São Paulo, 17/05/2005 - Boletim nº1628
saúde
Problemas familiares
podem levar à anorexia

Pesquisa revela que vínculos familiares
muito frágeis, principalmente com a
figura materna, podem ser determinantes
no desenvolvimento da doença
leia...
Teoria da Relatividade é tema
de palestra na Física
Faculdade de Educação exibe
o filme Vidas Secas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Convivência familiar problemática pode desencadear quadros de anorexia

Tadeu Breda

Dificuldades na convivência familiar, principalmente na relação com a figura materna, são fatores determinantes para o desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes e jovens mulheres.

A conclusão parte de um estudo clínico desenvolvido no Instituto de Psicologia (IP) da USP pela pesquisadora Elaine Soares Neves Lange. Ela analisou a relação de três mulheres anoréxicas (de 14, 23 e 30 anos) com suas famílias, principalmente no que diz respeito à convivência com as mães.

"Desde o desenvolvimento inicial da pessoa, nos primeiros anos da infância, os vínculos familiares das pacientes mostraram-se muito frágeis, permeados por dificuldades maternas na criação das filhas", diz.

Segundo a pesquisadora, o ser humano nasce com uma série de necessidades, não só de ordem fisiológica, mas também afetiva. Estas, segundo ela, devem ser supridas prioritariamente pela mãe da criança, maior responsável por oferecer amor, carinho e cuidado a seu filho.

Após entrevistar as pacientes e cruzar as respostas com dados de testes psicodinâmicos (que valorizam a resposta inconsciente do indivíduo), Elaine observou que o desenvolvimento tanto das mulheres anoréxicas como de suas mães contou com os vínculos familiares inadequados.

Um dos principais problemas detectados foi o que ela chama de transgeracionalidade. "As mães das anoréxicas também tiveram dificuldades de relacionamento com suas mães. As falhas relacionais passaram de uma geração para outra e resultaram no desenvolvimento do transtorno alimentar", esclarece.

Centro das atenções
Para Elaine, os quadros que caracterizam a anorexia começam a aparecer na adolescência, quando a pessoa está em busca de sua identidade e independência. "Nas famílias em que os filhos não são o maior alvo de preocupação dos pais, a jovem não encontra espaço para impor sua personalidade."

Essa situação, segundo Elaine, faz com que a adolescente busque alternativas para chamar a atenção da família para si e se transformar no centro das atenções. "Deixar de comer é uma opção para alcançar esse objetivo."

"Dessa forma, os pais passam a se preocupar excessivamente com a filha, que está doente e não se alimenta. Ela passa, então, a controlar a dinâmica familiar por intermédio da inanição, virando o centro das atenções", explica.

Apesar de estarem intimamente ligados ao desejo de um corpo que atenda aos padrões de beleza atuais, os transtornos alimentares, como mostra o trabalho de Elaine, não são decorrência somente da cultura da imagem, tão em voga em nossa sociedade. Antes da influência da mídia ou de qualquer outro fator, a relação familiar é determinante. "Problemas dessa natureza desenvolvem-se a partir do momento em que a adolescente não tem suas necessidades supridas", conclui Elaine.

Mais informações: pelo e-mail ellange@usp.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Teoria da Telatividade é tema de palestra no IF
O Instituto de Física (IF) da USP oferecerá nesta quarta-feira (18), às 18 horas, a palestra Testes Experimentais da Relatividade: Sondando o Tecido do Espaço e Tempo, com o professor Daniel A. T. Vanzella, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), também da USP.

O palestrante apresentará algumas das inúmeras experiências que comprovam as conseqüências das teorias da Relatividade de Einstein, além de argumentar que seus efeitos diretos deverão estar cada vez mais presentes em nosso quotidiano à medida que nossa tecnologia evoluir.

A entrada é gratuita e aberta ao público. A palestra acontecerá no auditório Abrahão de Moraes, no IF (R. do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo), com transmissão ao vivo para os auditórios Adma Jafet e Norte.

Mais informações: (0XX11) 3091-6900; site: http://fma.if.usp.br/convite


ICB realiza palestra aberta ao público
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP oferecerá nesta terça-feira (17), às 17 horas, a palestra Avaliação Capes, gratuita e aberta ao público.

As palestrantes serão as professoras Suely Vilela, pró-reitora de Pós-Graduação da USP, Maria Regina D'Império Lima, coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Imunologia, e Regina Pekelmann Markus, membro da Comissão Responsável pela Avaliação da Área Ciências Biológicas II em 2001 e 2004.

A palestra acontecerá no Anfiteatro Rosa do andar térreo do prédio ICB-4 (Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo). A palestra é parte da disciplina de pós-graduação Debates atuais em Ciências Biomédicas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253


Ecossistemas costeiros em debate na Estação Ciência
A palestra Introdução aos Ecossistemas Costeiros, com a equipe do professor Flávio Berchez, do Instituto de Biociências (IB) da USP, será realizada na próxima segunda-feira (23), às 9h30, na Estação Ciência. O evento terá como temas biodiversidade, ecologia e preservação de ambientes costeiros (Mata Atlântica, restinga, costão rochoso e mangue).

