São Paulo, 10/05/2005 - Boletim nº1623
história
Cinejornais difundiam nova
idéia para identidade nacional

Os programas, feitos pelo DIP e exibidos
nos intervalos de sessões de cinema
durante a Era Vargas, procuravam
difundir a idéia de povo forte mas pacífico
leia...
O psicólogo Jean Valsiner
ministra conferência no IEA
Palestra no ICB aborda
células tronco

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Cinejornais e ensino de história no Governo Vargas eram norteados pelas mesmas idéias

Flávia Souza

O ensino de história durante a Era Vargas (1930-1945) caracterizou-se pela difusão de uma nova idéia de identidade nacional: um povo brasileiro forte mas pacífico, unido sob um mesmo governo e norteado pelos valores e qualidades dos bandeirantes paulistas.

Segundo uma pesquisa de mestrado apresentada à Faculdade de Educação (FE) da USP, esse mesmo princípio serviu de base para a criação dos cinejornais, programas informativos produzidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) - órgão de publicidade e informação governamental - exibidos nos intervalos de sessões de cinema.

Segundo o jornalista e historiador André Chaves de Melo, autor do estudo, "as primeiras décadas do século XX foram marcadas por uma grande crise do imperialismo europeu e uma tendência mundial de 'redefinição das identidades nacionais'". Esse "espírito" também encontrou seu lugar no Brasil, onde predominou, sob a égide do governo Vargas, a imagem do "bom brasileiro", homem pacífico, trabalhador, forte e cordial. Nesse cenário, negava-se a existência de grandes diferenças regionais e tentava-se impor a idéia de que todos os brasileiros estavam unidos sob a tutela de um mesmo governo.

Melo centrou sua pesquisa na análise das características dos cinejornais e seus pontos de convergência com os currículos da disciplina de História. Dos 433 programas catalogados pela Cinemateca Brasileira, 230 apresentam temas relacionados à "formação de uma nova concepção de identidade nacional", aspecto central das Reformas educacionais Francisco Campos (1931) e Gustavo Capanema (1942).

Os cinejornais podem ser definidos, grosso modo, como "parentes" dos telejornais atuais. Os programas abordavam temas diversos (sobretudo os relativos às realizações do governo), tinham uma duração média de sete minutos e atingiam um público relativamente grande. Em 1944, por exemplo, o número de espectadores em salas de cinema chegou a quase 49 milhões na cidade de São Paulo, cuja população era de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes.

Cristalização de idéias
O estudo revela que nos cinejornais são constantes as imagens de festas cívicas, em que o povo aparece unido e "homogêneo". A mestiçagem era disfarçada por técnicas de edição. "Nos cinejornais, o povo brasileiro aparece europeizado. O branqueamento da população era, para alguns grupos de intelectuais que colaboravam com o governo, um dos princípios dessa nova concepção de identidade nacional", aponta Melo. Também era regra a exibição de militares e a ênfase aos heróis nacionais - de um lado, Duque de Caxias, "herói do passado" e símbolo do poder militar; de outro, Getúlio Vargas, "herói do presente" e representante máximo do poder civil.

Melo destaca que um dos objetivos de Vargas era a aproximação do governo federal com o estado mais rico do país, São Paulo, cujas relações haviam sido abaladas a partir da Revolução de 1932. Isso explica, em parte, por que o bandeirante paulista foi tomado como exemplo e modelo de "homem forte". Outro tema constante nos cinejornais e relacionado ao bandeirantismo era a chamada "Marcha para o Oeste". "Representada pelas imagens da construção de Goiânia, o objetivo era promover a colonização do interior do território brasileiro", aponta o pesquisador.

"Nessa época cristalizaram-se estereótipos que estão presentes até hoje, como a idéia de que o paulista é trabalhador", exemplifica Melo. Para a professora Kátia Maria Abud, orientadora do estudo, um dos principais exemplos é a noção, ainda muito difundida, de que Vargas foi um "grande modernizador", a quem se atribui o fim das "coisas condenáveis" presentes na República Velha - como o chamado "voto de cabresto".

Mais informações: (0XX11) 3091-4436 / 9613-1817, com André Chaves de Melo

Imagem: Marcos Santos



Cursos e Palestras

Jean Valsiner realiza conferência pública no IEA
O psicólogo Jean Valsiner, da Universidade Clark (EUA), um dos mais eminentes especialistas mundiais em psicologia do desenvolvimento, estará no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP no dia 31 de maio, às 18 horas, para uma conferência pública. O tema abordado será "A psicologia contemporânea como uma fábrica: mas onde alguém pode encontrar alguma coisa nova?".

Nascido na Estônia em 1951, onde cursou a graduação e a pós-graduação, Valsiner é professor da Escola de Psicologia Francis Hiatt da Universidade Clark desde 1997. Também integra o programa de Comunicação e Cultura da mesma universidade. Participa de grupos de pesquisa no Brasil, Holanda, Austrália e Estonia e é membro ativo do Fórum de Pesquisa Social Qualitativa (FQS, na sigla em alemão). Recebeu o Prêmio de Pesquisa Alexander von Humboldt, na Alemanha, em 1995.

