São Paulo, 19/05/2005 - Boletim nº1630
fonoaudiologia
Classificação inédita identifica
estilos de voz em televisão

Por meio de gravações feitas por
apresentadores de telejornais,
fonoaudióloga define características de
narrações sérias, neutras e descontraídas
leia...
Alecrim-do-campo apresenta
potencial para combater cáries
USP realiza campanha contra
o câncer de boca

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Análise vocal identifica tipos de locução de jornalistas em noticiários de televisão

Júlio Bernardes

De modo pioneiro no Brasil, uma pesquisa classificou as características dos estilos de voz na leitura de notícias para televisão. A fonoaudióloga Adriana Balieiro Panico usou textos gravados por dez jornalistas que apresentam noticiários em emissoras da cidade de São Paulo para analisar padrões de fala e verificar a percepção do público. Os resultados estão em tese da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

"No início era preciso definir estilos de notícia e, para isso, 50 pessoas ouviram aberturas de matérias de dois telejornais", conta Adriana. "A notícia considerada mais séria era sobre crime, a mais descontraída falava de futebol e a escolhida como mais neutra era de política internacional, seguida por um texto sobre o horário de verão."

Em seguida, dez jornalistas (cinco homens e cinco mulheres) gravaram a notícia do horário de verão de forma séria, descontraída e neutra. "As gravações foram feitas após os noticiários, com teleprompter, aparelho que exibe os textos", conta. "Foram feitas trinta gravações e o áudio serviu para análise dos padrões de voz e avaliação do público."

Estilos
A fonoaudióloga mediu tempo, intensidade e freqüência das locuções, identificando características de cada estilo. "A narração descontraída usa tons mais agudos de voz, sendo mais longa porque a pronúncia das vogais é prolongada, dando o tom de descontração", afirma. "Nas narrações sérias, o tom é mais grave e as pausas mais curtas, diminuindo o tempo, e a leitura neutra tem pouca variação no tom de voz."

Após a análise, 30 ouvintes escutaram o áudio das notícias para identificar os estilos. "Outros três grupos, com 30 pessoas cada, ouviram cada estilo para fazer um escalonamento de vozes, ou seja, quais eram mais sérias, neutras ou descontraídas, pelo Método de Comparação aos Pares", relata. "Estas etapas mostraram que os ouvintes identificam os estilos de locução só pela pista auditiva, sem precisar das imagens."

A pesquisa verificou que a intensidade de voz dos homens é maior na leitura descontraída, e que levam mais tempo para ler no estilo sério. "Nas mulheres, há mais variação de freqüência e semitons nos estilos descontraído e sério", aponta. "Na escala de preferência dos ouvintes, as vozes femininas estão nas primeiras posições dos três estilos."

Segundo Adriana, "o estudo foi criterioso para mostrar que a voz influi na qualidade da notícia e pode melhorar a comunicação". Os resultados, ressalta, "podem servir para conscientizar o jornalista de marcadores de expressividade, como pausas, entonação, ênfase e intensidade na leitura, que facilitam a compreensão do ouvinte". O trabalho foi orientado pelo professor Sérgio Sheiji Fukusima, do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP.

Mais informações: (0XX16) 620-1244, com Adriana Balieiro Panico

Imagens: Marcos Santos




Alecrim-do-campo apresenta propriedades preventivas contra a cárie dental


Da Redação, Agência USP

Extratos das folhas de alecrim-do-campo apresentaram atividades biológicas que revelaram seu potencial terapêutico para a prevenção do desenvolvimento de cárie dental. Esses resultados abrem caminhos para criação de cremes dentais e enxaguatórios bucais a base da planta. A conclusão é da pesquisa desenvolvida por Denise Pimenta da Silva Leitão, em seu doutorado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP.

Segundo a pesquisadora, o alecrim-do-campo é a principal matéria-prima da própolis verde, uma variedade de própolis produzida mais especificamente nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Diversos estudos têm mostrado que a própolis verde é capaz de inibir a proliferação de Streptococcus mutans (S. mutans), apontado como agente causal primário ou iniciador da cárie dental em seres humanos.

No trabalho que originou seu doutorado, Denise faz justamente a comparação do extrato de própolis verde com o extrato do alecrim-do-campo. Verificou-se que em todos os parâmetros bioquímicos avaliados do microorganismo Streptococcus mutans, os extratos do alecrim tiveram uma atividade praticamente igual ao extrato da própolis verde. A pesquisa teve a orientação do professor Augusto César Spadaro.

