São Paulo, 12/05/2005 - Boletim nº1625
psiquiatria
Médiuns têm perfil
socioeducacional elevado
Apesar de terem sintomas ligados à
esquizofrenia, não há doença mental
entre os 115 médiuns analisados num
estudo da FMUSP
leia...
Encontro debate depressão
e transtorno bipolar
Estação Ciência realiza
duas novas exposições

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Médiuns têm perfil diferente daquele apresentado na literatura científica

Valéria Dias

Na literatura científica, muitas vezes os médiuns (que se comunicam com espíritos) são descritos como pessoas de baixa escolaridade e renda. Sua mediunidade deve ser entendida como um "mecanismo de defesa contra as opressões sociais", ou como manifestação de algum quadro dissociativo ou psicótico.

No entanto, um estudo realizado pelo psiquiatra Alexander Moreira de Almeida com médiuns espíritas da cidade de São Paulo mostrou um perfil diferente: os médiuns apresentaram um alto nível socioeducacional e uma prevalência de transtornos mentais menor do que a encontrada na população em geral.

Almeida constatou que 46,5% das pessoas tinham curso superior, 76,5% eram mulheres, menos de 3% estavam desempregados, e a idade média era de 48 anos. A maioria era espírita há mais de 16 anos, vieram de famílias não-espíritas e as vivências mediúnicas começaram na infância.

"Esse perfil sociodemográfico se encaixa no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra um crescimento da proporção de espíritas conforme aumenta a escolaridade da população", comenta o psiquiatra, que apresentou sua tese de doutorado à Faculdade de Medicina (FMUSP), com orientação do professor Francisco Lotufo Neto.

Os participantes do estudo atuam em nove centros espíritas kardecistas da Capital, pertencentes à Aliança Espírita Evangélica. O médico aplicou um questionário sóciodemográfico a 115 médiuns antes e depois das sessões espíritas. Eles também responderam a questões referentes à atividade mediúnica. Almeida ainda utilizou os questionários SRQ (Self-Report Psychiatric Screening Questionnaire), que rastreia a presença de transtornos mentais, e o EAS (Escala de Adequação Social), que mostra como a pessoa se relaciona em sociedade.

A partir dos resultados foram selecionados 24 médiuns. Eles foram analisados pelo SCAN (Schedules for Clinical Assessment in Neuropsychiatry), um tipo de entrevista psiquiátrica padrão e pelo DDIS (Dissociative Disorders Interview Schedule), um questionário que detecta transtornos dissociativos (quando uma parte da mente funciona de forma independente). "É nessa categoria que os transes mediúnicos são habitualmente encaixados", explica o médico.

Transes X esquizofrenia
A escala DDIS investiga a presença de 11 sintomas de primeira ordem para o diagnóstico de esquizofrenia - vozes dialogando na sua cabeça, vozes comentando as suas ações, ter suas ações produzidas ou controladas por alguém ou algo fora de você, entre outros. "Os médiuns apresentaram, em média, quatro deles, mas a presença dos sintomas não indicou a existência de nenhuma doença mental", afirma. "Além disso, eles também apresentaram uma boa adequação social e demonstraram ter uma saúde mental melhor que a da população em geral". Não houve correlação entre freqüência de atividade mediúnica e problemas mentais ou desajuste social.

O médico ressalva que os resultados da pesquisa se referem especificamente a médiuns em atividades regulares em centros espíritas. "Para eles trabalharem nos centros são necessários dois anos de cursos, além da participação semanal nas reuniões mediúnicas", afirma.

Almeida é membro do Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos (Neper) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. O núcleo tem como objetivo estudar as questões religiosas e espirituais segundo o enfoque científico, sem vínculo com nenhuma corrente filosófica ou religiosa.