O principal interesse de Valsiner é a organização cultural de processos mentais e afetivos no desenvolvimento humano durante todo o desenrolar da vida. Outros temas que lhe interessam são história da psicologia como fonte de idéias para o avanço da disciplina e modelos teóricos do desenvolvimento humano.

Alguns de seus livros recentes são: Handbook of Developmental Psychology (2003), do qual é editor em parceria com K. J. Connolly, e Comparative Study of Human Cultural Development (2001). É editor dos periódicos Culture & Psychology, From Past to Future e International Journal of Idiographic Science e da série de monografias Advances in Cultural Psychology.

O IEA localiza-se no Prédio da Antiga Reitoria, na Cidade Universitária (Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, São Paulo). A entrada é gratuita e aberta ao público .

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 3091-4442


Células tronco são tema de palestra no ICB
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP oferecerá nesta terça-feira (10), às 17 horas, uma palestra sobre células tronco, com o professor José Eduardo Krieger, da Faculdade de Medicina da USP, e o padre Julio Munaro, coordenador da Pastoral da Saúde da Mitra Arquidiocesana de São Paulo e professor de Bioética.

A palestra é parte da disciplina de pós-graduação Debates Atuais em Ciências Biomédicas e acontecerá no prédio ICB-4 (Av. Professor Lineu Prestes, 1730, andar térreo, Anfiteatro Rosa, Cidade Universitária, São Paulo) . O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253; site http://www.fisio.icb.usp.br/posgraduacao/disciplinas/datas_palestras_bmb5805_2005.html


IP realiza debate sobre eutanásia
O Laboratório de Estudos sobre a Morte (LEM), do Instituto de Psicologia (IP) da USP, realizará no dia 18, às 19h30, o debate Eutanásia / Distanásia / Suicídio assistido: Morte digna é digna para quem?, com o professor Reinaldo Ayer de Oliveira, da Faculdade de Medicina da USP, e Presidente da Câmara de Bioética do Conselho Regional de Medicina (CRM).

O evento, gratuito e aberto aos interessados em geral, será realizado no bloco A do IP (Av. Professor Mello Moraes, 1721, Bloco A, Sala 20, Cidade Universitária, São Paulo). Não é necessário efetuar inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-4185, ramal 31




Agenda Cultural

Imagens do Feminino na Casa da Dona Yayá
Será inaugurada nesta quinta-feira (12), na Casa da Dona Yayá (R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo), a exposição Imagens do Feminino, iniciativa do Centro de Preservação Cultural (CPC) e do Museu Paulista (do Ipiranga) da USP. A mostra será composta por fotografias, textos, peças de indumentária e adereços corporais femininos.

A exposição será realizada com os acervos existentes no Museu Paulista e no CPC e estabelecerá um diálogo com os espaços existentes na Casa de Dona Yayá, explorando a tensão entre reclusão e exibição. O objetivo é contribuir para a construção de uma noção de patrimônio cultural como elemento vivo e integrante do cotidiano e revelar modos de vida das mulheres paulistanas por meio de um acervo pouco conhecido e excepcional. A exposição é fruto do trabalho de pesquisa realizado por especialistas e docentes da USP.

O despojamento colonial é substituído, ao longo do século XIX, pela exibição privada e ostensiva. A identidade masculina retira seus signos do mundo do trabalho da racionalização da funcionalização dos objetos. As formas de demonstração do sucesso relacionadas ao tempo livre, lazer e luxo, serão associadas, sobretudo à esposa, portadora desses sinais de fortuna. Ela vai se engajar em uma intensa atividade de visitas, almoços, jantares, festas, férias em hotéis, ações beneficentes, intensificando sua exposição pública não só ao vivo, mas repercutida em colunas sociais de jornais e revistas.

A exposição poderá ser vista até o dia 14 de julho, de domingo a quinta-feira das 9 às 16 horas. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562, no CPC




Quadro de Avisos

ECA realiza concurso de vinhetas
Encerram-se nesta quinta-feira (12) as inscrições para o concurso Vinheta Prêmio USP de Comunicação Corporativa 2005. A premiação é organizada pelo Laboratório Integrado de Marketing e Cultura (LIMC) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e visa estimular a participação dos alunos da USP na criação e elaboração de trabalhos audiovisuais.

Podem participar alunos de graduação e de pós-graduação de toda a universidade. Os candidatos terão liberdade artística para a criação, mas algumas informações sobre o Prêmio devem constar obrigatoriamente. A vinheta deverá ser produzida em duas edicões, 12 e 27 segundos, e poderá ser veiculada em emissoras de televisão em âmbito nacional. Além da gratificação em dinheiro, o vencedor terá o reconhecimento de sua produção.

As inscrições devem ser feitas no LIMC, no prédio 8, sala 24 da ECA (Av. Prof. Dr. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo). A entrega do material poderá ser feita até 12 de junho. O Regulamento do concurso pode ser consultado no site www.eca.usp.br/limc.

