São Paulo, 29/04/2005 - Boletim Nº1616
saúde
Cientistas desenvolvem novo
tratamento para a endometriose

Médicos da USP e da Unicamp usaram um
DIU de progesterona para tratar a doença.
Além de causar menos efeitos colaterais,
a aplicação pode durar até 5 anos
leia...
V Semana dos Museus
aborda ações afirmativas
FMUSP faz balanço do
projeto Caminho de Volta

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Médicos da USP e Unicamp desenvolvem novo tratamento para a endometriose

Antonio Carlos Quinto

Os incômodos causados pela endometriose, que atinge algumas mulheres em seu período reprodutivo, poderão agora ser tratados por um medicamento que tem duração de cinco anos. Trata-se de um DIU (Dispositivo Intra Uterino) de progesterona, tão eficaz quanto os tratamentos convencionais, mas com menores efeitos colaterais. A descoberta resulta de um estudo conjunto feito pela Unicamp e pela USP.

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio - camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação - em locais fora do útero. "Comumente o endométrio vai para o ovário e para o peritônio pélvico. Entre os principais sintomas estão a dor e a infertilidade, que não chega a ser definitiva", explica o professor Rui Alberto Ferriani, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP). Segundo o pesquisador, o endométrio desloca-se devido ao seu crescimento, que é provocado pelo estrogênio (hormônio feminino).

Ferriani explica que os tratamentos convencionais consistem em inibir a produção do hormônio ou simplesmente anular sua ação. "Estes dois procedimentos podem ser feitos pela administração de medicamentos análogos GnRH ou por progestogenios", explica o pesquisador. Outro tratamento convencional é a cirurgia ou a laparoscopia, que consiste na retirada ou queima do endométrio.

Menores efeitos colaterais
"A vantagem deste novo tratamento consiste principalmente na redução dos efeitos colaterais", avalia Ferriani. Em termos de melhora da dor, segundo o professor, os resultados foram semelhantes em ambos os tipos de tratamento.

As pesquisas tiveram início há cerca de dois anos. Entre fevereiro de 2002 e maio de 2004, os pesquisadores acompanharam 82 mulheres, com idade entre 18 e 40 anos, divididas em dois grupos, um com 39, submetidas ao tratamento com DIU, e outro com 43, tratadas com o GnRH.

As pacientes foram observadas por um período de seis meses. Ferriani destaca que outra vantagem da utilização do DIU, "é que o procedimento requer somente uma intervenção médica a cada cinco anos."

O estudo será publicado em breve na revista científica Human Reproduction. O artigo Randomized clinical trial of a levonorgestrel-releasing intrauterine system and a depot GnRH analogue for the treatment of chronic pelvic pain in women with endometriosis, já pode ser acessado no site da revista na internet, no endereço http://humrep.oupjournals.org/.

Além do professor Ferriani, a equipe de pesquisadores é composta por Carlos Alberto Petta, Daniela Hassan e Luís Bahamoondes, da Unicamp, Sérgio Pdgaec e Maurício S. Abrão, da Faculdade de Medicina da USP, e Júlio C. Rosa e Silva, da FMRP.

Mais informações: (0XX16) 602-2804, com o professor Rui Alberto Ferriani; e-mail raferria@fmrp.usp.br




Cursos e Palestras

USP promove V Semana dos Museus
Será realizada de 9 a 13 de maio, em São Paulo, a V Semana dos Museus da USP. O tema central do evento será Ações afirmativas em museus: educar e preservar.

A semana dedica-se aos debates e ao intercâmbio de experiências sobre questões museológicas, procurando aproximar estudantes e profissionais interessados no desenvolvimento dos museus. Alguns dos temas abordados serão Inclusão Social: desafios museológicos, Gestão de Processos Curatoriais e O papel da pesquisa e as ações afirmativas.

O evento terá mesas-redondas, palestras, grupos de trabalho e exposição de painéis, e abrigará o Seminário de Avaliação do Programa de Apoio a Museus Brasileiros.

