São Paulo, 14/04/2005 - Boletim nº1607
saúde
Ultra-som acelera recuperação
de fraturas em diabéticos

Aplicações de baixa intensidade
reduzem pela metade o tempo de
consolidação de áreas fraturadas,
sem causar riscos para a saúde
leia...
Faculdade de Educação realiza
Semana de Estudos Clássicos
Palestra ensina reeducação
de hábitos alimentares

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Aplicações de ultra-som em diabéticos estimulam células produtoras de ossos e tecidos

Júlio Bernardes

O uso de ultra-som de baixa intensidade reduz pela metade o tempo de recuperação de fraturas ósseas em portadores de diabetes. A eficiência da técnica foi comprovada em experiências com ratos realizadas pela pesquisadora por Jusciléa Barbosa, descritas em sua dissertação de mestrado apresentada na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O trabalho foi orientado pelo professor da EESC, Luiz Duarte.

Segundo o professor, a diabetes altera a composição dos hormônios e células responsáveis pela produção de ossos e tecidos, complicando a recuperação de fraturas. "Mesmo a cicatrização de um arranhão ou de uma extração de dentes é mais demorada", explica Duarte. "O ultra-som serve como estímulo para 'acordar' células semi-adormecidas, que servem de matriz para remodelar a lesão."

A pesquisadora utilizou ratos de laboratório que tiveram diabetes induzida quimicamente. Por meio de uma osteotomia, foi retirado um pedaço da fíbula dos animais para simular a fratura. Durante um período de 40 a 50 minutos diários, por 20 dias, os ratos foram tratados com o ultra-som de baixa intensidade, além de realizarem exercícios de natação. "Em relação aos animais que não foram submetidos ao tratamento, o índice de recuperação chegou a 85%", conta Luiz Duarte.

Ondas
As ondas de ultra-som são produzidas por um aparelho portátil dotado de um cristal piezelétrico de titanato-zirconato de bário, com 1 milímetro de espessura. "Um oscilador produz a freqüência necessária para gerar as ondas, de 1,5 Mhz, que é transmitida ao cristal por meio de eletrodos", descreve o professor. "Por meio de um gel, as ondas se propagam na área da lesão."

De acordo com Luiz Duarte, a técnica também pode ser usada em seres humanos, com os mesmos períodos de tratamento. "A intensidade do ultra-som é menor do que a utilizada em exames de gravidez para evitar riscos à saúde", explica. "O tempo de recuperação de fraturas pode ser reduzido à metade."

Luis Duarte realiza pesquisas com ultra-som na consolidação de fraturas ósseas desde 1979. "A técnica já é normal nos serviços de saúde dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Israel, Japão e Hong-Kong, mas ainda é pouco utilizada no Brasil", afirma.

Segundo o professor, o ultra-som também pode ser usado para tratar queimaduras, feridas, úlceras crônicas de pele e cicatrizar incisões cirúrgicas. "As ondas estimulam a formação de vasos sanguíneos, fazendo com que o tecido sadio ocupe a área lesada."

Mais informações: (0XX16) 9782-0452, com Luiz Duarte




Cursos e Palestras

Semana sobre estudos clássicos na FE
As inscrições para a IV Semana de Estudos Clássicos e Educação da FE-USP: Grécia & Roma - Cultura e Educação, promovida pela Faculdade de Educação (FE) da USP e que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, serão aceitas até o próximo dia 22.

Para os interessados em participar, a programação completa do evento está disponível no site http://www.paideuma.net/grade4.htm. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail apoioacad@fe.usp.br, ou diretamente no Setor de Apoio Acadêmico da FE (sala 19, Bloco B). Para se inscrever é preciso colocar no e-mail o título do evento e o RG e o nome do interessado em participar. Será oferecido certificado para quem tiver no mínimo 75% de freqüência.

A semana será realizada no Auditório da Escola de Aplicação. A FE fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574, e-mail apoioacad@fe.usp.br e site http://www.paideuma.net/grade4.htm


IB realiza curso de processamento de dados
Entre os dias 25 e 29 de abril, acontece no Instituto de Biociências (IB) da USP o curso Práticas de Processamento de Dados em Análise Multivariada, que será ministrado pelo professor Sérgio Rosso, do IB.

As aulas serão realizadas das 19 às 22 horas. Os interessados em participar devem mandar um e-mail para edisa@ib.usp.br solicitando a ficha de inscrição e as informações sobre a forma de pagamento. São oferecidas 20 vagas e o investimento total é de R$100,00.

O IB fica na Rua do Matão, trav. 14, 321, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: edisa@ib.usp.br, (0XX11) 3091-7529, com Edisa


Palestra ensina como reeducar hábitos alimentares
O Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP realiza na segunda-feira (18), às 14 horas, palestra aberta e gratuita sobre o tema Como facilitar a reeducação alimentar, com a nutricionista Cristiane Ruiz Durante.

A palestra acontece no Anfiteatro do IPq (Rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, 785, Cerqueira César, São Paulo). Não é necessário fazer inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3069-6974


Palestra sobre tratamento de efluentes no IQSC
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza nesta sexta-feira (15), o seminário Tratamento de efluentes para atender a nova diretriz da Comunidade Econômica Européia para produtos eletroeletrônicos. O evento, gratuito, acontecerá às 10 horas.

A palestra será ministrada por Maria Regina de Souza, Supervisora de Laboratório Químico e Laboratório de Águas - Indústrias Lorenzetti. O seminário acontecerá no anfiteatro do IQSC (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos). Não é necessário se inscrever previamente.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036




Agenda Cultural

Café Acadêmico recebe Zeca Camargo
A Agência de Comunicações ECA Jr (Escola de Comunicações e Artes da USP) realizará no dia 27 de abril, às 19 horas, o 36º Café Acadêmico, com o apresentador, repórter e editor-chefe do Fantástico, Zeca Camargo.

