São Paulo, 18/05/2005 - Boletim nº1629
meio ambiente
Nova forma de estudar poluição
identifica fonte emissora

Inédito no Brasil, trabalho realizado
por pesquisadores do IGc sobre a poluição
do chumbo em São Paulo utilizou método
capaz de traçar a origem do poluente
leia...
Colóquio de pesquisas em
literatura e autoritarismo
FOB abre inscrições para
tratamento ortodôntico

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Fonte não identificada quase dobrou sua participação na poluição de chumbo em SP

Rafael Veríssimo

O método convencional de medição de poluentes atmosféricos, que geralmente examina apenas a concentração de elementos no ar, pode contar com mais um aliado em sua análise referente à contaminação de chumbo (Pb) nas cidades. Inédita no Brasil, a nova forma de abordar a poluição, utilizada em estudo de pesquisadores do Instituto de Geociências (IGc) da USP, torna possível identificar a fonte emissora do metal no ambiente.

O chumbo é encontrado na natureza na forma de quatro isótopos estáveis: 206Pb, 207Pb, 208Pb e 204Pb. Nesta técnica os pesquisadores determinam um número, fruto de um cálculo feito a partir da razão encontrada entre as diferentes quantidades de três destes isótopos do chumbo captados na atmosfera (206Pb/207Pb, 208Pb/206Pb e 208Pb/207Pb). Logo após, o número encontrado é relacionado com o valor resultante da mesma medida feita em amostras contendo chumbo encontrado numa fonte poluente. O método já é utilizado em alguns países da Europa e EUA.

De maneira simplificada, se a quantidade de 206Pb obtida na atmosfera for dez e a de 207Pb for dois, a razão isotópica será igual cinco. Para identificar a fonte daquele tipo de poluente, os pesquisadores irão procurar, neste caso, uma indústria cuja emissão de 206Pb e 207Pb apresente a mesma razão isotópica: cinco.

O cálculo, muito mais complexo do que o realizado no exemplo, serve, portanto, como uma espécie de "impressão digital". "Conhecendo a razão isotópica correspondente a uma fonte, torna-se possível determinar a origem daquele material encontrado na atmosfera", explica Marly Babinski, coordenadora do grupo. "Isto só é possível pelo fato de o chumbo emitido no meio ambiente reter a composição isotópica do depósito mineral do qual foi derivado, permitindo não somente diferenciarmos o chumbo industrial do natural, mas também ajudando a traçar a contaminação", completa Simone Gioia, pós-doutoranda orientada por Marly.

Origem do chumbo em São Paulo
Utilizando esta técnica, o grupo realizou um estudo sobre a origem do chumbo na atmosfera de São Paulo entre 1999 e 2001. Além da constatação de um leve aumento na concentração geral do elemento na atmosfera, foi demonstrado que, apesar de as fontes industriais terem sido as mesmas, uma destas emissões, que ainda não foi identificada, ganhou maior importância no período. "Algumas das emissões industriais tiveram suas fontes identificadas por meio de coletas feitas nas próprias indústrias; mas uma fonte em particular, com valores bastante altos (denominadas "razões radiogênicas"), apesar de ter sido detectada nos filtros coletados, não teve sua origem determinada", aponta Marly.

Mesmo não identificada, foi observado que a participação desta fonte em relação ao total das emissões cresceu de 16% para 29%. Além disso, em 2001, ela foi observada em todas as estações do ano, enquanto em 1999-2000 foi captada somente na temporada de chuvas. "A busca continua para verificar a origem desta emissão", ressalta a pesquisadora.

Os resultados do estudo mostraram que a concentração de chumbo na cidade varia entre 3 e 378 nanogramas por metro cúbico (ng/m3). "Estas concentrações estão muito abaixo daquelas observadas em outros centros urbanos, como Shangai, China (167 a 854 ng/m3), mas relativamente altas se comparadas àquelas obtidas em alguns países europeus, como Dinamarca e Finlândia, ou em algumas cidades brasileiras, como Brasília", diz Marly.

As maiores concentrações de chumbo na atmosfera paulistana, segundo a pesquisa, são observados no inverno, enquanto as menores, no verão. "Todos estes valores já haviam sido obtidos por outras técnicas e por outros grupos que realizam estudos na atmosfera. O que o nosso grupo obteve de inédito foram as razões entre os isótopos de chumbo que mostraram valores distintos para diferentes fontes emissoras do material para a atmosfera, tanto as naturais quanto as antrópicas", explica Marly.