"Durante muito tempo a Psiquiatria encarou a mediunidade como um transtorno mental", conta. "Só a partir das décadas de 50 e 60 é que houve uma mudança de mentalidade, e essas manifestações passaram a ser vistas como sendo não-patológicas quando vivenciadas dentro de uma religião." De acordo com Almeida, o último censo do IBGE mostrou que o espiritismo ocupa a quarta posição entre as religiões praticadas no Brasil, país com a maior população espírita do mundo. A tese está disponível para consultas no Portal Conhecimento.

Mais informações: (0XX11) 3673-6533 ou e-mail alexma@usp.br, com o médico

imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

IPq promove encontro sobre depressão e transtorno bipolar
O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC/FMUSP) realizará, no próximo dia 21, um encontro aberto e gratuito sobre os aspectos psicológicos da depressão e do transtorno bipolar (quadro em que se alternam períodos de depressão com fases de extrema euforia). O evento acontecerá das 9h30 às 11 horas no Hospital João Evangelista (Hoje), que fica na Av. Nova Cantareira, 3050, Tucuruvi, São Paulo.

Os interessados em participar do encontro devem se inscrever pelo telefone (0XX11) 6203-3222.

Mais informações: (0XX11) 3069 7801 / 9966-9427, com Julieta Magalhães (Assessora de imprensa)


IB realiza curso de Botânica na Estação Ciência
O Departamento de Botânica do Instituto de Biociências (IB) da USP promove o curso de extensão universitária Propostas para o ensino de Botânica, nas instalações da Estação Ciência, entre 4 e 25 de junho próximo. O objetivo é desenvolver aulas práticas em diversos temas da Botânica junto a professores dos ensinos fundamental e médio, visando suas aplicações em salas de aula/exposições.

Com carga horária de 16 horas, as turmas, com 45 vagas cada uma, serão divididas em dois horários: das 8 às 12 horas, para monitores, e das 13 às 17 horas para professores graduados, ligados ao ensino de ciências e biologia das redes de ensino pública (25 vagas) e privada (20 vagas).

As inscrições podem ser feitas na secretaria do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da USP (Rua do Matão, travessa 14, nº 321, Cidade Universitária, São Paulo), ou por fone/fax - (0XX11) 3091-7547, com Carlos, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O custo da inscrição é de R$100,00. A Estação Ciência localiza-se na R. Guaicurus, 1394, Lapa, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, na Estação Ciência




Agenda Cultural

Duas novas exposições na Estação Ciência
Em maio, a Estação Ciência soma duas exposições ao seu acervo e aumenta a sua lista de eventos que integram as comemorações do Ano Internacional da Física.

Em Aspectos Científicos das Viagens Espaciais, desenvolvida em parceria com a Agência Espacial Brasileira, são exibidos 22 painéis e quatro experiências - um modelo de foguete feito com garrafa Pet (2 litros) e ar-comprimido, dois carrinhos que se movem sem atrito, o vácuo que existe no espaço e uma última, que explica a sensação de falta de peso de um corpo em relação a outro, fenômeno conhecido como imponderabilidade. As peças estiveram no Congresso Mundial de Centros de Ciência, realizado no Rio de Janeiro em abril deste ano.

A segunda exposição, Ciências Físicas no Brasil, foi feita em conjunto com a Sociedade Brasileira de Física e o Instituto de Física da USP, com financiamento do CNPq e do Ministério da Ciência e Tecnologia. O material foi produzido especialmente para o Ano Internacional da Física e visa divulgar algumas das principais conquistas alcançadas pelos pesquisadores brasileiros e colaborações com cientistas de outros países. Os estudos estão dispostos inicialmente em 20 painéis, que em breve serão aumentados para 40. Entre eles estão pesquisas feitas sobre astrofísica, raios cósmicos, física nuclear, aquecimento global, nanotecnologia e física médica, entre outros.

A Estação Ciência localiza-se na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo, e funciona de terça a sexta das 8 às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados das 13 às 18 horas. O ingresso custa R$ 2,00.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 (Assessoria de imprensa)


Ruy Altafim e Iéio expõem em São Carlos
O Centro Cultural da USP-São Carlos, dando continuidade ao projeto de artes plásticas mensais que desenvolve, convidou os artistas plásticos Ruy Alberto Corrêa Altafim e Sérgio Luiz Roda (Iéio), para exibirem suas obras no local entre 12 de maio e 11 de junho.