"Nos testes in vitro, foi observado o mesmo perfil inibitório na produção de ácidos e de enzimas glucosiltransferases do S. mutans, que as utiliza para produzir polissacarídeos de adesão que permitem à bactéria grudar no dente", conta Denise. "Essas enzimas usam a sacarose da nossa dieta para fabricar polissacarídeos (moléculas grandes de carboidratos) de adesão, grudando na superfície do dente e formando a placa dental." De acordo com a pesquisadora, em doses um pouco maiores, o extrato do alecrim-do-campo foi capaz também de eliminar essas bactérias.

Produto farmacêutico
Nos últimos anos, vários trabalhos foram publicados sobre a atividade biológica de extratos de própolis verde nos fatores de virulência de Streptococcus mutans relacionados à cárie dental. A finalidade é direcionar o uso da própolis verde como produto farmacêutico no tratamento e prevenção de cáries dentais e outras infecções da cavidade bucal.

"Embora exista todo um cuidado com a qualidade de produtos farmacêuticos preparados a partir de própolis, a sua padronização para a produção de medicamentos ainda encontra vários obstáculos, pelo fato de a composição química desta resina estar sujeita a inúmeras variações sazonais e ambientais", explica Denise.

Segundo a pesquisadora, a matéria-prima de origem vegetal, embora também esteja sujeita a variações sazonais de sua composição química, oferece uma facilidade maior para padronização, desde que seu plantio seja feito sob rigoroso monitoramento. "A produtividade de matéria-prima vegetal em relação à própolis verde representa um fator vantajoso."

Fonte: Serviço de Comunicação do Campus de Ribeirão Preto da USP

Mais informações: (0XX16) 624-1225, com Denise, ou (0XX16) 602-3517 / 3522, com Rosemeire Talamone




Cursos e Palestras

IGc sedia II Feira Nacional de Fornecedores e Empresas de Geologia
Acontecerá entre os dias 30 de maio e 3 de junho, no Instituto de Geociências (IGc) da USP, a II Feira Nacional de Fornecedores e Empresas de Geologia (Fenafeg).

O objetivo é aproximar as ações educacionais do ambiente empresarial, promover a interação entre alunos, docentes, pesquisadores, empresas e fornecedores, e dar oportunidade às pequenas e médias empresas de ampliar seu mercado, inovar seus negócios e incorporar novas tecnologias disponíveis. A organização é da Geo Júnior Consultoria, com o apoio do IGc.

Não é preciso se inscrever para a feira, apenas para as palestras e mini-cursos do evento. Todas as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.fenafeg.com.br/fr_programa.asp, que traz também a programação completa do evento. A feira acontecerá no IGc (R. do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo) e reunirá empresas do ramo e profissionais das mais diversas áreas da geologia como meio ambiente, geotecnia, hidrogeologia, mineração, mineralogia aplicada e petróleo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4280, na Geo Júnior; no site do evento; e-mail fenafeg@fenafeg.com.br


IP oferece palestra sobre relacionamento amoroso
O Instituto de Psicologia (IP) da USP oferecerá no dia 3 de junho, das 20h30 às 22 horas, uma palestra sobre relacionamento amoroso, com o professor Ailton Amélio da Silva.

Entre os temas abordados pelo palestrante estarão Estilos de amor, Maneiras de iniciar um relacionamento amoroso, Seleção de um parceiro compatível e Investimentos no relacionamento. A página http://www.usp.br/ip/cursoseventos/relacionamento.htm traz mais detalhes sobre o programa.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 1º de junho pelo e-mail dialogo.usp@uol.com.br. Os interessados devem ter, no mínimo, iniciado um curso superior. A palestra acontecerá no IP (R. Professor Mello Moraes, 1721, bloco B - sala 20, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4444 / 3091-4909


Planejamento Técnico-Econômico de Exploração de Bovinos de Corte é tema de curso na Esalq
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, realizará de 20 a 24 de junho o curso Conceitos Básicos de Planejamento Técnico-Econômico de Exploração de Bovinos de Corte.

O objetivo do curso, oferecido a profissionais relacionados à produção de bovinos de corte, é criar condições para que técnicos possam realizar planejamento e controle da produção de maneira atual, racional e adequada.

As inscrições custam R$265,00 e podem ser feitas até o dia 20 de junho. O curso será realizado no Centro de Treinamento de Recursos Humanos da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba).

Mais informações: (0XX19) 3417-6604, com Maria Eugênia ou Rafael; e-mail cdt@fealq.org.br


Palestra na FE discute Hábitos Alimentares
Acontece no dia 23, às 18 horas, a palestra Hábitos Alimentares, promovida pela Associação de Pais e Mestres da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação (FE) da USP. O encontro, que faz parte do Ciclo de Orientação Familiar, será realizado no auditório da Escola de Aplicação e ministrado pela professora Maria Elisabeth Machado Pinto e Silva.