As inscrições podem ser feitas na página http://www.usp.br/prc/semanadosmuseus/inscricao.htm. É cobrada uma taxa de R$20,00 para estudantes e membros do ICOM, e R$50,00 para os demais interessados.

O evento acontecerá no Anfiteatro Camargo Guarieri, na Cidade Universitária, em São Paulo (R. do Anfiteatro).

Mais informações: (0XX11) 3091-2093, na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária; site: http://www.usp.br/prc/semanadosmuseus/index.html


FMUSP faz balanço sobre Projeto Caminho de Volta
A coordenadora do Projeto Caminho de Volta: Busca de Crianças Desaparecidas no Estado de S. Paulo, Gilka Gattás, professora do Departamento de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), participará nesta sexta-feira (29), às 10 horas, do 1º Seminário sobre Pessoas Desaparecidas - Atuações e Projetos, no auditório Prestes Maia, da Câmara Municipal de São Paulo.

Na ocasião, ela fará um balanço do Projeto Caminho de Volta, desenvolvido pelo Centro de Ciências Forenses (Cencifor) da FMUSP, em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública do Estado e entidades do terceiro setor. O seminário terá participação de representantes da Vara da Infância e Juventude de São Paulo, da Rede Nacional de Identificação e Localização de Desaparecidos e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Implantado em setembro de 2004, o Projeto Caminho de Volta auxilia a Polícia Civil na localização e identificação das crianças desaparecidas, por meio de um Banco de DNA, além de dar suporte psicológico às famílias e às crianças, durante o processo de busca e de reintegração familiar. Recentemente, o projeto recebeu verba da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República, para fazer um levantamento sobre as causas do desaparecimento e auxiliar na capacitação e treinamento de profissionais envolvidos no sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Cerca de 100 famílias já foram atendidas pelo Projeto Caminho de Volta

Mais informações: (0XX11) 3032-1092, sobre o Projeto Caminho de Volta, com Cacilda Luna; (0XX11) 3111-2299, sobre o seminário


EESC promove seminários sobre tratamento biológico
O Laboratório de Processos Biológicos (LPB) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP oferece, desde o dia 10 de março, seminários temáticos na área de tratamento biológico de águas residuárias. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Os palestrantes são alunos do Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento, técnicos e bolsistas do LPB e os temas são escolhidos dentro da especialidade de cada pesquisador.

Estão previstas palestras até o mês de dezembro, realizadas sempre às quintas-feiras, das 16h30 às 18 horas, no Anfiteatro do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro, São Carlos). Neste mês de maio haverá, no dia 12, a palestra Processos redutores de sulfato para o tratamento de drenagem ácida de minas, com o pesquisador Marcus V. G. Vallero.

Mais informações: (0XX16) 3373-9560, no LPB; e-mail zaiat@sc.usp.br, com o professor Marcelo Zaiati; site http://www.shs.eesc.usp.br/




Agenda Cultural

MAC abre exposição Nave dos Insensatos
O Museu de Arte Contemporânea (MAC), da USP, vai inaugurar neste sábado (30 de abril), às 11 horas, em sua sede na Cidade Universitária, a exposição Nave dos Insensatos, com obras de Amílcar de Castro, Antônio Henrique Amaral, Arcângelo Ianelli, Caciporé Torres, Cláudio Tozzi, Cléber Machado, Guto Lacaz, Ivald Granato, José Roberto Aguilar, Luis Paulo Baravelli, Maria Bonomi, Siron Franco, Sonia V. Brusky, Tomie Ohtake, Tomoshige Kusuno e Wesley Duke Lee.

O tema de exposição é inspirado na idéia de percurso e a constante busca de representar o "mundo ao redor". A Exposição Nave dos Insensatos nasce de encontros com artistas com o objetivo de pensar, avaliar e inserir novas obras no acervo do MAC.

A "nave expositiva" traz a visão de artistas que acompanham seu contexto como termômetros. Atentos aos embates político-sociais, às causas públicas ou a linguagens inusitadas, utilizam metáforas insólitas, transgridem os suportes tradicionais ou se voltam a tendências abstratas. Nave dos Insensatos poderá ser vista até o dia 3 de julho.

