) e de realidade virtual, os resultados certamente serão melhores que o método presencial. O engenheiro diz que pretende abordar isso em seu doutoramento, ainda não iniciado.

Eficiência
Na pesquisa, também foi feito um estudo de campo para comparar o ensino realizado por professores com o fornecido pelo programa. "Os dois treinamentos têm a mesma dificuldade. A quantidade de erros e o tipo de dúvidas foram iguais em ambos os casos", afirma. Essa sua aplicação do programa, que foi feita no Recife em parceria com a Faculdade São Miguel, ganhou o segundo lugar do Prêmio Telemar de Inclusão Digital, na categoria Norte-Nordeste.

Outro destaque de seu estudo é a metodologia criada, chamada de design instrucional. "O software é adaptável - o importante é a metodologia. Ele pode sair da engenharia e ser aplicado ao turismo, mas é preciso estudar o público-alvo", ressalta. A meta agora é conseguir alguma empresa ou instituição governamental interessada em explorar o produto comercialmente. O software, que pode ser utilizado tanto por CD-Rom quanto pela internet, dispõe de diversos recursos multimídia, como vídeos, áudios e animações em flash.

Mais informações: (0XX81) 8857-3572 ou e-mail amadeu.campos@gmail.com, com o pesquisador




Cursos e Palestras

EESC promove seminários temáticos sobre tratamento biológico
O Laboratório de Processos Biológicos (LPB) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP oferece, desde o dia 10 de março, seminários temáticos na área de tratamento biológico de águas residuárias. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

As palestras são realizadas sempre às quintas-feiras, das 16h30 às 18 horas, no Anfiteatro do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro, São Carlos). Os palestrantes são alunos do Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento, técnicos e bolsistas do LPB e os temas são escolhidos dentro da especialidade de cada pesquisador.

Estão previstas palestras até o mês de dezembro. Em abril serão oferecidas as palestras Desenvolvimento de reator integrado modular aeróbio-anaeróbio para desnitrificação utilizando H2S contido no biogás (palestrante: Luis Hamilton P. Garbossa), na quinta-feira (14), e Avaliação dos fatores nutricionais que influenciam o processo de biorremediação ex-situ de clorofenóis (palestrante: Gunther Brucha), no dia 28.

Mais informações: (0XX16) 3373-9560, no LPB; e-mail zaiat@sc.usp.br, com o professor Marcelo Zaiati; site http://www.shs.eesc.usp.br/


IME realiza oficinas sobre o ensino de matemática
O Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática (Caem), do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, oferece neste mês de abril seis oficinas dirigidas a educadores matemáticos.

Nesta terça-feira (12), das 9 às 12 horas, haverá a oficina Relações entre unidades de medidas. O objetivo será discutir seqüências didáticas desenvolvidas com a intenção de contribuir para que os alunos façam relações entre unidades de medidas usuais, sem a utilização de tabelas de conversão.

Na quinta-feira (14), das 13h30 às 16h30, haverá a oficina Resolução de problemas de Geometria utilizando diferentes recursos. Serão apresentados alguns problemas de Geometria e as soluções possíveis utilizando-se os seguintes recursos: construção com régua e compasso e construção com os softwares Geometrics e CABRI II.

No dia 15 (sexta), também das 13h30 às 16h30, acontecerá a oficina Riqueza do Tangram para o ensino da Matemática. O objetivo é apresentar o tangram como ferramenta para o ensino de frações, áreas, construções geométricas com material apropriado e muito mais.

Números racionais: relações, representações e uso de recursos didáticos será o tema da oficina realizada no próximo sábado (16), das 9 às 12 horas. O objetivo será identificar e compreender as diferentes interpretações e representações dos números racionais por meio de atividades, situações-problema e uso de materiais didáticos.

No dia 26, das 13h30 às 16h30, será apresentada e discutida a possibilidade de se resolver problemas que envolvam arranjos, permutações ou combinações utilizando o princípio multiplicativo. A oficina tem como título O ensino da análise combinatória: uma abordagem prática.

Os interessados em participar de alguma das oficinas devem reservar vaga pelo telefone (0XX11) 3091-6160, das 8 às 19 horas. As inscrições custam R$ 30,00 (professores da rede pública têm 50% de desconto). A taxa deve ser paga por depósito bancário - Nossa Caixa Nosso Banco / 151 / Agência 0864-8 / C.C. 13-000185-2 / IME-USP.

Também será realizada uma oficina gratuita, no sábado (16), das 9 às 12 horas, com o tema Idéias estatísticas para aprender e praticar na escola. Os interessados devem reservar vaga.

