São Paulo, 25/04/2005 - Boletim nº 1612
meio ambiente
Projeto mapeia impacto da
poluição no litoral paulista

Estudo identifica ecossistema
marinho da região de Santos e a ação
de contaminantes, em especial nos
peixes e mariscos visados pela pesca
leia...
Na Esalq, conferência sobre
domesticação de plantas
Holocausto é tema de
lançamento da Humanitas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Estudo inédito identifica efeitos da poluição em espécies marinhas visadas pela pesca

Júlio Bernardes

Os efeitos da poluição nas águas da Baixada Santista sobre a plataforma continental adjacente serão analisados por 50 pesquisadores do Instituto Oceanográfico (IO) da USP. Em três anos, o projeto EcoSan vai mapear o leito do oceano, o ecossistema marinho e o impacto de contaminantes na flora e na fauna, principalmente em espécies visadas pela pesca. O projeto, orçado em R$ 800 mil, estudará também o efeito das correntes marítimas no fluxo dos poluentes.

Estudos anteriores já apontaram contaminação na área por resíduos industriais, petróleo e esgoto doméstico. "Porém, estes levantamentos se referem apenas a pontos isolados", aponta a professora do IO, Ana Maria Setubal Pires Vanin, coordenadora da pesquisa. "O EcoSan identificará o funcionamento do ecossistema da Baía de Santos e da plataforma continental, entre Peruíbe e São Sebastião, em relação à influência dos poluentes e das correntes marinhas."

Desde outubro de 2004, três equipes de pesquisadores se revezam na coleta de amostras do mar na região de Santos, até a profundidade de 200 metros. "O primeiro grupo analisa a dinâmica das águas, a produção vegetal, de plâncton, zooplâncton e larvas de peixes (ictioplâncton)", explica Ana Maria.

Poluentes
Outro grupo estuda a geologia e os sedimentos do fundo do mar, os seres que o habitam (bentos) e a pesca. "A terceira equipe concentra-se nos contaminantes, especialmente na saída da Baía de Santos, para saber onde eles são carregados e depositados e se há acúmulo na faixa lodosa do oceano, localizada a 200 metros da costa."

Para estudar o efeito dos poluentes no desenvolvimento das espécies marinhas e os níveis de contaminação, os pesquisadores pescam tainha e siri azul. "Essas duas espécies de pescado também serão compradas nos mercados da região de Peruíbe, para complementar a pesquisa, identificando a qualidade do produto que é vendido para a população."

As coletas na Baía de Santos são feitas pelos barcos de pesquisa Albacora e Veliger II, do IO. "Em julho deste ano e fevereiro de 2006, estão programadas duas viagens de 45 dias do navio oceanográfico Prof. W. Besnard para recolher amostras em 70 estações de coleta na plataforma continental adjacente à Baía", lembra.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) irá ceder um armazém de 500 metros quadrados no porto de Santos para uso do IO. "O local servirá de base para as embarcações do Instituto", explica. "Além das pesquisas, poderão ser realizados cursos e exposições, oferecendo atividades de extensão para a população local." O projeto EcoSan é financiado pelo CNPq e Fapesp, por intermédio do Programa de Núcleos de Excelência (Pronex).

Mais informações: (0XX11) 3091-6579, com Ana Maria Setubal Pires Vanin




Cursos e Palestras

Conferência na Esalq aborda domesticação das plantas
O Ciclo de Conferências Pan-Gnósio 2005, com docentes aposentados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, tem continuidade na segunda-feira, dia 25, às 16h30. O tema da quarta palestra é A domesticação das plantas, com o professor Ernesto Paterniani, do Departamento de Genética e atual ouvidor do campus de Piracicaba.

O Panorama Amplo de Campos do Conhecimento (Pan-Gnósio) tem o objetivo de apresentar o histórico, a importância e as peculiaridades de temas científicos, sob o aspecto de vários campos do conhecimento. A realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Escola.

O evento, que acontece no Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais, da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba), é gratuito e aberto à comunidade em geral. Não é necessário efetuar inscrição prévia.

Mais informações: (0XX19) 3429-4339


IF oferece palestras gratuitas
O Instituto de Física (IF) da USP oferecerá, nos dias 26, 27 e 28 de abril, palestras gratuitas e abertas ao público.

