São Paulo, 19/04/2005 - Boletim nº1610
saúde
Suplementação de vitamina A
causa danos no DNA do fígado

Estudo realizado em ratos concluiu
que a suplementação de beta-caroteno
(vitamina A) provoca quebras nas
moléculas de DNA de hepatócitos
leia...
FFLCH sedia encontro
de pesquisa em Filosofia
Instituto de Física realiza
palestras gratuitas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Beta-caroteno provoca danos em moléculas de DNA

Yara Camargo

O beta-caroteno, substância que quando quebrada dá origem ao retinol (vitamina A), pode ser um risco quando utilizado como suplemento vitamínico à alimentação. Um estudo realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP analisou os efeitos da suplementação com b-caroteno nas células do fígado (hepatócitos) de ratos e verificou que a substância é responsável por danos ao DNA. Quando utilizada em conjunto com etanol (álcool), os danos foram ainda maiores.

A pesquisa foi o tema de doutorado de Márcia Zanuto, sob a orientação do professor Hélio Vannucchi, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. As análises foram realizadas em três diferentes grupos de ratos: um grupo controle, que recebeu uma dieta normal, um que recebeu uma suplementação de b-caroteno, e outro que recebeu b-caroteno mais etanol. Depois de alimentar os ratos por seis semanas, os animais foram sacrificados e as amostras do sangue e do fígado coletadas para as análises.

Por meio da técnica conhecida como "teste do cometa", Márcia descobriu que os ratos que receberam apenas a suplementação apresentavam quebras na molécula do DNA. Esse teste consiste em passar uma corrente elétrica pelos núcleos dos hepatócitos, se o DNA estiver normal o núcleo migra de um pólo a outro sem deixar rastros, quando está quebrado forma-se uma espécie de cauda no núcleo celular. "Os danos que verificamos no DNA podem ser um dos fatores envolvidos no desenvolvimento de várias doenças, inclusive de um futuro câncer", explica. "A suplementação com b-caroteno isolado, influenciou no dano ao DNA de hepatócitos (genotóxico), provavelmente, por meio de uma ação pró-oxidante. Porém, a associação com etanol, apresentou maiores efeitos indesejáveis ao fígado", continua.

Márcia afirma ainda que a associação b-caroteno/etanol foi mais prejudicial ao fígado, provavelmente, porque o b-caroteno potencializa os efeitos maléficos do álcool nesse órgão. A inclusão de etanol na dieta dos ratos teve como objetivo simular a situação de um alcoólatra: 36% das calorias diárias ingeridas provinham do álcool. Os animais que receberam álcool, além de danos no DNA dos hepatócitos, desenvolveram esteatose (formação de gordura no fígado) e ainda uma considerável proliferação celular.

"A esteatose já era esperada. Ela é um dos danos causados pelo álcool que pode gerar uma futura cirrose. A presença de b-caroteno não evitou o seu desenvolvimento". Já a proliferação celular demonstra um descontrole na multiplicação celular, outro fator que pode influenciar no surgimento de um câncer. Nesse trabalho, confirmou-se o envolvimento do etanol na proliferação celular, mostrando que o b-caroteno também não foi capaz de proteger o organismo.

Pontapé inicial
Os estudos sobre a falta de proteção e efeitos prejudiciais do b-caroteno tiveram início quando foram realizadas duas importantes pesquisas (a-Tocopherol b-carotene Trial (ATBC), 1996; b-carotene and Retinol Efficacy Trial (CARET), 1996) com pacientes que apresentavam doenças cardiovasculares e câncer de pulmão que se submeteram à suplementação.

"Pelo fato de o b-caroteno apresentar propriedade antioxidante, e por estudos epidemiológicos mostrarem uma associação entre ingestão de frutas e hortaliças ricas em carotenóides e baixo risco de câncer, acreditava-se que a substância poderia auxiliar no tratamento desses pacientes, mas os resultados indicaram exatamente o contrário, daí o interesse em descobrir que fatores poderiam explicar esses resultados inesperados", comenta Márcia.

Mais informações: (0XX16) 602-3248




Cursos e Palestras

FFLCH sedia encontro de pesquisa na graduação em filosofia
Será realizado entre os dias 25 e 29 de abril, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o VIII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia.

Serão apresentados trabalhos de iniciação científica, PET, monografias de conclusão de curso, entre outros. O Encontro será aberto às 19h30 do dia 25 com a conferência A autonomia da arte e os papéis da crítica, ministrada pelo professor Lorenzo Mammi, do Departamento de Filosofia da FFLCH.

