São Paulo, 13/04/2005 - Boletim nº1606
climatologia
Estalagmite de 116 mil anos
ilustra clima do Sul e Sudeste

Formação comprova que a última glaciação
influenciou clima do Hemisfério Sul
menos do que se imaginava. Estudo
foi feito por cientistas do IGc e do IAG
leia...
FOB participa da Campanha
da Voz 2005
CDCC promove sessão de
filmes e contação de histórias

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Encontrada estalagmite com registro de 116 mil anos do clima das regiões Sul e Sudeste

Rafael Veríssimo

Diferentemente do observado na maior parte do Hemisfério Norte, as mudanças no regime de chuvas do Sudeste-Sul brasileiro, durante os últimos 100 mil anos, estão diretamente relacionadas às variações de insolação controladas pela alteração no eixo de rotação terrestre. A conclusão, tirada por um grupo multidisciplinar de pesquisadores brasileiros, pode ajudar climatologistas a elaborar novos modelos de previsão climática.

Apesar de tratar de um fenômeno essencialmente climático, a pesquisa, que foi publicada em paper da revista Nature, de março de 2005, teve como principal material de estudo um objeto geológico: uma estalagmite de 80 centímetros encontrada numa caverna da região do Vale do Itajaí, em Botuverá, Santa Catarina.

Após analisá-la, os pesquisadores descobriram que a estalagmite foi formada por um material composto basicamente por carbonato de cálcio, depositado durante 116 mil anos ininterruptos. "Como o crescimento da estalagmite é influenciado pela água da chuva (que reage com elementos presentes no solo, formando o carbonato de cálcio que precipita na caverna), este é o registro mais completo e contínuo já descoberto sobre o regime de chuvas da região Sul e Sudeste do Brasil", afirma Ivo Karmann, do Instituto de Geociências da USP.

Ao cortar a estalagmite ao meio, os pesquisadores recolheram material de diversos pontos, separados milimetricamente, correspondentes a períodos seculares entre estes 116 mil anos. "Observamos, então, que havia um padrão de variação da composição isotópica do oxigênio (variação na proporção entre o oxigênio 18, mais 'pesado' do que a forma mais abundantemente encontrada na Terra, o oxigênio 16)", explica Karmann. "A variação da razão entre O18 e O16 do carbonato de cálcio, ao longo do eixo de crescimento da estalagmite, apresentou uma curva muito semelhante à obtida no gráfico que demonstra a variação da insolação no Hemisfério Sul", completa.

Em períodos de verão do Sul e Sudeste brasileiro, quando a umidade da região é proveniente principalmente da região amazônica, observa-se uma presença menor de oxigênio 18, já que a umidade da atmosfera perde este isótopo conforme migra para o sul. O inverso ocorre no período de inverno, quando há maior quantidade de O18 em relação ao oxigênio 16, indicando que a umidade que mais influencia a região vem do Oceano Atlântico.

Diferença do Hemisfério Norte
Karmann ressalta que, assim como a influência da última glaciação no Hemisfério Sul, o comportamento da origem das chuvas durante os últimos 100 mil anos nesta região era um fenômeno desconhecido. No Hemisfério Norte, em análises paleoclimáticas do último período de glaciação ocorrido no planeta, observou-se que ocorriam variações de temperatura abruptas, chamadas de ciclos de Dansgaard/Oeschger, que duram cerca de dois mil anos.

"Esclarecemos que este fenômeno não se repete com a mesma intensidade no Sudeste-Sul brasileiro, como se imaginava anteriormente. Aqui, a variação do regime de chuvas está diretamente relacionada com os ciclos de insolação, que se completam a cada 23 mil anos", aponta o pesquisador.

A descoberta ganha ainda mais importância quando aplicada à climatologia. "Estamos obtendo dados antigos que são fundamentais para a previsão do clima. Sem estes registros, os climatologistas não conseguem elaborar modelos mais precisos de previsão desta região", garante o geólogo.

A equipe, da qual Ivo Karmann faz parte, é composta por pesquisadores do Instituto de Geociências (IGc), do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) - ambos da USP -, do Instituto Geológico do Estado de São Paulo e de universidades norte-americanas (University of Massachusetts e Berkeley Geochronology Center).

Mais informações: (0XX11) 3091-3943 ou ikarmann@usp.br

Crédito da imagem: C. F. Lino




Cursos e Palestras

FOB participa da Campanha da Voz 2005
O Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da USP, vai realizar em Bauru, nos dias 14 e 28 de abril, palestras cujo tema é a voz.

Na quinta (14), a partir das 9h30, alunos e professores da FOB ministrarão palestras nos postos de saúde do centro, do Jardim Godoy e da Vila São Paulo. Todas serão gratuitas e abertas à comunidade em geral. No mesmo dia, às 17 horas, acontecerão palestras para pais e professores nas creches Leocádio Correa e Rodrigues de Abreu.