A sede do MAC localiza-se na R. da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo. O Museu fica aberto de terça a sexta-feira das 10 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-3039


Grupo Oficina de Teatro da Esalq se apresenta em Piracicaba
O grupo Oficina de Teatro da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, apresentará o espetáculo A verdadeira história de Margareth, no Teatro Municipal Dr. Losso Neto, em Piracicaba, no dia 4 de maio, às 20h30.

A peça discorre sobre a alienação do ser humano no decorrer dos tempos, deixando a frágil, penalizada e inocente Margareth à mercê de um destino. O texto é baseado nas crônicas de Luis Fernando Veríssimo: A Decadência do Ocidente, Fomes, Ovo, Pizza, União Gente, Com Champignon e Salsinha 2. A direção e o texto são de Bêne Giangrossi.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados até o dia 3 de maio (terça-feira) na Seção de Atividades Culturais da Esalq (antigo prédio dos Serviços de Graduação e Pós-Graduação - Av. Pádua Dias, 11), das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, ou no Teatro Municipal (Av. Independência - esquina c/ Av. Armando Salles Oliveira) no dia da apresentação.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392 ou e-mail scac@esalq.usp.br


Grupo Klepsidra se apresenta na FAU Maranhão
O grupo de música histórica Klepsidra vai se apresentar neste domingo (01), às 19 horas, no prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP na Rua Maranhão (nº 88), em São Paulo.

O grupo apresentará um repertório de Música Colonial Brasileira. O evento é aberto ao público e gratuito (com estacionamento).

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3091-4919, na Secretaria de Eventos da FAU




Quadro de Avisos

IQSC seleciona auxiliar administrativo
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, recebe inscrições para uma vaga de Auxiliar de Administração. Elas podem ser feitas até terça-feira (3), das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas no Serviço de Pessoal do IQSC, Av. Trabalhador São-carlense, 400.

A função será preenchida sob Regime de CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário inicial de R$748,19. O contrato de trabalho será por prazo determinado.

Os interessados devem ter 18 anos, ensino fundamental completo e apresentar os originais dos seguintes documentos: cédula de identidade; CPF (CIC); carteira de trabalho e previdência social (CTPS); t ítulo de eleitor e comprovante de votação da última eleição (dos dois turnos), prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa; certificado militar, quando do sexo masculino; comprovante de escolaridade que, quando for expedido por instituições estrangeiras, deve estar acompanhado da respectiva tradução e revalidação do título; comprovante do depósito efetuado junto ao banco Santander Banespa, agência 0024, conta corrente 43.050410-5 em nome da Universidade de São Paulo, referente à taxa de inscrição no valor de R$11,00. Após a efetivação da inscrição, não será devolvido o valor da taxa.

O processo seletivo constará de prova escrita de conhecimentos gerais (Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Atualidades e Inglês) que será realizada no dia 17 de maio, às 19h30, no edifício Q5 do IQSC.

Mais informações: (0XX16) 3373-9910; site: www.sc.usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Gestão da cadeia de suprimentos da indústria automobilística brasileira - a coordenação das informações de volume e de mix de produção. Frederico Roldan. Dia 13 de maio, às 8h30.

Sistemas cdma multiportadora. Bruno Augusto Angélico. Dia 13 de maio, às 10 horas.

Metodologias de seleção de seqüências de espalhamento para sistemas ds/cdma quase síncronos. André Seichi Ribeiro Kuramoto. Dia 13 de maio, às 14 horas.

Doutorado

Projeto e desenvolvimento de lentes discretas. Marcelo Bender Perotoni. Dia 13 de maio, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

Revitalização de áreas portuárias. Lílian de Almeida dal Pian. Dia 29, às 9 horas.

Requalificação urbana em áreas de risco à saúde devido a contaminação do solo por substâncias perigosas: Um estudo de caso na cidade de São Paulo. Luís Sérgio Ozório Valentin. Dia 5 de maio, às 10 horas.

Doutorado

A invenção da luz moderna. Leda Maria Brandão de Oliveira. Dia 5 de maio, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257-7837 / 7986 / 7688






sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br