Também serão oferecidos mini-cursos. Os temas abordados serão Ciência, Filosofia e Dialética em Aristóteles, O conhecimento intelectual humano segundo Tomás de Aquino - Suma de Teologia, Iª parte, Questões 84-89, Entre o sonho e a vigília quem sou eu? e Tempo e Linguagem no Wittgenstein intermediário.

Alguns dos trabalhos expostos pelos estudantes serão Tonalidade e Nova Música, Considerações sobre a teoria da democracia de Habermas, O Acontecer da Transcendência na relação do Ente Humano e O Ente Subsistente e Pedro Abelardo e a questão dos universais. As inscrições de trabalhos foram encerradas no último dia 15.

O evento será realizado no prédio do Departamento de Filosofia da FFLCH, na Av. Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição. A programação completa do evento está disponível na Secretaria do Departamento de Filosofia

Mais informações: filosoic@usp.br


IFSC realiza palestra sobre óptica e lasers
Como parte do Programa Ciência às 19 horas, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) promoverá, nesta terça-feira (19), a palestra As Modernas Maravilhas da Óptica e dos Lasers na Ciência, Indústria e Saúde, com Vanderlei S. Bagnato, professor titular do IFSC. O evento acontecerá às 19 horas no Anfiteatro Jorge Caron, no campus da USP-São Carlos.

A palestra abordará desde os princípios de funcionamento do laser até suas modernas aplicações nas diversas áreas. Com o surgimento do Laser, a óptica passou por uma revolução que teve influência sobre praticamente todos os setores da ciência, tecnologia e, principalmente, na saúde.

O Programa "Ciência às 19 horas" é promovido pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e coordenado pelo professor Luiz Agostinho Ferreira. O objetivo do programa é aproximar a comunidade do meio acadêmico, abordando temas científicos em uma linguagem acessível.

A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. O IFSC localiza-se na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, em São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8070


IF oferece palestras gratuitas
O Departamentos de Física Matemática e o Departamento de Física dos Materiais e Mecânica do Instituto de Física (IF) da USP promoverão nesta quarta-feira (20) palestras gratuitas e abertas ao público.

Criptomagnetismo do Fe em compostos AFe2 será o tema da palestra ministrada, às 16 horas, pelo professor Hercílio R. Rechenberg, do IF. Serão apresentados e discutidos os resultados de experiências de espectroscopia Mössbauer em campo externo, cujo objetivo foi desvendar a natureza do magnetismo do sítio cristalográfico magnético do ferro. A palestra acontecerá na Sala de Seminários do Edifício Alessandro Volta (Bloco C).

Às 18 horas acontecerá a palestra Do Flogisto a E=mc2: Uma História da Energia na Física, com a professora Renata Zukanovich Funchal, do IF. O colóquio abordará a forma como ocorreu, no trabalho A inércia de um corpo depende de seu conteúdo de energia? de Einstein, a unificação das leis de conservação e algumas das conseqüências dramáticas, que podem afetar nosso cotidiano, dessa unificação. O evento será realizado no Auditório Abrahão de Moraes, com transmissão ao vivo para os Auditórios Adma Jafet e Norte.

O IF localiza-se na R. do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX) 3091-6907; site www.if.usp.br




Agenda Cultural

Ceuma abre nova série de exposições no dia 28
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), da USP, abrirá no próximo dia 28, às 20 horas, uma nova série de exposições individuais.

Para a sala principal do MariAntonia, Carlos Fajardo constrói uma instalação que oferece ao visitante "anatomias fantasiosas" de sua relação de exterioridade com o espaço, o reconhecimento do próprio corpo em projeções bidimensionais por meio de sombras e da imagem especular. Fajardo foi um dos integrantes do grupo Rex, que se projetou em São Paulo, nos anos 60, e é doutor pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, onde leciona.

Na exposição Aborted, a fotógrafa alemã Gitta Seiler cria narrativas a partir de temas sociais do cotidiano de uma clínica de abortos para moças pobres e de uma prisão feminina na Rússia. Sua fotografia preocupa-se em constituir campos com temas de forte teor político a partir de individualidades fragmentadas.

A exposição Ocian é o resultado de experiências do fotógrafo Hilton Ribeiro em Cidade Ocian, no litoral sul de São Paulo, em três momentos. O balneário em que passava as férias com a família, quando criança, foi visitado por ele, já como fotógrafo, novamente na década de 70, em feriados e fins-de-semana. Recentemente, Ribeiro complementou seu trabalho no local, notando que "a cidade já era outra, mas a relação das pessoas com a praia era a mesma".

Armazém República, do recifense Marcelo Silveira compõe-se de objetos diversos - copos, garrafas, potes, lustres, espelhos - todos eles de vidro (inteiros e quebrados) e lâmpadas (acesas ou apagadas) dispostos em prateleiras de madeira. Espalhados no ambiente há também sacos de algodão com impressão em serigrafia.