Ruy Altafim, além de artista plástico, é docente do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Altafim vai expor pinturas em óleo sobre tela e técnica mista, além de esculturas, na Sala I, piso térreo do Centro Cultural.

Iéio é cartunista e arte educador, e vai mostrar telas em técnica mista / experimental, na Sala II, piso superior do Centro Cultural.

As mostras serão abertas nesta quinta-feira (12) às 18 horas. O evento contará com a participação do Grupo de Choro Feitio de Oração. A entrada é gratuita. O acesso ao Centro Cultural é feito pela Avenida Dr. Carlos Botelho, em São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106


Cine Debate na Faculdade de Educação
A Faculdade de Educação (FE) da USP promoverá nesta sexta-feira (13), das 17h30 às 19h30, exibição e debate sobre o filme Morte em Veneza (1971, Itália, 131 min.), de Luchino Visconti.

O filme é uma adaptação do romance homônimo de Thomas Mann. O personagem principal é um compositor Gustave Aschenbach que viaja para Veneza buscando descanso em meio a uma crise existencial e se apaixona por um adolescente. A beleza do rapaz ao mesmo tempo atrai e oprime o compositor. Tudo faz com que ele se sinta mais incompatível com o mundo.

A entrada é gratuita. O evento acontecerá no Auditório da FE (Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3574




Publicações

HC lança revista com novo nome e identidade visual
Ao comemorar 60 anos (a mesma idade do Complexo Hospitalar), a Revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP ganha nome novo, identidade visual remodelada e dinâmica na internet. A revista passa a se chamar Clinics, com circulação internacional. O editor é o professor Mauricio Rocha e Silva.

A publicação está totalmente em inglês e destaca em seu primeiro número uma pesquisa inédita sobre a soroprevalência de hepatite B e C na região amazônica. Foram investigados os fatores de risco para infecção e o status imunológico vacinal contra hepatite B.

Trabalhos podem ser enviados e processados pelo site www.mdview.com.br/clinics.

Mais informações: (0XX11) 3069-6235




Quadro de Avisos

Programa de Agricultura Energética é pré-aprovado no Japão
Nos dois últimos dias aconteceu na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, um novo encontro entre a coordenação técnica do Pólo Nacional de Biocombustíveis e os representantes do Banco Japonês de Cooperação Internacional (JBIC), assessorados pelos técnicos da Pacific Consultants International (PCI). As constantes reuniões buscam definir a formação de projetos para o financiamento do Programa Brasileiro de Agricultura Energética.

Segundo informou o professor Weber Amaral, coordenador do Pólo, o projeto para o financiamento desse programa já teve seu estudo pré-aprovado pelo governo do Japão, que pretende adicionar cerca de 3% de álcool na gasolina, num investimento próximo a U$600 milhões bancado pelo JBIC, banco estatal japonês.

Criado em 2004, o Pólo é fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) e a USP para o desenvolvimento de um Programa de Estudos e Pesquisas (PEP), tendo como foco a utilização de biocombustíveis em substituição, ou associado, ao uso dos combustíveis fósseis.

O Pólo também vem desenvolvendo a criação de um calendário e o zoneamento da agroenergia no Brasil, que deve abranger as datas e peculiaridades, sobre o sistema de produção, das principais culturas agroenergéticas do país.

Trabalhando em conjunto com a FAO (Organização de Alimento e de Agricultura das Nações Unidas), ainda neste ano o Pólo irá apresentar um estudo de critérios técnicos sobre a elegibilidade dos projetos passíveis de receberem créditos por meio dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL). O projeto será apresentado no Canadá no mês de dezembro, durante a Convenção Mundial de Mudanças Climáticas.