Mais informações: (0XX11) 3091-4314; e-mail limc@eca.usp.br


Plano de revitalização da área comercial vizinha ao Centrinho pode virar modelo
A Seplan (Secretaria de Planejamento) de Bauru estuda aproveitar a revitalização do chamado entorno do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP como piloto para ações semelhantes em outros pontos de Bauru.

"Por se tratar de uma região relativamente pequena e pelo tema já estar em curso, é possível que o poder público utilize esse modelo para outras ações do tipo", disse a engenheira da Seplan, Tânia Kamimura Maceri. A declaração foi feita durante encontro na Profis - entidade de apoio a pacientes, vizinha ao hospital - que reuniu 12 proprietários de carrinhos de lanche e pousadas das imediações, no último dia 4 de maio.

Tânia aproveitou para prestar esclarecimentos sobre a obtenção de alvarás de funcionamento e deixou claro que a Seplan, ao menos nesse momento, não pretende fiscalizar ou punir quem ainda está fora das especificações regidas pela Lei de Zoneamento de Bauru. "Nosso interesse comum ao do próprio Centrinho é zelar pela qualidade dos serviços oferecidos a quem chega de fora em busca de tratamento".

Ela observou que a própria lei já recebeu outras normativas complementares nos últimos vinte anos e que a Seplan quer incentivar as regularizações necessárias, com base em diálogo entre os interessados diretos. Alertou, contudo, que quem não demonstrar interesse em atender gradativamente às exigências legais poderá, no futuro, responder por eventuais irregularidades cadastrais ou de infra-estrutura em seu comércio. Paulo Gaberlotti, também engenheiro da Seplan, falou sobre acessibilidade e distribuiu material impresso com dicas para a correta construção de calçadas, equipamentos e corredores em prédios, especialmente para facilitar a vida de cadeirantes.

Promovido pela Ouvidoria do Centrinho em parceria com a Profis, o encontro com os engenheiros da prefeitura também serviu para dar continuidade ao debate sobre a possível fundação de uma associação que venha integrar os comerciantes da vizinhança. "Estamos tentando motivar o pessoal", frisou a dona de pousada Rute Aparecida Faria. Para a ouvidora e diretora hospitalar do Centrinho, Maria Irene Bachega, o importante é ouvir os mais diversos pontos de vista sem impor nada a ninguém. "Queremos que quem atua nas imediações seja despertado para a necessidade de melhorar constantemente os serviços que oferece. Todo mundo ganha com isso", destacou.

Mais Informações: (0XX14) 3235-8156 (Assessoria de comunicação)


Jornalistas estrangeiros visitam Esalq
Patrocinados pelo German Marshall Fund (GMF), um grupo de jornalistas estrangeiros da Europa e Estados Unidos visitaram a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, no último dia 5, para estabelecer as bases de uma melhor compreensão sobre a interação entre agricultura, desenvolvimento e comércio na economia brasileira.

Vinte e três profissionais, entre organizadores, equipe de apoio e jornalistas de jornais europeus e americanos, iniciaram no dia 30 abril uma viagem de oito dias para percorrer diversas instituições públicas e privadas brasileiras.

A programação, de responsabilidade do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE), tem o objetivo de ajudar os jornalistas a entenderem os diferentes aspectos das disputas comerciais que envolvem o Brasil, os Estados Unidos e a Europa.

Na Esalq, além da apresentação da Unidade, seu histórico, dados e principais pesquisas, o objetivo da visita foi o de mostrar algumas áreas estratégicas indicadas pelo Icone, como biotecnologia, transgênicos e genôma, logística, desenvolvimento agrícola brasileiro e biocombustíveis. Essas áreas foram representadas pelos professores Geraldo Sant'Ana de C. Barros, Marisa Aparecida Bismara Regitano d'Arce, Helaine Carrer, José Vicente Caixeta Filho, Luís Eduardo Aranha Camargo, Márcio de Castro Silva Filho, Carlos Alberto Labate, Dante Pazzanese Duarte Lanna e Luiz Lehmann Coutinho.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 3429-4477 (Assessoria de comunicação); e-mail alicia@esalq.usp.br




Teses e Dissertações
Escola Politécnica

Mestrado

Controle de Odores no Sistema de Esgoto Sanitário dos Municípios de Santos e de São Vicente com Utilização de Peróxido de Hidrogênio. João Guedes Neto. Dia 23, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Variabilidade da atividade cerebral em resposta a estímulos vestibular e oculomotor avaliada por fMRI. Hellen Mathei Della Justina. Dia 20, às 14 horas.

Doutorado

Interações entre larvas de Lepidoptera e as espécies de Malpighiaceae em dois fragmentos de Cerrado do Estado de São Paulo. Yumi Oki. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Estimação e teste de hipótese baseados em verossimilhanças perfiladas. Michel Ferreira da Silva. Dia 20, às 19 horas.

Análise Bayesiana para a superposição de processos de Poisson dependentes na presença de covariantes. Willian de Souza Pereira. Dia 20, às 15 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-6122




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br