Guilherme Machado traz para o MariAntonia uma instalação que trabalha com três conceitos: o texto, a inoculação e o diálogo. Em um espaço ocupado por planos de madeira e vidro encostados na parede, se inscrevem cenas de inoculação em gargantas por meio de seringas. Somam-se, ainda, cubos de madeira articuláveis contendo inscrições.

As exposições poderão ser vistas até o dia 12 de junho, de segunda a sexta das 12 às 21 horas, e sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (0XX11) 3257-2760. O Ceuma localiza-se na R. Maria Antonia, 294, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3257-2760




Publicações

Seminário sobre nanotecnologia é transformado em livro
Todas as palestras feitas no I Seminário Internacional Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em outubro de 2004, foram reunidas no livro Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (286 págs., R$ 25,00).

A obra foi organizada pelo sociólogo Paulo Roberto Martins, coordenador do seminário, e publicado pela Associação Editorial Humanitas.

O livro pode ser comprado na Livraria Humanitas - Av. Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3728; e-mail livrariahumanitas@usp.br




Quadro de Avisos

Vestibulares de universidades paulistas terão calendário unificado
O vestibular das oito principais universidades paulistas, entre elas a USP, terão calendário unificado a partir de 2006. A idéia da iniciativa partiu do fato de que em muitos casos os alunos precisavam optar por alguma das provas em detrimento de outra.

Os exames da USP, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ITA) e das Pontifícias Universidades Católicas (PUCs) de São Paulo e Campinas acontecerão em dias diferentes, possibilitando que os candidatos concorram em todas as que desejarem.

As datas das matrículas também foram arranjados de forma que os aprovados possam optar por sua primeira opção sem prejudicar os demais concorrentes.

Mais informações: (0XX11) 3093-2300


Estação Ciência fecha acordo com IBM
A Estação Ciência fechou uma parceria inédita no Brasil com a IBM e hospedará em breve o quiosque interativo TryScience. O projeto, que tem caráter internacional, é uma colaboração da IBM com o Salão de Ciência de Nova York e mais de 450 instituições membros da Associação dos Centros de Ciência e Tecnologia (Association of Science -Technology Centers - ASTC).

O quiosque terá um computador de última geração interligado por meio de uma rede fechada a máquinas de outros museus de ciência ao redor do mundo. O TryScience oferece uma nova maneira de se experimentar a diversão da ciência, por meio de exibições interativas e aventuras multimídia.

Além da Estação Ciência, o Museu da Vida, no Rio de Janeiro, também foi escolhido pela IBM para participar do projeto no país.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022; site www.tryscience.org


Bate-papo do IPT discute Sistemas de Apoio a políticas públicas de C&T
Nesta terça-feira (19), às 11 horas, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) promoverá um bate-papo on line (www.ipt.br/tecnologia/chat) sobre sistemas de apoio a políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Informação.

O bate-papo vai antecipar algumas das questões a serem abordadas pelo workshop internacional sobre Sistemas de Apoio a Políticas Públicas de C,T&I que o Observatório de Tecnologia e Inovação (OTI) do IPT promoverá em São Paulo de 26 a 29 de abril.

Participarão do bate-papo dois dos principais organizadores do evento: Abraham Sin Oih Yu (engenheiro aeronáutico, professor doutor da Faculdade de Economia e Administração da USP, coordenador do OTI e pesquisador da Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas do IPT) e Marcos Rocha de Avó (administrador de empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, consultor da Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas do IPT e um dos coordenadores do OTI).

Mais informações: (0XX11) 3767-4720, com João Garcia (Assessor de imprensa); e-mail jgarcia@ipt.br




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Doutorado

Adaptação transcultural de um instrumento de medida de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Type VI Methodology - Patient Classification Tool
. Ana Maria Tranquitelli. Dia 19, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Atualidades em Ciência, Tecnologia e Mercado de Carnes - FBA-5887. Rubison Olivo. Dia 25, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Medicina

Mestrado

Avaliação dos efeitos adversos, com ênfase na retinotoxicidade, desencadeados pelo uso de difosfato de cloroquina em 350 doentes com lupus eritematoso. Maria Raquel Nogueira Cavalcante. Dia 19, às 8h30.

Doutorado

Efeito da melhora da audição sobre o zumbido em pacientes com hipoacusia condutiva submetidos à timpanoplastia e estapedotomia. Adriana da Silva Lima. Dia 20, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Adaptação dinâmica utilizando agentes móveis em computação ubíqua. Roberto Speicys Cardoso. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br