São Paulo, 20/04/2005 - Boletim nº1611
tecnologia
Insert gera imagens de ressonância
magnética em 3D

O novo acessório desenvolvido na USP
de São Carlos diminui a probabilidade
de erros em exames e pode auxiliar nas
pesquisas em neurociência
leia...
Workshop no IEA discute
Reforma Universitária
Na FMRP, aconselhamento
genético do câncer

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Equipamentos permitem exames de ressonância magnética de alta qualidade

André Benevides

O Grupo de Ressonância Magnética (MRI) da USP de São Carlos desenvolveu um novo acessório para exames de ressonância magnética. Trata-se de um insert de cabeça que permite, entre outras coisas, a obtenção de imagens rápidas necessárias ao estudo da hemodinâmica do cérebro, algo inédito na tecnologia nacional. "Esta modalidade de análise é o carro-chefe das pesquisas em neurociência atualmente", explica o físico Alberto Tannús, coordenador do MRI e orientador do doutorado que originou o equipamento.

Enquanto o método tradicional fornece imagens de ressonância magnética semelhantes às obtidas com raios-x, o insert oferece a opção de imagens tridimensionais, com resolução espacial maior e isotrópica. "Estas imagens tridimensionais, obtidas em 0.5 Tesla, possuem a mesma qualidade em todas as direções, o que normalmente não acontece com os exames comuns", explica Tannús. "Uma das dimensões espaciais costuma não ter uma definição muito boa, por conta de características próprias dos exames nesses aparelhos", diz.

Análises como da junção têmporo-mandibular ou do ligamento cruzado do joelho, necessitam de uma pré-orientação do plano em que será obtida a imagem. "Com as imagens tridimensionais esse problema deixa de existir, pois o médico pode escolher a orientação do plano em que vai trabalhar numa etapa posterior à de aquisição de dados. Isso diminui a probabilidade de erro e aumenta a especificidade do exame".

Segundo o físico, os resultados desses e de outros exames podem ser fornecidos em um CD-rom, juntamente com o aplicativo de visualização 3D. Contudo, este procedimento ainda demorará para ser aplicado clinicamente. "Este tipo de mídia ainda não é regulamentada. A legislação determina que os laudos precisam ser feitos em chapas, mas a norma certamente será superada". Tannús conta que em poucos meses serão acertados os últimos detalhes para a aplicação clínica do acessório, como calibração e interface.

Articulações
O grupo também desenvolve outro sistema de ressonância magnética dedicado a articulações, já em fase final de testes, que deverá estar disponível para uso clínico em cerca de um ano e meio. O ArtroToRM , como foi batizado, será mais compacto e barato que um tomógrafo tradicional (a abertura terá cerca de 20 centímetros), mas poderá ser utilizado em qualquer modalidade, inclusive para imagens tridimensionais.

Nestes aparelhos, apenas a parte a ser analisada é submetida ao campo magnético, o que torna o custo muito menor. "Cerca de 40% dos exames realizados na Santa Casa de São Carlos são de joelho e estruturas que não necessitam de um exame do corpo inteiro", revela. "Com o sistema, as condições de imobilização são muito melhores. Podemos gerar imagens com maior nitidez e sem prejuízo ao conforto do paciente, principalmente na pediatria e na veterinária".

O insert de cabeça foi desenvolvido no estudo de doutorado de Carlos Garrido Salmon, pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Desde a instalação do tomógrafo (ao qual se acopla o insert) na Santa Casa de São Carlos, diversos transdutores já foram desenvolvidos, permitindo a realização de exames em praticamente qualquer parte do corpo.

Tannús afirma que estes equipamentos (tanto os transdutores para cabeça, joelho, coluna lombar e torácica e um genérico, quanto o insert e o Artrotorm) foram os primeiros do gênero a serem produzidos no País, pioneirismo reconhecidamente devido ao professor Horácio Panepucci, falecido recentemente.

Imagem cedida pelo pesquisador

Mais informações: (0XX16) 3373-9836 / 9876




Cursos e Palestras

Reforma Universitária é tema de workshop no IEA
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizará, nos dias 28 e 29 de abril, um workshop sobre a Reforma Universitária. O evento, aberto e gratuito, encerra a temática semestral Os Desafios do Ensino Superior e terá a participação de integrantes do Ministério da Educação (MEC), autoridades acadêmicas, pesquisadores e representantes de estudantes e docentes.

A conferência de abertura acontece no dia 28 às 10 horas, com Fernando Haddad, secretário executivo do MEC, que falará sobre o Anteprojeto de Lei de Reforma Universitária. Em seguida, Hernan Chaimovich, diretor do Instituto de Química da USP e conselheiro do IEA, fará exposição sobre os temas debatidos no ciclo de seminários. A tarde será dedicada a duas mesas-redondas: Acesso à Universidade e Governança na Universidade.