Na terça-feira (26), às 16 horas, o professor Marcelo Giordan, do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Telemática Educacional, da Faculdade de Educação da USP, ministrará a palestra Diálogo pela internet: algumas considerações teóricas e metodológicas e suas contribuições para a pesquisa em educação em ciências. A palestra acontecerá no Auditório Adma Jafet.

Na quarta-feira (27), às 14 horas, haverá o seminário Manipulação e Caracterização de Nanossistemas por Experimentos in-situ de Microscopia Eletrônica, com o professor Daniel Ugarte, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS - Campinas)A palestra acontecerá na Sala de Seminários do Ed. Alessandro Volta (Bloco C).

No dia 28 (quinta-feira), às 16 horas, no Auditório Abrahão de Moraes, o professor Yakov Kopelevich (Instituto de Física Gleb Wataghin) ministrará o seminário Redescoberta de um material conhecido: novas propriedades físicas da grafite.

O IF localiza-se na R. do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907; site: www.if.usp.br


IQSC realiza palestra sobre química e ética
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, oferecerá no dia 2 de maio (segunda-feira), às 14 horas, a palestra Química e ética: algumas reflexões, com o professor Aécio Pereira Chagas, da Unicamp.

O evento, aberto e gratuito, acontecerá no anfiteatro do IQSC (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos).

Mais informações: (0XX16) 3373-8036


No IFSC, palestra sobre o ensino de Física
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP, irá promover a palestra Introduzindo os alunos no mundo das Ciências no dia 28 de abril (quinta-feira), às 19 horas.

A palestrante Anna Maria Pessoa de Carvalho, professora titular da Faculdade de Educação da USP, irá discuitr alguns pontos sobre como planejar as aulas de Física para os cursos fundamental e médio de tal forma a introduzir os alunos no mundo das Ciências.

O evento acontecerá no Anfiteatro Azul do IFSC (Av. Trabalhador São-Carlense, 400). A entrada é aberta e gratuita.

Mais informações: (0XX16) 3373-9872, com Cibele


Seminário discute Serviço de Atenção Básica à Saúde de Ribeirão
Dia 28 de maio, das 10 às 16 horas, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, acontece o Seminário Sobre Avaliação da Atenção Básica à Saúde. Realizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), o encontro discute a metodologia de avaliação na atenção básica em saúde, as Estratégias de Saúde da Família (ESF) e a produção de pesquisas nestes campos, feitas no Centro de Saúde Escola da FMRP nos últimos anos.

Na conclusão do encontro, o secretário municipal de Saúde de Ribeirão Preto, José Sebastião dos Santos, coordena as discussões sobre um inquérito, que será apresentado com a opinião dos usuários e dos servidores da rede básica de saúde de Ribeirão Preto e ainda sobre a parceria entre município e Universidade em atenção à saúde.

O evento tem como público alvo profissionais de saúde, membros de equipes de Atenção Básica e de Saúde da Família, docentes da área da saúde, médicos residentes, alunos de pós-graduação e de graduação em saúde.

As inscrições para o evento, gratuito, deverão ser feitas pelo e-mail medsoc@fmrp.usp.br até o dia 26 de abril. Serão oferecidas 100 vagas, que serão preenchidas pela ordem de inscrição.

O seminário acontece no Auditório "Profa. Dra. Emília Saporati Angerami", na EERP, que está localizada na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3058, com a Assessoria de Imprensa da FMRP


Mostra apresenta grupos de extensão da Esalq
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba promoverá no próximo dia 28 a 1º Mostra dos Grupos de Extensão Universitária, em que serão apresentados e divulgados os trabalhos dos grupos de extensão dos alunos da Esalq.

Para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao funcionamento, o processo de seleção e as atividades dos grupos, participarão da mostra os grupos Bentevi, Cepara, EJ Florestal, Gape, GEA, GEP, GET, Gpid, EJE, Solaris, Nupea, Pet Bio, Pet Eco, Pet Gaea, Plantarte, Cepea, GPF e BPC, todos divididos por áreas de atuação.

