São Paulo, 13/05/2005 - Boletim nº1626
genética
Genes podem definir progressão
tumoral de melanoma

Estudo da FMRP identificou 80
genes humanos que podem ter
relação direta com a evolução
deste tipo de câncer de pele
leia...
ONU patrocina pesquisa com
idosos no HC de Ribeirão Preto
Curso gratuito sobre Fisiologia Comparativa no IB

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pesquisa identifica genes que podem estar relacionados à progressão tumoral

André Benevides

Genes que nunca antes haviam sido relacionados com o câncer de pele do tipo melanoma foram identificados em um estudo realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A pesquisadora Kamila Chagas Peronni, do Laboratório de Biologia Celular e Molecular, conseguiu selecionar 80 genes humanos que podem ter relação direta na evolução tumoral da doença.

Neste caso, a idéia é que a presença (ou a ausência) do produto gênico pode determinar o tipo de evolução que o tumor terá. "Nós encontramos genes que têm um baixo nível de expressão na metástase. Se eles tiverem sua expressão aumentada, a doença deixaria de progredir para uma metástase?", exemplifica.

O estudo baseou-se na comparação da expressão gênica entre duas linhagens celulares provenientes do mesmo paciente, sendo uma derivada do tumor primário (fase vertical da progressão tumoral) e a outra da metástase deste tumor em linfonodo.

Estes dois tipos de progressão tumoral são considerados os mais graves. "A progressão vertical é o último estágio do foco primário do melanoma." Já a metástase acontece quando uma ou mais células do tumor adquirem a capacidade de se instalar em outros órgãos, causando uma nova neoplasia.

Outra possível aplicação das informações obtidas seria a identificação de marcadores para o diagnóstico e prognóstico do câncer. "Se o melanoma de um paciente apresentar expressão (ou perda) de determinados genes, talvez a lesão evolua para a metástase", explica Kamila.

Apesar dos resultados promissores, Kamila faz questão de ressaltar que a pesquisa está em seus primeiros passos. "Precisamos realizar a caracterização funcional destes trechos gênicos. Uma das próximas etapas será expressar ou subexpressar estes genes e analisar o que isso causa". Ela acrescenta ainda que serão feitos outros estudos para determinar se estes genes poderiam representar potenciais alvos terapêuticos no tratamento da doença.

Além disso, para comprovar a relevância deles, será necessário confirmar os resultados em outras linhagens celulares ou tumores de pacientes com características clínicas variadas. "A progressão tumoral envolve uma série de alterações genéticas e epigenéticas, dentre as quais algumas devem ser críticas para levar o tumor a evoluir para uma metastáse. São estas que nós estamos procurando identificar."

ORESTES
Os trechos gênicos utilizados no estudo foram obtidos pela técnica denominada ORESTES (Open Reading Frame Expressed Sequence Tags), que permite a clonagem de regiões centrais do transcrito (ou seja, do RNA mensageiro). Alguns deles nunca tiveram a existência comprovada cientificamente, apenas haviam sido previstos em simulações de computador. "As sequências escolhidas correspondem a genes pouco caracterizados ou sem nenhuma caracterização funcional", diz Kamila. Esse é justamente um dos motivos da identificação pioneira de genes que possam estar ligados à evolução tumoral do melanoma.

O estudo foi orientado pela professora Enilza Maria Espreafico e teve financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FAEPA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Mais informações: (0XX16) 602-3044

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

IB oferece curso sobre Fisiologia Comparativa
Estão abertas as inscrições para o curso de inverno Tópicos em Fisiologia Comparativa, oferecido pelo Instituto de Biociências (IB) da USP entre os dias 11 e 29 de julho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17 de junho.

O curso abordará os principais temas relacionados à Fisiologia Animal, num contexto comparativo e evolutivo. O curso foi planejado pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Fisiologia e se destina a alunos de graduação e recém-graduados nas áreas de Ciências Biológicas ou afins que já tenham alguma experiência em Fisiologia Humana e/ou Animal.