O segundo dia terá quatro mesas-redondas: Estrutura Curricular (às 9 horas), Diversidade Institucional (às 11 horas), Pesquisa na Universidade (às 14 horas) e Avaliação na Universidade (às 16h30). Haverá uma conferência de encerramento, com tema e conferencista a serem definidos. A programação completa está disponível na página http://www.usp.br/iea/ensinosuperior/.

O workshop será realizado no Auditório Alberto Carvalho da Silva, na sede do IEA - Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo. Não é necessário efetuar inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 3091-4442, com Sandra Codo; e-mail sancodo@usp.br


Workshop discute aconselhamento genético do câncer
Nos dias 5 e 6 de maio acontecerá em Ribeirão Preto o workshop Aconselhamento Genético do Câncer, iniciativa do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Durante o encontro será apresentado o Ambulatório de Aconselhamento do Hospital das Clínicas da FMRP e serão abordados o aconselhamento Genético do Câncer existente no país, o Projeto Genoma Clínico do Câncer, do qual a FMRP faz parte, e os aspectos clínicos e básicos conhecidos até o momento.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever no site http://lgmb.fmrp.usp.br/wagc2005.

O evento acontecerá no Anfiteatro Vermelho da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 2101-9362; site http://lgmb.fmrp.usp.br/wagc2005


FFLCH promove I Jornada de Língua Alemã
O Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizará, nos dias 3, 4 e 5 de maio, a I Jornada de Língua Alemã.

O objetivo é possibilitar o intercâmbio acadêmico e divulgar as pesquisas realizadas e em andamento no âmbito de Língua Alemã e Lingüística Aplicada ao Alemão.

Haverá atividades nos períodos da manhã e da noite. Alguns dos temas abordados serão A lingüística de corpus no ensino da língua alemã, Desvios do padrão fonológico do idioma alemão e Tendências atuais do alemão da Alemanha. A programação completa está disponível na página http://www.fflch.usp.br/sce/cursos/jornada.htm.

O evento é gratuito e aberto aos interessados em geral. São oferecidas 50 vagas. As inscrições devem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 13 às 16h30, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH, no Prédio da Diretoria e Administração da unidade, sala 126 (Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4645; e-mail agenda@usp.br


Sábados Realistas na FFLCH
O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o ciclo de seminários Sábados Realistas, com o objetivo de aprimorar conhecimentos sobre o Realismo português e europeu e suas realações com outras estéticas literárias.

Num total de cinco encontros, realizados sempre aos sábados (de 30 de abril a 4 de junho), das 9 às 12h30, serão abordados temas como Modernidade e metafísica em Antero de Quental, De Realismo e de Naturalismo em A ilustre casa de Ramires, A relíquia do Realismo e O realismo revisitado: a prosa de Carlos de Oliveira. A página http://www.fflch.usp.br/sce/cursos/sabado.htm traz a programação completa do evento.

São oferecidas 100 vagas. As inscrições custam R$100,00 e devem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 13 às 16h30, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH, no Prédio da Diretoria e Administração da unidade, sala 126 (Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4645; e-mail agenda@usp.br




Agenda Cultural

CDCC promove sessões de filmes e contação de histórias
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP em São Carlos, promove sessões gratuitas de filmes e de contação de histórias. Confira a programação para esta semana:

No próximo sábado (23) será exibido, às 20 horas, o filme O Assassinato de Trótsky (The Assassination of Trotsky, Inglaterra/França/Itália, 1972, ação, 103 minutos, clas. 14 anos, direção de Joseph Losey). Na Cidade do México, em 1940, paradas comunistas celebram o Dia do Trabalho. Num quarto de hotel perto da Praça Zocalo encontram-se duas pessoas que serão os protagonistas do assassinato de Leon Trótsky, o idealizador do Exército Vermelho e "dedicado marxista e ateu", expulso da Rússia pelo ditador Josef Stálin.

No domingo (24), também às 20 horas, será exibido A Greve (Stachka, URSS, 1924, Clássico, 95 minutos, clas. 14 anos; direção de Sergei Eisenstein). Em 1924, o jovem Serguei Eisenstein, então com 26 anos, dirigiu o filme que mudaria a estética e a linguagem do Cinema Soviético. A Greve é uma visionária experimentação de manipulação de imagem, recriando brilhantemente a greve que ocorreu em 1912 na Tsarist Russia, num conflito entre operários e polícia.

