São Paulo, 05/05/2005 - Boletim nº1620
nutrição
Microalga pode ajudar no
controle do colesterol

Estudo constatou redução do mau
colesterol (LDL) e de triglicerídeos
após suplementação alimentar com
a microalga chorella pyrenoidosa
leia...
Iluminação é alternativa de
trabalho na área teatral
FEUSP debate políticas de ações
afirmativas e consciência negra

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Mau colesterol e triglicerídeos podem ser controlados com ajuda de microalga

André Benevides

Uma microalga pode ser a mais nova arma no controle do colesterol, principalmente do tipo LDL (sigla em inglês para low-density lipoprotein), que em excesso pode representar riscos à saúde. Pacientes suplementadas com doses diárias de chlorella pyrenoidosa durante oito semanas tiveram, ao fim dos experimentos, a concentração de LDL reduzida de 147 miligramas por decilitro (mg/dL) para 120 mg/dL, em média.

"As concentrações saíram de um valor limítrofe do recomendável e atingiram patamares considerados desejáveis", relata a nutricionista Érica Martins Gomes Chaves, que apresentou os resultados à Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, em sua dissertação de mestrado.

O estudo também constatou que houve uma redução dos triglicerídeos, que são lipídios constituídos por três cadeias de ácidos graxos que, assim como a LDL, constituem um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV). Neste caso, as concentrações estavam em torno de 149 mg/dL e passaram a 128 mg/dL, nível considerado saudável.

Além disso, também foram observadas mudanças antropométricas nas pacientes, como perda de peso média de 4 quilos e redução no Índice de Massa Corpórea (IMC). A pesquisadora adverte, no entanto, que os resultados não são definitivos, podendo estar sujeitos a alguns fatores, como a motivação das voluntárias e a saciedade provocada pela ingestão diária dos comprimidos. "Foi verificada a variável, mas não se isolou possíveis interferências", explica.

Érica acrescenta ainda que as pacientes reduziram, sem que isso fosse solicitado, a quantidade de alimento ingerida, o que provavelmente interferiu nos resultados. "É possível afirmar apenas que a suplementação com a microalga colaborou na redução do consumo alimentar, fazendo com que as pacientes perdessem peso. Conseqüentemente, isso fez com que elas tivessem seus perfis lipídicos melhorados."

Apesar dos resultados positivos, Érica ressalta que a suplementação baseada na chlorella não é aconselhável para todos os casos. "Cerca de 70% do colesterol no organismo é o próprio metabolismo que produz. O ideal é que as concentrações de HDL (sigla em inglês para high-density lipoprotein), o "bom" colesterol, sejam aumentadas e as de LDL reduzidas por uma dieta balanceada". Segundo ela, a regulação por fármacos só deve acontecer se a concentração no sangue (ou sérica) estiver extremamente elevada e a pessoa não responder à dieta ou se for constatado que o organismo está comprometido por problemas fisiológicos.

Pesquisa
Os estudos de Érica foram realizados com três grupos de mulheres dislipidêmicas (com alterações nas concentrações de lipídios séricos como colesterol, LDL e triglicerídeos) entre 21 e 45 anos, sendo que um deles recebia apenas placebo. Os outros dois recebiam doses de 5 e 10 g de chorella. Os resultados mais significativos foram observados principalmente neste último grupo, mas mesmo o que recebeu uma menor quantidade da microalga apresentou resultados positivos, como a redução no colesterol sérico.

A pesquisa teve apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foi orientada pelo professor Júlio Tirapegui, do Laboratório de Bioquímica da Nutrição da FCF. Os comprimidos utilizados nos experimentos foram importados por uma empresa japonesa.

Mais informações: (0XX11) 3091-3309, no Laboratório de Bioquímica da Nutrição

Imagem: Marcos Santos




Grande demanda do mercado possibilita trabalho em iluminação teatral

Júlio Bernardes

O trabalho como desenhista de luz e operador de iluminação em teatro é uma alternativa de emprego para alunos formados em Artes Cênicas, devido a grande demanda de técnicos para os espetáculos. Na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, os estudantes podem utilizar e desenvolver técnicas de iluminação teatral em estágios de dois anos, com bolsa da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas).