No dia 28, a partir das 17 horas, será realizada palestra aos alunos de graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru.

As palestras integram a Campanha da Voz - 2005, promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Neste ano, o tema da campanha é Seja amigo da sua voz!.

Segundo nota da SBFa, a campanha tem o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da saúde vocal, por meio de ações educativas relacionadas ao uso adequado da voz e aos cuidados necessários para com ela.

Mais informações: (0XX14) 3235-8232, com a professora Alcione Ghedini Brasolotto; site: http://paginas.terra.com.br/saude/campanhadavoz


Centrinho oferece curso sobre língua de sinais
Até o próximo dia 29 estão abertas as inscrições para a segunda turma do Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) oferecido pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (HRAC / Centrinho) e pela Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais (Funcraf).

Com carga horária de 72 horas, o curso será ministrado a partir de 10 de maio, todas as terças e quintas-feiras, das 19 às 21 horas, por instrutor surdo, capacitado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

O curso acontecerá no anfiteatro do Centrinho (R. Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru). As inscrições custam R$ 400,00, valor que pode ser parcelado em cinco vezes, e devem ser feitas pelo telefone (0XX14) 2106-0911 ou e-mail funcraf_simone@terra.com.br (com Simone).

Mais informações: (0XX14) 2106-0911


Ceuma realiza curso de Arquitetura Moderna Brasileira
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP realizará no mês de maio o curso Formalismo e Tradição na Arquitetura Moderna Brasileira, com o arquiteto e mestre em História Social, Guilherme Wisnik. As inscrições custam R$ 120,00.

O curso abordará a consolidação da visão historiográfica acerca da Arquitetura Moderna Brasileira, tendo como baliza a comparação dos panoramas críticos dentro e fora do País. Serão quatro aulas, nos dias 3, 10, 17 e 24 de maio, às terças-feiras, das 20 às 22 horas.

No dia 3 de maio será aborado o tema Le Corbusier e o Brasil: a visão telúrica do território americano e a leitura de Lucio Costa. No dia 10, Anos 30 e 40, do anti-formalismo austero ao regionalismo tropical: Lucio Costa, Reidy, Niemeyer e a crítica de Goodwin, Max Bill, Zevi e Argan, ente outros. No dia 17, Anos 50 e Brasília, o neobarroco e os absolutos clássicos: a crítica de Mindlin, Dorfles, Pevsner, ente outros, e a obra de Aleijadinho e Niemeyer. Por fim, no dia 24, Anos 60, o brutalismo paulista e a constituição de uma tradição interna: Villanova Artigas, Sérgio Ferro e Paulo Mendes da Rocha.

Guilherme Wisnik foi crítico de arquitetura da Folha de S. Paulo e é autor dos livros Lucio Costa (Cosac & Naify, 2001) e O Risco - Lucio Costa e a Utopia Moderna (Bang Bang Filmes Produções, 2003), que contém roteiro do documentário que recebeu o prêmio do juri no Festival de Gramado, em 2003.

Aposentados, terceira idade, estudantes, professores e associados MariAntonia receberão descontos. As inscrições devem ser feitas no Ceuma (Rua Maria Antonia, 294, 2º andar, sala de cursos), de segunda a sexta das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramais 32 e 33


FAU oferece atividades gratuitas e abertas ao público
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP realizará nesta quarta-feira (13), às 17 horas, a palestra Origens dos jardins públicos europeus, ministrada pelo professor Hugo Segawa.

No dia 18, também às 17 horas, haverá um debate sobre o curso de design oferecido pela Faculdade. Será traçado um breve histórico do ensino do design na FAU por meio de depoimentos de ex-professores.

Ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público e acontecerão no anfiteatro da FAU (sala 807), localizada na R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo. Não é necessário efetuar inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3091-4919, na Secretaria de Eventos da FAU; e-mail: eventfau@usp.br


FE realiza palestra sobre educação infantil
A Faculdade de Educação (FE) da USP realiza, no dia 19, o evento Seminários de Educação Infantil - Jogos em Grupo e Atividades de Conhecimento Físico na Educação Infantil, que será ministrado pela professora Constance Kamil, da Universidade do Alabama Birmingham.

O evento, organizado pela professora Marina Célia Moraes Dias, será em inglês com tradução simultânea. A participação é gratuita e aberta ao público em geral. Não há a necessidade de inscrição prévia.

A FE fica na Av.da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.O seminário será realizado no Auditório da Escola de Aplicação, a partir das 19h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574


Palestra sobre exame pericial
O Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP realiza nesta sexta-feira (15), às 11 horas, palestra aberta e gratuita sobre o tema O exame pericial e os desdobramentos perante o procedimento do Tribunal do Júri, com o advogado Maurício Januzzi Santos.