O estudo, intitulado "Mudanças na Atmosfera da Cidade de São Paulo, Brasil, de 1999 a 2001: uma Abordagem Isotópica" será apresentado, entre os dias 05 e 09 de junho, no XIII International Conference on Heavy Metals in the Environment, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Parceria
O grupo de Marly espera a aprovação de um projeto de cooperação científica entre a USP e as Universidades de Toulouse e Marseille (França), cujo objetivo é desenvolver um procedimento analítico mais rápido para obtenção das razões isotópicas de chumbo em amostras retiradas do ar. "Nosso método, por ser muito demorado, limita o número de amostras analisadas. O maior número de resultados permitirá uma melhor identificação das fontes poluentes", complementa a professora. A projeção é a de que a parceria se inicie a partir do ano que vem, caso o projeto, que será submetido no final de maio, seja aprovado.

O chumbo é um metal pesado extremamente tóxico e que chega até os seres humanos principalmente pelo ar, água e cadeia alimentar, de forma acumulativa. Os seus efeitos tóxicos, entre outros, incluem sintomas como náusea, perda da coordenação, hiperatividade, confusão mental e perda de memória. Em casos mais severos, a incorporação deste elemento químico pode levar a pessoa ao estado de coma e à morte.

Mais informações: (0XX11) 3091-3908 ou babinski@usp.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

I Colóquio de Pesquisas de Iniciação Científica em Literatura e Autoritarismo
Será realizado nos dias 24 e 25 de maio, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o I Colóquio de Pesquisas de Iniciação Científica em Literatura e Autoritarismo: Estudos em Andamento.

O objetivo é realizar um debate público sobre o Projeto Literatura e Autoritarismo, preparar o grupo de iniciação científica para o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp 2005) e estabelecer entre professores e alunos um debate voltado ao aperfeiçoamento de atividade de pesquisa e troca de experiências.

As apresentações acontecerão em sessões de mesas-redondas com exposições orais (15 minutos).

As inscrições, gratuitas, serão feitas no início do evento. Os participantes receberão certificado. O evento acontecerá das 14 às 17h30 no prédio da Faculdade de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 266, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4294/ 3091-4584; e-mail ginzburg@usp.br


FE realiza II Colóquio Culturaeducação
A Faculdade de Educação (FE) da USP realizará no próximo dia 25, das 14 às 17 horas, o II Colóquio Culturaeducação - Arte, brincadeiras e poemas em diferentes tempos e em diversas culturas.

Entre os objetivos estão viabilizar as experiências com a Arte e a reflexão sobre inter-relação de linguagens artísticas e discutir processos importantes de criatividade. O evento é coordenado pelas professoras Tizuko Kishimoto e Idméa Siqueira, da FE, e por Elza Ajzenberg, do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até o dia 20 de maio, no Setor de Apoio Acadêmico da FE (Av. da Universidade, 308, Bloco B, Cidade Universitária, São Paulo), de segunda a sexta, das 9 às 17h30 e das 18h30 às 21 horas. A ficha de inscrição está disponível no site www.fe.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574; e-mail apoioacad@fe.usp.br


Laboratório de artes visuais
Estão abertas até o próximo dia 31 as inscrições para o Laboratório de Artes Visuais, organizado por nove artistas formados pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O objetivo é levantar e aprofundar questões sobre produção, reflexão, fruição e o contexto das artes visuais na atualidade.

No laboratório, que será oferecido de 7 de junho a 1º de dezembro (terças, quartas e quintas, das 19h30 às 22h30 no Departamento de Artes Plásticas da ECA), poderão ser desenvolvidos trabalhos em qualquer linguagem, técnica ou discurso visual.

As inscrições, gratuitas e abertas aos interessados maiores de 16 anos, podem ser feitas pessoalmente, das 9 às 16 horas no Departamento de Artes Plásticas (R. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo), pelo e-mail laboratoriodeartesvisuais@yahoo.com.br ou pelo correio, no endereço acima (CEP 05508-900).

Os interessados devem informar nome e endereço completo, e-mail, telefone, escolaridade, profissão, CPF, RG - órgão expedidor e data de expedição, data e local de nascimento. São oferecidas 60 vagas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4084, ramal 36, com Raul Cecílio; site www.cap.eca.usp.br/lav




Agenda Cultural

Grupo Acordavocal se apresenta no CPC
O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP receberá no próximo domingo (22), às 11 horas, o grupo Acordavocal - Coral da Faculdade de Medicina da USP.

