São Paulo, 03/05/2005 - Boletim nº1618
comércio exterior
Imagem do País afeta venda
de produtos nacionais exportados

Por meio de uma consulta a universitários
holandeses, pesquisadora verificou como
a imagem do Brasil interfere na venda de
carne, calçados, móveis e frutas
leia...
Seminário debate o desafio
do emprego na América Latina
Reitor recebe título de Cidadão
Honorário de São Carlos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Imagem do Brasil afeta a atitude dos consumidores frente a produtos nacionais exportados

Flávia Souza

O Brasil precisa melhorar os processos de comunicação - anúncios e propaganda informativa, por exemplo - e distribuição de seus produtos no exterior. Essa é uma das principais constatações da administradora de empresas Janaína Giraldi, autora de um estudo que analisou a maneira com que estudantes holandeses se portam, comercialmente, diante de produtos brasileiros.

"A Holanda está entre os quatro países na lista dos importadores de produtos brasileiros. Além disso, o porto de Roterdam é uma porta de entrada para o mercado da União Européia", afirma a pesquisadora. A pesquisa de mestrado de Janaína, realizada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, baseou-se em questionários respondidos por 116 estudantes da Faculdade de Economia de Haarlem (School of Economics Haarlem).

As 95 questões versavam sobre a avaliação de quatro mercadorias brasileiras importadas pela Holanda - carne bovina, calçados, móveis e frutas frescas - bem como a familiaridade dos estudantes com o Brasil e seus produtos de exportação, e a imagem do país propriamente dita. Este último elemento pode ser dividido em cinco dimensões: respeito e importância do Brasil no cenário internacional, simpatia e admiração pelo país, avaliação das artes brasileiras, dos produtos e das estratégias de comunicação e distribuição.

Efeito país de origem
As únicas dimensões da imagem do Brasil avaliadas positivamente pelos estudantes foram a produção artística e sua "simpatia". O item Comunicação e distribuição recebeu a pior nota. "É preciso melhorar nossas ações de divulgação e visibilidade", destaca a pesquisadora.

Em seguida, por meio de cálculos e cruzamentos estatísticos, Janaína analisou a maneira com que essa imagem influencia a avaliação dos produtos brasileiros - o chamado "efeito país de origem". O efeito é nulo somente no caso da carne bovina, ou seja, a imagem que os consumidores têm do Brasil não exerce influência sobre sua atitude com relação a esse produto. Para as frutas, a imagem atua de maneira positiva. Para móveis e calçados, o efeito é negativo.

A pesquisadora também investigou se o efeito país de origem era mais intenso para consumidores pouco familiarizados com o produto, hipótese confirmada apenas para o caso dos móveis. "De certa forma, foi uma surpresa, pois a maior familiaridade com uma mercadoria tende a reduzir a influência da imagem do país de origem sobre a atitude do consumidor", declara.

A pesquisadora defende a realização de estudos mais amplos na área, que levem em conta outros aspectos importantes na comercialização de produtos. "Idade do consumidor, experiência e envolvimento com o produto, por exemplo, são moderadores de grande influência", ressalta.

O estudo de Janaína, A influência da imagem do Brasil na atitude de consumidores estrangeiros com relação a produtos brasileiros: um estudo com estudantes universitários holandeses, está disponível integralmente no Banco de Teses e Dissertações do Portal Saber.

Mais informações: janaina_giraldi@yahoo.com.br




Cursos e Palestras

Prolam oferece seminário gratuito
O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP oferecerá no dia 18, às 15 horas, o seminário Enfrentando o desafio do emprego: Argentina, Brasil e México numa economia mundial. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Os ministrantes serão os professores Peter Hans Auer, Christoph Ernst e Janine Berg, pesquisadores do International Labour Office - ILO/Geneva. O seminário terá como debatedor o professor José Paulo Zeetano Chahad do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Os interessados devem efetuar inscrição até o dia 16 na Secretaria do Prolam, por meio dos telefones (0XX11) 3091-3589 / 3587 ou do email prolam@edu.usp.br. O Prolam localiza-se na R. do Anfiteatro, 181, Colméias, favo 1, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3589 / 3091-3587


Promoção da Saúde em Debate na FSP
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizará nos dias 19 e 20 de maio o seminário gratuito Promoção da Saúde em Debate.

O objetivo será discutir a integralidade e a humanização do atendimento em saúde, políticas públicas e intersetorialidade na área. A programação do evento inclui a apresentação de artigos e painéis. O evento será aberto com o painel Intersetorialidade e Políticas Públicas em questão. Alguns dos artigos apresentados serão A convergência de referencias na Promoção da Saúde, Saúde, Empoderamento e Triangulação e A humanização na saúde como instância libertadora.

Os interessados podem efetuar inscrição gratuitamente no site http://apsp.org.br/saudesociedade/seminario/, e-mail svalunos@fsp.usp.br, fax (0XX11) 3081-9001ou diretamente na FSP, das 9 às 15 horas. O evento acontecerá no Anfiteatro João Yunes da FSP ( Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo)

Mais informações: (0XX11) 3081-5091 (Assessoria de imprensa)


Ato médico é tema de debate no ICB
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP oferecerá nesta terça-feira (3), às 17 horas, um debate sobre o Ato Médico.

O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O debate acontecerá na sala 03 do andar térreo do prédio ICB-4 (Av. Professor Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária, São Paulo).

