São Paulo, 06/05/2005 - Boletim nº1621
economia
Bancos nacionais atribuem menor
importância à eficiência

Além de diferentes modelos de gestão,
instituições estrangeiras estão mais
preocupadas com clientela e imagem
institucional do que bancos nacionais
leia...
Pesquisadores da USP mapeiam
genes ligados à esquizofrenia
Projeto aborda história e
preservação do pau-brasil

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pesquisa revela diferenças entre fatores que explicam desempenho de bancos nacionais e estrangeiros

Rafael Veríssimo

Evidenciar informações contábeis de bancos é importante para que os órgãos de normatização, supervisão e fiscalização bancária possam conferir maior credibilidade ao Sistema Financeiro Nacional. Visando desenvolver os poucos dados existentes acerca do desempenho destas instituições durante o Plano Real, uma pesquisa mostrou a análise contábil de 72 bancos privados nacionais e 42 estrangeiros que atuaram no Brasil entre junho de 1994 e dezembro de 2002. O estudo foi realizado a partir de balancetes fornecidos pelo Banco Central.

A pesquisa revelou a existência de diferenças nos fatores que explicam o desempenho dos bancos nacionais e estrangeiros, principalmente no que diz respeito à Eficiência. "Os bancos estrangeiros atribuem maior importância ao fator Eficiência, o que revela que seus modelos de gestão são diferentes em relação às instituições privadas nacionais. Isso pode mostrar também que eles estão mais preocupados com sua clientela e sua imagem institucional", afirma Zaina Said El Hajj, autora da tese de doutorado apresentada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Embora a pesquisa utilize inicialmente os mesmos indicadores para ambos os setores, a primeira diferença identificada reside no número de fatores que os agrupam. Enquanto nos bancos privados nacionais são levados em conta, em ordem de relevância, Lucratividade, Capacidade de Financiamento do Ativo, Eficiência e Empréstimos, nos estrangeiros os fatores são apenas três, excluindo um tratamento específico dado à Eficiência. "Esse fator tratado isoladamente é observado especificamente nas instituições nacionais pelo fato de os bancos estrangeiros unirem Eficiência à Lucratividade - considerada por ambos o fator mais relevante", aponta Zaina.

A Lucratividade dos bancos nacionais contempla três indicadores de rentabilidade e um de eficiência, enquanto nos estrangeiros, os indicadores são seis: metade diz respeito à rentabilidade e a outra metade, à eficiência. "Isto indica que, caso o banco seja privado nacional, analisar a lucratividade tem o sentido de ver somente seu retorno operacional; no banco estrangeiro, lucratividade denota, de forma correlacionada, retorno operacional e eficiência."

Nos bancos estrangeiros, a capacidade de financiamento do ativo (principalmente as operações de crédito e as aplicações em títulos e valores imobiliários) diz respeito exclusivamente à disponibilidade imediata de dinheiro em caixa. As instituições privadas brasileiras utilizam não só este fator, mas também os resultados de suas operações de crédito.

Por fim, na ocorrência de o banco ser privado nacional, o quesito 'Empréstimos' têm relação com retorno rápido nas operações de crédito, enquanto os estrangeiros também levam em conta o montante emprestado.

Queda fortalecida
Outro aspecto demonstrado no estudo é a evolução do número de bancos no Brasil. No período estudado, o número de bancos privados nacionais caiu de 176 para 86, enquanto o número de estrangeiros subiu de 39, em meados de 1994, para 65, em 2002.

"Mesmo assim, as instituições nacionais continuam preponderantes no setor bancário em relação às estrangeiras. Elas reagiram bem ao ambiente competitivo propiciado pelas medidas de reestruturação e fortalecimento do sistema financeiro durante o Plano Real, como o Proer (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro) e o Proes (Programa de Incentivo à Redução do Setor Público)", explica Zaina, que é professora de contabilidade da PUC-SP. Neste sentido, o estudo realiza uma ampla descrição da trajetória de fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional durante o Plano Real.