Os interessados devem se inscrever previamente pelo telefone (0XX11) 3675-8828 ou e-mail eventos@eciencia.usp.br. São oferecidas 30 vagas.

A Estação Ciência localiza-se na R. Guaicurus, 1274, na Lapa, em São Paulo. O ingresso custa R$2,00.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828


Evento discute museu e a exposição de arte do século XX
Será realizada nesta quarta-feira (18), às 16 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, a palestra Entre Cenografias - O Museu e a Exposição de Arte no Século XX, com a professora Lisbeth Rebollo Gonçalves, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte.

A palestra será seguida de apresentação musical dos alunos do curso de Música da ECA, visita orientada às exposições Nave dos Insensatos e Núcleo Histórico, e mesa de autógrafos com livros e catálogos de arte.

O MAC localiza-se na R. da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-3039; site: www.macvirtual.usp.br




Agenda Cultural

Cine Debate da FE apresenta Vidas Secas
A Faculdade de Educação (FE) da USP promoverá nesta sexta-feira (20), das 17h30 às 19h30, exibição e debate sobre o filme Vidas Secas (1963, Brasil, 103 min.), de Nelson Pereira dos Santos.

A entrada é gratuita. O evento acontecerá no Auditório da FE (Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo). O objetivo do Cine Debate é apresentar o cinema como linguagem, como uma forma específica de ficção ou como produção cultural que espelha questões sociais e culturais de nosso tempo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574




Publicações

Edição bilíngüe de Lazarilho de Tormes
Será lançada durante a XII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (de 12 a 22 de maio) a edição bilíngüe do clássico Lazarilho de Tormes (Editora 34, 223 págs., R$ 32,00). A nova edição da obra anônima foi preparada pelo professor Mario M. González, da USP, que definiu o texto em espanhol a partir da edição de Medina del Campo, de 1554.

A obra, em tom satírico e cômico, conta a história de um homem pobre, da infância à vida adulta. É considerado pelos críticos a obra que inaugurou o gênero romanesco.

Embora essa edição não apresentasse grandes diferenças com relação às demais de 1554, foi logo considerada por alguns críticos como a mais próxima da princeps, até hoje perdida, e, assim, foi escolhida como base da presente edição bilíngüe.

Igualmente, pensou-se em homenagear, dessa maneira, aquele que, sem dúvida, arriscou a sua vida para preservar esse exemplar, bem como outras dez obras do século XVI também proibidas à época pela Inquisição e escondidas por ele junto com o Lazarilho.

A tradução para o português foi elaborada pelos professores Heloísa Costa Milton e Antonio R. Esteves (Unesp/Assis). A revisão da tradução esteve a cargo da professora Valeria De Marco, da USP. A edição leva numerosas notas e um estudo crítico de autoria do professor Mario M. González.

Mais informações: (0XX11) 3032-6755, na Editora 34 (setor de vendas)




Quadro de Avisos

HC promove exames oftalmológicos em 4 mil estudantes
No próximo final de semana (dias 21 e 22 de maio), cerca de 4 mil estudantes do ensino fundamental, de 153 escolas públicas de São Paulo, serão submetidos a exames oftalmológicos no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (IC/HC/FMUSP).

Os alunos com diagnóstico de miopia ou astigmatismo irão receber os óculos de graça, num prazo de 30 dias. As consultas irão acontecer no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central (Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, Cerqueira César, São Paulo). Em todos os casos, os estudantes passaram por uma seleção em suas respectivas escolas.

Os exames fazem parte da Campanha Olho no Olho, cujos objetivos são identificar e prevenir a deficiência visual nos alunos, contribuindo para a diminuição dos elevados índices de evasão escolar, uma vez que problemas visuais pré-existentes podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem.

O professor Newton Kara José também anunciou que até agosto 21 mil alunos deverão ser beneficiados com a campanha no HC.

Mais informações: (0XX11) 3069-6551 / 3069-6369, com Bete Subires (Assessoria de imprensa)




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Análise Teórico-experimental da impregnação de moldes com mantas por polímero tipo poliéster. Luiz Alberto Paquello Alvim. Dia 24, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Cirurgia sem sangue: O exemplo do paciente Testemunha de Jeová. Estudo de 11 casos. Daniela Rocha Gil. Dia 17, às 14 horas.

Doutorado

Diagnóstico de Hantavírus por detecção genômica com estudo filogenético e produção de uma proteína N recombinante. Marcos Lázaro Moreli. Dia 18, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 602-3372


Instituto de Física

Mestrado

Energia térmica envolvida nas transformações químicas endotérmicas e exotérmicas - idéias de um grupo de estudantes de ensino médio. Denilse Morais Zambom. Dia 17, às 9h30.

Eficiência de detetores HPGe para fótons de 4 a 10 MeV. Cesar de Oliveira Guimarães. Dia 20, às 14 horas.

Doutorado

Estudo teórico das ligas quartenárias semicondutoras AlxGayIn1-x-yX(X=As, P ou N) e do sistema semicondutor magnético (Ga,Mn)N. Marcelo Marques. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br