A ficha de inscrição está disponível no site www.ib.usp.br/cursodeinverno. Os interessados devem anexar à ficha currículo e histórico escolar. Este último deve ser enviado por correio convencional (Curso de Inverno - Depto. De Fisiologia - IB - USP - R. do Matão, trav. 14, n° 321- Cidade Universitária - São Paulo - SP - CEP 05508-090)

Mais informações: (0XX11) 3091-7531; e-mail: cursodeinverno@ib.usp.br


Palestra aborda a descoberta de medicamentos
Como parte do Programa Ciência às 19 horas, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP oferecerá na próxima terça (17) a palestra Na Saúde e na Doença: A Descoberta de Novos Medicamentos, com o professor Glaucius Oliva, do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural do IFSC. O tema abordado será a origem e a causa das doenças, como são descobertos e atuam os medicamentos e como estão as pesquisas nesta área no Brasil.

A palestra mostrará que a ação dos fármacos baseia-se na interação específica do princípio ativo com um receptor biológico. Será apresentado o trabalho desenvolvido por uma equipe interinstitucional para obtenção de potenciais fármacos para o tratamento da doença de Chagas.

O Programa Ciência às 19 horas é gratuito e tem como objetivo aproximar a comunidade do meio acadêmico, abordando temas científicos em uma linguagem acessível. O evento acontecerá às 19 horas no Anfiteatro Jorge Caron, no campus da USP em São Carlos (Av. Trabalador Sãocarlense, 400).

Mais informações: (0XX16) 3373-8075


Seminário aborda a pós-moralidade e perspectivas para a educação
O Núcleo São Paulo - Filosofia da Educação, da Faculdade de Educação (FE) da USP, oferecerá na próxima quinta-feira (19), às 14 horas, o seminário Negação da razão moderna, tempos de pós-moralidade e perspectivas para a educação, com entrada aberta e gratuita.

O evento faz parte do ciclo Seminários Abertos de Filosofia da Educação, que retoma a discussão da problemática do impacto da pós-modernidade na educação.

O seminário acontecerá na sala 113 do bloco B da FE (Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3262-1896




Agenda Cultural

Osusp faz apresentação com entrada gratuita
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) vai se apresentar no próximo dia 20, às 12 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo).

O espetáculo terá entrada gratuita e faz parte da série Concertos Comentados ao Meio-Dia. Na programação, Concerto Mario Ficarelli - 70 Anos e J. Sibelius - Concerto para Violino.

Mais informações: (0XX11) 3091-3000


Grupo Entre Amigos se apresenta na FAU Maranhão
A FAU Maranhão receberá neste domingo, às 19 horas, o grupo Entre Amigos, que apresentará Musicais da Broadway.

A apresentação faz parte do programa FAU em Concerto. A entrada é gratuita e aberta ao público. O endereço é R. Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3091-4919 (Seção de eventos da FAU)




Publicações

Livro organizado analisa as empresas de base tecnológica
Está sendo lançado o livro Empreendedorismo de Base Tecnológica - Trajetórias e Perspectivas (Ed. Unicorpore, 190 págs., R$38,00), organizado pelo professor Silvio A. Santos, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. A obra trata da trajetória percorrida pelo empreendedorismo de base tecnológica entre 1984 e 2003.

A coletânea reúne um conjunto de artigos elaborados com base em pesquisas desenvolvidas nas duas últimas décadas no Brasil, lideradas e conduzidas pelo organizador em parceria com seus orientados e equipe de pesquisadores.

Os empreendedores, enquanto agentes do processo de criação de empresas de base tecnológica, foram estudados em diversos momentos pelos autores dessa coletânea. Os artigos reunidos no livro mostram que os problemas e preocupações que envolveram o empreendedorismo de base tecnológica evoluíram em abrangência e complexidade.

Alguns dos artigos foram publicados em momentos diferentes. Por isso, oferecem ao leitor a oportunidade de fazer uma análise retrospectiva desse tipo de empreendedorismo, sob a ótica de pesquisadores brasileiros.

Mais informações: (0XX11) 5182-1806, com Antonio Carlos de Godoy (Assessor de imprensa)




Quadro de Avisos

Geriatria do HC realiza pesquisa em idosos com patrocínio da ONU
A Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP está realizando uma avaliação em 100 idosos (divididos em grupos de 20 pessoas), na faixa etária de 60 a 70 anos, selecionados entre os moradores das áreas onde atuam os Núcleos de Saúde da Família.