Primeira Etapa
Os resultados revelados neste estudo indicam que se torna necessário considerar o setor bancário (se é nacional ou estrangeiro) para uma adequada análise de desempenho de determinado banco. "Além disso, este trabalho representa apenas a primeira etapa de uma série de pesquisas relacionadas ao assunto", diz Zaina, apontando que, a partir desta "pesquisa exploratória", outras vertentes podem ser exploradas, como a seleção de outros indicadores que obtenham uma comparação com seu estudo, a fim de verificar se existe ou não o mesmo comportamento dos bancos privados e estrangeiros.

Para realizar a pesquisa, Zaina recebeu a colaboração do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, e do atual Diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro da mesma instituição, Sérgio Darcy da Silva Alves, entre outros.

Mais informações: zainael@usp.br ou zainael@pucsp.br

Imagem: Marcos Santos




Genes do córtex pré-frontal ligados à esquizofrenia são mapeados

André Benevides

Utilizando uma técnica inovadora nos estudos de esquizofrenia, um grupo de pesquisadores da USP conseguiu mapear todos os genes do córtex pré-frontal que podem estar associados à doença. "Com esta análise foram identificados genes que nunca haviam sido estudados como tendo relação com a esquizofrenia e que podem vir a ter um papel importante no tratamento desta patologia", afirma a autora da pesquisa, Élida Benquique Ojopi, do Laboratório de Neurociências do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

No total, foram identificados 165 genes como candidatos a estarem envolvidos com a doença. Destes, 46 estão mais expressos nos cérebros de pacientes que manifestam a esquizofrenia. Os 119 genes restantes mostraram maior atividade nos cérebros de pessoas sem a doença.

A idéia central é que a ativação de alguns genes e a desativação de outros sejam fatores determinantes para o desenvolvimento da esquizofrenia. A partir da definição de quais deles realmente estão ligados à doença, pretende-se desenvolver medicamentos que atuem no sentido de repor as substâncias ausentes nos organismos afetados. "Provavelmente não são uma ou duas substâncias que faltam, mas várias", explica Élida.

No entanto, a pesquisadora afirma que ainda serão necessárias análises em um número maior de amostras para que a associação destes genes com a esquizofrenia seja confirmada. "Também pretendemos investigar outras regiões do cérebro, pelo mesmo processo, à procura de outros genes que possam estar relacionados."

SAGE
A técnica utilizada neste estudo, denominada SAGE (sigla em inglês para Serial Analysis of Gene Expression) ainda não havia sido aplicada em pesquisas sobre a esquizofrenia. O paper sobre o trabalho de Élida está em fase final de elaboração e, quando publicado, será o primeiro do gênero na literatura médica.

As amostras utilizadas nas análises foram fornecidas pelo Instituto Central de Saúde Mental de Mannheim, da Alemanha. Élida chama a atenção ainda para o fato de que as amostras vieram de um país altamente desenvolvido para serem analisadas em um país em desenvolvimento, invertendo o fluxo comum de produção de conhecimento.

A pesquisa, que faz parte de um projeto temático de estudos financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi coordenada pelo psiquiatra Wagner Farid Gattaz, do IPq, e rendeu à Élida o prêmio Young Investigator Award, concedido no International Congress on Schizophrenia Research, realizado em abril deste ano em Savannah (EUA). Também colaborou no financiamento do projeto a Associação Beneficente Alzira Denise Hertzog da Silva (Abadhs).

Mais informações: elida@usp.br, com a pesquisadora, ou no Laboratório de Neurociências




Cursos e Palestras

I Semana de Engenharia Mecatrônica em São Carlos
Será realizada entre os dias 9 e 13 de maio, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, a I Semana de Engenharia Mecatrônica.

Haverá palestras e cursos de difusão nos períodos matutino e verpertino. Alguns dos temas abordados serão Empreendedorismo em Negócios de Base Tecnológica, Marketing pessoal, Automação Residencial, Qualidade Automotiva, Realidade Virtual e Robôs Antropomórficos.