Marcos José da Silva Pinto, iluminador do Departamento de Artes Cênicas (CAC) da ECA e coordenador do projeto, explica que o trabalho ajuda a ampliar a formação dos alunos. “Nas aulas de iluminação, eles aprendem a relação entre cores, ângulos, tipos de refletores, filtros de luz e equipamentos, mas apenas na teoria”, diz. “Porém, somente com o trabalho prático no estágio é possível produzir projetos de iluminação teatral.”

Durante dois anos, os estagiários passam por todas as funções relacionadas à iluminação, aponta Marcos. “Eles atuam como desenhistas de luz, que fazem o projeto, na montagem do equipamento e em sua operação durante os espetáculos”, relata. “Os alunos realizam experiências semanais, avaliadas pelos professores, e trabalham nas montagens do Teatro Laboratório da ECA.”

A pesquisa de novas soluções para iluminação teatral também faz parte do trabalho. “Os alunos apresentam o projeto e desenvolve-se a execução, analisando-se cores, a relação da luz com diversos tipos de tecidos, ângulos de iluminação”, afirma o iluminador. “Também são criados efeitos com novos materiais.”

Mercado
Segundo Marcos, há uma grande necessidade de iluminadores capacitados para teatro. “Normalmente, o aluno que faz licenciatura em Artes Cênicas tem emprego garantido dando aulas de teatro, mas a colocação profissional dos formandos em direção e crítica teatral é mais demorada”, explica. “A falta de cursos especializados cria uma grande demanda por iluminadores, gerando uma alternativa de emprego mais estável financeiramente.”

O iluminador afirma que no estágio os alunos aprendem como é feita a comunicação entre os técnicos de iluminação e os diretores. “São noções úteis no futuro, quando eles forem criar seus próprios projetos.”

A maior parte dos equipamentos para iluminação teatral são importados, diz Marcos, dificultando a pesquisa de novas técnicas. “São produtos caros, e a maior parte das inovações surge na área de shows, que tem mais dinheiro para os espetáculos”, ressalta. “Os iluminadores de todo o Brasil organizaram um grupo nacional, que se reuniu em fevereiro e deverá organizar um congresso ainda neste ano.”

Mais informações: (0XX11) 3091-4127, com Marcos José da Silva Pinto




Cursos e Palestras

Seminário sobre Políticas de Ações Afirmativas e Consciência Negra
A USP sediará entre os dias 10 e 13 de maio o 1º Seminário sobre Políticas de Ações Afirmativas e Consciência Negra. A inscrição é gratuita e pode ser feita até esta sexta-feira (6).

Haverá palestras, debates e exibições de filmes. Alguns dos temas abordados serão O racismo oculto nas práticas pedagógicas e livros didáticos, A formação da identidade do negro brasileiro e 13 de maio: temos o que comemorar?

Todas as atividades serão realizadas no período da tarde, em sua maioria nos auditórios da Escola de Aplicação e da Faculdade de Educação (FE) da USP (Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo).

Os interessados em obter certificado de participação devem se inscrever até esta sexta-feira (6) no Apoio Acadêmico da FE (sala 19, bloco B). Também será possível comparecer ao evento sem a realização de incrição prévia, mas nesse caso não haverá obtenção de certificado.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519, na Secretaria de Pós-Graduação da FE


Ceuma oferece curso sobre o cinema de Howard Hawks

O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP realiza no mês de junho o curso O cinema clássico norte-americano: Howard Hawks, com o crítico de cinema Inácio Araújo. Serão quatro aulas, nos dias 2, 9, 16 e 23 de junho, quintas-feiras, das 20 às 22 horas.

Hawks foi elevado, nos anos 50, a "paradigma da política dos autores", junto com Hitchcock e outros, pelos jovens Truffaut, Godard, Rohmer e os demais críticos da revista Cahiers du Cinéma, depois diretores da Nouvelle Vague. O estilo aparentemente simples mas de extremo rigor de Hawks será analisado em filmes como Scarface, Os Homens Preferem as Loiras e Rio Bravo.