Mais informações: (0XX19) 3429 4485 / 3429 4477 (Asessoria de comunicação); e-mail marcelot@esalq.usp.br


EESC seleciona marceneiro
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP está com inscrições abertas para uma vaga de marceneiro até esta sexta-feira (13). Elas podem ser feitas das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas, no Serviço de Pessoal da EESC (Av. Trabalhador São-carlense, 400). A função será preenchida sob Regime de CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário inicial de R$866,12.

Os interessados devem ter 18 anos, ensino fundamental completo, dois anos de experiência, relacionada às atividades a serem desempenhadas, e apresentar os originais dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); carteira de trabalho e previdência Social; título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa; certificado militar, quando do sexo masculino; CPF (CIC); comprovante de escolaridade; comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$12,00, efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil, por meio de depósito ou transferência bancária, com identificação do candidato, na conta corrente 168.194-X, agência 3062-7. Após a efetivação da inscrição, não será devolvido o valor da taxa.

O processo seletivo constará de prova escrita de português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos à área de atuação e prova prática. A prova escrita será realizada no dia 18 de maio, às 19 horas, no Bloco B. Já a prática será realizada no dia 25 de maio, às 8h30, na Seção de Marcenaria e Carpintaria da EESC.

Mais informações: (0XX16) 3373-9211


Centrinho contrata auxiliar de consultório dentário
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (HRAC / Centrinho), em Bauru, acaba de abrir edital para o processo seletivo de uma vaga na função de auxiliar de consultório dentário. As inscrições devem ser realizadas até esta sexta-feira (13), das 14 às 17 horas na Seção de Pessoal (Rua Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru).

A função será preenchida sob o Regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), em jornada de trabalho de 40 horas semanais. Superado o período de experiência de 90 dias, o contrato de trabalho passará a vigorar por tempo indeterminado. O salário inicial é de R$1.279,66, o correspondente a técnico I A. São requisitos para a inscrição: ensino médio completo; registro no órgão profissional; anuidade CRO (Conselho Regional de Odontologia), referente a 2004 (quitada) e 2005 em andamento; conhecimento básico de informática; possuir 18 anos completos no ato da inscrição.

A convocação para a prova de conhecimentos pertinentes às áreas de atuação será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 17 de maio, além de veiculada no mural da Portaria do Centrinho/USP e no portal www.centrinho.usp.br , onde também está disponível o edital completo. A seção de pessoal do Centrinho/USP informa que é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os comunicados e demais publicações referentes a este processo seletivo pelo Diário Oficial do Estado. Não serão oferecidas informações por telefone.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 (Assessoria de imprensa)




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Remoção de nutrientes em reator em bateladas seqüenciais alimentado com efluente produzido em digestor hidrolítico de lodo primário. André Luiz da Silva Salgado Coelho. Dia 13, às 8 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Proliferação e morte celular programada na gênese da leucemia promielocítica aguda no modelo transgênico hCG-PML-RARalfa. Priscila Santos Scheucher. Dia 18, às 9h30.

Trombofilias em pacientes com oclusão venosa da retina. Alessandro José Rodrigues Daré. Dia 18, às 13 horas.

Inativação do cromossomo X e síndrome de Ullrich-Turner: Análise através do padrão de metilação. Adriane Araújo. Dia 18, às 14 horas.

Métodos subsidiários para o diagnóstico da LTA: Comparação dos resultados do sequenciamento de DNA e da PCR-RFLP para determinação da espécie de Leishmania em amostras cutâneo-mucosas. Flávio Catarino Barbosa Garcia. Dia 20, às 13h30.

Doutorado

Dispase associada à vitrectomia mecânica na indução do descolamento do vítreo posterior em suínos. Leonardo Bruno de Oliveira. Dia 20, às 14 horas.

Efeitos da Irradiação Laser sobre a Regeneração Hepática em ratos cirróticos hepactectomizados. Adriana Augusta Lopes de Araújo Lima. Dia 20, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3372


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br