O prazo para inscrições antecipadas termina nesta sexta-feira (6). Os interessados devem comparecer ao R.U. da EESC (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro) e efetuar o pagamento de R$15,00. Também será possível efetuar inscrição no dia e no local do evento (Anfiteatro Jorge Caron, na EESC).

Mais informações: (0XX16) 9768-2537 / 8121-9785 / 8131-5422; e-mail: sematron2005@yahoo.com.br


A ciência como notícia é tema de palestra no IEA-SC
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP-São Carlos oferecerá na próxima quarta-feira (11), às 14h30, a palestra A ciência como notícia: estratégias e técnicas para divulgar temas científicos por meio do jornalismo, com o professor e jornalista Francisco Rolfsen Belda.

Alguns dos temas abordados serão O jornalismo científico no Brasil: aspectos quantitativos e qualitativos, Como trabalham as assessorias de imprensa, Problemas de linguagem: clareza e precisão e Os textos opinativos sobre ciência: conflito de interesses.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX16) 3373-9177, com Rosemari ou Graziela. A palestra acontecerá no auditório do IEA-SC (Av. Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos).

Mais informações: (0XX16) 3373-9177, com Rosemari ou Graziela; e-mail ieasc@sc.usp.br


Palestra na FAU aborda Arquitetura Australiana
O professor Philip Goad, diretor e coordenador do curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura, Construção e Planejamento da Universidade de Melbourne (Austrália), ministrará na próxima terça-feira (10) a palestra Arquitetura Australiana - Building at the New Australian Architecture.

O evento acontecerá às 17 horas no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, na R. do Lago, nº 876, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3091-4919, na Secretaria de Eventos da FAU; e-mail eventfau@usp.br




Agenda Cultural

Recital de piano em São Carlos
O Centro Cultural da USP-São Carlos convidou o pianista Fábio Godoi para apresentar um recital de piano no próximo sábado (7), em duas sessões: às 17 horas e às 18h30, no Auditório do Centro Cultural (entrada pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465).

Ingressos gratuitos podem ser retirados das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. No repertório estarão peças dos compositores brasileiros Heitor Villa Lobos, Ronaldo Miranda, Camargo Guarnieri, Almeida Prado e Marlos Nobre.

O pianista Fábio Godoi iniciou seus estudos em 1987, com David Saidel. Cursou o conservatório técnico em Ribeirão Preto, SP, e concluiu o Bacharelado em Piano pelo Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo, sob a orientação de André Rangel. Obteve o 1º Lugar no Concurso de Piano da Associação Cultural Liga Lírica, em São Paulo, o que lhe rendeu recitais solo e um concerto no C.Bechstein Center, em Berlim, na Alemanha. Atualmente, além de integrar o Duo Contraste, com o clarinetista Maurício Fernandes, é professor de Música e pianista acompanhador em São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106


USP-São Carlos promove contação de histórias
A Biblioteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos promove sessões de Contação de Histórias aos sábados, às 9 horas e às 10h30, abordando contos de fadas, lendas, mitos, fábulas e outras histórias infantis.

A Hora do conto busca ampliar o contato das crianças com os livros e a leitura. A atividade é gratuita e aberta a crianças, jovens e adultos.

Neste sábado (7) será narrada a história O homem que espalhou o deserto, de Ignácio Loyola Brandão. Sinopse: Era uma vez um menino que adorava cortar as folhas e galhos das árvores. O tempo foi passando, e o menino continuou cortando. Cortou tanto que acabou transformando o país em um deserto.

O CDCC localiza-se na R. 9 de julho nº 1227, Centro, em São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Publicações

Esalq disponibiliza informativo Cepea
O Informativo Cepea - Setor Florestal nº 40, referente a abril deste ano, está disponível na página http://www.cepea.esalq.usp.br/pdf/inform40.pdf. A publicação é produzida pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP.

O informativo apresenta informações sobre o comportamento de preços, desempenho das empresas e do comércio exterior de produtos florestais, e política florestal.