O debate é parte da disciplina Debates Atuais em Ciências Biomédicas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253




Agenda Cultural

Kleber Albuquerque se apresenta no Tusp
O músico Kleber Albuquerque vai se apresentar nesta terça-feira (3) e no próximo dia 10, às 21 horas, no Teatro da USP (R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com antecedência no local.

O espetáculo O centro está em todas as partes registra as impressões sonoras e poéticas do autor e tem como característica a imperfeição. Assim, a desafinação, o chiado, a gramática eventualmente bamba, o desvio da inadequação, a "contribuição milionária de todos os erros", tornam-se eventos esteticamente tão legítimos quanto a rima, a melodia e o ritmo.

Mais informações: (0XX11) 3259-8342




Publicações

Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación recebe artigos
Até o dia 15 de maio é possível enviar artigos para a segunda edição da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, publicada pela Associación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic), ligada à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Os textos de trabalhos científicos, artigos, entrevistas e estudos deverão ter uma extensão máxima de 9 páginas no tamanho DIN A4 (21,0 cm x 29,7 cm), em fonte Times New Roman (ou similar) e corpo 12, com espaçamento simples entre linhas. O tamanho dos textos corresponde a cerca de 33.000 caracteres (com espaços), incluindo título, resenha biográfica do(s) autor(es) com foto 4x4 (alta resolução), resumo, palavras-chave, texto, ilustrações, referências bibliográficas e anexos.

Os textos podem ser enviados para o e-mail da Alaic (alaic@edu.usp.br) com extensão .doc. Gráficos e imagens devem ter seu lugar indicado no trabalho. As legendas ou captions devem estar enumeradas no final do trabalho.

Todos os trabalhos deverão ter os seguintes dados: título; nome e sobrenome do(s) autor(es): em caso de se tratar de mais de um autor, indicar quem é o responsável para receber correspondências; instituição de cada autor (opcional: dados para link ao site da instituição); endereço - Código Postal - Cidade - País; e-mail/telefone e fax do autor responsável; breve resenha biográfica do(s) autor(es), que não exceda 8 (oito) linhas e endereço eletrônico de sua home page (opcional).

Além disso, todos os trabalhos deverão contar com um resumo ou uma introdução em espanhol e inglês, que não poderá ultrapassar 8 (oito) linhas. Para mais detalhes sobre a formatação, consultar o telefone abaixo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2949; site: www.eca.usp.br/alaic




Quadro de Avisos

Reitor recebe título de Cidadão Honorário de São Carlos
O professor Adolpho José Melfi, reitor da USP, será condecorado nesta quinta-feira (5) pela Câmara Municipal de São Carlos com o título de Cidadão Honorário de São Carlos.

A sessão solene de entrega do título acontecerá às 20 horas na Câmara Municipal da cidade, que fica na R. 7 de Setembro, 2078, Centro, em São Carlos.

Esse tipo de reconhecimento é considerado uma condecoração de honra pelos serviços prestados pelo homenageado à cidade em questão.

Mais informações: (0XX16) 3373-9997 / 3373-9119 (Assessoria de imprensa)


Pacientes em reabilitação realizam bazar
Pacientes em reabilitação psicossocial, vinculados ao Grupo Interagito (Grito), da Terapia Ocupacional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC/FMUSP) da USP, colocarão à venda sua produção artesanal de 3 a 7 de maio, das 9 às 15 horas no hall do Instituto Central do HC (Av.Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, São Paulo).

São objetos produzidos com material reciclável, como papel machê, garrafas pet, palitos, cacos de vidro, jornal e outros, tranformados em cachepôs, molduras para espelhos, bolsas, tapetes, descansos de panela, papéis de carta, embalagens para presentes, além de objetos pintados ou produzidos artesanalmente, como latas decoradas, castiçais, sabonetes, caixinhas de madeira, quadros de recados e muito mais.

Segundo a terapeuta ocupacional Beatriz Perfetti, a iniciativa visa reintegrar o paciente ao convívio social, dando-lhe a oportunidade de sentir-se útil e produtivo, o que reflete na sua auto-estima e na melhora da qualidade de vida.

Mais informações: (0XX11) 3069-6267




Teses e Dissertações
Escola Politécnica

Mestrado

Concepção e desenvolvimento de um jogo de gestão logística. Cláudia Pontes Melo. Dia 18 de maio, às 14 horas.

Doutorado

Modelagem e controle de altitude de satélites artificiais com apêndices flexíveis. Pablo Raúl Yanyachi Aco Cárdenas. Dia 19 de maio, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Latenciação de hidroximetilnitrofural com derivados de quitosana, potencialmente ativos em leishmaniose e doença de Chagas. Kátia Solange Cardoso Rodrigues dos Santos. Dia 16 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3668

Avaliação de aspectos da resposta inflamatória desencadeada pelo lipopolissacarídeo (LPS) em desnutrição protéica experimental. Quantificação do receptor de LPS (CD14/TLR4) e do fator de transcrição N. Ricardo Ambrósio Fock. Dia 18 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661


Instituto Oceanográfico

Doutorado

Potencial de recrutamento das larvas e juvenis de robalo-peva Centropomus parallelus (Teleostei: Centropomidae) no Sistema Cananéia-Iguape, São Paulo, Brasil. Michael Kengo Itagaki. Dia 5 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6549



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br