A palestra acontece no Anfiteatro do IPq (Rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, 785, no complexo HC, Cerqueira César, São Paulo). Não é necessário fazer inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3069-7929


Encontro sobre detecção e intervenção precoce nas psicoses
O Projeto ASAS - Avaliação e seguimento de adolescentes e adultos jovens em São Paulo - do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP realiza na quinta-feira (14), às 9h30, um encontro aberto e gratuito com o psiquiatra Mario Louzã. O encontro discutirá a detecção e intervenção precoce nas psicoses, transtorno mental grave, caracterizado por delírios e alucinações.

O encontro acontece no Anfiteatro do IPq (Rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, 785, no complexo HC, Cerqueira César, São Paulo). Não é necessário fazer inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3069-6971, ou e-mail asas.sp@terra.com.br




Agenda Cultural

CDCC promove sessões de filmes e contação de histórias
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP em São Carlos, promove neste mês sessões gratuitas de filmes e de contação de histórias. Confira a programação para esta semana:

No próximo sábado (16), será exibido, às 20 horas, o filme O Grande Golpe (The Killing, EUA, 1956, Policial, 84 minutos; Direção: Stanley Kubrick, clas. 14 anos). Após cumprir uma pena de 5 anos, Johnny Clay está convencido de que se não fizer um plano perfeito ele será preso, independente da quantia. Assim, decide apostar alto e elabora uma complexa trama para assaltar o hipódromo. Se der certo, ele e seus cúmplices ficarão ricos, pois calcula que obterá no assalto 2 milhões de dólares, mas tudo tem que funcionar como engrenagens de uma máquina e basta uma delas não se ajustar para tudo fracassar.

No domingo (17), também às 10 horas, será exibido Pantaleão e as Visitadoras (Pantaleón y las Visitadoras, Peru/Espanha, 1999, Drama, 137 minutos; Direção: Francisco J. Lombardi; clas. 16 anos). No filme, Pantaleão Pantoja é um capitão do exército peruano encarregado de uma missão especial: levar um grupo de prostitutas através do rio Amazonas, de um campo militar para outro, a fim de aliviar o sofrimento dos soldados, há um longo tempo separados de suas esposas e namoradas. Mas quando Pantaleão se apaixona por Colombiana, uma das prostitutas, ele se vê entre seus desejos individuais e a necessidade do cumprimento do dever.

As sessões de contação de histórias acontecem aos sábados, às 9 e às 10h30, na Biblioteca do CDCC. A Hora do conto busca ampliar o contato das crianças com os livros e a leitura. No próximo sábado (16) será narrado o conto indígena A lenda da vitória-régia. A protagonista da história é uma índia apaixonada pela lua.

O CDCC localiza-se na R. 9 de julho nº 1227, Centro, São Carlos. A entrada é aberta ao público.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Publicações

Edusp lança livro sobre a modernização de São Paulo no século XIX
Será lançado no próximo dia 18 o livro O tempo das ruas de São Paulo de fins do Império (272 págs., R$ 59,00), da antropóloga Fraya Frehse.

Na obra, a autora propõe um passeio fictício pela São Paulo de finais do século XIX, ao longo do qual procura desvendar a modernidade que se instalava e suas formas de coexistência com os aspectos tradicionais.

Nesse passeio, a antropóloga parte de notícias publicadas em jornais, como A Província de São Paulo, Correio Paulistano e Diário de São Paulo, editoriais jornalísticos, crônicas e cartas, atas da Câmara, fotos de Militão e charges de Agostini, entre outros, o que lhe permite identificar os conflitos existentes no espaço das ruas, onde novas formas de sociabilidade se instauravam.

O lançamento acontecerá às 19 horas no Centro Universitário Maria Antonia (R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4149 / 3255-7182




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Influência da contaminação por cloreto de cobre na resistência ao cisalhamento de solos utilizados em liners. Danilo Pacheco e Silva. Dia 18, às 14 horas.

Distribuição modal rodo-ferroviária em uma rede de exportação de açúcar a granel para o Porto de Santos. Vitor Borges da Silva. Dia 26, às 9 horas.

Estimação do fluxo multidirecional de pedestres em ambientes abertos e não restritos, pela análise de seqüências de imagens digitais. Paulo Henrique Gonçalves. Dia 28, às 14 horas.

Doutorado

A ocupação do espaço no extremo Noroeste Paulista: o caso do município de Santa Fé do sul - histórico e perspectivas. Paulo Henrique de Souza. Dia 20, às 13 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Sistema de autoria multi-plataforma para a teia mundial com interface compatível com a tv digital. Alexandra Camargo Alves. Dia 25, às 9 horas.

Recuperação e/ou modernização de máquinas: uma abordagem voltada à confiabilidade. Guilherme Eduardo da Cunha Barbosa. Dia 27, às 14 horas.

Valor econômico agregado em organizações: um estudo de caso. Rodrigo Binato Ramires. Dia 28, às 16h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br