Entre as principais notícias estão as altas dos preços de alguns produtos florestais in natura e semi-processados nas regiões de Sorocaba e Campinas, e o quadro misto dos preços internacionais da celulose na Europa, com reduções para a tonelada de celulose de fibra longa e alta para a tonelada de celulose de fibra curta.

Mais informações: (0XX19) 3429-8800, no Cepea




Quadro de Avisos

Projeto aborda história e preservação do pau-brasil
Um projeto de pesquisa realizado no Instituto de Botânica, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, investigou durante quatro anos a importância histórica e formas de preservação da árvore-símbolo pau-brasil. O estudo teve participação de outras instituições e financiamento da Fapesp.

O pesquisador Yuri Tavares Rocha, do Departamento de Geografia da FFLCH, que se dedicou a pesquisas históricas e de conservação, afirma que de acordo com documentos estudados no Brasil e em Portugal, foram cortadas no país mais de 465 mil árvores entre os séculos 16 e 18. Para Tavares, isso indica que o pau-brasil não foi importante apenas no início da colonização.

O estudo constatou que a fragmentação e a exploração ilegal da madeira são desafios à preservação da árvore. Uma das soluções possíveis seria transformar os fragmentos em unidades de preservação. Também foi verificado que plantas jovens de pau-brasil são capazes de sobreviver nas condições estressantes do meio urbano paulistano, nas proximidades de grandes avenidas e em parques, mas mostram reduções significativas em seu crescimento e alterações na arquitetura da copa.

O projeto descobriu, ainda, que as sementes da planta podem ser conservadas por 18 meses, período seis vezes maior do que sustentava a literatura sobre o tema.

Em seu uso atual, a madeira do pau-brasil é empregada na manufatura de arcos para instrumentos de corda, pois reúne características únicas que a tornam ideal para a confecção de arcos para violino e outros instrumentos de corda. A grande demanda dessa madeira, especialmente na Europa, faz com que a mesma tenha um alto valor econômico. Mas a maior parte da madeira comercializada é proveniente do extrativismo ilegal.

Mais informações: (0XX11) 3091-3769, ramal 218, com o professor Yuri Tavares Rocha


Ubas realizam vacinação contra a gripe
Até o próximo dia 13, funcionários da USP com 60 anos ou mais podem se vacinar gratuitamente contra a gripe na Unidade Básica de Apoio ao Sistema Integrado de Saúde (Ubas) do campus São Paulo da USP (atrás do Hospital Universitário - HU). É necessário apresentar carteira de vacinação e cartão do HU.

A Ubas da USP-Bauru também realiza vacinação contra a gripe. Gratuita e destinada a funcionários, professores e alunos do campus, a vacinação acontece nesta sexta-feira (6) das 14 às 16 horas. Os interessados devem comparecer à Ubas munidos da carteira de vacinação.

A vacinação contra a gripe não é indicada às pessoas sensíveis a ovos.

Mais informações: (0XX11) 3812-7711 (em São Paulo) e (0XX14) 3235-8314 (em Bauru)




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Mestrado

Anestesia local no reparo do trauma perineal no parto normal: estudo comparativo da eficácia da solução anestésica com e sem vasoconstritor. Priscila Maria Colacioppo. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533


Instituto de Astronomia, Geociências e Ciências Atmosféricas

Mestrado

Análise da acurácia das estimativas do nível freático e dos teores de umidade do solo com o emprego da sísmica de refração rasa e georadar a partir de um estudo no campus da USP, São Paulo. Manuelle dos Santos Góis Paixão. Dia 17, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7292 / 2762


Instituto de Eletrotécnica e Energia

Mestrado

Implantação da tarifa de uso do sistema de distribuição: a experiência brasileira. Cristina Schiavinoda. Dia 16, às 10 horas.

Mais informação: (0XX11) 3091-2632 / 2648


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Definição de uma nova função critério baseada em distância nebulosas com múltiplos protótipos para seleção de características. Jishu Ashimine. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br