Um dos objetivos do evento é proporcionar um momento de interação para que a comunidade possa discutir estes temas de maneira mais pedagógica. O enfoque da palestra será principalmente na alimentação de adolescentes.

O evento é gratuito e aberto ao público geral, não havendo necessidade de inscrições prévias.

A FE fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3503




Agenda Cultural

Rádio USP antecipa música do The Blues Festival
O programa Blues Power da Rádio USP, que está há 11 anos no ar, destaca nesta semana as estrelas do The Blues Festival, evento que traz a partir desta quinta-feira (19) as grandes estrelas do blues norte-americano para os palcos brasileiros.

A partir das 21 horas desta quarta-feira (18) - com reprise no sábado (21), às 23 horas - o Blues Power dá o tom com a voz da Blues Lady Big Time Sarah e o veterano Magic Slim. Além de uma entrevista com o organizador do Festival, o programa traz a música de Eddie C. Campbell, Tommy Castro e Coco Montoya, três guitarristas de diferentes gerações e estilos. Para fechar, foram selecionadas canções do gaitista Rod Piazza.

O programa poderá ser ouvido também pela internet (http://www.radio.usp.br), página que traz todas as informações sobre o programa, notícias do blues, biografias de artistas e mais detalhes sobre o festival.

A Rádio USP FM pode ser sintonizada em 93.7 Mhz (São Paulo); 102,1 Mhz (São Carlos) e 107,9 Mhz (Ribeirão Preto). Produção e apresentação de Caio Ávila.

Mais informações: (0XX11) 3091-4492, com Thiago Scarelli


Hamilton e Seus Estados se apresenta na USP-São Carlos
Nesta quinta-feira (19) o Projeto Música na Praça do Centro Cultural da USP-São Carlos vai apresentar show com Hamilton e Seus Estados, às 12 horas, na Praça Central do Campus (acesso R. Miguel Petroni). A entrada é gratuita.

O Grupo estará formado por Hamilton (violão), Fred (teclado), Ricieri (baixo), Cristiano (bateria), Thiago (percussão), Abdalan (trompete), Fernando Izé (violão guitarra), Alessandro (clarineta). No repertório estarão canções de MPB e composições próprias.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106




Publicações

José Arthur Giannotti lança livro no MariAntonia
O professor José Arthur Giannotti, professor aposentado do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lançará nesta quinta-feira (19), no Centro Universitário MariAntonia da USP, o livro O jogo do belo e do feio (Companhia das Letras, 200 págs., R$35,90).

Na obra, Giannotti revisita as grandes questões da estética filosófica desde Kant - como o livre jogo das faculdades, o belo e o sublime, a autonomia e a morte da arte -, reformulando-as a partir das noções de jogo de linguagem e linguagem não-verbal. Munido dessas noções, o autor discute obras de Magritte, Morandi, Poussin e Rembrandt, colhe testemunhos de pintores como Leonardo e Picasso e polemiza com pensadores contemporâneos.

O lançamento acontecerá às 20 horas e será acompanhado por um debate com Gianotti, o professor e crítico literário Roberto Schwarz e o crítico e historiador da arte Rodrigo Naves. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas a partir das 18 horas. O MariAntonia fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, em São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3255-7182




Quadro de Avisos

USP promove campanha contra câncer de boca
A USP promoverá entre os dias 19 e 21 de maio uma campanha contra o câncer de boca, resultado do trabalho desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que integra grupos de pesquisa da Faculdade de Odontologia, da Faculdade de Medicina (FMUSP) e do Hospital das Clínicas da FMUSP, em parceria com o Instituto Conexão Saúde.

Intitulada Sorria para si Mesmo, a 1ª Campanha de Popularização do Auto-Exame contra o Câncer de Boca tem como objetivo popularizar o auto-exame de boca, um dos métodos mais eficazes para o diagnóstico precoce da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de incidência de câncer para 2005 no Brasil aponta esse tipo de tumor como o oitavo mais freqüente entre os homens (com 9.985 casos estimados) e, o nono entre as mulheres (com 3.895 casos estimados). O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca).

A solenidade de abertura da campanha será às 20 horas do dia 19 (quinta-feira), e contará com as presenças do secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Jorge Solla, e o assessor parlamentar do Ministério da Saúde, Cristian Scheneider. Durante todo o dia será realizado o 1º Curso de Difusão Cultural em Auto-Exame e Câncer de Boca para cerca de 600 profissionais da rede pública de saúde.