Antes da abertura da mostra, será ministrada, às 11 horas, a palestra Importância da tarefa extracurricular na formação do profissional moderno, proferida pelo professor Evaristo Marzabal Neves, chefe do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq.

O evento terá lugar no Saguão do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição e segue até às 19 horas. A realização é do grupo de extensão 'Esalq Júnior Consultoria' e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Escola. A mostra é gratuita, aberta ao público em geral e não é necessária inscrição prévia.

Mais informações pelos telefones (19) 3429-4485 e 3429-4477 ou através do e-mail acom@esalq.usp.br


Estação Ciência promove palestra sobre Aqüífero Guarani
Neste sábado (23), às 15 horas, na Estação Ciência da USP, o professor Paulo César Boggiani, do Instituto de Geociências da USP, profere a palestra O Aqüífero Guarani - do Deserto à Água Pura, onde será discutida a origem geológica dos sedimentos onde se encontra armazenada este recurso hídrico.

Terminada a apresentação sobre o passado geológico das rochas que compõem o Aqüífero, o professor conta a história de suas águas, cujos estudos geoquímicos têm demonstrado a ocorrência de infiltramentos de milhares de anos, inclusive em períodos de clima seco no Brasil.

A apresentação será finalizada com uma demonstração de aspectos relevantes sobre a produção e a importância deste reservatório para os quatro países que o Aqüífero Guarani abrange, além do fator estratégico que representa o planejamento de sua utilização.

A atividade, gratuita e aberta ao público em geral, acontece no Auditório da Estação Ciência, localizada na Rua Guaicurus, 1394 - Lapa. Não são necessárias inscrições prévias e a entrada na Estação Ciência custa R$ 2,00.

Mais informações, telefone (0XX11) 3673-7022, ramal 214, ou monitoria@eciencia.usp.br


Palestra sobre compostagem de resíduos urbanos na FSP
Na próxima segunda-feira (25), às 8h30, o Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove a palestra Compostagem como tratamento de resíduos sólidos urbanos, a ser proferida pela professora Luciana Pranzetti Barreira. Após a exposição da professora será exibido o vídeo Tratamento mecânico-biológico de resíduos na Alemanha.

O evento faz parte do Ciclo de palestras sobre resíduos sólidos, que realiza encontros na última segunda-feira de cada mês.

A palestra é gratuita, e as inscrições devem ser feitas na data e no local do evento, na Sala Yaro Ribeiro Gandra da FSP, à Av Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo. Será conferido certificado de participação aos presentes.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091




Agenda Cultural

Hamilton e seus Estados se apresenta campus de São Carlos
O grupo Hamilton e seus Estados se apresentará no dia 28 de abril, às 12 horas, na Praça Central do campus da USP de São Carlos. A apresentação faz parte do Projeto Música na Praça.

O grupo, que acaba de lançar seu primeiro CD, Cantos do Brasil, está em atividade desde 1998. No repertório, composições assinadas por músicos da cidade - Hamilton Viana, Márcio Corrêa, Fred Cavalcante -, além de Paulinho Nogueira, Celso Viáfora de Menezes, Juarez Moreira e outros.

O campus fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400 (acesso à Praça Central do Campus pela R. Miguel Petroni). A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106; e-mail: centrocultural@sc.usp.br




Publicações

Holocausto é tema de livro lançado pela Humanitas
No dia 5 de maio, às 19 horas, na Associação A Hebraica de São Paulo (Rua Hungria, 1000, Jardim Paulistano, São Paulo), a Associação Editorial Humanitas promoverá o lançamento de A vida e a luta de uma sobrevivente do Holocausto, de Sabina Kustin, que integra a coleção Testemunhos, do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da USP (LEI/USP).

A trajetória de vida de Sabina Kustin - sobrevivente do nazismo alemão e da violência urbana de São Paulo - simboliza um protesto contra a degradação da retórica política, a injustiça e o genocídio.

A narrativa de Sabina Kustin pode ser considerada como um importante fragmento da história da intolerância e do anti-semitismo. Para escrever este texto, a autora buscou o "fundo da memória" e, com coragem, procurou discernir, nas linhas e entrelinhas, o que realmente aconteceu naquela época em que os nazistas a empurraram para o "fundo do poço". Suas lembranças - gravadas pela Fundação Spielberg - nos transportam para um mundo difícil de imaginar.