No repertório, Cio da Terra, de Chico Buarque e Milton Nascimento, A Lenda do Abaeté, de Dorival Caymmi, Domingo no parque, de Gilberto Gil, e Papai me empresta o carro, de Rita Lee e R. Carvalho, entre outras composições nacionais.

O CPC localiza-se na R. Major Diogo, 353, Bela Vista, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562




Publicações

Maria Luiza Tucci Carneiro lança nova edição de Preconceito Racial em Portugal e Brasil Colônia
A historiadora Maria Luiza Tucci Carneir, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e CIências Humanas (FFLCH) da USP, relançará no próximo dia 31, em edição revista e ampliada, o livro Preconceito racial em Portugal e no Brasil Colônia: Os cristãos-novos e o mito da pureza de sangue (Ed. Perspectiva, 354 págs, R$50,00).

A obra é pioneira ao abordar os estatutos de limpeza de sangue na história da Espanha, Portugal e Brasil Colônia. Tucci Carneiro relança o livro com atualização bibliográfica e documental e discute o significado do mito da pureza de sangue, suas bases institucionais e sua história - das origens até sua extinção, no século XVIII -, com foco nos cristãos-novos.

O lançamento acontecerá às 18h30 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, São Paulo)




Quadro de Avisos

FOB abre inscrições para tratamento ortodôntico
O departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP comunica a abertura de inscrições para tratamento ortodôntico corretivo, para jovens na faixa etária de 11 a 15 anos de idade.

A ortodontia é a especialidade odontológica que trata da prevenção e correção dos estados de anormalidade no alinhamento dos dentes. Os pacientes interessados deverão comparecer na disciplina de Ortodontia da FOB na próxima quinta-feira (19), no horário das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30, para a realização de exame clínico.

A FOB localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8385 / 3235-8203 / 8117-9953, com Marianne Ramalho (assessora de imprensa)


Comissão Anti-Tabagismo da FSP lança página na Internet
Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio), a Comissão de Prevenção e Controle do Tabagismo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP lança sua página no site da FSP, com informações sobre a história da luta anti-tabagismo da Faculdade, seus objetivos, ações desenvolvidas e notícias sobre as últimas pesquisas e eventos realizados sobre o tema na Instituição.

Outra ação importante da FSP nessa área é a adesão ao convite da Organização Panamericana de Saúde para subscrever a declaração de afirmação do compromisso para o controle do tabagismo, pelo motivo do Dia Mundial sem Tabaco, cujo lema em 2005 é "Profissionais da Saúde Contra o Tabaco", como demonstração de que esses profissionais estão na vanguarda do controle do tabaco nas Américas.

Acesse a nova página sobre anti-tabagismo no site da FSP (www.fsp.usp.br), clicando no item Comissão Anti-Tabagismo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7799, com o dr. Mirra; e-mail apmirra@usp.br; (0XX11) 3066-7751, com a Dra. Isabel Maria Teixeira Bicudo Pereira; e-mail claianny@usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Análise de fadiga de molas planas para suspensões de veículos comerciais. Daniel Maretti de Carvalho. Dia 20, às 14 horas.

Estudo comparativo da desinfecção com cloro gás e radiação ultravioleta de efluentes de processo de lodos ativados nitrificados e não nitrificados. Fernando Lourenço de Oliveira. Dia 24, às 9 horas.

Sobre o estudo da flambagem lateral de vigas de aço por meio da utilização de uma teoria não-linear geometricamente exata. Jairo Fruchtengarten. Dia 25, às 10 horas.

Doutorado

Evolução da microestrutura e da textura durante o processamento de chapas de liga Al-Mn-Fe-Si (3003) produzidas por lingotamento contínuo em estudo comparativo com o processo semi-contínuo. Juliana de Paula Martins. Dia 25, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Elaboração e padronização de escala avaliativa do comportamento de crianças em sua primeira consulta odontológica. Marcella Maia Tambellini. Dia 25, às 10h30.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Subvariedades mínimas equivariantes no espaço hiperbólico quaterniônico. Carlos José Matheus. Dia 24, às 14 horas.

Identificação de genes por comparação de seqüências. Said Sadique Adi. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br