No dia 20, será a vez do 1º Fórum de Políticas Públicas em Câncer de Boca, evento promovido em conjunto com o Ministério da Saúde. O fórum terá início às 10 horas e reunirá autoridades da área da saúde e técnicos do Governo em âmbitos federal, estadual e municipal, que irão discutir cinco pontos importantes relacionados ao tema: prevenção primária, diagnóstico clínico e histopatológico precoce, tratamento, reabilitação e comunicação em saúde. Uma das principais bandeiras do fórum, no que se refere ao item tratamento, é a inclusão de procedimentos complexos na tabela do SUS.

No dia 21, cerca de 2100 profissionais de todo o Brasil participarão de palestras de atualização sobre câncer de boca, que serão ministradas por profissionais do Hospital das Clínicas, Conselho Regional de Odontologia, Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, Prefeitura de São Paulo e Instituto Nacional do Câncer. Ainda há vagas para os profissionais interessados, que podem se inscrever gratuitamente pelo site www.conexaosaude.com.br ou pelo e-mail dasilva@usp.br.

Para marcar o encerramento, no dia 21, às 10 horas, o ministro da Saúde, Humberto Costa, fará uma exposição sobre os resultados do I Fórum de Políticas Públicas e finalizará os trabalhos da I Campanha de Popularização Auto-Exame contra o Câncer de Boca.

Os eventos serão realizados no Hotel Gran Meliá World Trade Center, localizado na Av. Nações Unidas, 12.559, no Brooklin Novo, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9139-5272 / 3831-9409 / 9957-6632, com Fernanda Campos Sousa de Almeida (coordenadora científica da campanha); 9659-9997 / 3088-2672, com o professor Dorival Pedroso da Silva (supervisor geral da campanha)


IFSC seleciona técnico em compras
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP, está com inscrições abertas para uma vaga de Técnico em Compras. Elas podem ser feitas até esta sexta-feira (20) das 14 às 17 horas, no Serviço de Pessoal do IFSC (Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos).

A função será preenchida sob Regime de CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário inicial de R$1.279,66.

Os interessados devem ter 18 anos, ensino médio completo, conhecimentos básicos em inglês e em informática e apresentar os originais dos seguintes documentos: cédula de identidade - RG; carteira de trabalho e previdência social - CTPS; título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa; certificado militar, quando do sexo masculino; CPF (CIC); comprovante de escolaridade (ensino médio completo); comprovante do depósito efetuado junto ao Banco Nossa Caixa S/A, Agencia 0417-1, conta corrente 13.000042.6 - em nome de IFSC / Conta Receita Própria, referente à taxa de inscrição no valor de R$18,00.

O processo seletivo constará de prova escrita, abordando conhecimentos específicos, português, matemática, informática e inglês, que será realizada no dia 31 de maio, às 19 horas, no prédio da Engenharia de Produção, Bloco B, e no Anfiteatro II, ambos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Mais informações: (0XX16) 3373-9787


Centrinho contrata em Bauru e Funcraf abre vaga para Santo André
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC / Centrinho) da USP, em Bauru, está com inscrições abertas para uma vaga de fonoaudiólogo até esta sexta-feira (20).

Também há vaga para técnico de laboratório (prótese auditiva) para a subsede de Santo André da Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais (Funcraf), parceira do hospital desde 1985. Neste caso, as inscrições prosseguem o próximo dia 25.

Os editais completos para ambas as vagas estão disponíveis pela internet nos respectivos sites: http://www.centrinho.usp.br e http://www.funcraf.org.br.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 (assessoria de comunicação)


Comunicado do Instituto de Psicologia
O Instituto de Psicologia (IP) da USP está em luto pelo falecimento da professora Maria Amélia Matos. O debate Eutanásia, distanásia, suicídio assistido: Morte digna é digna para quem?, que ocorreria nesta quarta-feira (18), foi cancelado.

Mais informações: (0XX11) 3091-4185, ramal 31




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Análise experimental do desempenho e da combustão de um motor de ignição por compressão alimentado por uma mistura ternária de combustíveis - Diesel, Biodiesel e Etanol. Rodrigo Fernando Stella dos Santos. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Confecção e caracterização de filmes finos de polianilina para aplicações em dispositivos eletrônicos. Enia Mara de Lima Colella. Dia 23, às 10 horas.

Geração de analisadores sintáticos baseados em transdutores a partir de especificações gramaticais. Pier Marco Ricchetti. Dia 24, às 14 horas.

Estudo experimental do escalamento dinâmico da rugosidade em filmes de cobre obtidos por deposição em eletroquímica espontânea sobre silício. Giuliano Gozzi. Dia 25, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Interação baseada em gestos de mãos e cabeça para ambientes de realidade virtual utilizando visão computacional. Marcio Calixto Cabral. Dia 25, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br