As sessões de contação de histórias acontecem aos sábados, às 9 horas e às 10h30, na Biblioteca do CDCC. A Hora do conto busca ampliar o contato das crianças com os livros e a leitura. No próximo sábado (23) será narrada a história O sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

O CDCC localiza-se na R. 9 de julho nº 1227, Centro, São Carlos. A entrada é aberta ao público.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Publicações

Livro analisa identidade e alteridade na obra de Clarice Lispector
Foi lançado recentemente o livro A via crucis do outro: identidade e alteridade em Clarice Lispector (Associação Editorial Humanitas, 136 págs., R$ 20,00), resultado da dissertação de mestrado de Daniela Kanh. O estudo foi realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A obra analisa configurações arcaicas da identidade/alteridade na narrativa de Clarice Lispector que resultam em soluções estéticas inesperadas e instigantes tais como o formato peculiar do conto A Quinta História.

O encadeamento das análises dos textos A Geléia Viva, Encarnação Involuntária, Uma História de Tanto Amor, Uma Galinha, A Menor Mulher do Mundo e A Solução, esboça um itinerário da penosa diferenciação desse outro condenado a espelho do mesmo. Finalizando, o estudo da perspectiva narrativa do romance A Hora da Estrela enfoca o tema da falta de espaço social.

O livro pode ser comprado na livraria Humanitas-Discurso, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH (Av. Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3728




Quadro de Avisos

Dinâmica urbana, Schenberg e CT&I são temas de professores visitantes do IEA
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP tem três novos professores visitantes: a antropóloga Marie-Caroline Saglio-Yatzimirsky, do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento da França, Amélia Hamburger e José Fernando Perez, ambos do Instituto de Física (IF) da USP.

Marie-Caroline desenvolverá durante um ano o projeto Índia-Brasil: Face-a-Face pelo Desenvolvimento. Trata-se de uma comparação dos impactos socioeconômicos da globalização nas cidades de Bombaim e São Paulo por meio de um estudo contrastado das dinâmicas urbanas de regiões das duas cidades.

De acordo com ela, "a perspectiva é estudar a organização social dos bairros mais atingidos pelas conseqüências da reestruturação produtiva: antigos bairros industriais da Zona Leste de São Paulo e do ABC, antigos bairros têxteis e de confecção com couro em Bombaim, novas fronteiras urbanas e nichos recentes de favelas nas duas cidades". O projeto deverá ter apoio do Laboratório de Habitação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, do Sebrae e do Centro de Estudo da Metrópole.

A professora Amélia Hamburger tem se dedicado, nos últimos anos, a reunir e editorar as obras científicas completas do físico Mário Schenberg (1914-1990). Durante sua permanência no Instituto, Amélia finalizará a editoração dos artigos de Schenberg (aproximadamente 1.700 laudas) e coordenará os trabalhos para a publicação da obra em 2005, Ano Internacional da Física.

José Fernando Perez, diretor científico da Fapesp (cargo que está deixando), abordará em seus estudos questões relacionadas com ciência, tecnologia e inovaçao (CT&I). Entre suas atividades estará a participação na próxima Temática Semestral do Instituto, que será dedicada à inovação tecnológica.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 3091-4442, com Mauro Bellesa (assessor de imprensa)


GADI faz plantões nos campi do interior
O Grupo de Assessoramento ao Desenvolvimento de Inventos (GADI) da USP faz plantões nos campi do interior para esclarecimento de dúvidas sobre patentes e PI.

Em São Carlos, as visitas acontecem toda primeira quinta-feira do mês (a partir das 11 horas); em Ribeirão Preto, acontece toda segunda quarta-feira do mês (a partir das 10 horas) e, em Piracicaba, a equipe está disponível na terceira sexta-feira de cada mês (a partir das 10 horas).

Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail gadi@usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-4474 (assessoria de comunicação)




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Localização de pequenas perdas de óleo em cabos de alta tensão isolados, do tipo of, componentes de linhas de transmissão subterrânea (emendas, terminais e cabos) e soluções tecnológicas para emendas retas of-of. Geraldo Roberto de Almeida. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Irradiação de alface 'Lactuca sativa´, L.: aspectos microbiológicos e sensoriais. Vanessa Provenzano Tsuhako. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

As tarefas de desenvolvimento da meninice e a transição para o ensino fundamental. Marlene de Cássia Trivellato Ferreira. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Estimação de volatilidade diária com dados de alta freqüência: aplicações ao cálculo do valor em risco do IBOVESPA. Alberto Foltran Berti. Dia 29, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122


Instituto Oceanográfico

Doutorado

Ecologia de Manguezais: dinâmica da serapilheira e funcionamento do ecossistema, Ilha do Cardoso, Cananéia, São Paulo, Brasil. Renato de Almeida. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6611



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br