Na aula do dia 2 de junho serão abordadas as Origens de Howard Hawks e seus princípios: a câmera à altura do homem; o individualismo; o desafio do feminino. No dia 9, o tema abordado será Os anos 30: Scarface, Come and Get It, Jejum de Amor, Levada da Breca, Tiger Shark e Suprema Conquista. No dia 16, A "fase Slim", Paraíso Infernal, O Proscrito, Sargento York, Uma Aventura na Martinica, A Noiva era Ele, Monkey Business, Os Homens Preferem as Loiras e Um filme de Howard Hawks. Por fim, no dia 23, Maturidade e busca do equilíbrio perfeito: Rio Vermelho, Rio Bravo ou Onde Começa o Inferno, Eldorado e Rio Lobo.

As inscrições custam R$120,00 e podem ser feitas na sala de cursos do Ceuma (R. Maria Antonia, 294, 2º andar, Vila Buarque, São Paulo), de segunda a sexta das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Há descontos para aposentados, estudantes, professores e associados MariAntonia.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramais 32 e 33


Congresso discute perspectivas do uso da acupuntura no tratamento da dor
Acontece nos próximos dias 12, 13 e 14, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o Congresso Interdisciplinar de Dor da Universidade de São Paulo (Cindor - USP 2005). Serão apresentados os avanços e perspectivas na prevenção, diagnóstico e tratamento de dores crônicas e agudas.

Entre os temas abordados está a acupuntura, que será debatida no IX Simpósio da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura de São Paulo, no dia 14, a partir das 8 horas

Em pacientes com dor crônica, a acupuntura é associada a outras modalidades terapêuticas, incluindo o uso de medicamentos. A acupuntura também pode auxiliar no diagnóstico de doenças. Quando o médico suspeita de alguma doença, pode comprovar ou não sua hipótese por meio da técnica.

Os interessados em participar do Cindor podem efetuar inscrição no site http://saudetotal.com/cindor2005/ ou pelo telefone (0XX11) 6146-0314, com Ana Cláudia Lopes. Para inscrições antecipadas, os valores cobrados variam de R$50,00 (para acadêmicos) a R$200,00 (para profissionais).

Mais informações: (0XX11) 3069-7816 / 9713-8923, com Elaine Matos


Miguel Ángel Marzal ministra palestra na ECA
O professor Miguel Ángel Marzal, da Universidad Carlos III, em Madrid (Espanha), vai ministrar a palestra Instrumentos de Análise de Conteúdo para a Associatividade: Tesauros Dinâmicos, Mapas, Conceituais, Topic Maps nesta sexta-feira (6), às 10 horas, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A entrada é gratuita e serão distribuídos certificados aos participantes. Os interessados devem efetuar inscrição pelos telefones (0XX11) 3091-4076 ou 3091-4107, ramal 5, das 11 às 20 horas.

O evento acontecerá na sala 201 do prédio principal da ECA (Av. Professor Dr. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4076


ICB oferece a palestra FGF2 e o controle do ciclo celular
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP oferecerá nesta quinta-feira (5), às 12h30, a palestra FGF2 e o controle do ciclo celular, com Hugo Aguirre Armelin, professor do Instituto de Química (IQ) da USP.

O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá na sala 321 do terceiro andar do prédio ICB-1 (Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-7253, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação de Fisiologia Humana do ICB; ou no site do evento




Agenda Cultural

Exposição Estação USP é inaugurada em São Carlos
A exposição fotográfica Estação USP, promovida pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP, foi inaugurada nesta quarta-feira (4 de maio) no campus de São Carlos da USP.

A mostra, que está exposta na Biblioteca Central da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), inclui 30 painéis fotográficos que contam a história da atuação de estudantes da USP junto à comunidade no interior e no litoral paulista. A exposição itinerante permanece no local até o dia 16 de maio, quando seguirá para Brotas.

A Estação USP é um programa de extensão universitária da Universidade de São Paulo que ocorre todo ano, no mês de julho, em cidades do interior e do litoral paulista, levando gratuitamente cultura, esporte e lazer para a população.

Como as atividades são produzidas e desenvolvidas por estudantes da USP, pressupõem um contato mais próximo do ensino acadêmico com a sociedade e criam a possibilidade da difusão do conhecimento científico gerado nas unidades de ensino e pesquisa.