O Caem localiza-se na R. do Matão, 1010, bloco B, sala 127, Cidade Universitária, São Paulo. A página http://www.ime.usp.br/~caem/oficinas.html contém informações detalhadas sobre os palestrantes e futuras oficinas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6160; e-mail caem@ime.usp.br


Museu paulista oferece o seminário O Brasil e as Exposições Universais
O Museu Paulista (do Ipiranga) da USP promoverá no dia 19, às 14 horas, o seminário O Brasil e as Exposições Universais, ministrado pela professora Margarida de Souza Neves, do Departamento de História da PUC-RJ, e pela pesquisadora Alda Heizer, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (RJ).

Serão abordadas as grandes exposições da segunda metade do século 19, cuja ambição era representar todas as coisas e atividades do mundo. O seminário terá como corte temático a representação das nações.

Os interessados devem se inscrever pelo telefone (0XX11) 6165-8006 ou e-mail acadmp@usp.br, na Divisão de Difusão Cultural. A entrada será gratuita.

O Museu Paulista fica no Parque da Independência, s/nº, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8006




Agenda Cultural

Histórias de Guimarães Rosa no CPC
No domingo (17), às 11 horas, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP realiza a apresentação Histórias de Guimarães Rosa, uma oportunidade de ver e ouvir algumas das histórias de Rosa contadas pelo cronista Francisco Papaterra Limonge Neto.

O evento é gratuito, aberto ao público e não há a necessidade de inscrição prévia. O CPC fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562


USP-Bauru exibe Cazuza no dia 19
O cineclube da USP de Bauru vai exibir, no dia 19, o filme Cazuza - O Tempo Não Pára. A exibição acontece a partir das 19h30, no anfiteatro da biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. O filme relata o percurso profissional e pessoal de Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos.

Promovida pela Pastoral Universitária e pelos centros acadêmicos da FOB, a sessão é gratuita e aberta a toda comunidade bauruense. O convidado para o debate após a exibição do filme é o publicitário Caio Vannini.

A exibição acontecerá no anfiteatro da biblioteca da FOB (Alameda Dr. Octavio Pinheiro Brisola, 9 - 75, Vila Universitária, Bauru)

Mais informações: (0XX14) 3235-8394




Publicações

Humanitas lança livro sobre segurança privada
A editora Humanitas lançará nesta quarta-feira (13) o livro Segurança privada: a expansão dos serviços de proteção e vigilância em São Paulo (176 págs., R$ 20,00). A obra é resultado da dissertação de mestrado da autora, Viviane de Oliveira Cubas. O estudo foi apresentado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A obra descreve a estrutura de funcionamento das empresas de segurança privada em São Paulo, identifica o que o Estado permite e quais os limites estabelecidos por ele para a atuação de tais empresas no mercado.

Os vigilantes privados não estão submetidos a regras e limites em suas ações assim como o estão os policiais. Dessa maneira, abrem-se espaços para atitudes arbitrárias e contrárias à lei que prevê ao Estado o monopólio legítimo do controle da violência.

O livro estará à venda na Livraria Humanitas - Discurso, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3728 / 3091-3796




Quadro de Avisos

Biodiesel é tema de bate-papo no site do IPT
Nesta terça-feira (12), às 11 horas, será realizado no site do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) um bate-papo sobre biodiesel. A conversa será aberta a todos os interessados.

Os técnicos do IPT João Poço, Maurício Trielli e Antônio Bonomi, explicarão o papel do biodiesel no mercado brasileiro e o desenvolvimento científico nessa área.

O endereço do chat é www.ipt.br/tecnologia/chat. A página também traz informações detalhadas sobre os debatedores.

Mais informações: (0XX11) 3767-4720 (Assessoria de imprensa)




Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Padronização da técnica de PCR para Mycoplasma pneumoniae em escarro de pacientes com infecção respiratória aguda atendidos em Ribeirão Preto-SP. Maria José Franco Brochado. Dia 14, às 14 horas.

Dieta Cetogênica: Avaliação clínica e neurofisiológica na epilepsia refratária da infância e adolescência. Luciana Midori Inuzuka. Dia 15, às 10 horas.

Detecção de Citomegalovírus em pacientes com retocolite ulcerativa idiopática. Silvana Gama Florêncio Chachá. Dia 20, às 9 horas.

Avaliação comparativa da eficácica de cetoconazol, fluconazol, itraconazol e sulfametoxazol-trimetoprim na paracoccidioidomicose do rato. Débora Silva Lourenço. Dia 20, às 14 horas.

Modulação da resposta imune por saliva de Lutzomyia longipalpis. Vanessa Carregaro Pereira. Dia 20, às 14 horas.

Microarranjos de DNA de clones ORESTES permitem a identificação de novos genes envolvidos na progressão tumoral de melanoma. Kamila Chagas Peronni. Dia 29, às 14 horas.

Doutorado

Papel patogenético dos macrófagos, mastócitos, TGF-B1 e miofibroblastos na evolução da nefrite lúpica. Roberto Cuan Ravinal. Dia 14, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3372



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br