O evento ocorre em edições semestrais e promove o encontro de personalidades dos meios artístico e da comunicação com alunos da ECA. O bate-papo ocorre no Galpão da Escola Politécnica, localizado na Av. Professor Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, na Cidade Universitária, em São Paulo.

O evento já recebeu profissionais como Jô Soares (1995), João Bosco (1996), Denise Fraga (1997), Serginho Groismann (1997), Rubens Edwald Filho (1998), Lygia Fagundes Telles (1999), Marta Suplicy (1999), Otávio Frias Filho (2001), Washington Olivetto (2002), Pedro Bial (2003), Zeca Baleiro (2004) e Ratinho (2004). Grandes empresas como Nestlé, Coca Cola, Arcor, Red Bull, já patrocinaram o Café Acadêmico e seus produtos são distribuídos em mesas durante o evento, sendo os excedentes doados à organizações filantrópicas.

A venda de ingressos acontece nos dias 18 e 19 de abril, às 12 e às 18 horas, com número limitado de dois ingressos por pessoa. Os ingressos terão o preço único de R$ 10,00 e estarão disponíveis na Agência ECA Jr. (Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, n° 443, Bloco B, sala 2, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3481-1777; e-mail cafeacademico@ecajr.com.br


Exposições gratuitas na FAU
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP realiza até o dia 20 de maio a exposição Copan Anos 50 e 60, na entrada da biblioteca da unidade.

Até o dia 20 de abril estarão expostos, no Espaço AI (piso dos departamentos), trabalhos para o Prêmio Caixa/IAB-2004.

A FAU está localizada na R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3091-4919, na Secretaria de Eventos da FAU; e-mail eventfau@usp.br


Mostra homenageia Massimo Troisi
Em comemoração dos 10 anos da morte do diretor e ator Massimo Troisi, a Área Didática de Língua e Literatura Italiana (DLM) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e o Instituto Italiano di Cultura de São Paulo apresentam uma retrospectiva dos filmes do artista.

De 18 a 20 de abril, no Anfiteatro da História serão exibidos os seguintes filmes:

Segunda-feira (18), às 10 horas, Non ci resta che piangere ganha as telas da FFLCH; às 19h30, é a vez de Rincomincio da tre, única apresentação que será feita na sala 270 do Prédio da Letras. Terça-feira (19), às 10 horas, será exibido Ricomincio da tre e às 19h30, Il viaggio di Capitan Fracassa. No dia 20, às 10 horas, passa Il viaggio di Capitan Fracassa e às 19h30, Non ci resta che piangere.

Os filmes serão exibidos com áudio original e legendas em italiano. A entrada é gratuita.

A FFLCH fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 338 , Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091- 4875




Publicações

Museu Paulista lança CD-ROM Dimensões da Independência
Será lançado no próximo dia 25, no Museu Paulista (do Ipiranga) da USP, o CD-ROM Dimensões da Independência.

O CD terá conteúdo específico de História do Brasil, com o objetivo de atender disciplinas obrigatórias e optativas de Cursos de Graduação em História, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia e Museologia.

O CD estará disponível para Unidades da USP e demais instituições universitárias interessadas. Há também o interesse em divulgar o produto cultural junto a escolas de ensino fundamental e médio.

O lançamento acontecerá às 16 horas no Salão de Honra do museu (Parque da Independência, s/n, Ipiranga, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 6165-8000 / 6165-8006; e-mail dcultmp@usp.br




Quadro de Avisos

FMRP elege lista tríplice de vice-diretor
No dia 12 de abril, foi eleita pelo colegiado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP a lista tríplice de docentes candidatos ao cargo de vice-diretor da Faculdade. A lista com os nomes dos três professores titulares mais votados pelo colegiado será enviada ao reitor da USP, Adolfo José Melfi, que escolherá o próximo vice-diretor, cujo mandato durará quatro anos.

Os escolhidos foram os professores Wiliam Alves do Prado, do Departamento de Farmacologia, Luiz Ernesto de Almeida Troncon, do Departamento de Clínica Médica e Cláudio Henrique Barbieri, do Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor.

O mandato do atual vice-diretor da FMRP, Antonio Waldo Zuardi, encerra-se no sábado (16).

Mais informações: (0XX16) 602-3058, na Assessoria de imprensa da FMRP




Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Mestrado

A guitarra do século XIX em seus aspectos técnicos e estilístico-históricos a partir da tradução comentada e análise do "método para guitarra" de Fernando Sor. Guilherme de Camargo Barros Affonso. Dia 19, às 11 horas.

Cursos de pós-graduação lato-sensu à distância: disponibilização de recursos informacionais e acesso bibliográfico aos alunos de EAD. Hania Souheil Houssami. Dia 25, às 10 horas.

Doutorado

Compreensão para comunicação: um modelo teórico. Adriana Aparecida Pessatte Azzolino. Dia 14, às 14 horas.

Fenomenologia do turismo. Uma proposta de construção epistemológica. Alexandre Panosso Netto. Dia 15, às 10 horas.

Meio ambiente em rede: uma experiência de gestão da comunicação integrando educação a distância e meio ambiente. Teresa Mary Pires de Castro Melo. Dia 15, às 14 horas.

O ensino de artes em ONGs: tecendo a reconstrução pessoal. Lívia Marques Carvalho. Dia 18, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola Politécnica

Mestrado

Um método para análise modal de estruturas submetidas a excitações ambientes. Lourival da Silva Ferreira Neto. Dia 18, às 16 horas.

Doutorado

Modelo de gestão para pequenas empresas de projeto de edifícios. Otávio José de Olveira. Dia 27, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br