A EESC localiza-se na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro de São Carlos. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-4806; site http://www.usp.br/estacaousp/


CDCC promove sessões de filmes com entrada gratuita
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP em São Carlos, promove sessões gratuitas de filmes. Confira a programação deste fim de semana:

No próximo sábado (7) será exibido, às 20 horas, o filme O Triunfo da Vontade (Der Triumph Des Willens, Alemanha, 1934, documentário, 110 minutos, clas. livre, direção de Leni Riefenstahl). O Congresso nacional - socialista Alemão de 1934, é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hiltler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.

No domingo (8), também às 20 horas, será exibido Senta a pua! (Brasil, 2000, documentário, 112 minutos, clas. livre; direção de Erik de Castro). No documentário, integrantes do Primeiro Grupo de Aviação de Caça Brasileiro narram sua própria saga na Segunda Guerra Mundial.

O CDCC localiza-se na R. 9 de julho nº 1227, Centro, São Carlos. A entrada é aberta ao público.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Publicações

Lisbeth Rebollo lança livro durante a V Semana dos Museus
A professora Lisbeth Rebollo, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, lançará no próximo dia 11, às 19 horas, o livro Entre Cenografias: o Museu e a Exposição de Arte no Século XX (Edusp, 164 págs., R$49,00). O lançamento acontecerá durante a V Semana dos Museus da USP.

A obra é fruto do trabalho de livre-docência da autora, que realizou pesquisas de campo - no Brasil e na França - no final dos anos 90. O livro aborda os processos de construção e de comunicação das exposições de arte no século XX.

Mais informações: (0XX11) 3091-2911 (Serviço de Atendimento ao Cliente da Edusp); sobre a V Semana dos Museus: (0XX11) 3091-2093


Revista PJ:Br - Jornalismo Brasileiro recebe trabalhos
O Grupo de Estudos Pensamento Jornalístico Brasileiro (PJ:Br), vinculado à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, anuncia a chamada de trabalhos para a quinta edição da Revista PJ:Br - Jornalismo Brasileiro publicação online de estudos em comunicação e midiologia aberta a pesquisadores de graduação e pós-graduação, profissionais, especialistas e observadores.

As colaborações, preferencialmente monografias, ensaios, resenhas, artigos, entrevistas e dossiês, devem ser inéditas e versar sobre ensino e prática de jornalismo no Brasil.

Os textos devem ter até 20 laudas (tamanho A4), formato .doc ou .rtf, tipo Times New Roman, corpo 12, entrelinhas simples, com bibliografia e notas no final, além de referência biográfica e institucional e e-mail do autor. Imagens em formato JPG, resolução 72 dpi, modo RGB, compactadas (zip).

O Portal Jornalismo Brasileiro também aceita colaborações para o Mural PJ:Br, incluindo reproduções autorizadas, notícias, notas, entrevistas, ensaios fotográficos e vídeos, além de biografias de autores do jornalismo brasileiro.

O material deve ser enviado para o e-mail marcelojanuario@terra.com.br até o dia 30 de junho.

Mais informações: (0XX11) 3782-5206 / 9748-7724, com Marcelo Gallio Januário




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

"Estudo comparativo do efeito do ultra-som de 1 MHz com frequência de repetição de pulso a 100 Hz e 16Hz no tratamento de fratura de fíbula de rato". Vanessa Lira Leite. Dia 13, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9585


Escola Politécnica

Mestrado

"Estudo de limitações de carga em substações retificadores de sistema de transporte de passageiros utilizando tração elétrica". Victor Manuel de Almeida Seabra de Vasconcelos. Dia 10, às 9 horas.

"SSD RB - Sistema de suporte a decisão proposto par a gestão quali-quantitativa dos processos de outorga e cobrança pelo uso da água". Roberta Baptista Rodrigues Souza. Dia 10, às 14 horas.

"Cálculo as velocidades angulares críticas da linha de eixo de turbinas hidráulicas com ênfase no comportamento estrutural dinâmico do gerador". Marcelo Vinicius Magnoli. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br