Ao relatar sua trajetória de vida, Sabina tem a preocupação de demonstrar como se processou o momento da ruptura, seguida da sua difícil e lenta integração na sociedade (alemã israelense e, posteriormente, brasileira).

Às 19 horas haverá a mesa Holocausto, diários e livros de memórias, e o lançamento da Coleção Testemunhos, coordenada pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro. Às 10h30 haverá uma sessão de autógrafos por Sabina Kustin.

Mais Informações: (0XX11) 3818-8800


Lançamento de Jean-Jacques Nattiez no Ceuma
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), da USP, promove no próximo dia 27, a partir das 20 horas, o lançamento do livro O combate entre Cronos e Orfeu (Via Lettera, 320 págs., R$ 65,00), do musicólogo canadense Jean-Jacques Nattiez.

Na ocasião, Nattiez apresentará a palestra A musicologia hoje, com um panorama das mudanças decorrentes do confronto entre a musicologia e as ciências humanas - principalmente a antropologia, a lingüística e a psicologia experimental - ocorrido a partir dos anos 60, e do impacto ocasionado por esse contato.

Em O Combate entre Cronos e Orfeu o autor propõe um novo desfecho para o mito grego, para demonstrar como a concepção formalista da música que, por muito tempo prevaleceu na estética musical, é uma tentativa de recusa do Tempo. São examinadas questões comuns a músicos, filósofos, antropólogos e literatos: o que é a criação nas músicas tradicionais? O que é o Belo musical? Para tentar responder a estas questões, Jean-Jacques Nattiez comenta, analisa e critica, tanto na palestra quanto no livro, pensadores como Lévi-Strauss, escritores como Baudelaire e Proust e músicos como Wagner, Boulez e Glen Gould.

Professor de musicologia da Universidade de Montreal, J. J. Nattiez é referência mundial na área. Autor de livros como Da Semiologia à Música (1987), Proust Musicien (1984), e organizador dos escritos de Pierre Boulez, particularmente sua correspondência com John Cage, atualmente Nattiez é professor convidado do Collège de France e da École Normale Supérieure, de Paris, do Saint Catherine College, de Oxford, da City University, de Londres e da Universidade de Bolonha.

O Ceuma localiza-se na R. Maria Antonia, 294, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182




Quadro de Avisos

Centrinho contrata médico e técnico de enfermagem

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), em Bauru, abre no próximo dia 25 o processo de contratação de um médico especialista em radiologia (nível superior) e quatro técnicos de enfermagem (formação profissionalizante).

A função de médico será preenchida sob regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em jornada de trabalho de 24 horas semanais e salário para abril de 2005 de R$ 2.533,62. Para técnico de enfermagem, o período de inscrição e o regime são os mesmos, mas a jornada para os futuros contratados será de 36 horas semanais com remuneração inicial de R$ 1.151, 69.

Detalhes sobre as provas de conhecimentos gerais pertinentes às áreas de atuação serão divulgados pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 3 de maio, além de permanecerem disponíveis no mural da portaria do Centrinho e no site do hospital (http://www.centrinho.usp.br). Os processos seletivos terão validade de um ano com possibilidade de prorrogação por igual período.

As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 29, das 8h às 11h30, junto à seção de pessoal do Centrinho, na R. Silvio Marchione, 320, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156, na Assessoria de Comunicação do Centrinho-USP e Funcraf




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Estimação do sinal glotal para padrões acústicos de doenças da laringe. Aparecida de Cassia Guerra. Dia 3 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Processamento paralelo aplicado ao problema de reconhecimento de genes. Leonardo Massayuki Takuno. Dia 28, às 14 horas.

Musandscene: sistema gestual interativo de expressão e criação musical. Ana Grasielle Dionísio Corrêa. Dia 2 de maio, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Efeito da suplementação de beta-caroteno sintético no DNA e no metabolismo de células hepáticas de ratos recebendo etanol. Márcia Elena Zanuto. Dia 3 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11)3091-3656


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Sistema de detecção de focos de tuberculose bovina no Estado de São Paulo utilizando métodos moleculares e epidemiológicos. Cesar Alejandro Rosales Rodriguez. Dia 5 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br