As avaliações começaram no último sábado (7) e serão finalizadas no dia 11 de junho. Dividos em grupos de 20, os idosos farão parte de uma pesquisa chamada Composição corporal, gasto energético e atividade física de idosos independentes vivendo em área urbana no Brasil, patrocinada pela ONU por meio da Agência Internacional de Energia Atômica, que pretende estudar a dieta e composição corporal de idosos em nove países.

No Brasil, somente a Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do HC-FMRP foi selecionada para participar do estudo. O objetivo deste trabalho é conhecer como estas pessoas se alimentam e gastam a sua energia nas atividades do dia-a-dia, como é o seu estilo de vida, que atividade física praticam e como estão distribuídos no corpo a gordura, a água e os músculos.

Durante cinco sábados, os idosos participarão de testes de força, medidas do corpo, medida das quantidades de água e gordura, entrevistas, com coletas de exames de sangue e de urina, além de exames rápidos de tomografia, densitrometria e ultrassom.

O resultado do estudo será enviado para a ONU e servirá de apoio para a formulação de políticas voltadas para a saúde do idoso nos países em desenvolvimento.

A pesquisa está coordenado pelo professor Eduardo Ferriolli, da Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do HC-RP.

Mais informações: (0XX16) 602-2843 (Assessoria de imprensa); e-mail: imprensa@hcrp.fmrp.usp.br


Prevenção da mortalidade materna em campanha no dia 21
No próximo dia 21, das 8 às 13, o Comitê de Mortalidade Materna do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC- FMRP) da USP distribuirá na Praça XV (centro da cidade) folhetos que alertam e orientam sobre as causas da mortalidade materna, que em grande parte é decorrente da falta de atendimento de saúde adequado.

O movimento dará início aos trabalhos de divulgação do Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e do Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna, comemorado anualmente no dia 28 de maio. Entre os dias 24 e 28, os integrantes do Comitê de Mortalidade Materna promoverão exposição de pôsteres no saguão da Portaria Principal do Hospital das Clínicas, no campus. Nessa exposição serão divulgados os dados relativos ao número de mortes maternas ocorridas no ano de 2004.

Segundo o presidente do Comitê, o médico ginecologista, Ricardo de Carvalho Cavalli, o registro de cinco casos de morte entre 4,5 mil partos realizados no HC-FMRP e na Maternidade do Complexo Aeroporto (Mater) é alarmante porque significa um índice de 110 mortes para cada cem mil nascidos vivos. O índice máximo aceito pela Organização Mundial da Saúde, para os países em desenvolvimento, é de 20 óbitos maternos para cada cem mil nascidos vivos. Cavalli considera que a hipertensão é a principal causa de morte materna, seguida pela hemorragia, complicações no aborto e infecção pós-parto.

Mais informações: (0XX16) 602-2843 (Assessoria de imprensa)




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Confecção e caracterização de filmes finos de polianilina para aplicações em dispositivos eletrônicos. Enia Maria de Lima Collella. Dia 16, às 10 horas.

Integração de processo fotoquímico e biológico na degradação de fenol em efluentes aquosos. Fernanda Yumi Matsuda. Dia 17, às 9h30.

Empreendimentos para o público da terceira idade: diretrizes para a forma do produto. Daniel Pitelli de Britto. Dia 18, às 10 horas.

Estudo da degradação de água de petróleo por processos fotoquímicos. Yurika Fukushima Kai. Dia 18, às 9h30.

Estudo numérico do escoamento ao redor de cilindros alinhados. Bruno Souza Carmo. Dia 20, às 13h30.

Reflexões sobre a prática da consultoria em ergonomia. Flora Maria Gomide Vezzá. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Estudo comparativo do metabolismo eritrocitário em representantes da classe Mammalia. Lorena Kessia de Figueiredo Silva Fonseca. Dia 23 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Formas quadráticas binárias integrais e racionais. Marcio Masaki Onodera. Dia 23 de maio, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br